8 de novembro de 2024

A luta de Santo Agostinho pela busca da santidade

A luta de Santo Agostinho: um espelho para a nossa própria jornada

Às vezes, percebemos que estamos envolvidos em lutar contra desordens interiores, contra tendências e más inclinações que nos arrastam para o pecado. Nessas horas, é bom olhar de perto a luta dos santos e como conseguiram vencê-las. Hoje, convido você a ver de perto os conflitos de Santo Agostinho que podem iluminá-lo, pois a luta dele também pode ser a sua. No seu livro Confissões, ele narra toda essa batalha no seu interior. Ele mesmo diz: "Infeliz de mim, quem me libertará deste corpo de morte, senão tua graça por Jesus Cristo Nosso Senhor?".

A luta de Santo Agostinho pela busca da santidade

Crédito: iiievgeniy / GettyImages

A infância e juventude de Agostinho: uma busca intensa pela verdade

Santo Agostinho nasceu em 354 d.C.  Sua mãe (que também foi canonizada e é padroeira dos pais) já era cristã, mas optou por não batizar Agostinho, pois temia que ele fosse submetido às duras penas da confissão. Naquela época, um pecador público era submetido a graves humilhações antes de ser readmitido à comunidade, se cometesse algum pecado. Santa Mônica preferiu apenas catequizá-lo. Em todo caso, essa educação que Agostinho recebeu na infância serviu para aproximá-lo minimamente de Jesus. Na juventude, era um prodígio nos estudos, e um livro de Cícero o inspirou a querer buscar a verdade.

Essa busca pela verdade o fez experimentar várias filosofias, até mesmo a seita maniqueista, uma doutrina herética, fundamentada nos dois princípios opostos do Bem e do Mal. Até que ouviu a pregação do bispo de Milão, Santo Ambrósio, que o tocou profundamente. A pregação de Santo Ambrósio e a intercessão de Santa Mônica são imprescindíveis para a conversão de Agostinho. Ele finalmente se vê constrangido a abraçar a religião católica.

A luta de Agostinho contra a luxúria

Ao acompanhar a história de Agostinho, quando chegamos a esse ponto, pensamos: "Ufa! Batalha vencida!" Mas justo aí inicia-se um tremendo confronto contra suas más inclinações, porque, durante a juventude, ele havia adquirido o vício da luxúria, de modo que os pecados da carne eram realmente presentes na sua vida.

Agostinho chegou a ser pai solteiro; Adeodato era seu filho com uma de suas amantes. Mas, depois da conversão, ele já não podia viver essas paixões sem sentir uma enorme vergonha. Santa Mônica rezava para que ele se casasse com uma boa mulher, mas Deus o chamava para uma perfeição maior. E grandes foram as suas lutas.

Padre Paulo Ricardo explica que a conversão de Agostinho é algo excepcional. Ele não se converteu moralmente, como a maioria dos cristãos, mas intelectualmente; foi o interesse pela verdade que o levou até a luz de Cristo. Então, a batalha continuava, pois, nos primeiros anos, Agostinho viveu uma luta intensa entre a sua razão e a sua vontade.

A conversão intelectual de Agostinho

Ele já conhecia a verdade, mas não tinha forças para largar totalmente o pecado; e os prazeres da carne o consumiam. Agostinho foi um dos mais brilhantes oradores de seu tempo; e padre Paulo Ricardo também diz, para usar uma linguagem atual, que ele foi, em seus anos de juventude, um "profissional do marketing", um especialista em construir e vender aparentes "verdades". Seus escritos e discursos eram capazes de arrastar qualquer ouvinte, convencendo-o até mesmo das mais falsas ideias.


Agostinho queria dar o passo definitivo da sua conversão sem, no entanto, abandonar os velhos prazeres. Desse modo, ele adiava a sua entrega a Deus o quanto podia. Ouvia a história dos santos, ficava impressionado e comovido, mas ainda sofria as amarras dos sentidos e prazeres do mundo, sentindo-se humilhado e envergonhado quando caía em pecado. Ele via sua miséria e se atormentava pela dureza de seu coração, pela resposta negativa que dava ao chamado de Deus.

O poder da Palavra de Deus e o encontro no jardim

Foi num jardim, num momento de oração, que Agostinho foi atingido pela graça de Deus. Ouviu a voz de uma criança dizendo: "Toma e lê". Abriu a Palavra de Deus e leu a Carta de São Paulo aos Romanos, que diz: "Não caminheis em glutonarias e embriaguez, não nos prazeres impuros do leito e em leviandades, não em contendas e rixas; mas revesti-vos de nosso Senhor Jesus Cristo, e não cuideis de satisfazer os desejos da carne" (13, 13-14).

E a graça de Deus o iluminou: "Não quis ler mais, nem era necessário. Quando cheguei ao fim da frase, uma espécie de luz de certeza se insinuou em meu coração, dissipando todas as trevas de dúvida" (Confissões, VIII, 12).

Aí está, portanto, o caminho da santificação e vitória nessa luta interior: é a graça de Deus que santifica, ela nos visita iluminando nossa inteligência e fortalecendo a vontade. Mas cabe a nós muita humildade, sabendo que tudo isso é dom de Deus, mas sem arrefecer na luta, mantendo-se firme na oração e perseverante nas tribulações até que a graça do alto o visite e você se perceba completamente transformado.

O caminho da santificação é uma jornada de graça e esforço

Como o próprio Santo Agostinho dirá mais tarde: "A graça pressupõe a natureza". Então, quando a graça chega, deverá encontrar nossa natureza nessa luta e em constante oração para alcançar o efeito desejado. Deus quer nos fazer totalmente santos, e deve nos auxiliar com a sua graça.

Todavia, precisamos buscar a verdade pela meditação, a fim de que a luz de Deus fortaleça a nossa vontade, assim como ocorreu com Agostinho. A busca da verdade o levou à fé em Cristo e a reconhecer a Verdade que é uma Pessoa, o próprio Jesus que nos exorta pela boca de São Paulo: "Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia" (Rm 13, 12).

 

Edvânia Duarte Eleutério – Missionária da Comunidade Canção Nova desde 1997, é formadora de namorados e casais, entre outras funções. Possui especialização em gestão de pessoas, counseling e bioética. Autora do livro 'Por que (não) eu?


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/a-luta-de-santo-agostinho-pela-busca-da-santidade/

7 de novembro de 2024

Por uma fotografia litúrgica

É, sem dúvidas, um tempo de explosão de imagens: a facilidade de se obter e de se reproduzir; a rapidez de se acessar e replicar uma fotografia, uma pintura, uma arte visual de qualquer espécie, há muito nos dá a certeza de que a imagem – no caso desta reflexão, a fotografia – é a senhora das mídias.

Não se passam – ou não se rolam – mais do que duas páginas sem que surja uma imagem ilustrativa. Às vezes, a fotografia fala sozinha, afirma, notícia, garante. E impacta. "Uma imagem vale…".

A comunicação da Igreja e na Igreja, obviamente, também se utiliza deste elemento (cada vez mais) imediato, amplo, onipresente. Se antes já o fazia com a imagem dos grandes vitrais, com as pinturas catequéticas dos grandes artistas, com o desenho arquitetônico das Catedrais, agora são as viagens dos Papas que arrastam dezenas de fotógrafos de mídia (além dos próprios fotógrafos do Vaticano[1]); as ações das Igrejas em nível nacional e internacional são constantemente registradas; os atos de culto popular, as festas devocionais, a missa das pequenas comunidades espalhadas pelo Brasil, o trabalho pastoral dos leigos nas noites de frio com as comunidades carentes, ou da Pastoral da Criança com a pesagem dos recém-nascidos, movimentam cliques, divulgações, likes (ou, ao menos, deveriam).

É  nesse contexto, de uso da fotografia como meio de comunicação, registro, história (e porque não dizer: arte), que ela, a fotografia, precisa ser realmente debatida e estimulada em todos os níveis de ação comunicante da Igreja, para ser, também, meio de evangelização. Assim como se pensa e se debate o melhor tom para as matérias, as notas informativas, os textos meditativos, as mensagens com uma pitada de humor ou as pautas com grande carga de dramaticidade, há espaço e necessidade para um estudo e um cuidado com a fotografia que fazemos e que utilizamos, em todos os níveis.

Para isso, convido a uma reflexão inicial, nunca (ou raramente) suscitada, e que, a fim de dar parâmetros e fundamento para a meditação da fotografia que fazemos e que usamos no seio da comunicação eclesial (e da evangelização), merece destaque: como denominar essa fotografia feita a serviço da Igreja, da missão, da vocação? Como se titular esta fotografia que bebe no fotojornalismo mas que vai além do fotojornalismo; que bebe na fotografia autoral mas que vai além dela; que se utiliza do que se chama de fotografia de eventos mas que a ultrapassa em sentido e expressão; uma foto e uma mensagem além do retrato, da foto de estúdio, da foto de arquitetura…?

É comum chamarmos a isso de fotografia religiosa: aquela feita no âmbito do exercício religioso, de forma especial no acompanhamento e registro do culto cristão católico: a Missa, a Celebração da Palavra, o Batizado, a Ordenação, a procissão… É, basicamente, o lugar onde se dedicam os agentes de Pascom, com as ferramentas de que podem dispor, sejam grandes câmeras, sejam pequenos smartphones que são as câmeras mais modernas da atualidade… É o lugar onde, muitas vezes, começam os aprendizados e despontam alguns mais ousados, ou mais apaixonados, ou mais esforçados, que descobrem a melhor forma de registrar e apresentar, à pequena comunidade ou ao mundo, uma imagem que testemunhe o exercício pessoal e comunitário de uma Igreja em missão.

Meu convite, contudo, que há tempos venho projetando, pensando, debatendo, meditando, é que reconheçamos esta categoria de fotografia como a Fotografia Litúrgica: no âmbito da nossa comunicação – comunicação católica, consciente, com uma mensagem certa para interlocutores muitas vezes incertos – a fotografia feita por nós também nos identifica, nos marca, nos alinha. E, dentro da Igreja Católica, é a ação litúrgica que nos marca, nos une, e amplifica as nossas vozes.

Assim, pensar uma Fotografia Litúrgica é romper os limites de uma dita fotografia religiosa que se preocupa unicamente com as expressões de religiosidade, aspectos externos, às vezes meramente cultuais, para que ganhe espaço e valor dentro de nossa consciência de agentes de comunicação católica que nossa imagem, nossa arte, nosso desenho, nossa fotografia é expressamente comunicante de uma unidade que não se limita ao centro do culto religioso, mas parte dali para chegar a todas as outras ações eclesiais. E, aí, evangelizar.

A fotografia na Igreja Católica é uma fotografia litúrgica. A fotografia religiosa pode ser um gênero maior que abrange inúmeras questões de religiosidade, praticamente uma abordagem sociológica. Mas a fotografia para nós, aquela à qual somos chamados a trabalhar e experimentar, é a que brota da verdadeira e melhor comunicação da Igreja. Que é o fazer litúrgico.

Assumir a fotografia de comunicação católica como uma Fotografia Litúrgica, nos dá a clara referência de que nossas imagens estão necessariamente conectadas a toda ação litúrgica da Igreja implantada por Nosso Senhor Jesus Cristo e com ela falam, e com ela se comunicam. Pensar e fazer a fotografia como liturgia, aproveita da liturgia o que ela tem de mais rico: inserir a quem dela participa no centro do mistério celebrado, mistagogia.

Nesse formato, a fotografia feita em um show de evangelização transcende a luz, o palco, o gesto, e dialoga sobre o sagrado, também ali. A fotografia da celebração eucarística deixa de ser apenas o registro do momento já vivido, e passa ao nível da introdução de quem a vê, mesmo depois do acontecido, em um momento de oração. A fotografia feita durante a ação social da sua comunidade, do seu movimento eclesiástico, não só reporta o fato, mas convida a participar.

Assumir uma Fotografia Litúrgica simboliza que nossa liturgia ultrapassa o aspecto meramente "espiritualizado"; é voz em uníssono do Povo de Deus em ação – e a fotografia também é missão e ação litúrgica quando registra todos os tipos de fazer litúrgico dentro das celebrações, mas também os outros tipos de manifestação fora do templo, porque é também lá, nas ações pastorais, na investigação das injustiças com o mais fraco, na mobilização dos esforços em direção ao outro, no registro das ações, das entrevistas, na criação de imagens artísticas que criem condições para a reflexão pessoal e comunitária, que o agente de Pastoral de Comunicação, fotógrafo, está em unidade com a Igreja que se expressa pela Liturgia, típica ação comunicante de Deus para com seu povo e do povo para com Deus.

Suscitar a Fotografia Litúrgica é suscitar uma construção de imagem com ainda mais comunicação. Ainda mais significado. E verdadeira evangelização através da imagem.

[1] Sou um fã e um pesquisador do trabalho magistral do já aposentado Arturo Mari e do atual fotógrafo oficial do Papa, o italiano Francesco Sforza.

André Fachetti Lustosa é fotógrafo profissional desde 2011. Formado em Direito, advogado por 20 anos e professor universitário, até 2016, trabalhando exclusivamente com a fotografia, atualmente. Ministro de Música, Ministro Extraordinário da Pregação da Palavra de Deus, Membro da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares OCDS, Participante da PASCOM Regional Leste 2, como Fotógrafo. Criador da "Oficina de Fotografia Litúrgica", um workshop com reflexões e dicas sobre fotografia na Igreja.


6 de novembro de 2024

Como fazer um bom exame de consciência à noite

O exame de consciência é uma prática essencial para a vida espiritual

Antes de qualquer coisa, é necessário definirmos o que é o exame de consciência. Podemos defini-lo da seguinte forma: "É a reflexão que fazemos diante de Deus, em que pensamos sobre a nossa vida, se infringimos alguma lei divina e com qual gravidade o fizemos." A pessoa se pergunta: "O que fiz está de acordo com o ensinamento do Senhor?".

Como fazer um bom exame de consciência à noite

Crédito: Charday Penn / GettyImages

Se ela infringe um dos 10 mandamentos ou um dos 5 mandamentos da Igreja, com plena consciência e pleno consentimento, acaba por cometer um pecado mortal (grave). Se, ao cometer algum ato mau, mas não tem ligação direta com os 10 mandamentos e/ou os 5 mandamentos da Igreja, ou não se tem plena consciência, ou não tem pleno consentimento, comete um pecado venial (leve). Todo exame de consciência parte desse princípio. [1]

Preparando-se para o descanso

Uma vez que esclarecemos sobre o que é o exame de consciência, agora podemos tratar de sua prática no período da noite. Sem dúvida nenhuma, essa é uma prática que herdamos da Tradição da Igreja.

Na Liturgia das Horas, no momento da oração das Completas, é recomendado o exame de consciência. Não são poucos os santos que recomendam a oração antes do sono noturno. E há aqueles que ensinaram sobre como deveríamos fazer, com frequência, esse exame. Um santo que pode nos ajudar a fazer o exame de consciência noturno é São Francisco de Sales. [2]

Quais são os passos para o exame de consciência antes de dormir?

Passo 1

Quando São Francisco de Sales ensina sobre este assunto, ele o faz juntamente com o momento de oração que devemos fazer antes de dormir. Veja como ele começa o seu ensinamento:

"[…]será de grande proveito tomares também deste alimento espiritual antes do chá à noite. Escolhe alguns minutos antes desta refeição e prostra-te diante de teu Deus aos pés do crucifixo, lembrando-te contigo mesmo da dissipação do dia".

Durante a noite, próximo ao momento de dormir, é necessário se colocar diante de Deus, em um ato de fé, de quem reconhece o Senhor que está a sua frente (cf. Jo 20,15-16). Aplique com atenção e piedade. Por isso é bom fazer em um local calmo e que lhe motive a rezar, tenha elementos como o Crucificado, a imagem de Nossa Senhora etc. Encontre uma postura adequada, faça o sinal da cruz e inicie a sua oração.

Passo 2

Continuemos a escutar o segundo passo narrado por São Francisco:
"Reacende, em teu coração, o fogo da meditação da manhã por atos de profunda humilhação, por suspiros de ardente amor a Deus, e aprofunda-te, abrasada deste amor, nas chagas do amantíssimo Salvador, ou então vai repassando em teu espírito e, no fundo do teu coração, tudo quanto saboreaste na oração, a não ser que prefiras ocupar-te de um novo objeto."

Quando nos colocamos diante de Deus, além do exercício da fé, é necessário exercitarmos a humildade. Portanto, devemos nos aproximar d'Ele como o mendigo que suplica o pão a quem pode alimentá-lo. E ao recebermos esse pão, que é verdadeiro alimento divino, teremos como fruto um coração abrasado pela caridade. Esse é o momento de amar o Senhor e permanecer em Sua presença.


Passo 3

A partir dessa oração é que o santo narra pontualmente o exame de consciência antes de dormir:
"Quanto ao exame de consciência, que devemos fazer antes de nos deitarmos, não há ninguém que ignore.
1. Devemos agradecer a Deus por nos ter conservado durante o dia;
2. Examinam-se todas as ações, uma a uma, e as suas circunstâncias;
3. Achando-se alguma coisa de bom, feita neste dia, dá-se graças a Deus; se, ao contrário, tem-Lhe ofendido por palavras, por pensamentos e por obras, pede-se-lhe perdão por um ato de contrição, que deve abranger a dor dos pecados cometidos, o bom propósito de corrigi-los e boa vontade de confessá-los na primeira ocasião;
4. Depois disso, recomenda-se à Divina Providência seu corpo e sua alma, a Igreja, seus parentes e amigos; invoca-se a Santíssima Virgem, os santos e os anjos da guarda, pedindo-lhes de velar sobre nós. Feito isso, com a bênção de Deus, vamos tomar o repouso que Ele quer que tomemos."

Conclusão

A falta do exame de consciência leva a alma para um desprezo da graça de Deus, que, dia após dia, convida o homem à santificação. O homem que leva a sua vida sem considerar suas ações e consequências molda-se ao vício da imprudência.

O homem prudente, com sua razão iluminada pela graça de Deus, considera todas as coisas à luz do ensinamento do Senhor e toma suas decisões para alcançar a santificação, enquanto o homem imprudente tem sua inteligência como serviçal de suas inclinações passionais, não considera a consequência do que fala, faz ou omite. O imprudente é como um animal sofisticado e disfarçado de ser humano, tem aspecto físico de homem, mas é agressivo e sensual como os animais.

Se a prudência é a virtude que articula todas as outras, o vício da imprudência é a loucura que desgoverna toda a alma e a faz submeter-se aos vícios. O exame de consciência diário é o remédio para curar essa loucura. E uma boa forma de começarmos é pelo exame antes do sono noturno.

Referência:
1 – Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1854 – 1864.
2 – Filoteia – introdução à vida devota, VIII edição, parte II, páginas de 100 a 101

Jonatas Ferreira
Comunidade Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/como-fazer-um-bom-exame-de-consciencia-noite/

Como lidar com a força de vontade?

Virtude e força de vontade: uma relação essencial para a vida humana

O que é uma virtude? É uma força que pode agir. Por exemplo, a virtude de uma planta ou remédio é tratar, a de uma faca é cortar, e a de um homem é agir humanamente. Esses exemplos mostram que virtude é um poder específico.

Como lidar com a força de vontade (2)

Crédito: AlexSava / GettyImages

Falar de virtudes nos leva a um caminho de falar de nossa força de vontade e de sua aplicação no dia a dia. Como dizia Andrè Comte-Sponville, em o Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, "a virtude de um ser define seu valor e excelência: uma boa faca é a que corta bem; um bom remédio é o que cura bem; e um bom veneno é o que mata eficazmente".

Domando a procrastinação

No mundo moderno, somos bombardeados por distrações que desviam nossa atenção de metas importantes. Redes sociais, alimentos não saudáveis e a procrastinação tornam a resistência a esses impulsos essencial para o sucesso em áreas como carreira, saúde e relacionamentos.

Lidar com nossa força de vontade pode estar diretamente ligado aos nossos estados emocionais, como a depressão, que pode nos retirar diretamente a vontade de realizar algo, de seguir com algo efetivamente.

A força de vontade como aliada da autodisciplina

Por outro lado, é importante lembrar que a vontade é um ato consciente e racional, logo, poderá ser também empenho da nossa parte em aplicar a disposição para o outro, e ela vai, também de forma racional, na contramão daquilo que é apenas o desejo, mas a necessidade.

Um exemplo prático: é gostoso comer doces, mas tenho que ter força de vontade consciente de não me alimentar apenas deles e saber dos prejuízos que posso ter. Embora, em algum momento, me falte forças para as tarefas cotidianas, necessito colocar empenho, mesmo que num ritmo menor, para fazer o que for necessário.

Potencializamos nossa vontade à medida que a colocamos como um hábito: um hábito de alimentar-se melhor, feito de forma contínua, vai aos poucos se associando ao nosso dia a dia. A potência se aperfeiçoa pelo hábito, que é uma virtude necessária para agir com perfeição quando a natureza sozinha não é suficiente. Toda potência se orienta ao seu objeto, e a vontade se dirige ao bem da razão.

Aceitação: a força da consciência plena

Para isso precisamos também trabalhar nossa aceitação das necessidades da vida; quando precisamos passar por algo, vamos aos poucos colocando nossa potência e nossa vontade em direção ao que é necessário.


Aceitar é trabalhar nossa força de vontade em direção àquilo que nem sempre é agradável, mas necessário, tendo consciência clara disso em sua vida, e que, muitas vezes, não teremos tudo em mãos para realizar o que for necessário.

Disposição e aceitação envolvem adotar uma postura gentil e amorosa em relação a si mesmo e sua história, permitindo uma consciência plena da própria experiência, como se segurasse um objeto frágil com atenção. O objetivo não é apenas se sentir melhor, mas abrir-se para a vitalidade do momento e avançar em direção ao que se valoriza. Isso inclui sentir todos os sentimentos, mesmo os negativos, para viver de forma mais plena.

O hábito é a chave para fortalecer sua força de vontade

Para que toda essa reflexão faça ainda mais sentido para você, deixo aqui alguns passos que podem servir como norte para recomeçar a agir em sua força de vontade:

  1. tenha metas claras

  2. comece com pequenos passos

  3. faça controle do que você necessita (o que fiz, o que deixei de fazer, o que gastei, o que guardei, o que mudei, no que falhei, etc.)

  4. reconheça seus ganhos ao longo do caminho;

  5. entenda seus limites e suas capacidades;

  6. seja firme, específico, mas flexível para lidar com as dificuldades em meio ao caminho;

  7. organize-se ao longo da caminhada;

  8. tenha consciência do que lhe prejudica e assuma essa realidade, promovendo mudanças;

  9. tire momentos de descanso, pois servirão para abastecer sua disposição;

  10. procure pensar de formas diferentes daquelas que sempre realiza.

Gerenciando emoções

Nossa vontade se reflete em como lidamos com as emoções, que são essenciais para exercê-la. Muitas vezes, nos sentimos sobrecarregados por ansiedade, estresse ou tristeza, e é importante encontrar maneiras de gerenciar essas emoções. Raiva, desinteresse ou falta de motivação podem nos fazer deixar de lado o que precisamos fazer.

A força de vontade não se forma rapidamente; é um processo contínuo que requer paciência e perseverança. É normal ter recaídas e desafios, mas o essencial é não desanimar. Em vez disso, devemos aprender com essas experiências e ajustar nossas estratégias.

Um abraço fraterno,

Elaine Ribeiro

Psicóloga
@elaineribeiro_psicologa


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/como-lidar-com-a-forca-de-vontade/

4 de novembro de 2024

A importância de uma boa catequese

Catequese: mais do que conceitos, uma experiência transformadora

A palavra catequese vem do latim catechesis, que, por usa vez, foi derivada do grego κατήχησις, derivado do verbo κατηχέω, que significa "instruir a viva voz". Para os gregos, essa era a primeira e mais importante forma de instruir, ensinar alguém através da voz. E instruir é aquilo que devemos transmitir, ensinar a alguém. 

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Se olharmos tudo o que chegou até nós sobre a nossa fé católica, e de uma forma especial na nossa tradição, que é um dos grandes fundamentos da nossa fé, podemos identificar rapidamente a importância de uma boa " instrução a viva voz", pois assim como com os gregos, os ensinamentos eram passados de um povo para o outro. 

Se os nossos pais na fé não tivessem se preocupado em nos transmitir, nos catequisar da melhor forma, não teríamos, hoje, uma Doutrina tão rica, e mais ainda capaz de nos levar ao céu. Precisamos ser fiéis e continuar a oferecer às pessoas, a melhor, verdadeira e autêntica catequese, que consiste em estarmos fundamentados na seguinte tríade: Palavra de Deus, Tradição e Magistério da nossa Igreja.


Uma catequese sólida precisa da Palavra, da Tradição e do Magistério

Não podemos partir apenas de nós e das nossas concepções para oferecer ao povo uma boa catequese, o nosso fundamento precisa partir daí. É como uma "Corda de Três Nós" que nos afirma Eclesiastes 4:12: "Uma corda de três dobras não se rompe facilmente". Esse conceito é usado para ilustrar a ideia de que, quando três elementos estão unidos, eles se tornam mais fortes e resistentes.

Se a catequese que oferecemos às pessoas for baseada nessas "Três dobras", conseguiremos formar "bons cristãos e honestos cidadãos", porque esse é o fim de uma boa catequese, não encher a pessoa de ideias, conceitos – isso qualquer livro oferece. A finalidade de uma boa catequese é oferecer à pessoa a vida nova que Cristo veio nos trazer nessa terra, e para isso eu lhe apresento algo inovador e que é capaz de, não só por na nossa mente, a verdadeira instrução, mas em nosso coração, que é o encontro pessoal com Jesus Cristo. Essa é a nova lei, a nova catequese, a nova instrução que eu e você precisamos experimentar todos os dias.

Meiriane Silva
Missionária da Comunidade Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/importancia-de-uma-boa-catequese/

Procurar Deus na oração ou deixar-se encontrar por Ele?



"Buscamos Deus enquanto nós mesmos é que somos procurados. A nossa busca é o fruto de um mal-estar que nos dispõe ao seguimento íntimo e obstinado, gratuito e tenaz, de uma misericórdia cujo rosto ignoramos. Viver dessa certeza é ter ultrapassado o limiar do Evangelho, é ter aceitado uma vida teológica."
Jackson Erpen - Cidade do Vaticano

"Tu, que és meu Senhor, Tu, cuja vontade prefere à minha. Não me é possível contentar-me com palavras ao apresentar-te minha oração. Escuta meu grito que te suplica como um imenso clamor… Tu, de quem me constituis servo: Te rogo-te com insistência, até merecer atingir teu favor. Pois não almejo um bem da terra; não peço mais do que o que devo pedir: só a Ti… Tem piedade de mim! E como imensa é tua misericórdia e grande meu pecado, tem piedade de mim imensamente em proporção à tua misericórdia. Então poderei cantar teus louvores, contemplando-te, Senhor. Te bendirei com uma bênção que perdurará ao longo dos séculos; te louvarei com o louvor e a contemplação, neste mundo e no outro, como Maria, de quem nos diz o Evangelho, que escolheu a parte melhor. Amém. 
(São Bruno)

"Hoje iniciamos o Ano da oração, um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração na vida pessoal, na vida da Igreja e no mundo.Em vista do Jubileu 2025, O Papa anunciava no Angelus de 21 de janeiro de 2024 o início de um Ano de Oração para "nos prepararmos para viver bem este acontecimento de graça e experimentar nele a força da esperança de Deus". Francisco também anunciava que o Dicastério para a Evangelização disponibilizaria alguns subsídios para auxiliar os fiéis neste sentido.

 Depois de "Deus nos procura e provoca sede dele em nós", Pe. Gerson Schmidt* nos traz hoje a reflexão "Procurar Deus na oração ou deixar-se encontrar por Ele?":"Esse ano de 2024 é o Ano de oração que prepara o Jubileu 2025. O Papa Francisco introduz os cadernos que falam sobre a oração afirmando que esse é "o ano para fazer experiência de uma escola de oração, sem pressupor nada como óbvio ou garantido, especialmente ao nosso modo de rezar, mas a cada dia fazendo nossas as palavras dos Discípulos, quando pediram a Jesus: Senhor, ensina-nos a orar (Lc 11,1)"[1].

O caderno de número 06 – A Igreja em Oração é de contribuição e autoria dos Monges Cartuxos que aqui aprofundamos e comentamos.  Falamos que Deus tem sede de nossa sede dele, conforme nos dizem Santo Agostinho e São Gregório de Nazianzeno. Os monges cartuxos apontam que há um canto saudoso no coração do homem. Há uma saudade do paraíso perdido mergulhado no profundo ser de cada um. A sede de Deus está latente no nosso coração que grita e clama por Deus. "O canto da criação está gemendo como que em dores de parto (Rm 8,22)"[2].  Nós ainda nos escondemos como Adão, com medo dos passos do Criador, e não respondemos ao desejo de Deus estar conosco. "Temos medo da intimidade com Ele; e é na oração que se revela a nós a imagem de Deus que temos no coração. Essa imagem é uma caricatura gravada em nós pela voz mentirosa do Adversário, que ensinuou: Deus não quer que sejam deuses, Deus não quer que sejam como Ele (cf. Gn 3,5)"[3]. O demônio incute dentro de nós uma falsa ideia de que Deus não nos ama porque nos proíbe, nos limita, que não é tão bom quanto parece. O demônio é enganador e engabelador desde o princípio.

Os cartuxos afirmam nesse subsídio que tal mentira e imagem falaciosa de Deus se imprimiu tão profundamente em nós que não percebemos, afirmando que essa "caricatura de Deus é o ídolo que frequentemente servimos com a nossa oração". E por isso, não sabendo pedir como convém e que os apóstolos suplicam a Jesus que os ensina a rezar. Por isso, o Espírito do Pai clama em nós com gemidos inefáveis e inexprimíveis. Há um canto em nós – o Abbá – que é a saudade do próprio Deus. Esse canto era a saudade do próprio Adão, era o canto, exilado do paraíso, que ele já não podia mais cantar.

Na verdade, não somos nós que escolhemos a Deus, mas Deus que nos escolhe, tal como Jesus afirmou. Não somos nós que procuramos a Deus, mas Deus que nos procura. Pe. Henri Nouwen, em seu famoso best-seller, o livro "A volta do Filho Pródigo", comenta assim a respeito: "Desde toda a eternidade, estamos escondidos nas sombras das asas de Deus e gravados nas palmas de suas mãos (Is 49,2-16). Antes do que qualquer ser humano nos toque, Deus nos faz em segredo e nos tece nas profundezas da terra, e antes de qualquer ser humano decida a nosso respeito, Deus nos tece no seio materno (Sl 139).  Deus nos ama com um primeiro amor, amor ilimitado e incondicional, quer que sejamos seus filhos amados e nos pede que nos tornemos tão capazes de amar quanto ele próprio"[4].  O autor diz que durante a sua vida tem procurado a Deus. "Agora – diz ele – imagino se avalei bem que durante todo esse tempo Deus tem estado à minha procura, para me conhecer e me amar. A pergunta não é "Como posso encontrar Deus?", mas "como me deixar conhecer por Deus?"[5]. Deus me deseja mais me encontrar do que eu a Ele. A grande questão da fé não é simplesmente amar a Deus, o que é uma graça, mas deixar-se amar por Ele. É deixar que ele nos encontre, porque está a nossa procura como procurou Adão, que se escondeu e teve medo da iniciativa do amor de Deus, frente ao homem pecador. Nas três parábolas da misericórdia, é Deus que toma a iniciativa. Ele nos amou por primeiro. Deus é pastor que vai a procura da ovelha perdida; Deus é a mulher que procura a dragma perdida; Deus é o Pai que vigia e corre ao encontro do filho perdido que foi encontrado e depois do filho mais velho que não quer entrar na festa do perdão. Nessa última parábola, mais conhecida como a do filho pródigo, o pai misericordioso sai de si duas vezes, saindo de sua casa: a primeira, para correr e abraçar o filho mais jovem que voltou; a segunda, para conversar com o mais velho para envolvê-lo na festa da alegria da volta.

O Catecismo da Igreja Católica, em suas primeiras páginas, aponta, em título grifal, o desejo do homem por Deus. Há uma vocação intrínseca do ser humano para a comunhão com Deus, da criatura com o seu Criador. Afirma assim, no número 27: "O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar: O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana. Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador" (CIgC,27)."

*Padre Gerson Schmidt foi ordenado em 2 de janeiro de 1993, em Estrela (RS). Além da Filosofia e Teologia, também é graduado em Jornalismo e é Mestre em Comunicação pela FAMECOS/PUCRS.
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[1] Monges Cartuxos – Dicastério para a Evangelização - A Igreja em Oração – Cadernos sobre a Oração 6, introdução do Papa.
[2] Idem, p.29.
[3] Idem, p.30.
[4] NOUWEN, Henri J.M. A Volta do Filho Pródigo, Paulinas, 1992, SP, p.115.
[5] Ibidem.

2 de novembro de 2024

Finados: somente a fé é capaz de dar significado a esta data

Finados é um dia  para refletir sobre a vida, a memória e a eterna saudade daqueles que amamos

Para alguns, finados é um feriado gostoso, ocasião de sair para "esfriar a cabeça". Para outros, é dia de lembrar tudo, menos a morte ou as pessoas que já faleceram. Para outros ainda, é um dia trágico, pois, de certa forma, antecipa a cada ano o que seremos todos um dia. Mas, graças a Deus, para muitos, é um dia de esperança e comunhão com quem amamos e continuamos a amar, apesar de termos perdido sua presença física neste mundo chamado de vale de lágrimas.

Finados: somente a fé é capaz de dar significado a esta data

Créditos: Bruno Marques/cancaonova.com

A esperança cristã no Dia de Finados

Este dia nos convida a refletir não sobre a morte, mas sim sobre a vida. O nosso Deus é "o Deus dos vivos, e não dos mortos". As pessoas que já partiram desta vida não estão mortas; para Deus, elas não estão mortas, portanto, nossa oração ainda pode atingi-las. Por isso rezamos por essas pessoas no transcorrer do ano e dedicamos um dia especial a elas.

Ao rezar pelas pessoas que não estão mais presentes no meio de nós, quem sabe se, neste dia, graças às nossas orações e preces, elas não foram purificadas definitivamente e entraram na alegria de Deus? Ele quer a vitória sobre a morte pela Morte de Jesus Cristo. Só a fé em Jesus Cristo, morto por nós, pode vencer a morte.


Finados é um tempo de reflexão e fé

Somente a fé verdadeira é capaz de dar um novo significado para toda a nossa vida. Como diz o texto do Evangelho: "Aquele que vem a mim nunca terá fome, aquele que crê em mim nunca terá sede". Podemos acrescentar: "Aquele que crê em mim e vem a mim possuirá a vida eterna". Por isso, rezemos pelos nossos irmãos defuntos, na firme certeza de que, um dia, os nossos sucessores também rezem por nós!

A Mãe Igreja, ao relembrar os defuntos, convoca a todos para confrontar-nos com o enigma da morte e, por conseguinte, como viver bem, como encontrar a felicidade. E este Salmo responde: "Bem-aventurado o homem que doa; bem-aventurado o homem que não usa a vida para si mesmo, mas partilha; feliz o homem que é misericordioso, bom e justo; feliz o homem que vive do amor de Deus e do próximo". Assim, viveremos bem e não devemos ter receio da morte, porque estamos na felicidade que provém de Deus.

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/finados-somente-a-fe-e-capaz-de-dar-significado-a-esta-data/