22 de outubro de 2021

A Eucaristia é o pão da vida que sustenta a fé da igreja


No Evangelho (Jo 6,24-35), depois do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus apresenta-Se como o "Pão da Vida". Entusiasmado com o milagre, o povo procura por Ele. Vê-se que o povo não entendeu o sentido daquele gesto. Quando viram que não conseguiam encontrar Cristo nem os Seus discípulos, subiram às barcas e foram a Cafarnaum.

Quando o encontraram novamente, Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade, Eu vos digo: 'estais Me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos'" (Jo 6,26). Comenta Santo Agostinho: "Buscais-me por motivos da carne, não do espírito. Quantos há que procuram Jesus, guiados unicamente pelos seus interesses materiais! Só se pode procurar Jesus por Jesus".

A Eucaristia é o alimento da vida eterna

Com uma valentia admirável, com um amor sem limites, Jesus expõe o dom inefável da Sagrada Eucaristia, dada a nós como alimento. Pouco importa se, ao terminar a revelação, muitos dos que O seguiram com fervor acabem O abandonando. O Senhor não recua: "'Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará'. Mas eles perguntaram: 'Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?' Jesus respondeu-lhes: 'A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou'" (Jo 6,27-29).

Apesar de muitos presentes terem visto o prodígio do dia anterior, disseram-Lhe: "Que milagre fazes Tu, para que possamos ver e crer em Ti? Nossos pais comeram o Maná no deserto como está na Escritura: 'Deu-Lhes a comer o Pão do Céu'" (Jo 6,30-31).

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Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

O cristão e a igreja vivem do verdadeiro alimento que é Jesus 

Jesus Cristo é o verdadeiro alimento que nos transforma e nos dá forças para realizarmos a nossa vocação cristã. Exorta vivamente o beato João Paulo II: "Só mediante a Eucaristia é possível viver as virtudes heroicas do Cristianismo: a caridade até o perdão dos inimigos, até o amor pelos que nos fazem sofrer, até a doação da própria vida pelo próximo; a castidade em qualquer idade e situação de vida; a paciência, especialmente na dor e quando estranhamos o silêncio de Deus nos dramas da história ou da nossa existência. Por isso, sede sempre almas eucarísticas para poderdes ser cristãos autênticos".

A igreja vive da Eucaristia. O concílio Vaticano II afirmou que o sacrifício eucarístico é "fonte e centro de toda a vida cristã" (LG, 11). Com efeito, "na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o Pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo" (PO, 5).

A Igreja vive de Jesus Eucarístico, por Ele é nutrida, por Ele é iluminada. A Eucaristia é mistério de fé e, ao mesmo tempo, mistério de luz. Sempre que a Igreja a celebra, os fiéis podem, de certo modo, reviver a experiência dos dois discípulos de Emaús: "Abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no" (Lc 24,31).


Referindo-se à Eucaristia, ensinava São Josemaría Escrivá: "O maior louco que já houve e haverá é Ele (Jesus). É possível maior loucura do que entregar-se como Ele se entrega e àqueles a quem se entrega? Porque, na verdade, já teria sido loucura ficar como um Menino indefeso; mas, nesse caso, até mesmo muitos malvados se enterneceriam, sem atrever-se a maltratá-Lo. Achou que era pouco: Quis aniquilar-se mais e dar-se mais. E fez-se comida, fez-se Pão. Divino Louco! Como é que te tratam os homens?… E eu mesmo?" (Forja, 824).

Da Eucaristia brotam todas as graças e todos os frutos de vida eterna – para cada alma e para a humanidade –, porque, neste sacramento, "está contido todo o bem espiritual da Igreja" (PO, 5).

Quando nos aproximamos da mesa da Comunhão, podemos dizer: "Senhor, espero em Ti; adoro-Te, amo-Te, aumenta-me a fé. Sê o apoio da minha debilidade, Tu, que ficaste na Eucaristia, inerme, para remediar a fraqueza das criaturas" (Forja, 832).  Façamos nosso (no bom sentido) o pedido do povo citado no Evangelho: "Senhor, dá-nos sempre desse pão" (Jo 6,34).

Rezemos pelos padres! Rezemos ao Senhor para que continue enviando sacerdotes para a Igreja. Que Ele continue abençoando e plenificando a vida de todos os sacerdotes.

Monsenhor José Maria Pereira


20 de outubro de 2021

Deus chama o seu povo a viver à santidade


Desde a Antiga Aliança, realizada por meio dos Patriarcas, Deus chama o povo à santidade: 'Eu sou o Senhor que vos tirou do Egito para ser o vosso Deus. Sereis santos porque Eu sou Santo' (Lv 1,44-45).

O desígnio de Deus é claro: uma vez que fomos criados à sua "imagem e semelhança" (Gen 1,26), e Ele é Santo, nós temos que ser santos também. O Senhor não deixa por menos. A medida, a essência dessa santidade é o próprio Deus. São Pedro repete essa ordem dada ao povo no deserto, em sua primeira carta, convocando os cristãos para imitarem a santidade de Deus: "A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: 'Sede santos, porque eu sou santo'" (1Pe 1,15-16).

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Foto Ilustrativa: Alina Valetka by Getty Images

São Pedro exige dos fieis que "todas as vossas ações" espelhem esta santidade de Deus, já que "vós sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis o poder daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa" (1Pe 2,9). Para São Pedro, a vida de santidade era uma imediata consequência de um povo que ele chamava de "quais outras pedras vivas(…) materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo" (1Pe 2,5).

O cristão é chamado a viver a santidade

Neste sentido, exortava os cristãos do seu tempo a romper com a vida carnal: "Luxúrias, concupiscências, embriagues, orgias, bebedeiras e criminosas idolatrias" (1Pe 4,3), vivendo na caridade, já que essa "cobre a multidão dos pecados" (1Pe 4,8).

Jesus, no Sermão da Montanha, chama os discípulos à perfeição do Pai: "Sede perfeitos assim como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48). Essas palavras fazem eco ao que Deus já tinha ordenado ao povo no deserto: "Sede santos, porque eu sou santo" (Lv 11,44). Jesus falava da bondade do Pai, que ama não só os bons, mas também os maus, e que "faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos" (Mt 5,45). Jesus pergunta aos discípulos: "Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis?"(46). Para o Senhor, ser perfeito como o Pai celeste é amar também os inimigos, os que não nos amam. "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem e vos maltratam"(44). E mais ainda: "Não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra"(39).

Sem dúvida não é fácil viver essa grande exigência que Jesus nos faz, mas é por isso mesmo que, ao cumpri-la, vamos nos tornando santos, perfeitos, assim como o Pai celeste.

O caminho de santidade não é fácil

Todo o Sermão da Montanha, que São Mateus relata nos capítulos 5, 6 e 7, apresenta-nos o verdadeiro código da santidade. É como dizem os teólogos, a "Constituição do Reino de Deus". Santo Agostinho nos assegura que: "Aquele que quiser meditar com piedade e perspicácia o Sermão que nosso Senhor pronunciou no Monte, tal como o lemos no Evangelho de São Mateus, aí encontrará, sem sombra de dúvida, a carta magna da vida cristã" (CIC, Nº 1966). Por isso, a festa de todos os santos a Igreja nos faz ler no Evangelho as Bem aventuranças, que são o início, e como que o resumo, de todo o Sermão do Monte.

É importante perceber que São Paulo começa quase todas as suas cartas lembrando os cristãos do seu tempo de que são chamados à santidade. Aos romanos, logo no início, ele se dirige dizendo: "a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos" (Rom 1,7). Aos coríntios, ele repete: "à Igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Cristo Jesus chamados à santidade com todos" (1Cor 1,2). Aos efésios, ele lembra, logo no início, que o Pai nos escolheu em Cristo "antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante de seus olhos" (Ef 1,5). Aos filipenses, ele pede que: "o discernimento das coisas úteis vos torne puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo" (Fil 1,10).

"Fazei todas as coisas sem hesitações e murmurações, a fim de serdes irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus íntegros no meio de uma geração má e perversa" (Fil 2,14) .


Para o Apóstolo, a santidade é a grande vocação do cristão. Ele diz aos efésios: "Exorto-vos pois (…) que leveis uma vida digna da vocação a qual fostes chamados, com toda humildade, mansidão e paciência" (Ef 4,1). De maneira mais clara ainda, ele fala aos tessalonicenses sobre o que Deus quer de nós: "Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santificação e honestidade, sem se deixar levar pelas paixões desregradas como fazem os pagãos que não conhecem a Deus" (1 Tess 4,3-5).

Aos cristãos de Corinto, Paulo volta a insistir na sua segunda carta: "Purifiquemo-nos de toda a imundice da carne e do espírito realizando a obra de nossa santificação no temor de Deus" (2 Cor 7,1). Para o Apóstolo, a santificação de cada um é como a realização de uma obra muito importante.

E também a carta aos Hebreus, escrita por São Paulo ou algum dos seus discípulos, nos manda procurar a santidade: "Procurai a paz com todos e, ao mesmo tempo, a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor" (Heb 12,14).

Todas essas passagens da Sagrada Escritura, e muitas outras, deixam claro a nossa vocação para uma vida de santidade. Santa Teresa de Ávila afirma que: "O demônio faz tudo para nos parecer um orgulho o querer imitar os santos". A santidade ainda não é um fim, mas o meio de voltarmos a ser "imagem e semelhança" de Deus, conforme saímos de suas mãos.

A imagem e semelhança de Deus

São Paulo ensina, na carta aos romanos, que Deus nos quer como autênticas imagens de Jesus: "Os que ele distinguiu de antemão , também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos" (Rom 8,29).

A santificação, portanto, consiste em cada cristão se transformar numa cópia viva de Jesus, "um outro cristo" como diziam os santos Padres. Quando a imagem de Jesus estiver formada em nossa alma, então, teremos chegado à meta que Deus nos propõe. É aquele estado de vida que levou, por exemplo, São Paulo a exclamar: "Eu vivo, mas já não sou mais eu, é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus" (Gal 2,20).

Jesus sofreu toda a sua Paixão e Morte, a fim de que recuperássemos, diante do Pai, a santidade. É o que o apóstolo nos ensina: "Eis que agora Ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai"(Col 1,22).



Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", na Rádio apresenta o programa "No Coração da Igreja". Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/deus-chama-o-seu-povo-a-viver-a-santidade/


18 de outubro de 2021

Como participar bem da Santa Missa?


É muito importante, quando formos à Santa Missa, preparamo-nos bem para viver este momento de encontro com a Palavra de Deus e com Jesus Eucarístico.

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Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Como me preparar para Missa?

1. De casa para a Santa Missa, prepare o seu coração, pois você se encontrará com o seu Senhor com uma pergunta: "Pelo que me mostrarei agradecido a Deus? O que levo nas mãos para Lhe oferecer hoje?";

2. Seja pontual e fique num lugar próximo ao altar, para não se dispersar;

3. Participe de toda a liturgia, cantos, posições do corpo, como sentar-se ou ajoelhar-se;

4. Preste atenção nas leituras e na pregação do padre. O Salmo é a sua resposta a Deus, por isso cante respondendo ao refrão [do Salmo];

5. Depois de comungar, faça um momento de oração, uma ação de graças a Deus por doar-se a você mais uma vez;

6. Por fim, marque um pequeno compromisso com Jesus para a semana que vem.


1. Você conhece algum cristão sério que não vai à Missa?;

2. A Celebração Eucarística não é uma invenção da Igreja ou dos homens, mas do próprio Jesus, por isso não podemos mudar o que Ele nos deixou;

3. Ir à Missa é encontrar-se com Cristo, e constitui um encontro de Seus seguidores entre si;

4. A Missa é um momento privilegiado para escutar a Palavra de Deus;

5. Eucaristia quer dizer ação de graças. Você não tem nada para agradecer a Deus?;

6. Por fim, a Eucaristia nos alimenta e fortalece.

Não perca tempo! Vá ao encontro do seu Senhor!



Padre Anderson Marçal

Anderson Marçal Moreira é padre da Igreja Católica Apostólica Romana. Natural da cidade de São Paulo (SP), padre Anderson é membro da comunidade Canção Nova desde o ano 2000. No dia 16 de dezembro de 2007, foi ordenado sacerdote. Estudou Teologia Pastoral Bíblica-Litúrgica na Universidade Salesiana de Roma. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/como-participar-bem-da-santa-missa/


15 de outubro de 2021

Os filhos se alimentam da espiritualidade dos pais


Quando pensamos em alimentação, logo vem à mente uma boa saúde, alimentos saudáveis, ricos em vitaminas e naturais. Sabemos que a nossa saúde passa pela nossa alimentação, mas, hoje em dia, quanto vale esse bem-estar? Todos nós buscamos estar bem, buscamos achar um horário para uma atividade física, para nos alimentarmos adequadamente e, às vezes, até suplementando vitaminas e outras necessidades vitais do nosso corpo.

Quando somos mães e pais, se tudo isso desejamos para nós, mais ainda desejamos à saúde dos nossos filhos. Assim, buscamos alimentá-los da melhor forma possível, com o melhor que podemos oferecer.

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Foto Ilustrativa: FatCamera by Getty Images

Os filhos precisam da alimentação do corpo e da alma

Nossos filhos, porém, não se alimentam somente no físico; principalmente na infância, nossos filhos se alimentam do nosso espiritual. Aqui não falo somente do espiritual na oração, que também é essencial dentro da família, mas quero dizer daquilo que passa pela nossa alma, no nosso espírito.

Devemos alimentar a nossa alma com alegria, confiança, esperança, , disposição, paciência e mansidão, para que assim alimentemos com os mesmos sentimentos a alma e o espírito dos filhos.


Ofereça coisas boas aos seus filhos

Portanto, vale todo cuidado de oferecer para a alma dos nossos filhos o que de melhor se tem. Não permita que o mal alimento, como a tristeza, a inveja, o ciúmes, as brigas, raiva, rancor e impaciência, alimente a alma daqueles que mais amamos. Pois são almas que nos foram confiadas por Deus, a fim de que eduquemos, protejamos, ajudemos e santifiquemos.

Com quais sentimentos você têm alimentado a sua família e os seus filhos? Peça a graça de Deus e vigie sobre os seus atos, palavras e, principalmente, sobre os seus sentimentos que serão transmitidos aos seus filhos. Assim como o alimento do corpo nos dá forças e vigor, busquemos sermos bem alimentados pelos bons alimentos da alma.

Sheila Cristiane 
Missionária da Comunidade Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/pais-e-filhos/os-filhos-se-alimentam-da-espiritualidade-dos-pais/


13 de outubro de 2021

É Deus quem escolhe a pessoa certa para eu me casar?


O casamento é uma instituição divina que Deus estabeleceu desde o momento da criação do homem e da mulher. Depois de criar Eva, o Senhor Deus a levou para Adão, que ficou muito satisfeito e exclamou: "Agora sim, tenho alguém que é osso dos meus ossos e carne da minha carne, ela vai se chamar mulher" (Gen 2,23). E Deus disse ao casal: "O homem deixa a casa do seu pai, se une à sua mulher, e sereis uma só carne" (Gen 2,24).

Assim, Deus estabeleceu a humanidade sobre as bases do casamento, que Jesus elevou à dignidade de sacramento, uma graça especial para o casal viver a vida conjugal e familiar como Deus deseja.

Nesse sentido, Deus deseja que os casais que se unem em matrimônio vivam em harmonia conjugal, de modo que a família e os filhos sejam felizes. E isso depende do namoro, de uma escolha correta com quem se casar; isto é, alguém que tenha os mesmos valores humanos e espirituais.

É Deus quem escolhe a pessoa certa para eu me casar

Foto ilustrativa: Jason_Lee_Hughes, iStock.by Getty Images

 

Encontrar a pessoa certa para casar-se não é uma missão impossível

É claro que precisamos pedir a Deus a graça de encontrar aquela pessoa com quem devemos nos casar, e Ele atende nossa oração. Conheço pessoas que fizeram novenas para encontrar uma pessoa adequada para se casar e conseguiram, mas isso nem sempre acontece, pois nem sempre os planos de Deus são os nossos. O Senhor conhece cada um de nós e sabe que, muitas vezes, o casamento não é bom para uma pessoa. Às vezes, ele chama a pessoa a uma vocação sacerdotal ou religiosa, ou mesmo celibatária. Michel Quoist dizia que "solteiro ou casado, só o egoísta desperdiça a vida".

Deus atende a quem reza e Lhe pede ajuda, mas Ele não tira a nossa liberdade; ao contrário, o Senhor nos dá inteligência e vontade para tomar as decisões certas em nossa vida com a ajuda da Sua graça. Sabemos que a graça, como disse Santo Agostinho, supõe a natureza; não a dispensa, mas a enriquece. Precisamos cooperar com a graça também para encontrar a namorada e a esposa que seja adequada. E tudo isso começa no namoro. Não existe destino, e Deus não determina uma pessoa para se unir com outra sem a decisão de ambos.

Já vai muito longe o tempo em que os pais arranjavam os casamentos para seus filhos. Para encontrar alguém adequado, é preciso procurá-lo. Normalmente, é no próprio ciclo das amizades e ambientes de convívio que os namoros começam. Sabemos que o ambiente molda a pessoa de certa forma; logo, é preciso procurar alguém naquele ambiente que vive os valores que se preza.

Onde procurar?

Se alguém é cristão, então procure entre famílias cristãs, ambientes cristãos, grupos de jovens, etc., a pessoa que procura, e peça a ajuda de Deus. O namoro começa com uma amizade, que pode ser um pré-namoro que vai evoluindo. Mas não se deve "mergulhar de cabeça" num namoro, só porque uma paixão o dominou. Não vá com muita sede ao pote, porque pode quebrá-lo.

É preciso sentir primeiro, por meio de uma pura amizade, quem é a pessoa que está a sua frente. Talvez, já nesse primeiro relacionamento amigo, pode-se saber que não é com essa pessoa que se deve namorar. É o primeiro filtro, que tem a grande vantagem de não ter ainda qualquer compromisso com o outro, a não ser de amizade.


 Cultura da alma x cultura do corpo

O namoro é o encontro de duas pessoas com base naquilo que elas são, não naquilo que têm. Não se pode escolher um namorado somente por causa de sua beleza ou de seu dinheiro, pois amanhã pode ser que você não se satisfaça só com isso. Às vezes, uma pessoa simpática, bem humorada, feliz, supera muitas outras que oferecem mais beleza e perfeição física. Infelizmente, a nossa sociedade trocou a "cultura da alma" pela "cultura do corpo". Prova disso é que, nunca como hoje, as cidades estão tão repletas de academias de ginástica, salões de beleza, cosméticos, cirurgias plásticas, etc. Investe-se ao máximo naquilo que é mais inferior na dimensão do ser humano, o corpo, embora este também seja importante.

É claro que todas as moças querem namorar um rapaz bonito, e também o contrário, mas não se pode esquecer o que disse Exupèry: "O mais importante é invisível aos olhos", pois é o que não envelhece e não acaba. O que é visível desaparece um dia, inexoravelmente ficará velho com o passar do tempo. Aquilo que não se vê – o caráter da pessoa, a sua simpatia que se mostra sempre atrás de um sorriso fácil e gratuito, o seu coração bom, a sua tolerância com os erros dos outros, as suas boas atitudes etc. – não passa, o tempo não pode destruir, e é o que vale.

A busca pelo essencial

Se você comprar uma pedra preciosa só pelo seu brilho, talvez acabe adquirindo uma joia falsa. É preciso que você conheça a sua constituição e o seu peso. O povo diz muito bem que "nem tudo que reluz é ouro". A felicidade não está na cor da pele, no tipo do cabelo nem na altura do corpo, mas na grandeza da alma. Quantos belos artistas terminaram de maneira trágica a vida! Nem a fama nem o dinheiro em abundância, nem os "amores" mil, foram suficientes para fazê-los felizes. Faltou cultivar o que é essencial, aquilo que é invisível aos olhos. Tenho visto muitas garotas frustradas porque não têm aquele corpinho de manequim ou aquele cabelo das moças que fazem propagandas dos xampus, mas isso não é o mais importante, porque acaba.

Os homens de todos os tempos sempre quiseram construir obras que vencessem os séculos. Ainda hoje podemos ver as pirâmides de 4000 anos do Egito; o Coliseu Romano, de 2000 anos, e tantas obras fantásticas. Mas a obra mais linda e duradoura é aquela que se constrói na alma, porque é imortal. Portanto, ao escolher o namorado, não se prenda apenas às aparências físicas; é preciso descer às profundezas da alma do outro e buscar seus valores.

É preciso dizer também que não se pode fazer da seu namorado uma peça de exibição que faça inveja aos colegas. Ele não pode ser exibido como um carro que você desfila entre os seus amigos para mostrar sua "grandeza". Você estaria fazendo do outro uma "coisa".

Enfim, Deus nos ajuda com Seu amor e Sua graça; dessa maneira, encontrarmos alguém que nos seja adequado. Mas é preciso fazer a nossa parte. O livro do Eclesiástico diz: "É uma boa dádiva uma mulher bondosa; uma dádiva daqueles que temem a Deus. Ela será dada a um homem por suas boas ações" (Eclo 26,3). Isso mostra que um bom cônjuge Deus dá também àqueles que O amam e fazem a Sua vontade.


 


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", na Rádio apresenta o programa "No Coração da Igreja". Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br e Twitter: @pfelipeaquino


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/relacionamento/casamento/deus-escolhe-pessoa-certa-para-me-casar/


8 de outubro de 2021

Como estudar e entender a Bíblia?


No Salmo 118, versículo 17, lê-se: "Concedei a vosso servo esta graça: que eu viva guardando vossas palavras" (Sl 118,17). Esse é o objetivo deste artigo: auxiliá-lo na leitura da Bíblia, incentivá-lo a fazer um estudo da Palavra; e a quem já faz esse estudo oferecer ferramentas que permitam um aprofundamento cada vez maior nesse trabalho.

Para isso, é necessário tratar de algumas questões ligadas à exegese e hermenêutica bíblicas. Mas não se assuste. Essas palavras (exegese e hermenêutica) estão mais presentes na sua leitura da Bíblia do que você imagina.

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Foto Ilustrativa: freedom007 by Getty Images

Como a exegese e hermenêutica estão presentes nos estudos bíblicos?

Comecemos pela definição desses termos; trata-se de algo muito próximo àqueles que se propõe a estudar com mais afinco a Palavra de Deus.

Exegese significa explicação ou explanação. É a arte de expor, de trazer para fora o sentido de um  determinado texto. É um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para entender e descobrir o significado de um texto.

Já hermenêutica diz respeito à interpretação do texto em si. É a apropriação que se faz do entendimento do conteúdo para aplicá-lo no dia a dia.

A Doutrina e o Catecismo da Igreja Católica

Mas existe no meio do caminho entre a exegese e a hermenêutica um filtro: a Doutrina da Igreja, o Catecismo da Igreja Católica. Esse procedimento de filtrar o estudo bíblico serve basicamente para duas coisas: não permitir os exageros e também ampliar o entendimento quando ele é muito limitado.

É necessário esclarecer a importância de fazermos esse caminho: estudo (exegese), doutrina (catecismo) e aplicação do texto (hermenêutica).

Ler superficialmente um trecho bíblico, sem um mínimo de contextualização e consulta à Igreja, o fará
correr o risco de aplicar o texto de maneira equivocada e causar danos a si e àqueles a quem transmite o seu estudo. Daí a importância desses três momentos: estudo mais cuidadoso (exegese), filtro da doutrina (catecismo) e aplicação no dia a dia (hermenêutica).

Tipos de leitura bíblica

Existem vários métodos de leitura ou abordagens bíblicas que, de uma forma ou outra, influenciam os roteiros ou técnicas que usamos no cotidiano dos estudos da Bíblia. Então, é preciso conhecer melhor alguns deles para que você pense sobre como tem feito o seu estudo e aplicação dos textos da Sagrada Escritura.

Método estruturalista

Esse método distingue-se por defender que na estrutura e na organização do texto está todo o entendimento dele. Para esse método, a estrutura do texto apresenta todo o seu significado.

A leitura estruturalista possui algumas características positivas, às quais se deve prestar atenção.  Primeiramente, ela incentiva uma leitura repetida e mais atenta ao texto, o que é essencial para quem se dispõe a entender as Sagradas Escrituras. Dessa forma, essa maneira de estudo ensina a atentar aos detalhes, a pormenores muitas vezes considerados insignificantes na composição e organização do texto (é o que se chama de "ver o que está nas entrelinhas"), abrindo a capacidade de percepção do leitor.

O risco dessa leitura está em prender-se somente ao texto e, consequentemente, esquecer-se das outras coisas que envolvem o processo de escrita, como o contexto, autoria, público alvo etc. Além do mais, corre-se também o risco de se ignorar o filtro da Doutrina, ou seja, o Magistério e a Tradição, na etapa
final, que é a de aplicação do texto no cotidiano. A estrutura e organização do texto realmente revelam
o próprio texto, mas essa leitura não pode ser isolada do contexto e de tudo mais que envolve a produção
escrita, bem como o entendimento do texto bíblico precisa ser feito em comunhão com o Magistério e a
Tradição da Igreja.

Método histórico-crítico

Essa leitura é feita com a historicidade do texto, com seu contexto. Entende os livros bíblicos como escritos há milênios e busca compreender sua evolução. É também crítica, porque analisa o texto
de modo a levantar perguntas e, dessa forma, buscar o maior número de informações, para a partir daí
encontrar as respostas.

A vantagem dessa leitura é que se leva em conta que os textos são a revelação de Deus, mas em situações históricas específicas, considerando a distância temporal, cultural, linguística e circunstancial existente, antes de entender o texto.


Mas essa leitura também precisa de cuidados, entre eles o de não fazê-la atentando-se meramente ao aspecto histórico, esquecendo-se de que a Bíblia é um livro de fé, das revelações de Deus à humanidade, e enxergando os textos bíblicos simplesmente como história antiga. Outro risco que se corre é o de
estudar demais tudo o que cerca o texto e esquecer o texto em si, ou seja, consultar muitas informações
sobre o contexto e deixar em segundo plano a leitura bíblica, que deve vir primeiro.

Uma leitura crítica possibilita um entendimento mais real do texto sem querer, por exemplo, harmonizar os que são conflitantes, mas antes entendê-los verdadeiramente, enxergar os autores sagrados como pessoas do seu período histórico, que utilizaram as ferramentas linguísticas e literárias de que dispunham para construir os escritos.

Abordagem fundamentalista

Essa leitura é caracterizada por entender cada detalhe da Bíblia no seu sentido literal. Dessa forma, a leitura torna absoluto tudo o que está escrito, defendendo a todo o instante que a Bíblia não apresenta contradições nos textos e não levando em consideração  o trabalho humano de composição textual.

Por mais que esse tipo de leitura e entendimento da Bíblia encare com muita seriedade a revelação Divina contida nos textos, ela se torna extremamente perigosa, pois não leva em conta a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja, necessários para o entendimento e aplicação da Palavra. Também não leva em conta a condição humana e tudo o que cerca o trabalho do homem no processo de construção dos textos e, por fim, pode cair no erro da bibliolatria, ou seja, uma idolatria a tudo o que está no texto, colocando a Bíblia e a interpretação literal dela acima de tudo e de todos.

Por esses tipos básicos de métodos e abordagens talvez seja possível refletir como tem sido a sua leitura
ou estudo dos textos bíblicos, qual a ênfase você tem dado para sua análise e entendimento daquilo que lê.  E, fazendo essa avaliação, é possível pensar em como essa leitura deve ser feita a partir de agora.

Dicas para uma boa leitura da Bíblia

Podemos notar que todas essas leituras possuem características positivas e também riscos. É necessário assimilar o que cada uma delas oferece de melhor.

1. Ler atenta e repetidamente o texto e buscar seu sentido não somente no que está a nossa vista, mas também no que está nas entrelinhas;

2. Buscar o máximo de informações possíveis acerca do texto, para que a leitura seja contextualizada e realmente de acordo com o que o autor sagrado quer transmitir;

3. Acreditar na revelação de Deus nos textos e na reserva de sentido, ou seja, na constante novidade
que o mesmo texto sempre vai apresentar toda vez que se recorre a ele, porque é Palavra inspirada.
Eis um resumo do que de melhor cada uma as abordagens e métodos apresentados pode oferecer a você.

Trecho extraído do livro "Entenda os textos da Bíblia", de Denis Duarte



Denis Duarte

Denis Duarte especialista em Bíblia e Cientista da Religião. Professor universitário, pesquisador e escritor. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.

Site: www.denisduarte.com
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Fonte: https://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/como-estudar-e-entender-a-biblia/


6 de outubro de 2021

Você conhece a história de Santa Faustina?


Santa Faustina nasceu no povoado de Glogowiec, na Polônia, no dia 25 de agosto de 1905. É a terceira de dez filhos, nasceu numa pobre e piedosa família de aldeões. Recebeu o nome de Helena Kowalska e, desde a infância, se distinguiu pela piedade, pelo amor a oração, pela diligência e obediência, e ainda por uma grande sensibilidade às misérias humanas. Não chegou a concluir o 4º ano do ensino fundamental. Com dezesseis anos, foi trabalhar como empregada doméstica para ajudar seus familiares.

A vida espiritual de Helena começou cedo. Quando tinha apenas 7 anos, ouviu, pela primeira vez, a voz de Deus na sua alma. Embora tivesse o ardente desejo de se entregar inteiramente a Cristo em uma congregação religiosa, seus pais se opuseram, pois não possuíam recursos para lhe dar o dote necessário, estavam muito endividados e eram muito ligados à filha.

Você conhece a história de Santa Faustina

Santa Faustina e o desejo de pertencer a vida consagrada

O desejo de se consagrar totalmente a Deus lhe acompanhava, mas, perante as dificuldades, por um tempo, Helena desiste da ideia. Entrega-se, então, aos "passatempos" e "vaidade da vida", como descreve em seu Diário.

Deus não desiste dos que escolhe e, portanto, um dia, estando num baile com sua irmã, uma visão de Cristo Sofredor a questiona: "Até quando hei de ter paciência contigo e até quando tu Me desiludirás?" (Diário, 9). Impactada, sai do baile, vai a uma capela, decide deixar tudo e entrar no convento. Mas não foi tão fácil, precisou bater em várias portas e foi recusada, até ser acolhida no dia 1º de agosto de 1925, na clausura do convento da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, em Varsóvia.

Dentro da Congregação, Helena recebe o nome de Irmã Maria Faustina, em 1926.

O mistério da misericórdia

O Senhor a escolheu para uma missão especial e foi a ela revelando, de um modo extraordinário, a centralidade do mistério da misericórdia divina para o mundo e a história. Depois de atravessar pela "noite escura" das provações físicas, morais e espirituais, a partir de 22 de fevereiro de 1931, na cidade de Łódz, o próprio Senhor Jesus Cristo se manifestou à Irmã Faustina de um modo particular. Ela descreve esta visão:

"Da túnica entreaberta sobre o peito saíam dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. (…) Logo depois, Jesus me disse: Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós" (D. 47).


Como começou o diário de Santa Faustina?

Santa Faustina começou a anotar os encontros de sua alma com Cristo a pedido do seu diretor espiritual Beato Miguel Sopocko e do próprio Jesus, a partir de 1934 até seu falecimento em 1938.

Ela anotava tudo em pequenas fichas e, depois, em cadernos que a madre superiora lhe comprava. Por influência de um pretenso anjo, Santa Faustina termina queimando seu primeiro caderno de anotações e, logo depois, esse "anjo" se revela como o demônio. Por isso, suas anotações no Diário não aparecem em ordem cronológica, pois precisou reescrever o caderno que havia queimado. Recomeçou anotando as lembranças do que já havia acontecido entrelaçando fatos novos de suas vivências espirituais. Em suas anotações, estão registrados o pedido de Jesus para que se pintasse uma Imagem como ela O via e que essa imagem fosse venerada por todos; que houvesse a Festa da Misericórdia; que se rezasse o terço da misericórdia como Ele a havia ensinado; e grandes promessas àqueles que divulgassem a misericórdia divina e praticassem essas formas de viver a misericórdia.

Após o falecimento de Santa Faustina, seus seis cadernos foram reunidos e publicados como um único livro com o nome: "Diário – a misericórdia divina na minha alma". Além dos seis cadernos, o Diário de Santa Faustina apresenta outro manuscrito da Santa, o qual ela nomeou como "Minha preparação para a santa Comunhão". Além das suas superioras, as demais religiosas não sabiam que Irmã Faustina estava escrevendo um Diário espiritual. Elas ficaram sabendo apenas após a sua morte.

Beatificação de Santa Faustina

Para o processo de beatificação de Irmã Faustina, nos anos 70, o Diário precisou passar por uma minuciosa análise teológica feita pelo Padre Różycki. Essa análise durou quase 10 anos e a opinião do padre foi positiva sobre a natureza das revelações de Irmã Faustina. Ele confirmou a veracidade e o caráter sobrenatural das experiências místicas da santa.

Nos seus últimos momentos, quando a tuberculose já lhe havia consumido por inteiro seus pulmões, intestinos e esôfago, sem poder beber uma única gota de água, sentindo dores profundas, nem assim Faustina reclamou. Pela manhã, ela pede a uma irmã enfermeira que cantasse algum cântico piedoso. Mas, por fim, ela mesma cantarolou baixinho: "Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu o que para uma virgem foi preparado no céu". Chegou a pedir por uma injeção para lhe tirar a dor, mas se arrependeu. Optou por fazer mais um sacrifício oferecendo a sua dor a Deus pela salvação das almas. Logo em seguida, anunciou: "Hoje, Jesus vai me levar Consigo".

Naquele dia 5 de outubro de 1938, com apenas 33 anos de vida, às 22h45, Faustina, depois de muito sofrer e sem expressar nenhuma palavra de lamento, abriu levemente os olhos e sorriu. Inclinou a cabeça e partiu com seu amado Jesus, parte em paz para a Pátria Celeste, que tanto almejou ao longo de sua vida.

Em seu caderno anota, "Pressinto bem que minha missão não termina com a minha morte, mas começa com ela", (Diário, 281). Seus escritos, reunidos, publicados e conhecidos em diversas partes do mundo, como o "Diário de Santa Faustina", são o testamento da Misericórdia de Deus para a humanidade. Sua missão de fato não se encerrou com sua morte, mas iniciou com ela. Hoje, temos acesso a essa preciosidade graças à sua fidelidade, confiança, abandono e desejo profundo de fazer a vontade de Deus.

Gabrielle Sanchotene
Missionária da Comunidade Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/voce-conhece-historia-de-santa-faustina/