5 de junho de 2017

Contaminação espiritual: o perigo dos excessos e do relativismo

Existe contaminação espiritual?

Há alguns anos, era muito comum para nós, que fazíamos parte da Renovação Carismática Católica (RCC), ouvirmos as pessoas falando sobre a realidade da "contaminação espiritual". Certamente, houve muitos erros em relação à essa realidade e até mesmo excessos. Para algumas pessoas, tudo girava em torno da possibilidade de "contaminar-se espiritualmente". Assim era com as roupas que vestíamos, com certos alimentos, marcas e empresas com as quais, se tivéssemos contato, "correríamos o risco de sermos contaminados espiritualmente". Também houve excessos sobre conteúdos que víamos na televisão como músicas, objetos e símbolos que usávamos em nosso dia a dia. Tudo precisava ser analisado com muito critério para não nos "contaminarmos".

-Contaminação-espiritual-o-perigo-dos-excessos-e-do-relativismoFoto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Percebi, porém, com o passar do tempo, depois dos excessos cometidos, que as pessoas começaram a assumir uma outra postura em relação a essa realidade de "contaminação espiritual", e entraram num perigoso e arriscado terreno chamado relativismo. Era uma tentativa de apagar os "traumas" do passado deixados pelos excessos. Hoje, percebo que muitas pessoas, especialmente os jovens, estão caindo nesse perigoso relativismo, afirmando que não é necessário tanto rigor com determinadas realidades.

A questão da "contaminação espiritual" existe realmente?

Para entendermos um pouco mais, vamos ao significado do que a palavra "contaminação" significa. A palavra "contaminação" deriva do latim contaminatĭo, e se refere à ação de contaminar. Podemos dizer que faz referência a uma ação nociva de alterar as condições normais de uma coisa por agentes químicos ou físicos, uma forma de corromper, em sua originalidade, determinadas matérias.

Penso que aqui está a chave para a nossa questão, na palavra "corromper"! O que chamamos de contaminação espiritual é, na verdade, todo e qualquer tipo de contato que temos com realidades capazes de corromper a verdade ou a ação de Deus sobre nossa vida.

Utilizamos este termo "contaminação espiritual" somente para figurarmos que algo nocivo pode estar nos influenciando de maneira direta ou indireta. E que esse algo nocivo não provém de Deus nem mesmo faz parte da sã doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

Como saber se alguém pode ou não estar "contaminado espiritualmente?"

Não é tão simples assim discernir se uma pessoa pode ou não estar contaminada espiritualmente, pois como expliquei, vai além de regras impostas ou situações que determine de modo irreversível tal condição, pois é necessário que a pessoa tenha buscado ou tenha tido contato com uma realidade fora de Deus ou da doutrina Católica, a ponto de essa pessoa estar sendo, a partir de então, influenciada ou refém por tal decisão.

Há realidades que se as pessoas buscarem, certamente estarão "abrindo as portas" para uma ação direta do demônio sobre sua vida, trazendo para si algo de nocivo, que poderá corromper a ação e a amizade com Deus, e por isso poderia-se usar o termo "contaminação espiritual."

Exemplo disso é quando buscamos todas e quaisquer realidades voltadas ao Ocultismo, a Magia, a Adivinhação, a Superstição, as seitas e filosofias que ensinam uma doutrina contrária à da Igreja Católica. Estas realidades podem ser muito nocivas, podem nos levar a caminhos longes de Jesus Cristo, e por isso "manchar", "ferir", "contaminar" a nossa relação com Deus.

Consequências da contaminação

Se uma pessoa tem contato direto com essas realidades, a probabilidade de corromper-se é grande, mas ainda assim não podemos afirmar que estão "contaminadas espiritualmente", a não ser que já estejam colhendo as consequências dolorosas desta busca, como por exemplo, há pessoas que, depois que tiveram contato com essas realidades, começaram a ouvir vozes, verem vultos, terem pesadelos, dores crônicas, não conseguem mais rezar et).

Isso é um sinal de algo espiritual, maligno, que pode tê-las atingido. Ou ainda depois do contato com estas realidades deixaram de ir a Santa Missa, rejeitam os ensinamentos da Igreja, não se confessam, acham que não precisam mais da Igreja e etc… Isso tudo são sinais que podem indicar que algo foi corrompido, contaminado dentro da pessoa por uma força maior que ela mesma.


Extremos e relativismo

Os jovens têm buscado, cada vez mais, essas realidades voltadas ao ocultismo e à adivinhação, caindo num perigoso relativismo quando afirmam que buscam essas coisas somente para fazer o bem, que não tem a intenção de procurar o Mal, por isso buscar estas realidades não traria perigo! Na verdade ,correm um grande risco de se depararem com realidades diabólicas, sem ao menos saber do que se trata.

O que precisa ficar bem claro para nós e cair por terra são os extremos que algumas pessoas afirmavam. Elas nos trariam com uma contaminação espiritual, por exemplo, passássemos em frente a um terreiro que mexe com ocultismo, se passássemos ao lado de um despacho na rua, se comecemos em casas de pessoas de outras religiões, ou tívessemos contatos fisicos com elas, e outros tipos de extremismos sem lógica!

Onde Deus não se encontra

Uma outra realidade que geralmente sempre perguntam é sobre a leitura de livros, músicas e filmes, se podem ou não trazer o perigo de uma "contaminação espiritual"… Minha resposta e experiência podem afirmar o mesmo que disse acima: Se o que você vai ler, ouvir ou assistir, irá corromper a ação de Deus em você de maneira direta ou indireta, ou se vai levar você a um terreno de doutrinas contrários à nossa, muito cuidado, pois o Demônio pode usar de toda a sua astúcia para cumprir o seu papel de quem veio para roubar, matar e destruir… E ele nunca vai deixar transparecer as pessoas a maldade que estará por detrás daquilo que ele oferecer, ele sempre age sutilmente, mas objetivamente…

Podemos dizer que de certa forma existe sim a realidade do que chamamos de "contaminação espiritual", mas que usamos a mesma como uma figura de linguagem, que expressa o perigo que corremos espiritualmente, quando buscamos realidades onde Deus não se encontra!

Clique aqui e faça uma Oração de Renúncia

Danilo Gesualdo, missionário da Comunidade Canção Nova


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-e-libertacao/contaminacao-espiritual/

1 de junho de 2017

Dicas de como lidar com pessoas difíceis no trabalho

O sonho de ter o melhor emprego do mundo acaba, muitas vezes, quando nos deparamos com pessoas difíceis

Quem dera nosso local de trabalho fosse um ambiente formado por pessoas que aceitassem nossas opiniões, andassem sempre bem humoradas, com vontade de produzir! Pessoas que fossem flexíveis e ponderadas em suas atitudes, sem reclamações e dentro da mais perfeita harmonia. Quem dera não existir pessoas difíceis!


Dicas para lidar com pessoas difíceis no trabalhoFoto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Vez ou outra, deparamo-nos com aquele colega orgulhoso, o "sabe-tudo", o interesseiro; tem também o bajulador, o que empurra serviço para o outro, o invejoso, o ciumento, o explosivo… Enfim, pessoas difíceis que julgamos ser realmente complicadas de lidar e que, diariamente, criam conflitos com os demais.

Como resolver o conflito

Quando um problema desse tipo é diagnosticado, o jeito mais comum de agirmos é ignorando, acreditando ser uma situação passageira, que logo terá fim. Com o passar do tempo, pouca mudança é percebida e a solução correta do fato fica de lado.

Fingir que nada está acontecendo e continuar sofrendo as consequências sem nenhuma atitude só contribui para crescer aquele "monstro" dentro de nós. Vamos fazer o quê? Arrumar mais confusão? Isso é problema nosso?

O bom senso é a chave para entrar num caminho delicado e renovador. Resolver problemas não é tarefa agradável, por isso tantas pessoas se esquivam deles. Desejamos que os outros já cheguem até nós prontos, sem defeitos nem ajustes. Culpamos a todos e nunca paramos para pensar sobre nossas próprias atitudes. Temos de nos livrar de certos preconceitos e tentar entender os que estão ao nosso redor para os auxiliar. A melhora pode partir de quem está incomodado e não de quem incomoda.

Respeito e ponderação

O individualista não percebe que está centralizando as tarefas nele, impedindo o trabalho em equipe. O explosivo grita, responde de modo ríspido às ordens, sem compreender o quanto está causando mal aos que estão a sua volta. Mostrar-lhes que atitudes como essas não colaboram para um ambiente sadio de trabalho é de extrema necessidade. Não cabe somente ao líder tomar essa iniciativa. Se você faz parte desse grupo e se sente prejudicado, fale. Com respeito e ponderação, uma boa conversa é libertadora.

Fuja da armadilha do "toma lá, dá cá", de ficar buscando formas de "dar o troco" a quem tira sua paciência. Concentre sua atenção em observar seus colegas, tentando buscar formas de evoluí-los. Evite responder às provocações, estimular fofocas e comentários na ausência do outro, respire fundo e só depois fale.

A oração da serenidade nos ensina:
"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

29 de maio de 2017

A palavra de profecia é um dom do Espírito Santo

Por meio da palavra de profecia, o próprio Deus nos fala, às vezes, consolando-nos; outras vezes, exortando-nos ou repreendendo-nos

A palavra de profecia é um dom do Espírito Santo pelo qual, por meio de uma pessoa que fala, Deus exerce o seu poder. O Senhor mesmo põe a Sua Palavra cheia de sabedoria, de força e vida na boca de Seus profetas. Deus manda dizer, o profeta fala e a Palavra, por uma força do alto, realiza o que foi anunciado.


Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A palavra que sai da boca de Deus arranca e demole, arruína e destrói, mas faz isso sempre para edificar, construir e plantar algo novo e melhor. Depois da palavra de profecia, sempre brota a esperança de uma vida nova, pois assim o próprio Senhor declara: "Vou fazer reentrar em vós o sopro da vida para vos fazer reviver" (Ez 37,5).

Deus cura os enfermos

Ainda hoje, quando se fala do carisma de profecia, é fácil perceber que muitas pessoas não o conhecem. E quando o conhecem, têm muitas dúvidas a seu respeito. Não sabem do que se trata exatamente e chegam a confundir profecia com predições do futuro.

Entre os primeiros cristãos, porém, isso era bem diferente. Apesar de saberem que a sua profecia era limitada e imperfeita (cf. I Cor 13,9), eles conheciam muito bem esse carisma e tinham a certeza de que era inspirado por Deus. Podemos dizer que conheciam. porque eles possuíam, viviam, experimentavam e aplicavam esse dom em todos os dias da vida deles. Eram homens e mulheres simples, mas cheios de uma grande intimidade com Deus.

Sua experiência carismática era tão intensa, que São Paulo precisou intervir para ensiná-los a aproveitar melhor as graças tão abundantes que Deus derramava sobre eles.

Não lhes falta dom algum

Suas reuniões de oração eram famosas, pois eram alegres, animadas e cheias de vida. No entanto, se falarmos da nossa comunidade, das nossas reuniões de oração, o que podemos dizer sobre o dom da profecia? São Paulo, diante daqueles homens e mulheres de Corinto, inflamados pelo Espírito, chegou a dizer:  "..não lhes falta dom algum". Eram tantos os que possuíam esse carisma, que Paulo determinou: "Quanto aos profetas, falem dois ou três, e os outros julguem" (I Cor 14,29).

Nas comunidades de hoje, contudo, as pessoas pouco conhecem esse dom. E, às vezes, aqueles que o conhecem na teoria não têm coragem de colocá-lo em prática, por vergonha ou medo.

Alguns não o fazem, porque se acham indignos, e, por essa razão, o grupo de oração, a paróquia, a Igreja ficam privados de um carisma vigoroso, que enraíza, edifica e firma a comunidade em Deus.


Como  saber que Deus está nos dando uma palavra de profecia

O Espírito Santo gosta de derramar o carisma da palavra de profecia quando as pessoas estão reunidas em oração. E como isso se dá? Normalmente, depois de um fecundo momento de louvor, um silêncio de adoração cai sobre todos os que estão reunidos.

Em dado momento, uma dentre as pessoas se sente impulsionada pelo Espírito Santo a dizer alguma coisa da parte de Deus (cf. II Pd 1,21). Sente um movimento e uma unção diferente em seus pensamentos e sentimentos.

Percebe-se como que inundada em suas palavras por um vigor e uma convicção que superam sua capacidade.

A pessoa reconhece que se trata de uma inspiração, um toque de Deus. Compreende isso por meio de um sentimento intenso que a envolve e de uma coragem extraordinária, cheia de certeza, que reconhece não serem originadas dela mesma.

Então, quando abre a boca para proclamar a mensagem que Deus lhe dá, sua palavra se torna mais firme, cortante e eficaz. Experimenta ainda um lampejo do vigor e do assombro que todos sentiam quando Jesus falava. E não se trata de uma coisa programada, pois quem profetiza não formula em seus pensamentos o que dirá, as palavras simplesmente vêem a seus lábios. Transmite a mensagem em primeira pessoa, com segurança e firmeza, sem qualquer sinal de medo ou dúvida (lembrando que o "eu" aqui não é o da pessoa que fala, mas o do próprio Deus).

A profecia chega aos poucos

Encontrei uma pessoa que, há muitos anos, exerce o dom de profetizar e lhe perguntei: "Como a profecia chega ao seu coração?". "Chega aos poucos", respondeu-me. "A frase não vem pronta. As palavras surgem por inspiração uma após a outra.

Às vezes, Deus me dá uma ou duas palavras e, só depois que eu as falo, é que aparecem as outras.

No momento em que começo a dizer a profecia, não tenho a menor ideia do rumo que a mensagem tomará, mas é emocionante ver como Deus revela e renova as coisas por meio desse dom".

O mais interessante é que pessoas muito simples e tímidas, que jamais ousariam falar em público, também profetizam. Levantam a voz com autoridade e dizem coisas verdadeiramente audaciosas.

Alguns contam que nem mesmo eles sabem de onde vem a coragem para tanto, ou melhor, sabem que veio de Deus.

O Espírito Santo abrasa os sentimentos e o desejo de profetizar

Quando a pessoa profetiza, ela não muda de voz, mas sofre influência no seu jeito de falar. O Espírito Santo não abrasa apenas as palavras, mas também os sentimentos e os desejos do profeta. Por exemplo, se ele fala de salvação, experimenta uma alegria inabalável, fala com tanta ternura, que os seus olhos se enchem de lágrimas, sente-se como se Deus mesmo tivesse feito dele o seu porta-voz para o mundo inteiro: "Farei de ti o servo que está a meu serviço e serás como a minha boca" (cf. Jr 15,19).

Percebe-se inflamado de um zelo tão grande pela salvação das almas, que, de bom grado, enfrentaria o inferno inteiro para que ninguém se perdesse. Se fala do consolo de Deus, sente no coração uma profunda compaixão, e é tomado de grande amor pela pessoa que sofre, de maneira que até mesmo desejaria estar em seu lugar para aliviá-la de suas dores.

(Artigo extraído do livro: "O dom de profecia")

 

26 de maio de 2017

Qual sentido estamos dando a cada área da nossa vida?

A chave para o sentido é a abertura do homem, que consiste em se voltar para a vida

O valor do homem está naquilo que ele é, não naquilo que faz ou tem. Na essência do seu ser, ele herdou do seu Senhor inteligência, liberdade, vontade, sensibilidade e consciência. "Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo, mas a ela deve obedecer" (Gaudium et Spes, n.16).

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz: "Uma consciência bem formada é reta e verídica. Formula seus julgamentos seguindo a razão, de acordo com o bem verdadeiro querido pela sabedoria do Criador. A educação da consciência é indispensável aos seres humanos submetidos às influências negativas e tentados pelo pecado a preferirem o próprio juízo e a recusar os ensinamentos autorizados". A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida, "garante a liberdade e gera a paz do coração" (CIC 1783).

Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Não há dúvida de que a liberdade é um dos mais belos dons que Deus nos concedeu. Quando nos criou, o Senhor nos amou tanto, que nos deixou livres para acolhê-Lo ou recusá-Lo. A liberdade caminha de mãos dadas com a responsabilidade; sem esta, o que era liberdade passa a ser escravidão. "O progresso na virtude, o conhecimento do bem e a ascese aumentam o domínio da vontade sobre seus atos" (CIC 1734). "O exercício da liberdade não implica o direito de dizer e fazer tudo. É falso pretender que o homem, sujeito da liberdade, baste a si mesmo, tendo por fim a satisfação de seu próprio interesse no gozo dos bens terrenos" (CIC 1740).

O homem recebeu de Deus o poder de decisão (cf. Eclo 15,14), mas também recebeu a graça para que possa se decidir pelo bem e buscar a sua essência, que é o amor. A liberdade não é dos escravos, mas dos filhos. "Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres" (Jo 8,35). Sedento de liberdade, precisa o homem moderno compreender que a verdadeira liberdade encontra-se somente em Cristo. Tanto mais livre é o homem, mais ele é capaz de escolher e fazer o bem.


"O homem procura sempre um significado para sua vida, está sempre se movendo em busca de um sentido de seu viver" (Victor Frankl). O sentido não pode ser dado. Os pais não podem prescrever ao filho o que é sentido, nem o chefe ao seu empregado, nem o médico ao paciente. O sentido, pois, como resposta à pergunta "para quê?" ultrapassa os limites estreitos em direção a uma conexão (próxima) maior, a partir da qual ele [sentido] possa ser entendido. Para a compreensão do sentido é importante somente a compreensão de nós mesmos. (Quem sou eu?).

A chave para o sentido

O sentido para todos os tempos, este é impossível de aprendermos. O sentido para a nossa vida, este nós não possuímos. O que se entende por sentido é sempre uma possibilidade a ser apreendida e realizada de modo concreto, que possui o sentido concreto. Ele sempre vai ao nosso encontro sob a forma de situações de vida concretas.

A chave para o sentido é a abertura do homem, que consiste em se voltar para a vida. A primeira coisa a ser abordada é a visão ontológica do homem. O que é o homem? Pessoa, filho de Deus, esposo, pai/mãe, profissional. Essa escala de valores, muitas vezes, está desestruturada ou desregulada.


Para que nos encontremos com Deus, precisamos nos encontrar no pessoal. Encontremos a maneira com que nos colocamos como colaboradores de Deus na missão de diretamente cuidar de alguém no amor, esse amor que gera em cada pessoa uma terceira. Para que possamos construir uma sociedade melhor, busquemos ter uma missão-profissão.

Qual sentido estamos dando a cada área da nossa vida? O que pesa mais hoje? Como podemos colocar cada coisa no seu devido lugar? Queremos ajuda? Temos coragem de pedir?

24 de maio de 2017

Os desafios enfrentados pelos cristãos no dia a dia

Os cristãos e seus desafios

O cristianismo se difundiu a partir da experiência da primeira Comunidade de Jerusalém, conduzida pelo Espírito Santo, tendo à frente o grupo dos Apóstolos, sendo Simão Pedro sinal de unidade. A partir daí, as perseguições contribuíram para a positiva dispersão dos primeiros cristãos, fazendo com que a Semente da Boa Nova se espalhasse por toda parte (Cf. At 8,5-8.14-17).

Fundamental foi a participação de São Paulo, a grande figura de convertido, cuja pregação, testemunho e viagens alargaram as fronteiras do Evangelho, já nos primeiros decênios. Não foram pequenas as dificuldades encontradas pelos cristãos de todas as gerações.

-Os-desafios-enfrentados-pelos-cristãos-no-dia-a-dia-Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

No entanto, desde o início, o Espírito Santo prometido e enviado por Jesus (Cf. Jo 14,15-21) consolida a fé em Jesus Cristo, fortalece para o martírio, ilumina as mentes para o testemunho coerente do Evangelho.

Como os cristãos de ontem e hoje se colocam diante dos desafios que se apresentam?

Podemos começar dentro de casa, em nosso coração e no âmbito de nossos limites pessoais. Há que contar com o fato de sermos pecadores, limitados em nossa vontade, pusilânimes nas decisões. Deus, que não se cansa de perdoar, sabe quem somos e como somos, e está sempre pronto a manifestar sua misericórdia e seu perdão. Ninguém se desespere das próprias fraquezas. A sabedoria popular dizer que "perdão foi feito prá gente pedir". Contar com as fraquezas dos outros e as nossas, não imaginar que em qualquer lugar do mundo encontraremos um grupo de perfeitos e impecáveis!

Do outro lado, a coragem para recomeçar do zero se for necessário. E, uns com os outros, ter a coragem para dizer: "quando você falhar, saiba que antes de julgar ou condenar, encontrará em mim disposição para empreender e perdoar, assim como a ajuda necessária para se erguer dos próprios fracassos".

Para tanto, ter clareza dos valores em que acreditamos, não perder de vista os grandes ideais que norteiam os nossos passos, ser radicais na busca da verdade e do bem, o que significa superar todo tipo de acomodamento.

Ninguém se renda diante do mal circunstante, mas lute bravamente para superá-lo. Quem nivela a própria vida pelo rodapé da existência e se acomoda com os pequenos ou grandes defeitos bloqueia a ação da graça de Deus que pode e quer vir ao encontro da pessoa fragilizada.

Olhe ao seu redor

Com certeza o mar dos contravalores existentes e propagandeados lhe causa uma forte impressão. E que dizer da repisada corrupção que se espalha e contagia pequenos e grandes? Em torno a nós floresce um relaxamento geral das consciências, a prática dos escambos mais escandalosos, a propaganda do pecado, a da impureza e da injustiça. É hora da rendição diante do inimigo? Absolutamente, não! Cristão que se preze luta até derramar, se for preciso, o seu sangue, pela verdade, a justiça e o amor.

Faz-se necessário ter a coragem de nadar contra a correnteza, plantando valores diferentes, acreditando no bem que podem fazer os considerados pequenos na luta pela vida, apoiar as iniciativas de solidariedade, comunhão e participação. Acredito muito mais nas pessoas que arregaçam as mangas e começam a fazer diferente do que as e rumorosas manifestações públicas, nas quais o ódio e a revolta podem se impor.

O cristão tem que abrir os olhos para o horizonte. Até a volta do Senhor, cabe a nós a visibilidade da ação de Deus a favor de seu povo. Só que não estamos sozinhos, pois Jesus prometeu e enviou o Espírito Santo, o amor do Pai e do Filho.


Um roteiro de coragem e ousadia pode ser assim resumido:

– Amar a Jesus é guardar os seus mandamentos. Não falatório, mas vida concreta, de fidelidade ao Senhor.

– Acolher o Espírito Santo Consolador, o Paráclito, o Defensor, que permanece sempre em nós. Ele nos concede a audácia dos mártires, a força dos profetas e confessores da fé, a simplicidade das virgens. São forças que desmontam os poderes do maligno!

– Buscar os caminhos de diálogo e de escuta com quem pensa diferente de nós. Para isso, valorizar o bem que o Espírito Santo já plantou no coração das pessoas, mesmo onde nosso fraco julgamento julga impossível. Não imaginar que exista um mundo ou um pedaço de mundo em que todos pensam como nós.

– Nunca alimentar um espírito de orfandade e tristeza. Cristão olha para frente, aponta para o alto, sabe que a vitória final pertence a Deus.

– Enfim, a sábia recomendação de São Pedro: "Quem é que vos fará mal, se vos esforçais por fazer o bem? Mais que isso, se tiverdes que sofrer por causa da justiça, felizes de vós! Não tenhais medo de suas intimidações, nem vos deixeis perturbar. Antes, declarai santo, em vossos corações, o Senhor Jesus Cristo e estai sempre prontos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que a pedir. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência. Então, se em alguma coisa fordes difamados, ficarão com vergonha aqueles que ultrajam o vosso bom procedimento em Cristo. Pois será melhor sofrer praticando o bem, se tal for a vontade de Deus, do que praticando o mal. De fato, também Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na existência humana, mas recebeu nova vida no Espírito" (1Pd 3, 15-18).


Dom Alberto Taveira Corrêa

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém – PA.


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/os-desafios-enfrentados-pelos-cristaos-no-dia-dia/

22 de maio de 2017

Perdoar é tomar a decisão de começar uma vida nova

Ao machucar uma pessoa, você se torna inferior a ela; ao se vingar, você se iguala. Só é superior quem aprende a perdoar

O perdão é uma decisão pessoal que beneficia, em primeiro lugar, quem toma a iniciativa. O perdão é muito mais para mim do que para a pessoa que me ofendeu. Por isso, a decisão de perdoar depende mais de mim do que dos outros.

Perdoar é recuperar o poder sobre si mesmo. A mágoa me coloca na mão do outro; o perdão me devolve a autonomia sobre minha própria história.

Perdoar é tomar a decisão de começar uma vida novaFoto:  Arquivo CN/cancaonova.com

Perdoar é assumir o presente, é viver e mergulhar nele. Perdoar é não sofrer por aquilo que não posso mudar ou resolver. Não podemos mudar o passado. Nunca!

Começar uma vida nova

Perdoar é concentrar suas atenções sobre as coisas boas da vida. "Se algo ou alguém estragou o meu passado, não permitirei que estrague também o meu futuro." Perdoar é começar a valorizar as bênçãos de Deus, as coisas boas. É sair do vício de ver sempre as mesmas coisas do mesmo jeito.


Perdoar é tomar a decisão de começar uma vida nova. O que fazer para sofrer menos? Isso exige buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus. É decidir-se pela primazia do Reino, e não do encardido. É optar pelo bem, divulgá-lo. É aprender a sintonizar-se no bem.

Um olhar de esperança

"Abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam" (Lc 6,28). "Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo, sereis os filhos de vosso Pai do Céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos" (Mt 5,44-45). Você não pode mudar um acontecimento do passado, mas pode mudar a maneira de falar sobre ele. Com Jesus é possível achar um ponto de vista mais positivo e esperançoso.

Recorde seus grandes objetivos de vida. A mágoa distorce os objetivos. Esquecemos as grandes e permanentes verdades e nos guiamos por momentos. Qual é mesmo a minha grande meta? Vocação!

Escolher pelo amor

A vida sempre segue adiante, ela não pára. Devemos aprender a concentrar nossas atenções sobre as coisas boas da vida. Se já estragou o passado, não permita que estraguem o presente nem o futuro. Não devemos sofrer por aquilo que não podemos mudar. Não podemos mudar o passado.

Ao machucar uma pessoa, você se torna inferior a ela; ao se vingar, você se iguala. Só é superior quem aprende a perdoar. A mágoa foi o jeito que o encardido encontrou para permanecer conosco todos os dias, até o fim dos tempos.

Autor: Padre Léo, scj. (Extraído do livro "Gotas de cura interior").


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/cura-interior/perdoar-e-tomar-a-decisao/ 

19 de maio de 2017

Entenda a corrupção com base nas palavras do Papa Francisco

Corrupção não é pecado

Corrupção é consequência da repetição de pecados, o que limita a capacidade de amar. Nas rodas de conversa, é só puxar o assunto que o papo rende. Em tempos de Lava-Jato, operação da Polícia Federal – que já completa três anos –, tornou-se habitual associar corrupção às estruturas políticas. Porém, o objetivo deste texto é ampliar a visão desse tema que, infelizmente, atinge todas as áreas. Inclusive, há corrupção dentro de nós, em nossa casa, comunidade e igreja.

Entenda-a-corrupção-com-base-nas-palavras-do-Papa-Francisco-Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Em 2005, o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco, escreveu um livro intitulado 'Corrupção e Pecado', o qual nos ajuda nessa reflexão tão importante e atual. Embora seja um ato intrinsecamente ligado ao pecado, distingue-se dele em algumas coisas. Pecado reiterativo conduz à corrupção. Não é a repetição de pecados que provocam um corrupto, mas os hábitos de má qualidade que vão deteriorando e limitando a capacidade de amar. O coração vai se encolhendo, perdendo os horizontes, e o egoísmo passa a ser sua maior referência.

Processo de morte

Ações corruptas levam pessoas e instituições a um processo de decomposição. Perde-se a capacidade de ser, crescer e servir. É um verdadeiro processo de morte. A vida morre, fica a corrupção. É como uma folhagem que se desenvolve, alimentada pelo húmus da fraqueza humana e da cumplicidade.

Pecadores sim, corruptos não!

Geralmente, relacionamos corrupção ao pecado, mas não é bem assim. "Situação de pecado e estado de corrupção são duas realidades diferentes, embora intimamente entrelaçadas", explica Bergoglio. Isso não significa que a corrupção faça parte da vida normal da sociedade. Tais atos devem ser denunciados e combatidos. Pecado se perdoa. Corrupção não pode ser perdoada. Diante do Deus que não se cansa de perdoar, a autossuficiência do corrupto vira um bloqueio, que o impede de pedir perdão.

Deus aceita o pecador

"Pecador sim!" Como é lindo reconhecer-se pecador e poder sentir a misericórdia do Pai das Misericórdias, que nos acolhe a todo momento! Mas como é difícil para um coração corrupto deixar-se alcançar pelo vigor profético do Evangelho!

"Quem não rouba é trouxa", diz o 'cara de vaso'". A autossuficiência é um escudo que isola e não permite questionamentos. Defende que "quem não rouba é trouxa". Francisco afirma que "o corrupto construiu uma autoestima baseada justamente nesse tipo de atitudes enganosas, caminha pela vida pelos atalhos do vantajoso a preço de sua própria dignidade e a dos outros". E o pior, esconde-se em uma cara de inocente.

Sintomas da corrupção

O corrupto adquiriu características de verme: tem medo da luz, vive nas trevas, debaixo da terra. Diante de críticas, enfurece-se, desqualifica pessoas ou instituições que o criticam. Procura aniquilar toda autoridade moral que o possa questionar. Usa de todo tipo de argumento para se justificar. Desvaloriza os outros e insulta quem pensa diferente dele. De maneira inconsciente, persegue-se, projetando-se nos outros, tornando-se perseguidor. Assim como quem tem mal hálito, o corrupto não percebe sua corrupção. Os outros que o sentem é que têm de lhe dizer.

A corrupção tem cheiro de podre. "Quando alguma coisa começa a cheirar mal, é porque existe um coração preso sob pressão entre sua própria autossuficiência imanente e a incapacidade real de bastar a si mesmo; há um coração podre por conta da excessiva adesão a um tesouro que o aprisionou", afirma.


No Evangelho, o corrupto faz armadilhas para Jesus (cf. Jo 8, 1-11; Mt 22, 15-22; Lc 20, 1-8), cria intrigas para tirá-lo do caminho (Jo 11, 45-57; Mt 12, 14), suborna quem tem capacidade de trair (Mt 26, 14-16).

Consequências

A corrupção tende a asfixiar a força da Palavra de Deus. Pode levar ao desmoronamento pessoal ou social.

O remédio

O remédio para essa doença é o Evangelho. A verdade de Cristo é a força para sacudir a alma, ensinar a discernir os estados de corrupção que nos circundam com ameaças e seduções. Por isso, é preciso declarar com força e temor: "pecador sim, corrupto não".

O estado de corrupção não pode ser aceito como mais um pecado. Corrupção é consequência de um coração corrupto. "O coração não é uma última instância do homem, fechada em si mesma", esclarece o Papa. Ele orienta ainda que o coração humano é coração na medida em que é capaz de amar ou negar o amor (odiar).

Onde está o teu tesouro?

"Porque onde está teu tesouro, lá também estará o teu coração" (Mt 6,21). Francisco indica conhecer o tesouro que está no coração, portanto, a referência para a sua vida. O tesouro que está no coração liberta e plenifica, destrói e escraviza; neste último caso, o tesouro que o corrompe. Como o corrupto vive anestesiado, Deus o salva por meio de provações que lhe cabe viver como doenças, perdas de fortuna e de entes queridos. Essas quebras da estrutura corrupta permitem a entrada da graça e a cura.