23 de outubro de 2015

Pílula do dia seguinte: Quais são as consequências?

Quais consequências isto traz para a mulher, sobretudo para as jovens?

"Ela equivale a uma bomba hormonal para a mulher, com todos os efeitos agressivos e riscos. Altera o processo de ovulação, podendo provocar esterilidade para toda a vida.

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Pode causar severos danos à saúde: sangramentos, dores de cabeça e náuseas. Seu uso freqüente pode provocar: danos no fígado, tapar as artérias e provocar infarto, embolias no cérebro ou no pulmão e hemorragias cerebrais, complicar as alterações provocadas pelo tabagismo, aumentar os riscos do colesterol elevado podendo produzir danos no pâncreas, pode produzir cegueira por trombose da artéria da retina, piorar o diabetes. Aumentar o risco de desenvolver câncer de colo do útero e de mama além de depressão", garante o Bispo.

Já houve vários casos de mortes de jovens causadas pelo uso dessas pílulas. Por exemplo, o jornal O Globo publicou em sua edição de 11/01/01, p.30: que uma menina de 15 anos, Caroline, filha de Jenny Bacon, morreu em Londres, após tomar a pílula do dia seguinte, o que revoltou os pais das alunas na escola onde a pílula é distribuída até para meninas com apenas onze anos.

O Dr. Jerome Lejeune, francês, um dos maiores geneticistas do século XX, já avisava na década de 90 que a pílula do dia seguinte "é uma bomba para o organismo da mulher".

O Dr. Helio Begliomine membro de diversas sociedades nacionais e internacionais, denuncia ao público a pílula do dia seguinte pelos efeitos contrários à saúde e à vida humana que ela acarreta. E denuncia que há interesses econômicos de grandes firmas que estimulam a sua difusão camuflando as conseqüências negativas que ela possa ter para a mulher e para a sociedade em geral. (Revista PR n.468 – 2001)

Segundo os estudos científicos de D. Rodrigo Aguiar, no caso da pílula do dia seguinte, está comprovado que pode ter três efeitos: "Primeiro: impedir ou atrasar a ovulação. Segundo: Ainda que tenha tido a ovulação, impedir que se dê a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Terceiro: Ainda que tenha havido a fecundação, impedir que o óvulo fecundado se anide ou implante no útero. Este efeito anti-implantatório do óvulo fecundado está fundamentado não só pelo fabricante da pílula, mas também por extensa bibliografia médica."

A Igreja não tem dúvida de que a pílula do dia seguinte é abortiva; por isso denuncia isto. Estamos falando de um efeito abortivo, pois, segundo a genética, a vida humana inicia desde o momento da fecundação do óvulo pelo espermatozóide. O óvulo fecundado tem já seu mapa genômico próprio e individual, diferente do mapa genômico do pai e da mãe. Se se impede que este óvulo fecundado possa se implantar no útero (nidação), estamos falando de um aborto, ou seja, de um assassinato, e do ser humano mais indefeso.

Afirma o citado Bispo que "os que promovem a pílula do dia seguinte manipulam a linguagem científica: falam de concepção até que se implante o óvulo no útero. Enquanto não se implanta o óvulo fecundado, chamam-no de pré-embrião; já implantado, chamam-no de embrião." Para a Igreja não existe pré-embrião, mas apenas embrião, já portador de uma alma imortal desde o primeiro momento da sua concepção, mesmo antes de sua nidação no útero da mãe.

A distribuição da pílula anticonceptiva normal e agora a de emergência, provoca cada vez mais a promiscuidade, acentuando uma sexualidade onde o primordial, onde o único motivo é buscar o prazer. Nesta visão hedonista do sexo, o filho torna-se um intruso, um estorvo que se deve descartar. E a mulher é reduzida a um objeto de prazer.
É lamentável que nossas autoridades não vejam isto!

A solução não é distribuir pílulas às jovens, mas reorientar o autêntico sentido da sexualidade, que é expressão do ser humano em sua totalidade. O ato sexual não é só para o prazer, mas o prazer deve acompanhar intenções mais nobres, como a unidade do casal e a comunhão do homem e da mulher, assim como a transmissão da vida. O ato sexual não pode ser apenas um ato de prazer, como para os animais; isto animaliza o homem e a mulher. Ele não é um fim último, mas um meio para a unidade do casal e a procriação. O amor que nutre o matrimônio está chamado a ser fecundo, aberto a outras vidas humanas, no sentido de paternidade responsável.

Pior mesmo do que a gravidez, é a liberação dos atos sexuais fora do matrimônio, que essas medidas geram. Nosso desafio é educar as crianças, os adolescentes e jovens a viver sua sexualidade de uma maneira responsável e plena, e não ficar distribuindo pílulas, camisinhas e laqueaduras. Não estamos lidando com animais.

O Catecismo da Igreja ensina que:

§2270 – "A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.

"Antes mesmo de te formares no ventre materno eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei" (Jr 1,5). "Meus ossos não foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda" (Sl 139,15).

A sociedade católica precisa reagir a esses absurdos, antes que a nossa civilização volte aos tempos da barbárie dos séculos V.


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos", na Rádio apresenta o programa "No Coração da Igreja". Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/bioetica/defesa-da-vida/pilula-do-dia-seguinte-quais-sao-as-consequencias/

21 de outubro de 2015

O câncer foi um marco em minha vida

O   câncer foi um marco em minha vida, testemunha Heloísa

"Deus é mais íntimo a nós que nós mesmos" (Santo Agostinho). No ano de 2002, começou minha história com o tratamento de câncer. A princípio, fui surpreendida com um nódulo no pescoço, mas não me dei conta da gravidade do problema, até que ele começou a aumentar. Ao procurar ajuda, descobri que esse pequeno nódulo já havia se transformado em metástase e sua origem estava no meu mediastino (centro do tórax); um tumor de 15 cm. No meu caso, um tipo de tumor maligno, chamado linfoma, localizado na cavidade externa entre o pulmão e o coração, migrando para o pescoço e o ombro. Diante desse diagnóstico, segui diretamente para o tratamento quimioterápico, que somaram 16 sessões ao todo. Foram dois anos de tratamento, sendo os nove primeiros meses mais difíceis: nove meses de quimioterapia, radioterapia, toracotomia, sofrimento e cura interior; um marco em minha vida.

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Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Transformar desespero em esperança

Quando recebemos a notícia de uma enfermidade grave, logo nos vem um sentimento de tristeza. No entanto, tudo aconteceu diferente dentro de mim, pois consegui transformar o desespero em esperança. O primeiro pensamento foi de que minha vida iria mudar, fui tomada por uma força de luta e uma certeza de que Deus tudo pode e Ele podia me curar.

Em minha oração, Ele me respondia que eu não morreria, mas não me pouparia dos sofrimentos. Em resposta àquilo que o Senhor me oferecia, optei pela fé e recebi o dom da alegria e a graça do bom humor. Tomei a decisão de aceitar o câncer e amá-lo, por isso dizia: "Ele não é de Deus, vou amá-lo tanto, que ele não aguentará e irá embora".

Convidei o Senhor para lutar comigo

Nessa caminhada de fé, convidei o Senhor para lutar comigo. O que me sustentava era o amor das pessoas e também "o ser paciente na enfermidade"; eu vivia a graça de esperar o tempo de Deus e o bem que Ele tiraria disso tudo. Assim, pude viver uma linda experiência de abandono em Deus. Durante essa jornada de cura, muitos sentimentos eu tinha de enfrentar e viver, como o abandono, a sensação de impotência e o mal-estar.

As sessões de quimioterapia me deprimiam psicológica e espiritualmente, sentia-me abandonada não por falta de companhia, mas porque ninguém neste mundo podia tocar naquilo que eu sentia, somente Deus. Por isso eu tinha de me agarrar a Ele. Nos momentos mais dolorosos, eu só conseguia repetir o nome de Jesus.

Disciplinei-me, então, no processo do tratamento, com paciência e serenidade, pois tinha a certeza de que o médico era para mim a boca de Deus, e ele traria a cura para minha vida.

O maior milagre não foi a cura do câncer

Acredito que o maior milagre que recebi nesse processo não foi a cura do câncer, mas sim a cura do meu coração. O câncer me tirou muitas coisas. Precisei não ter nada; a única coisa que possuía era Deus, e estar abandonada n'Ele. Foi para mim uma grande experiência de intimidade. Morrendo, a cada dia, nas sessões de quimioterapia, eu ficava fraca e frágil, mas, mesmo assim, louvava ao Senhor e via minha vida passar como um filme. Então, eu perdoava e pedia ao Senhor que curasse também o coração daqueles que um dia eu feri.

Temos dificuldades em lidar com a dor, mas recebi uma graça especial: diante do sofrimento, eu sorria. Isso é algo que somente pode ser vivido na graça, não existe explicação. Eu possuía força, coragem para encarar tudo com naturalidade, mas a confiança e a fé que realizava isso em mim era Deus e mais nada.

História de Jó, minha história

Finalizo fazendo uma analogia da minha vida com a história de Jó. Após saber que todos os seus bens lhe foram tirados, inclusive seus filhos, para piorar a situação recebeu uma enfermidade. Porém, mesmo com todo o sofrimento passado, descrito nos primeiros capítulos, Jó pronuncia: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor me deu, o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor." (Jó 1,21) "Se recebemos o bem de Deus, porque não iríamos receber também o mal." (Jó 2,10)

Somente alguém que tenha intimidade com o outro pode bendizê-lo. Jó sabia que tudo o que estava acontecendo tinha uma razão, pois seu Amigo íntimo – Deus – jamais o decepcionaria; eu também seguia nessa confiança.

O grau de sua intimidade com o Senhor determina até onde sua luta pode ir, porque Ele conhece cada coração. Assim, não termino a minha história, porque Deus me deu a chance de continuá-la. O câncer foi para mim a resposta do amor de Deus em minha vida e a certeza de que fui feita para Ele.

Morrer para ressuscitar uma mulher curada

O tratamento foi uma gestação de nove meses. Em cada quimioterapia, eu morria para ressuscitar uma mulher curada. Deus não quis o câncer, mas o permitiu com o propósito de curar o meu coração e tornar-me íntima d'Ele. Em minha história, como na de Jó, que seja bendito o nome do Senhor! Amém.

Autora: Heloisa de Paiva Carvalho 


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/testemunhos/o-cancer-foi-um-marco-em-minha-vida/

19 de outubro de 2015

O que determina a personalidade de uma pessoa?

A personalidade de uma pessoa é definida pela totalidade dos traços emocionais

Quando falamos de personalidade, sempre pensamos no conjunto de traços emocionais de uma pessoa, ou seja, como ela reage emocionalmente diante de situações e comportamentos. Isso tem mais a ver quando falamos em caráter, ou seja, se aquela pessoa tem um bom ou mau caráter, como ela age diante da sociedade. No popular, é o tal "jeitão" da pessoa, ou seja, como ela percebe alguém e reage em relação ao outro.

O que determina a personalidade de uma pessoa
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Diferença entre personalidade e temperamento

São coisas diferentes por conceito e por evolução dos estudos da Psicologia. Quando nós falamos em personalidade, cada autor da Psicologia a define de uma forma.
Temperamento se dá como uma reação mais instintiva, biológica. Lá no começo desse estudo, quando pouca coisa se sabia das pessoas, começou-se a perguntar qual era a reação daquele indivíduo frente a determinadas características. Foi quando chegamos ao estudo do que melancólico, colérico, fleumático ou sanguíneo. Já na personalidade, temos um conjunto mais amplo [de fatores] que fala não só do jeito da pessoa ser, mas de uma série de definições de reação, característica e comportamento. É um conceito mais amplo do que o temperamento.

O que realmente significa "personalidade forte"?

Há traços nas pessoas que ficam mais evidentes. Um exemplo é quando falamos no colérico (vou usar a expressão do temperamento de novo): o que marca uma pessoa que tem esse temperamento? É alguém mais enraivecido, que reage de forma mais agressiva. Geralmente, a isso chamamos "personalidade difícil". No entanto, a popularização desse termo é um erro de conceito.


Personalidade madura

Maturidade não é um sinal apenas de amadurecimento biológico, ou seja, se temos mais ou menos idade. Personalidade madura tem aquela pessoa que consegue viver seus processos emocionais; é aquela que tem, por exemplo, respostas adequadas para um momento, como o término do namoro. Há pessoas que, ao terminar um namoro, conseguem compreender a situação e partem para um outro relacionamento. Outras, no entanto, ficam com um sentimento de vingança e querem tirar satisfação, pois não conseguem entender emocionalmente o fim de uma relação. Diz-se, então, que essa pessoa é imatura no ponto de vista emocional, ou seja, ela não conseguiu ainda conviver e trabalhar com toda a sua emoção. Ela não consegue, por exemplo, sofrer pressão.

Entendemos que a maturidade passa por aspectos não só físicos, mas de compreensão das vivências emocionais e sociais. Nós não podemos nos esquecer de que somos seres biopsicossociais. Temos tudo aquilo que é o nosso biológico, psicológico e aquilo que é nosso convívio na sociedade. Podemos ser pessoas imaturas quando, por exemplo, não sabemos nos relacionar num grupo, conviver positivamente no trabalho, na escola ou no lazer.

O que forma a nossa personalidade?

A nossa personalidade é formada por infinitas situações, e uma delas é a nossa estrutura familiar, o berço onde nascemos, como fomos criados e inseridos na sociedade. Então, se somos pessoas muito expostas a festas e eventos, isso vai dizer se vamos nos tornar pessoas mais falantes, com um jeito mais extrovertido. Se alguém tem uma reação de birra, com uma criança que sempre busca ser agradada, percebemos que ela é um adulto que age como uma criança, ou seja, que só fica bom quando é do jeito dela, que só fica legal quando faz do jeito que ela gosta. Isso também é um traço e um conjunto de questões que vão formar a personalidade madura.

Outra questão que contribui muito para formar a nossa personalidade é a forma de aceitação do nosso "eu". Primeiro, é preciso que nos aceitemos como somos, entretanto, hoje temos uma exigência da sociedade de seguir o modelo que ela nos impõe. Então, a primeira coisa é nos aceitarmos do jeito que somos, perfeito ou com limitações, para que nos entendamos. Temos de pensar também na aceitação daquilo que são as nossas dificuldades, mas há aqueles que não conseguem conviver com isso, o que é algo bastante complicado.

Problemas de uma pessoa imatura

Uma das maiores queixas, ao falarmos de problemas, é quando demitimos alguém. Aquele que se desliga, geralmente, é uma pessoa que tem problemas de relacionamento; não porque seja ruim tecnicamente ou não conheça aquilo que faz, mas alguém imaturo pode não conseguir se fixar num relacionamento nem estabelecer um bom vínculo no seu trabalho, pode não conseguir definir um destino profissional. É aquela pessoa que hoje faz culinária, amanhã faz desenho, depois desiste e faz administração; daqui a pouco, acha melhor abrir uma barraquinha de cachorro-quente. Mesmo assim, está sempre descontente. Esses são os principais problemas que podemos ter, porque vai chegar uma hora em que os grupos vão se fechando e a pessoa vai se sentindo muito só.

Em um relacionamento, que fatores devem ser observados para saber se o outro tem domínio sobre a sua afetividade?

Conhecer o outro é sempre um mistério. Principalmente, observar como é a sua forma de ser responsável. Ele é uma pessoa que cumpre o que diz? É alguém que se adapta fácil às situações ou tem dificuldade de mudar? Como é o humor dessa pessoa? Ela é constante ou oscila muito? Como é o afeto dela, como mostra que ama? Ela é alguém mais extrovertida? O importante é percebê-la socialmente, não só com você, porque, às vezes, existe o erro de olhar o relacionamento só "você e o outro", mas não vivemos só "eu e o outro", mas com amigos, com a sociedade.

Influência da razão e do sentimento

Nós podemos sempre reagir ou tomar decisões com base na razão ou na emoção. Se essa minha emoção é mal trabalhada ou mal canalizada, e eu pauto minha decisão apenas nisso, corro um grande risco de fazer algo errado. O que é importante nesse aspecto é se eu sou um ser apenas racional; e razão também é uma qualidade no ser humano. Há pessoas que são extremamente racionais, analíticas, perceptivas nesse ponto. Outras, são totalmente intuitivas. É importante observar isso, porque a razão tem uma influência, mas ela não é a única forma de reagirmos.


Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Twitter: @elaineribeirosp


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/o-que-determina-personalidade-de-uma-pessoa/

16 de outubro de 2015

Depressão infantil: conheça as principais causas

A depressão infantil é um transtorno atual

Tenho notado meu filho mais triste, sozinho, com mau humor, aborrecendo-se frequentemente, hipersensível, chorando facilmente, sentindo-se inútil e com ideias de perseguição. Em alguns momentos, ele sente desejo de sair de casa e pensa até em suicídio. O que é isso?

Pode ser que seu filho esteja desenvolvendo um quadro de depressão ou tal transtorno já esteja instalado, pois os sintomas descritos acima são de depressão. Porém, há outros sintomas que exigem atenção: comportamento agressivo, alteração no sono, mudanças no rendimento escolar, socialização diminuída, mudança de atitude na escola, queixas somáticas, perda da energia habitual e mudanças no apetite são sintomas secundários de depressão infantil.

Principais causas de depressão infantil
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Os sinais mais sutis se encontram nas reações físicas, principalmente em crianças menores, como queixa de dor no estômago, dor de cabeça ou outras dores físicas infundadas, gerando ausências em sala de aula por alguns minutos e até mesmo faltas devido às queixas.

A depressão está inserida na classificação diagnóstica como um transtorno do humor que abrange fatores não só emocionais, mas também comportamentais, cognitivos, sociais, fisiológicos e até mesmo religiosos. Nem sempre a depressão vem isolada, ela também pode estar associada a outros quadros de desajustes emocionais, variando sua manifestação de pessoa para pessoa.

Pensamentos pessimistas

Nas crianças, é comum que a depressão as leve a desenvolver pensamentos pessimistas, acreditando que "tudo o que puder dar errado dará" por culpa dela. Outro comportamento comum das crianças é a distração. Elas parecem estar vagando em seus pensamentos internos, o que altera diretamente a atenção e a concentração, interferindo em seu rendimento escolar. Em um conceito amplo, podemos dizer que a depressão é uma distorção cognitiva de como a criança passa a ver o mundo, como se ela colocasse um óculos de lentes preta e passasse a ver o mundo dessa forma, sem cor, sem vida e sem sentido.

Transtorno atual

A depressão infantil é um transtorno atual, por isso não há estudos aprofundados, mas sim uma iniciação científica, visto que se trata de algo novo que vem crescendo dia após dia.
Creio que muitos podem se perguntar no momento: O que levaria uma criança a desenvolver o quadro depressivo? Acredito que a evolução tecnológica, a fragilidade dos vínculos interpessoais e até mesmo a dificuldade dos pais de lidar com os filhos e com o mundo têm sido os fatores que mais contribuem para esse transtorno. O mundo tem se tornado agressivo para as crianças, e muitas podem nem mesmo querer crescer, o que gera outro desajuste emocional, ao qual chamamos de síndrome de Peter Pan. As crianças têm medo de enfrentar o mundo, pois este tem se tornado cada vez mais difícil.

Os adultos são a janela do mundo

As exigências, o mercado de trabalho, as realizações, a relação com o poder e a necessidade de tê-lo, geram adultos ansiosos, estressados, frágeis e depressivos, e é assim que as crianças acabam visualizando a vida, pois os adultos são a janela do mundo para as crianças. É o adulto quem apresenta a elas as relações e o mundo. Mas como fazer essa apresentação se o próprio adulto se "esconde" dentro de sua casa? Antes de questionar as crianças e conduzi-las a tratamentos, não seria mais interessante verificar as relações familiares e sociais em que elas estão inseridas? Será que esses adultos, responsáveis, provedores e educadores estão verdadeiramente saudáveis ou ainda não são capazes de reconhecer seus medos e limites?

Se sou exigente, perfeccionista, impetuoso, agressivo, competitivo, dinâmico e ativo no mercado de trabalho, como tenho lidado com meu filho em casa? Exijo dele da mesma forma? Provavelmente sim! E assim torno-me criador de uma criatura que pode não dar conta de sofrer frustrações, de compreender as limitações dos outros, que não aprende a perdoar nem a suportar o mundo, desejando não viver nele e se fechando numa realidade em preto e branco.


Aline Rodrigues

Aline Rodrigues é psicóloga há 10 anos, pós-graduada em Psicanálise Aplicada à Saúde Mental com formação em transtornos alimentares e MBA em gestão de pessoas. Lecionou durante sete anos na Faculdade Pitágoras e está cursando pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental. Aline é missionária do segundo elo da Comunidade Canção Nova.


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/cura-interior-2/depressao-infantil-conheca-as-principais-causas/

O perigo do "gênero" em educação

(Plano Nacional de Educação deseja incluir a ideologia de gênero)

Por Pe. Luiz Carlos Lodi

 

A ideologia de "gênero" prega, em matéria sexual, a "liberdade" e a "igualdade". A "liberdade", porém, é entendida como o direito de praticar os atos mais abomináveis. E a "igualdade" é vista como a massificação do ser humano, de modo a nivelar todas as diferenças naturais que existem entre o homem e a mulher.

 

A origem da ideologia de gênero é marxista. Para Marx, o motor da história é a luta de classes. E a primeira luta ocorre no seio da família. Em seu livro A origem da família, da propriedade privada e do Estado (1884), Engels escreveu:

 

Em um velho manuscrito não publicado, escrito por Marx e por mim em 1846, encontro as palavras: 'A primeira divisão de trabalho é aquela entre homem e mulher para a propagação dos filhos'. E hoje posso acrescentar: A primeira oposição de classe que aparece na história coincide com o desenvolvimento do antagonismo entre homem e mulher unidos em matrimônio monogâmico, e a primeira opressão de classe coincide com a do sexo feminino pelo sexo masculino[1].

 

Dentro da família, há uma segunda opressão – a dos filhos pelos pais – que Marx e Engels, no Manifesto Comunista (1848), pretendem abolir: "Censurai-nos por querer abolir a exploração das crianças por seus próprios pais? Confessamos esse crime"[2].

 

Fiel à sua raiz marxista, a ideologia de gênero pretende que, em educação, os pais não tenham nenhum controle sobre os filhos. Nas escolas, as crianças aprenderão que não há uma identidade masculina nem uma feminina, que homem e mulher não são complementares, que não há uma vocação própria para cada um dos sexos e, finalmente, que tudo é permitido em termos de prática sexual.

 

Note-se que a doutrina marxista não se contenta com melhorias para a classe proletária. Ela considera injusta a simples existência de classes. Após a revolução proletária não haverá mais o "proletário" nem o "burguês". A felicidade virá em uma sociedade sem classes – o comunismo – onde tudo será de todos.

 

De modo análogo, a feminista radical Shulamith Firestone (1945-2012), em seu livro A dialética do sexo (1970), não se contenta em acabar com os privilégios dos homens em relação às mulheres, mas com a própria distinção entre os sexos. O fato de haver "homens" e "mulheres" é, por si só, inadmissível.

 

Como a meta da revolução socialista foi não somente a eliminação do privilégio da classe econômica, mas a eliminação da própria classe econômica, assim a meta da revolução feminista deve ser não apenas a eliminação do privilégio masculino, mas a eliminação da própria distinção de sexo; as diferenças genitais entre seres humanos não importariam mais culturalmente[3].

 

Se os sexos estão destinados a desaparecer, deverão desaparecer também todas as proibições sexuais, como a do incesto e a da pedofilia. Diz Firestone:

 

O tabu do incesto é necessário agora apenas para preservar a família; então, se nós acabarmos com a família, na verdade acabaremos com as repressões que moldam a sexualidade em formas específicas[4].

 

Os tabus do sexo entre adulto/criança e do sexo homossexual desapareceriam, assim como as amizades não sexuais [...] Todos os relacionamentos estreitos incluiriam o físico[5].

 

Por motivos estratégicos, por enquanto os ideólogos de gênero não falam em defender o incesto e a pedofilia, que Firestone defende com tanta crueza. Concentram-se em exaltar o homossexualismo.

 

Ora, não é preciso uma inteligência extraordinária para perceber que os atos de homossexualismo são antinaturais. Nas diversas espécies, o sexo se caracteriza por três notas: a dualidade, acomplementaridade e a fecundidade.

 

Dualidade: há animais assexuados, como a ameba, que não têm sexo. Os animais sexuados, porém, têm necessariamente dois sexos. Não há uma espécie em que esteja presente apenas o sexo masculino ou apenas o feminino.

Complementaridade: os dois sexos são complementares entre si. E isso não se refere apenas aos órgãos de acasalamento e às células germinativas (gametas) de cada sexo. A fisiologia e a psicologia masculinas encontram na fisiologia e psicologia femininas seu complemento natural e vice-versa.

Fecundidade: a união de dois indivíduos de sexo oposto é apta a produzir um novo indivíduo da mesma espécie.

Percebe-se que nada disso está presente na conjunção carnal entre dois homens ou entre duas mulheres. Falta a dualidade, a complementaridade e a fecundidade próprias do verdadeiro ato sexual. Os atos de homossexualismo são uma grosseiríssima caricatura da união conjugal, tal como foi querida por Deus e inscrita na natureza.

 

A ideologia de gênero pretende, porém, obrigar as crianças a aceitar com naturalidade aquilo que é antinatural. Tal ideologia distingue o sexo, que é um dado biológico, do gênero, que é uma mera construção social. Gêneros, segundo essa doutrina, são papéis atribuídos pela sociedade a cada sexo. Se as meninas brincam de boneca, não é porque tenham vocação natural à maternidade, mas por simples convenção social. Embora só as mulheres possam ficar grávidas e amamentar as crianças e embora o choro do recém-nascido estimule a produção do leite materno, a ideologia de gênero insiste em dizer que a função de cuidar de bebês foi arbitrariamente atribuída às mulheres. E mais: se as mulheres só se casam com homens e os homens só se casam com mulheres, isso não se deve a uma lei da natureza, mas a uma imposição da sociedade (a "heteronormatividade"). O papel (gênero) de mãe e esposa que a sociedade impôs à mulher pode ser "desconstruído" quando ela decide, por exemplo, fazer um aborto ou "casar-se" com outra mulher.

 

Em 2010, o Ministério da Saúde publicou a cartilhaDiversidades sexuais[6] com o objetivo único de inculcar nos adolescentes e jovens a ideologia de gênero. A eles é ensinado que o homossexualismo é não uma desorientação, mas uma "orientação sexual". E mais: que tal "orientação" é natural e espontânea, e não depende da escolha da pessoa!

 

Hoje já se sabe que ser gay ou lésbica não é uma opção, porque não implica uma escolha. O (a) homossexual não opta por ser homossexual, assim como o (a) heterossexual não escolhe ser heterossexual, o mesmo acontecendo com os (as) bissexuais. É uma característica natural e espontânea[7].

 

Essa afirmação, apresentada como certeza ("hoje já se sabe...") é duramente atacada pelo psicólogo holandês Gerard Aardweg, especialista em comportamento homossexual:

 

O infantilismo do complexo homossexual tem geralmente sua origem na adolescência, e em grau menor na primeira infância. [...]. Não é, porém, durante a primeira infância que o destino do homossexual é selado, como muitas vezes defendem os homossexuais emancipistas, entre outros. Essa teoria ajuda a justificar uma doutrinação das crianças na educação sexual tal como: 'Alguns de vocês são assim e devem viver de acordo com sua natureza'[8].

 

Ora, não há uma "natureza homossexual", pois o homossexualismo é, em sua essência, um vício contra a natureza. Isso, porém, os ideólogos de gênero proíbem que se diga. Para eles, somente os preconceituosos se opõem às práticas homossexuais. Tal "preconceito", que eles desejam que se torne um crime a ser punido[9], recebe o nome pejorativo de "homofobia".

 

O Projeto de Lei 8035/2010, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2011-2020, trazia termos próprios da ideologia de gênero: "igualdade de gênero e de orientação sexual", "preconceito e discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero". O Senado Federal, porém, em dezembro de 2013, aprovou um substitutivo (PLC 103/2012) que eliminou toda essa linguagem ideológica e ainda acrescentou como diretriz do Plano a "formação para o trabalho e a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade" (art. 2º, V). De volta à Câmara, o projeto agora enfrenta a fúria dos deputados do PT e seus aliados, que pretendem retirar os "valores éticos e morais" e reintroduzir o "gênero" no PNE, a fim de dar uma base legal à ideologia que o governo já vem ensinando nas escolas.

 

Nem todos compreendem a importância e a extensão do problema. A vitória da ideologia de gênero significaria a permissão de toda perversão sexual (incluindo o incesto e a pedofilia), a incriminação de qualquer oposição ao homossexualismo (crime de "homofobia"), a perda do controle dos pais sobre a educação dos filhos, a extinção da família e a transformação da sociedade em uma massa informe, apta a ser dominada por regimes totalitários.

 

É a própria família brasileira que está em jogo.

 

QUE PODEMOS FAZER?

1) LIGUE GRATUITAMENTE PARA O DISQUE CÂMARA 0800 619 619. Tecle "9"

Desejaria enviar uma mensagem para todos os deputados membros da Comissão Especial destinada a votar o Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei 8035/2010):

Solicito a Vossa Excelência que mantenha longe do Plano Nacional de Educação as expressões "gênero", "igualdade de gênero" e "orientação sexual". Tal linguagem  não é inócua, mas é própria da ideologia de gênero, que tem por fim destruir a família e massificar o ser humano, nivelando as diferenças naturais entre o homem e a mulher. As crianças e os pais agradecem.

 

2) ASSINE A PETIÇÃO CONTRA A IDEOLOGIA DE GÊNERO 

 http://www.citizengo.org/pt-pt/5312-ideologia-genero-na-educacao-nao-obrigado 

 

 

3) PASSE ADIANTE...

 

 

Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

Presidente do Pró-Vida de Anápolis


Fonte: http://www.veritatis.com.br/inicio/blog/9333-o-perigo-do-genero-em-educacao

14 de outubro de 2015

A pressa está roubando de nós o bem-estar e os relacionamentos

É importante percebermos que a pressa está nos consumindo

Tenho pensado muito no sentido que estamos dando à nossa vida. Olho em volta e observo o quanto estamos apressados, sem nos encontrar, olhar e conviver. Essa falta de tempo, na busca de "ser" o melhor possível, tem trazido consequências lastimosas para as famílias e para os locais de trabalho, para a convivência comunitária e, principalmente, os relacionamentos considerados importantes para o bem-estar.

A pressa está roubando de nós os relacionamentos e o bem-estar - 1600x1200
Foto: mediaphotos, 17216015, by getty images iStock

Um dia desses, lá na escola em que eu trabalho, o avô de um aluno me chamou e disse: "Professora, vou te contar um caso: é tanto corre-corre que as pessoas estão passando pelas outras e não dão mais 'bom-dia!'. A senhora acredita que, um dia desses, uma mãe pegou o filho, na porta da sala do meu neto, com tanta ligeireza que o filhinho disse:
– Calma, mãe!
– Não posso. Estou com pressa – ela respondeu.
– Pressa? E quem é pressa? – indagou o filho."

Após escutá-lo, fiquei também me perguntando – aproveito para lhe perguntar também, caro leitor –: Quem é pressa? O que você responderia ao seu filho se ele lhe fizesse essa pergunta?

A pressa parece uma sombra que não sai do nosso pé por causa das escolhas e necessidades criadas por nós mesmos. Pressa, corre-corre… são vários os nomes e apelidos, mas que sempre nos acompanham, não resta dúvida!

Pois bem, conseguiu responder a pergunta? Quem é pressa?

Caso ainda não tenha conseguido, você pode identificar as suas consequências: estresse, irritação, falta de habilidades sociais, grosserias, impaciência, consumismo, trânsito conflituoso… Ufa! De fato, não tenho mais dúvidas, a pressa tornou-se uma sombra.

Constantemente, enfrentamos problemas por causa da pressa, e cada vez mais arranjamos meios para justificá-la. Quem, nesses últimos tempos, não precisou contornar, esclarecer, desmentir ou mediar conversas que surgiram nos grupos de aplicativos de bate-papo?  As pessoas estão dando vida a uma falsa crença: "Fala pelo WhatsApp, que é mais rápido!". Manda pelo "zapzap", é ligeirinho!

Vício e dependência

O uso frequente desses recursos, com aspecto de um vício ou de uma dependência, tem sinalizado que os usuários têm necessidades de não parar diante de si mesmos ou das coisas simples da vida. Por exemplo: antes de rezar  ao acordar, agradecer a Deus pela noite que passou. Em vez disso, imediatamente pega o celular para ver as horas e as últimas mensagens do dia anterior. É uma verdadeira busca de satisfação. Costumo perguntar: "Essa pressa toda de se comunicar, de se fazer presente é por qual motivo mesmo? Quer ganhar quem? Tudo isso em nome da pressa. Ledo engano!

Estamos sem noção de limites

Carência de companhia, busca de reforço positivo em estar sempre dando opiniões ou alívio para ansiedade… não sei!  Tudo isso, "junto e misturado", tem nos deixado sem noção de limites. Usamos os aplicativos mesmo enquanto as pessoas estão falando conosco, no meio de um aniversário – do início ao fim –, em velórios e também para disfarçar nossa timidez.

Muitas pessoas têm escrito o que querem sem nenhuma responsabilidade. Elas se acham no direito de passar informações inadequadas no grupo. Existe a manipulação de opinião, e o pior, interpretação inadequada do que está sendo lido. Há tanta confusão que, certo dia, não aguentei quando uma amiga do grupo da igreja me disse: "O nosso grupo já brigou. Já saíram vários amigos da nossa época". Diante disso, reforcei a minha opinião sobre a formação desses grupos, geralmente de pessoas desconhecidas e que se amam tão rapidamente. Tudo por causa da pressa e do significado que se tem dado ao uso do WhatsApp ou qualquer outro instrumento rápido de comunicação e de fácil acesso.

A maioria das pessoas, a partir da terceira mensagem, já virou "gente boa", dá conselhos, escreve desabafos e partilha segredos. Seria ótimo se todos do grupo já estivessem realmente nesse grau de maturidade. Acho até que o mundo seria outro, porque não há nada mais gostoso do que um bom papo, a troca de ideias e a conversa com os amigos. Contudo, por causa da pressa, seja ela vinda das nossas próprias necessidades ou daquelas produzidas no ambiente em que vivemos, é possível perceber que ela está nos consumindo.

Falta de equilíbrio

Desculpe, D. Pressa, a senhora não é responsável por nada! Falta-nos equilíbrio, bom senso, calma e tempo. Falta-nos também discernimento para escolhermos o melhor para nossas vidas.

Nenhuma contingência tirará de nós a certeza de que, para formar pessoas por meio da educação, será necessária a prática da verdade e do amor, do respeito, da calma e paciência. Portanto, que o uso do WhatsApp fortaleça o que nos falta como seres humanos e que não seja motivo de esconderijo do que somos, do que sentimos e do que, verdadeiramente, precisamos escrever. Às vezes, nem o "kkkk" ou o "rs" têm lógica em algumas mensagens.

Pois bem, conseguimos completar a ideia inicial deste texto: É preciso saber viver, porque a vida não deve ser feita de ilusão.


Judinara Braz

Administradora de Empresa com Habilitação em Marketing.
Psicóloga especializada em Análise do Comportamento.
Autora do Livro "Sala de Aula, a vida como ela é."
Diretora Pedagógica da Escola João Paulo I – Feira de Santana (BA).


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/a-pressa-esta-roubando-de-nos-o-bem-estar-e-os-relacionamentos/

13 de outubro de 2015

O que sustenta uma família?

A família é sustentada muito mais por causa de valores do que de patrimônio

Neste dia da família, poderíamos refletir sobre tantas coisas que dizem respeito a essa instituição: foi o próprio Senhor quem a instaurou, ela é a célula que mantém a sociedade e é nela que aprendemos as primeiras noções de relações interpessoais etc.

O que sustenta uma família - 1600x1200Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Sem dúvida, temos, pelo menos, a compreensão de que a família é ou deveria ser o nosso lugar de repouso, onde poderíamos ser nós mesmos e encontrar amor incondicional.

Partindo dessa consciência e do desejo inerente a todo ser humano de ter e ser família, percebemos o esforço das pessoas em tornar isso possível e concreto. A maioria de nós, mesmo quem não é cristão, luta e está disposto a construir um ambiente cercado dessa plena acolhida.

Preocupações financeiras e patrimoniais

Cada vez mais percebemos que a noção das pessoas sobre o que é edificar uma família está sendo a base de preocupações financeiras e patrimoniais. Como se amor e formação humana estivessem ligados a conforto e bem-estar material. Desde os preparativos do casamento até quando pensamos no convívio e na harmonia entre o casal, principalmente se o assunto for filhos, a primeira coisa que nos vêm à cabeça são as cifras (dinheiro).

Já imaginou alguém desistindo de ter filhos, porque não pode fazer uma viagem, porque contabilizou as fraldas ou por imaginar quanto custará a faculdade daqui a alguns anos?


Estamos investindo demais no trabalho e na carreira profissional, interpretando a harmonia familiar como uma associação financeira, que também divide as tarefas. Assim, as famílias têm se tornado frias e desprovidas de diálogo e afeto. Um praticamente não conhece o outro, pois onde não se demonstra o verdadeiro amor, as pessoas não adquirem confiança entre si.

Sua família precisa muito mais de você, da preciosidade que você é e dos dons que possui, do que do capital que possa produzir.

Quanto tempo você tem tido para seus filhos?

Grande parte dos problemas dos jovens com quem converso tem a ver com a ausência de seus pais. Moram na mesma casa, mas falta amizade, diálogo, testemunho, ensinamentos de vida, transmissão de experiências, confiança, sorrisos em vivências simples do dia a dia, que ficam gravadas para sempre na vida do jovem e que os preparam para as dificuldades. Mas sobram roupas e calçados de "marca", aparelhos eletrônicos de última geração, viagens e uma casa cheia de coisas belas e de qualidade. Terceirizamos o aprendizado dos filhos; falta-nos tempo para estar com eles. Quanto tempo você tem tido para seus filhos?

Eu aprendi a nadar, a dirigir e até algumas aventuras com meu pai. Não digo que todos tenham de ensinar tudo isso a seus filhos, mas não vejo como positivo que tudo seja aprendido numa escolinha, com outras pessoas.

Ensine valores. São nas atividades corriqueiras de todos os dias que infundimos princípios nas pessoas que amamos. Os seus filhos precisam do seu material intelectual e espiritual, mas nem tanto dos bens que talvez você anda trazendo tanto para dentro de casa. Caso contrário, ficar improdutivo teria como consequência não ser mais amado.

Um casal que cultiva entre si os valores cristãos vence qualquer desafio da vida, pois Cristo venceu o mundo e nos deu a vitória. "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores" (Rm 8,37).

Ter a família como base

Família não é um grupo de pessoas que simplesmente encontraram afinidades, porque tem de existir disposições além da amizade. Num lar, um dá a vida pelo outro, tem de haver um vínculo maior que o de sangue, que é de coração e alma. Família é a base, o alicerce para a construção da pessoa, por isso não pode estar condicionada a acabar se as afinidades uma hora chegarem ao fim.

Meus pais não tinham condições de "bancar" uma faculdade para mim, mas um dia nós sentamos para conversar e eles se disponibilizaram a isso. Mas me ensinaram a ser um homem honrado e trabalhador, responsável e de bem. Foi exatamente isso que me garantiu uma promoção na empresa que eu trabalhava, seis meses antes de terminar o ensino médio. Com esse novo cargo e salário, consegui arcar com os custos do meu curso superior.

Sou muito grato a meus pais, tanto pela disposição ao sacrifício quanto, e principalmente, por me transmitir valores que são base para toda e qualquer decisão minha até os dias de hoje.

Um dia, ouvi essa frase: "Não se preocupe em deixar herança para seu filho. Se ele tiver só isso, ele gastará e perderá tudo. Se você transmitir amor e valores, ele conquistará o mundo inteiro".

A família sobrevive muito mais de amor e valores morais do que de patrimônio e bens que possam acumular.

Deus os abençoe!


Sandro Arquejada

Sandro Aparecido Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em administração de empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP). Atualmente trabalha no setor de Novas Tecnologias da TV Canção Nova. É autor do livro "Maria, humana como nós" e "As cinco fases do namoro". Também é colunista do Portal Canção Nova, além de escrever para algumas mídias seculares.


Fonte: http://formacao.cancaonova.com/vocacao/matrimonio/o-que-sustenta-uma-familia/