13 de agosto de 2013

Assunção de Maria

Este dogma foi proclamado pelo papa Pio XII, que assim o definiu na Constituição Munificentissimus Deus: "a imaculada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, encerrado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste". Com esta afirmação de fé, o Santo Padre tinha em vista tão somente enfatizar a dignidade do corpo humano e de sua vocação transcendental numa época de desprezo do corpo: as guerras sucessivas, com seus flagelos físicos e morais, a libertinagem e a depravação exigiam que se realçasse a nobreza do corpo humano, cuja sorte final é apresentada na figura de Maria glorificada.
A Liturgia da Palavra revela o mistério celebrado nesta solenidade. A primeira leitura, retirada do livro do Apocalipse, apresenta a cena da batalha entre a mulher e o dragão. Especificamente sobre os versículos 1-2, a misteriosa figura da mulher tem sido interpretada desde o tempo dos Padres da Igreja como referida ao antigo povo de Israel, à Igreja de Jesus Cristo, ou à Santíssima Virgem. Qualquer destas interpretações tem apoio no texto, mas nenhuma delas é coincidente em todos os pormenores.

A Mulher representa o povo de Israel, visto que dele procede o Messias, e Isaías comparava-o à "mulher grávida, quando chega o parto e se retorce e grita nas suas dores" (Is 26,17). Também pode representar a Igreja, cujos filhos se debatem em luta contra o mal, por dar testemunho de Jesus (v. 17). Neste sentido escrevia São Gregório: "O sol representa a luz da verdade, e a lua a mutabilidade do temporal; a Igreja santa está como revestida de sol porque é protegida pelo esplendor da verdade sobrenatural, e tem a lua debaixo dos seus pés, porque está em cima dos bens temporais" (Moralia 34,12). E pode referir-se também à Virgem Maria, enquanto ela deu real e historicamente à luz o Messias, nosso Senhor Jesus Cristo (v. 5). Assim escreve São Bernardo: "No sol há cor e esplendor estáveis; na lua só resplendor completamente incerto e mutável, pois nunca permanece no mesmo estado. Com razão, pois, Maria é apresentada vestida de sol, já que ela penetrou o profundo abismo da sabedoria divina para além de quanto pudesse crer-se" (De B. Virgine, 2). 

A figura da mulher reflete, portanto, traços próprios da Santíssima Virgem, da Igreja e do antigo Israel, pelo que podemos ver nela incluídas as três realidades. Fato é que, as três são 'Arcas': Israel trouxe ao mundo as Leis do Senhor Deus, sintetizadas nas tábuas entregues a Moisés; Maria carregou em seu ventre, na qualidade de Arca da Nova Aliança, Seu filho, Jesus Cristo, o qual se identifica como a nova e eterna Aliança. E a Igreja, que é portadora da Verdade e da fé, é detentora e difusora dos frutos do mistério Pascal de Cristo.

Portanto, como figura feminina, as três possíveis realidades da mulher do Apocalipse, identificam-se com a maternidade. Ao celebrar esta solenidade de Maria, afirmamos também sua maternidade divina, pois as razões do privilégio de sua Assunção encontram-se no fato que ela não esteve sujeita ao império do pecado para poder ser a santa Mãe de Deus (Jesus é Deus), não podia ficar sob o domínio da morte (que entrou no mundo através do pecado - Rm 5,12). Por isto não conheceu a deterioração da sepultura, mas foi glorificada não somente em sua alma, mas também em seu corpo; bem como que a carne da mãe e a carne do filho são uma só carne. Por isto a carne de Maria devia ter a mesma sorte que a carne de Cristo: ambas foram glorificadas no fim desta caminhada terrestre.

O Salmo responsorial faz eco à figura de Maria, colocando-a num trono, à semelhança de uma rainha com vestes esplendentes em ouro (note-se o paralelo com as vestes radiosas da mulher do Apocalipse), conotando glória e poder vindos não dela mesma, porém tributados pelo grande Rei, que no salmo é o próprio Deus. Aliás, Maria, como figura importante da história salvífica, é prenunciada nas Santas mulheres do Antigo Israel. Este salmo apresenta fortes ligações com a dignidade a qual Deus elevou a rainha Ester, como se lê "Três dias depois Ester se revestiu de seus trajes reais e se apresentou na câmara interior do palácio, diante do aposento real, onde estava o rei sentado sobre seu trono, diante da porta de entrada do edifício. Logo que o rei viu a rainha Ester no átrio, esta conquistou suas boas graças, de sorte que ele estendeu o cetro de ouro que tinha na mão. E Ester se aproximou para tocá-lo" (Est 5,1ss). Assim como acontecera com Ester, Maria achou graça diante de Deus (Lc 1,30), o Rei do universo, e foi colocada em lugar privilegiado em seu Reino, com a missão de mãe do Redentor. Daí depreende-se o lugar de destaque assumido pela Virgem Maria no Céu e na terra, como Ela mesma louva no Cântico do 'Magnificat': "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos" (Lc 1,56s.52s).

Esse lugar privilegiado não foi reservado somente para Maria. A honra e glória estão também destinadas, como herança, a todos os crentes, ou seja, a nós, filhos de Deus, como está escrito: "E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. (Rm 8,17). A Teologia paulina, como evidencia a segunda leitura, quer incutir no coração do ser humano, a riqueza da graça do Senhor, que se expressa já nesta vida e na vida do mundo que há de vir. Situamo-nos no coração da realidade escatológica: como herdeiros de Cristo, tudo o que lhe aconteceu, será assumido por nós, seus irmão, membros da Igreja. Ora, se Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram (1 Cor 15,20ss), nós também ressuscitaremos nos últimos tempos (parusia) e seremos glorificados em corpo e alma. Isto foi o que aconteceu com Maria, em sua Assunção, de forma antecipada. Devemos lembrar que a Virgem Maria é membro ativo e ícone da Igreja.  Ela é apresentada desde as origens como discípula do seu filho, unida aos outros discípulos no testemunho da glória que se manifestou em Cristo e pela fé nele (Jo 2,11s). Nos primórdios da Igreja nascente, Maria aparece como membro significativo da comunidade assídua e concorde na oração (At 1,14): a experiência de Pentecostes não lhe é certamente estranha, levando-se em conta especialmente as analogias dessa cena com a da anunciação (At 2,1-4; Lc 1, 35).

As razões pelas quais Maria é considerada membro eminente do corpo eclesial está na direção do mistério de Deus, que de sua parte elege a Maria e faz culminar a obra reconciliadora do Filho; e na direção da criatura, pois Maria é solidária, em Adão, com todos ser humano, e esta solidariedade é a "porta" através da qual o próprio Filho de Deus quis fazer-se solidário conosco, tomando dela a carne de nossa condição humana. Em virtude dessa solidariedade, ela é ordenada providencialmente, como todo ser humano, para o encontro com a vinda divina, que se realiza na encarnação do Verbo, do qual nasce em raiz a Igreja. Por isso Maria não pode, de forma alguma, ser separada do povo de Deus ou situada fora dele.

Em resumo, é o sim radical a Deus que torna a Virgem Maria, envolta no mistério preveniente da Graça, tipo, isto é, ícone e arquétipo da Igreja, realização antecipada daquilo que a Igreja (todos os batizados) é chamada a ser no mais profundo de sua verdade, diante do Senhor. E é esse mesmo sim radical que torna a Virgem modelo a imitar, para que a Igreja (irmã de Maria, em Cristo), atinja a meta que lhe é proposta antecipadamente na Assunção de Maria.

O Concílio Vaticano II ensinou solenemente que Maria é tipo ou figura da Igreja, pois "no mistério da Igreja, que com razão é chamada também mãe e virgem, precedeu a Santíssima Virgem, apresentando-se de forma eminente e singular como modelo tanto da virgem como da mãe. Crendo e obedecendo, gerou na terra o próprio Filho do Pai, sem conhecer varão, sob a sombra do Espírito Santo, como uma nova Eva, que presta a sua fé isenta de toda a dúvida, não à antiga serpente, mas ao mensageiro de Deus. Deu à luz o Filho, a quem Deus constituiu primogênito entre muitos irmãos (Rm 8,29), isto é, os fiéis, para cuja geração e educação, coopera com amor materno" (Lumen Gentium, n. 63). 

Os traços com que aparece a Mulher do Apocalipse, representam a glória celeste com que foi revestida, assim como o seu triunfo ao ser coroada com doze estrelas, símbolo do povo de Deus – dos doze Patriarcas (Gn 37,9) e dos doze Apóstolos; daí que, prescindindo de aspectos cronológicos só aparentes no texto, a Igreja tenha visto nesta mulher gloriosa a Santíssima Virgem, "assunta em corpo e alma à glória celestial, exaltada pelo Senhor como rainha universal com o fim de que se assemelhasse de forma mais plena a seu Filho, Senhor dos senhores (Ap 19,16) e vencedor do pecado e da morte" (Lumen Gentium, n. 59).

A Santíssima Virgem é certamente o grande sinal, pois, como escreve São Boaventura, "Deus não teria podido fazê-la maior. Deus teria podido fazer um mundo mais vasto e um céu maior; mas não uma mãe maior que a própria Mãe" (Speculum, capo 8).

BIBLIOGRAFIA

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Iniciação Teológica. Rio de Janeiro:    Escola 'Mater Ecclesiae'.

FORTE, Bruno. Maria, a mulher ícone do mistério. São Paulo: Ed. Paulinas, 1991.

SAGRADA ESCRITURA. Ed. Ave-Maria eletrônica. (www.bibliacatolica.com.br).

SITE: http://afeexplicada.wordpress.com/2011/05/18/a-mulher-de-apocalipse-12/


Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/victor/014.htm

12 de agosto de 2013

A alegria de ser pai

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Para poder educar o filho é preciso, antes, conquistar seu coração

A honrosa e alegre missão que Deus reservou para os pais é a de gerar e educar os seus filhos. Isso não compete ao Estado. Os pais são cooperadores de Deus na maior de todas as obras, gerar os filhos de Deus "à Sua imagem e semelhança". Por isso, o grande santo da Igreja, Santo Irineu de Lião, dizia, no século II, que o "homem é a glória de Deus". E essa glória vem ao mundo por meio dos pais e das mães.


Pode haver algo mais digno e belo do que dar a vida a um filho de Deus? Nada pode se igualar à sublimidade desta obra. Se é importante e digno produzir os bens que utilizamos: casas, roupas, móveis, alimentos etc., quanto mais digno e nobre é dar a vida a novos seres humanos! Uma só vida humana vale mais do que todo o universo material, pois nada disso tem uma alma imortal, imagem e semelhança do próprio Deus. Alguém disse que "o Cosmos chorou quando o Senhor fez o primeiro homem", pois era criado o seu rei. Veja como um pai é rico, qualquer pai, independente de seu dinheiro, de sua cultura, de sua pátria, da cor de sua pele!

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que "a paternidade divina é a fonte da paternidade humana" (§ 2214) e que aí está o "fundamento da honra devida aos pais". Os filhos devem aos pais o dom da vida. O CIC também nos lembra que "os filhos são o dom mais excelente do matrimônio".

Deus quis que nós pais participássemos do seu infinito poder criador. Oh, glória! Qualquer pai é um homem rico, muito rico, basta saber reconhecer o dom de Deus, como Jesus disse à samaritana: "Se conhecêsseis o dom de Deus!" (Jo 4). 


Por ser muito grande a missão do pai, Deus o cobre de glória e obriga os filhos a honrá-lo. É impressionante notar como o Senhor exalta a figura paterna em face da sua missão importantíssima de gerar e educar os filhos.


O destaque aos pais começa pelo fato de um dos mandamentos, o quarto, ser dedicado a eles: "Honrar pai e mãe". São Paulo nota que "este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra" (Dt 5,16; Ex 20,12; Ef 6,2).

A autoridade dos pais vem de Deus, e essa autoridade não é usurpada nem falsa, mas autêntica. Jesus disse a Pilatos que "toda autoridade vem de Deus" (Jo 19,11). Por isso, diz o Eclesiástico: "Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração" (Eclo 3,5-6). Quem de nós não deseja encontrar alegria em seus filhos? Quem não deseja ser atendido por Deus em sua oração?

Nessa missão sagrada de dar a vida e a educação a um ser humano, a alegria se faz nossa companhia, mesmo que seja na forma de uma adoção. O pai de coração não é inferior ao pai natural. Deus é Pai. Ele não quis ser chamado de juiz, de mercador, advogado, professor, médico, engenheiro do universo ou outro nome qualquer. Jesus O chamou de Pai, Pai Nosso... Como os filhos nos chamam: papai! Por isso, a primeira imagem que o seu filho tem de Deus é a sua imagem de pai. Então, saiba mostrar a seus filhos a bondade de Deus, o Seu amor e a Sua mansidão por meio de suas atitudes e exemplos.

Os filhos, hoje, diante deste mundo globalizado, precisam, mais do que nunca, de pais amigos, pais fiéis, pais dóceis e verdadeiros educadores que lhes deem amor e segurança para que possam se desenvolver com equilíbrio. Pais que gastem seu tempo com seus filhos, que esqueçam em casa da internet, do jornal, da TV, e se liguem aos filhos; leve-os para brincar, correr, soltar pipas, andar de bicicleta, nadar, ir ao parque, jogar futebol etc.

Para poder educar o filho é preciso, antes, conquistar seu coração como se conquista o coração da mulher amada. Quando o seu filho tiver orgulho de você, porque você o respeita e o conquistou, então será fácil educá-lo para a sociedade e para Deus. Sua alegria será imensa, pois ele o amará com um amor eterno.

Quanto a você, filho, quanto mais difícil for para você amar e honrar o seu pai, por causa dos defeitos dele, tanto mais você terá méritos diante de Deus e tanto mais será recompensado e abençoado. Se o seu pai não lhe der amor, "vingue-se" dele amando-o, fazendo por ele o que talvez os seus avós não puderam fazer por seu pai. A "vingança do cristão é o perdão".

"Meu filho, guarda os preceitos de teu pai. Quando caminhares, te guiarão; quando descansares, te falarão" (Pr 6,20-22).

Hoje, sou viúvo, pai de cinco filhos que só me dão alegria e mais dez netos que enchem minha casa e minha vida de paz, alegria e felicidade. É claro que tudo isso me custou algumas lágrimas e suor derramado nesses quarenta anos de casado, mas eu lhe garanto que as horas de alegria e júbilo foram e são muito maiores. Se eu tivesse de começar tudo de novo, só pediria uma coisa a Deus, que Ele me desse mais filhos.

 

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Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

8 de agosto de 2013

Não sejamos desertores da vontade de Deus

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A fé em Cristo tudo confirma

Tomai cuidado, diletos, para que os benefícios de Deus, tão numerosos, não se tornem condenação para todos nós, se não vivermos para ele de modo digno e não realizarmos em concórdia o que é bom e aceito diante de sua face, pois foi dito em algum lugar: "O Espírito do Senhor é lâmpada que perscruta as cavernas das entranhas" (Pr 20,27 Vulg.).


Consideremos quão próximo está e que nada lhe é oculto de nossos pensamentos e palavras. É, portanto, justo que não sejamos desertores de Sua vontade. É preferível ofendermos os homens estultos e insensatos, soberbos e presunçosos na jactância de seu modo de falar, a ofender a Deus.


Veneremos o Senhor Jesus, cujo Sangue foi derramado por nós, respeitemos nossos superiores, honremos os anciãos, eduquemos os jovens na disciplina do temor de Deus, encaminhemos nossas esposas para todo o bem. Manifestem o amável procedimento de castidade, mostrem seu puro e sincero propósito de mansidão, pelo silêncio deem a conhecer a moderação da língua, tenham igual caridade sem acepção de pessoas para com aqueles que santamente temem a Deus.

Participem vossos filhos da ciência de Cristo. Aprendam que grande valor tem para Deus a humildade, o poder da casta caridade junto d'Ele, como é bom e imenso Seu temor, protegendo a todos que n'Ele se demoram na santidade de um coração puro. Ele é o perscrutador dos pensamentos e resoluções da mente. Seu Espírito está em nós, e, quando quer, retira-o.

A fé em Cristo tudo confirma. Ele, pelo Espírito Santo, nos incita: "Vinde, filhos, ouvi-me; ensinar-vos-ei o temor do Senhor. Qual é o homem que quer a vida e deseja ver dias bons? Afasta tua língua do mal e não profiram teus lábios a mentira. Desvia-te do mal e faze o bem. Busca a paz e persegue-a" (Sl 33,12-15).

Misericordioso em tudo, o Pai benigno tem amor pelos que O temem, concede com bondade e doçura Suas graças àqueles que se aproximam d'Ele com simplicidade. Por isso não sejamos fingidos nem insensíveis a Seus dons gloriosos.

São Clemente I, Papa e Mártir - Século I

6 de agosto de 2013

Festa Regulamentar

5 de agosto de 2013

Padre Pio de Pietrelcina

Herdeiro espiritual de São Francisco de Assis, o Padre Pio de Pietrelcina foi o primeiro sacerdote a ter impresso sobre o seu corpo os estigmas da crucifixão. Ele é conhecido em todo mundo como o "Frei"estigmatizado.

O Padre Pio, a quem Deus deu dons particulares e carismas, se empenhou com todas as suas forças pela salvação das almas. Os muito testemunhos sobre a grande santidade do Frei, chegam até os nossos dias, acompanhados de sentimentos de gratidão. Suas intercessões providencias junto a Deus foram para muitos homens causa de cura do corpo e motivo de renovação do espírito.

O Padre Pio de Pietrelcina que se chamava Francesco Forgione, nasceu na Pietrelcina, num pequeno povo da Província de Benevento, em 25 de maio de 1887. Pertencia a  uma família humilde tendo padrepio2.jpg (5839 byte)como  pai Grazio Forgione e a mãe Maria Giuseppa  Di Nunzio tinham outros filhos. Desde muito menino Francesco experimentou em si o desejo de consagrar-se totalmente a Deus e este desejo o distinguia de seus coetâneos. Tal "diferença" foi observada por seus parentes e amigos.  Narra a mamãe Peppa: "Não cometeu nunca nenhuma falta,  não tinha caprichos, sempre obedeceu a mim e a seu pai, a cada manhã e a cada tarde ia à igreja visitar a Jesus e a Virgem. Durante o dia não saia nunca com os seus companheiros. Às vezes eu dizia: - "Francì vá um pouco a brincar". Ele se negava dizendo: - "Não quero ir porque eles blasfemam". Do diário do Padre Agostinho de San Marco em Lamis, o qual foi um dos diretores espirituais do Padre Pio, soube que o Padre Pio, desde 1892 quando tinha apenas cinco anos, viveu já suas primeiras experiências místicas espirituais. Os Extasies e as aparições foram freqüentes, mas  para o menino pareciam serem absolutamente normais.

Com o passar do tempo, realizou-se para Francesco o que foi o seu maior sonho: consagrar totalmente a sua vida a Deus.

Em 6 de janeiro de 1903, aos dezesseis anos, entrou como clérigo na ordem dos Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Benevento, a 10 de agosto de 1910. Teve assim início sua vida sacerdotal que por causa de suas condições precárias de saúde, se passou primeiro em muitos conventos da província de Benevento. Esteve em vários conventos por motivo de saúde, assim, a partir de 4 setembro de 1916 chegou ao convento de San Giovanni Rotondo, sobre o Gargano, onde ficou até 23 de setembro de 1968, dia de seu pranteado falecimento.

Nesse longo tempo o Padre Pio iniciava seus dias despertando-se a noite, muito antes da aurora, se dedicava a oração e com grande fervor aproveitando a solidão e silêncio da noite. Visitava diariamente por longas horas a Jesus Sacramentado, preparando-se à Santa Missa, e daí sempre tirou as forças necessárias, para seu grande trabalho com as almas, levando-as até Deus no Sacramento da Confissão. Atendia confissão por longas horas, até 14 horas diárias, e assim salvou muitas almas.

Um dos acontecimentos que marcou intensamente a vida do Padre Pio foi que se verificou na manhã do 20 de setembro de 1918, quando, rezando diante do Crucifixo do coro da velha e pequena igreja, o Padre Pio recebeu o maravilhoso presente dos estigmas. Os estigmas ou as feridas foram visíveis e ficaram abertas, frescas e sangrentas, por meio século. Este fenômeno extraordinário tornou a chamar, sobre o Padre Pio a atenção dos médicos, dos estudiosos, dos jornalistas, enfim sobre toda a gente comum que, no período de muitas décadas foram a San Giovanni Rotondo para encontrar o santo frade.

Numa carta ao Padre Benedetto, datada de 22 de outubro de 1918, o Padre Pio narra a sua "crucifixão": O que posso dizer aos que me perguntam como é que aconteceu a minha crucifixão? Meu Deus! Que confusão e que humilhação eu tenho o dever de manifestar o que Tu tendes feito nessa mesquinha criatura!"

Foi na manhã do 20 do mês passado ( setembro ) no coro, depois da celebração da Santa Missa, quando fui surpreendido pelo descanso do espírito, pareceu um doce sonho. Toso os sentidos interiores e exteriores, além das mesmas faculdades da alma, se encontraram numa quietude indescritível. Em tudo isso houve um silêncio em torno de mim e dentro de mim; senti em seguida uma grande paz e um abandono na completa privação de tudo e uma disposição na mesma rotina.

Tudo aconteceu num instante. E em quanto isso se passava, eu vi na minha frente um misterioso personagem parecido com aquele que tinha visto na tarde de 5 de agosto. Este era diferente do primeiro, porque tinha as mãos, o pés e o peito emanando sangue. A visão me aterrorizava, o que senti naquele instante em mim não sabia dizê-lo. Senti-me desfalecer e morreria, se Deus não tivesse intervindo sustentar o meu coração, o qual sentia saltar-me do peito. A visão do personagem desapareceu e dei-me conta de que minhas mãos, pés e peito foram feridos e jorravam sangue. Imaginais o suplício que experimentei então e que estou experimentando continuamente todos os dias. A ferida do coração, continuamente, sangra. Começa na quinta feira pela tarde até sábado. Meu pai, eu morro de dor pelo suplício e confusão que experimento no mais íntimo da alma. Temo morre en sangue, se Deus não ouvir os gemidos do meu pobre coração, e ter piedade de retirar de mim está situação..."

Durante anos, de todas as partes do mundo, os fiéis foram a este sacerdote estigmatizado, para conseguir a sua potente intercessão junto a Deus. Cinqüenta anos passados na oração, na humildade, no sofrimento e no sacrifício, de onde para atuar seu amor, o Padre Pio realizou duas iniciativas em duas direções: uma vertical até Deus com a fundação dos "Grupos de ruego", hoje chamados "grupos de oração"e outra horizontal até os irmãos, com a construção de um moderno hospital: "Casa Alívio do Sofrimento".

Em setembro os 1.968 milhares de devotos e filhos espirituais do Padre Pio se reuniram em um congresso em San Giovanni Rotondo para comemorar o 50 aniversário dos estigmas e celebrar o quarto congresso internacional dos Grupos de Oração. Ninguém imaginou que às 2h30 da madrugada do dia 23 de setembro de 1968, seria o doloroso final da vida do Padre Pio de Pietrelcina. Deste maravilhoso frei, escolhido pro Deus para derramar a sua Divina Misericórdia de uma maneira especial.

Fonte: http://www.padrepio.catholicwebservices.com/PORTUGUES/Biografia_port.htm

Continue caminhando

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Permaneça firme e você verá a libertação

Jesus disse: "Vai, tua fé te salvou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho (Mc 10,52).


A grande cura de Bartimeu se deu de imediato, mas creio que, ao longo do caminho, ele foi se formando como discípulo, até se tornar um grande apóstolo. A Bíblia não cita mais nada sobre ele, mas podemos imaginar o quanto este homem deve ter testemunhado sua cura e anunciado Aquele que o curou.

Nós também somos curados à medida que caminhamos, como o povo de Israel a caminho da Terra Prometida, quando se deparou com o Mar Vermelho (Ex 14,21-22).

Eles olham à frente o imenso mar e ao seu encalço o grande e poderoso exército do faraó. Tomados de espanto, invocam a Deus e murmuram com Moisés. O povo diz a ele: "Era melhor servir como escravos aos egípcios do que morrer no deserto" (Ex 14,12b). Mas Moisés respondeu ao povo: "Não temais! Permaneceis firmes e vereis a libertação!" 


Na verdade, ele pede três coisas muito difíceis ao povo: não ter medo, ter ânimo e crer que Deus dará a libertação. E o Senhor lhe diz (Ex 14,15): "Dize aos israelitas que se ponham em marcha", e assim se dá a grande libertação. Ele se põe a caminho do mar, atrás vem seu povo e, à medida que caminham, o mar vai se abrindo. Esta é a resposta de Deus para cada um de nós quando estamos diante do nosso "Mar Vermelho": continue caminhando e verás a libertação. Somos curados e libertos à medida que caminhamos.


Com os dez leprosos (Lc 17,11-19) aconteceu o mesmo. Naquela época, eles viviam totalmente separados da sociedade e das famílias, e formavam uma vida própria em vila, fora da cidade. Segundo os preceitos do Judaísmo, para que eles pudessem voltar para o convívio de todos era necessário que um sacerdote os examinasse e atestasse a cura. Jesus os curou e pediu que fossem se apresentar ao sacerdote. São Lucas diz que enquanto eles andavam, ficavam curados (Lc 17,14b).

Ao longo de meus anos de experiência e contato direto com as pessoas, tanto da minha comunidade como também por tantos lugares deste país e do mundo, tenho presenciado que conforme vamos caminhando, em comunidade, vamos sendo curados de nossas "lepras" e libertos de tantos cárceres que nos aprisionam: "É pela vossa perseverança que conseguireis salvar a vossa vida!" (Lc 21,19).

E assim as mãos de Deus vão nos moldando, restaurando e devolvendo a nossa originalidade de filhos. Imagem e semelhança de um Deus que é Amor.

Também aprendemos a vontade do Senhor para nossa vida, tornando-nos missionários desse Amor, doando ao próximo aquilo que de Deus recebemos. Como diz Santo Agostinho: "Deus só nos pede aquilo que Ele já nos deu".

Acredito que, dessa maneira, aconteceu com Bartimeu: ele teve o grande encontro consigo mesmo e com Jesus naquele dia. Mas era necessário ir de encontro ao próximo, dividindo ou doando tudo aquilo que recebeu d'Ele. O Mestre entrou e saiu de Jericó, mas ainda teve tempo suficiente para realizar um grande milagre e formar um verdadeiro discípulo.

Astromar Miranda Braga

(Extraído do livro "Tome a decisão! Lance fora a capa e mude a sua vida")

2 de agosto de 2013

A sublimidade de Cristo

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A Via-sacra na JMJ Rio2013 foi uma obra-prima

A Jornada Mundial da Juventude nos reservou muitas alegrias e até surpresas. O Papa Francisco mostrou-se um pastor profundamente sintonizado com o povo. Sua alma fala com a multidão com a leveza espontânea de um pai amado pelos seus filhos. Cumpriu a vontade de Jesus que queria que São Pedro "confirmasse seus irmãos na fé" (Lc. 32,22). O que se pôde observar é que o centro de seus interesses não era a sua própria pessoa, mas a juventude e o povo em geral. A esses ele queria dar o testemunho de sua vida cristã, totalmente voltada para Cristo.


Embora tivéssemos tido muitos momentos de grande significado nesta Jornada Mundial da Juventude, quero destacar, no entanto, apenas um que, foi um ponto alto de tudo que se viu. Trata-se da Via-sacra do jovem. Estamos diante de uma representação teatral moderna, fiel à figura central que é Cristo, cujo fulgor atingiu uma expressão mundial. Em qualquer lugar do planeta, a encenação pode ser considerada uma obra-prima. 

A peça manteve-se dentro da mais sadia tradição, mas, ao mesmo tempo, se encarnou no mundo moderno. Mostrou toda a grandiosidade do Filho de Deus, cujo sacrifício se mostrou o centro da história mundial. A execução do gesto de solidariedade do Salvador provocou profundas emoções em todas as pessoas que viram a Via Crucis ao vivo ou acompanharam pela televisão.


O profundo silêncio da multidão vem comprovar que só Deus satisfaz a alma humana. Já nos dizia o salmista: "Eu digo ao Senhor: só tu és o meu bem" (Sl 16,2). Isso não elimina a necessidade de nos voltarmos para tantas atividades humanas, quais sejam as econômicas, as políticas, as científicas... Elas fazem parte da vida do ser humano, mas não convém que ocupem o centro do coração. Este queremos reservar Àquele que é o nosso mais fiel amigo: Cristo. Diante d'Ele, todos os heróis humanos perdem o brilho. Ele nos ajuda sem nos substituir. Ele nos faz propostas sem sequestrar nossa liberdade. Sua presença na vida é estimulante. Ele não é "pé no freio", mas proposição de nobres ideais.

Um jovem diante de Jesus exclamou: "Cristo é demais!". Os jovens vibram com Ele. Mas o Senhor também rejuvenesce o coração de qualquer ancião.

 

Dom Aloísio Roque Oppermann, scj 

Arcebispo Emérito de Uberaba (MG)

Endereço eletrônico: domroqueopp@terra.com.br