11 de agosto de 2011

Família: O apostolado dos leigos

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O vínculo conjugal é princípio e fundamento da sociedade humana
O Criador de todas as coisas constituiu o vínculo conjugal princípio e fundamento da sociedade humana e fê-lo, por sua graça, sacramento grande em Cristo e na Igreja (cf. Ef 5, 32). Por isso, o apostolado conjugal e familiar tem singular importância tanto para a Igreja como para a sociedade civil.


Os esposos cristãos são cooperadores da graça e testemunhas da fé um para com o outro, para com os filhos e demais familiares. Eles são os primeiros que anunciam aos filhos a fé e os educam. Formam-nos, pela palavra e pelo exemplo, para a vida cristã e apostólica. Ajudam-nos com prudência a escolher a sua vocação e fomentam com todo o cuidado a vocação de consagração porventura neles descoberta.

Foi sempre dever dos esposos e hoje é a maior incumbência do seu apostolado: manifestar e demonstrar, pela sua vida, a indissolubilidade e a santidade do vínculo matrimonial; afirmar vigorosamente o direito e o dever próprio dos pais e tutores de educar cristãmente os filhos; defender a dignidade e legítima autonomia da família. Cooperem, pois, eles e os outros cristãos, com os homens de boa vontade para que estes direitos sejam integralmente assegurados na legislação civil. No governo da sociedade, tenham-se em conta as necessidades familiares quanto à habitação, educação dos filhos, condições de trabalho, seguros sociais e impostos. Ao regulamentar a migração salve-se sempre a convivência doméstica.

Foi a própria família que recebeu de Deus a missão de ser a primeira célula vital da sociedade. Cumprirá essa missão se se mostrar, pela piedade mútua dos seus membros e pela oração feita a Deus em comum, como que o santuário doméstico da Igreja; se toda a família se inserir no culto litúrgico da Igreja e, finalmente, se a família exercer uma hospitalidade atuante e promover a justiça e outras boas obras em serviço de todos os irmãos que sofrem necessidade.

Podem enumerar-se, entre as várias obras de apostolado familiar, as seguintes: adotar por filhos crianças abandonadas, receber com benevolência estrangeiros, coadjuvar no regime das escolas, auxiliar os adolescentes com conselhos e meios materiais, ajudar os noivos a prepararem-se melhor para o matrimônio, colaborar na catequese, auxiliar os esposos e as famílias que se encontram em crise material ou moral, proporcionar aos velhos não só o necessário, mas também fazê-los participar, com equidade, dos frutos do progresso econômico.

As famílias cristãs, pela coerência de toda a sua vida com o Evangelho e pelo exemplo que mostram do matrimônio cristão, oferecem ao mundo um preciosíssimo testemunho de Cristo, sempre e em toda a parte, mas sobretudo naquelas regiões em que se lançam as primeiras sementes do Evangelho ou em que a Igreja está nos começos ou atravessa alguma crise grave.

Pode ser oportuno que as famílias se unam em certas associações para mais facilmente poderem atingir os fins do seu apostolado.

Os nossos tempos, porém, não exigem um menor zelo dos leigos; mais ainda, as condições atuais exigem deles absolutamente um apostolado cada vez mais intenso e mais universal. Com efeito, o aumento crescente da população, o progresso da ciência e da técnica, as relações mais estreitas entre os homens, não só dilataram imensamente os campos do apostolado dos leigos, em grande parte acessíveis só a eles, mas também suscitaram novos problemas que reclamam a sua atenção interessada e o seu esforço. Este apostolado torna-se tanto mais urgente quanto a autonomia de muitos setores da vida humana, como é justo, aumentou, por vezes com um certo afastamento da ordem ética e religiosa e com grave perigo para a vida cristã. Além disso, em muitas regiões onde os sacerdotes são demasiado poucos ou, como acontece por vezes, são privados da liberdade de ministério, a Igreja dificilmente poderia estar presente e ativa sem o trabalho dos leigos.

 

Texto compilado do Decreto Apostolicam Acuositatem sobre o apostolado dos leigos

9 de agosto de 2011

Antônio Frederico Ozanam


(1813-1853)
Antônio Frederico Ozanam nasceu a 23 de Abril de 1813, em Milão (Itália). Filho de Jean-Antoine, médico prestigioso, cuja fama profissional não o impedia de assistir doentes indigentes, com o mesmo cuidado e afabilidade reservados aos pacientes da alta condição social, e de Marie Ozanam, também dedicada à assistência dos pobres e enfermos. Frederico respira desde o nascimento o profundo espírito de caridade compartilhado pelos seus pais.
Depois de uma infância muito protegida em Lião, Frederico entra no colégio em 1822 para começar os estudos secundários. Estudante brilhante e leitor insaciável, aos 17 anos conhece várias línguas: grego, latim, italiano e alemão, e inicia um curso de hebraico e sânscrito. De espírito sensível e preocupado, é apaixonado pelo estudo da Filosofia, consumindo-se com frequência numa investigação existencial e espiritual, que jamais abandonará.
Em 1831, Frederico, erudito jovem de província, chega a Paris para estudar na Sorbona. Em pouco tempo converte-se num assíduo frequentador dos ambientes intelectuais (entre os quais o salão de Madame Récamier) e começa a colaborar com jornais e revistas. Apesar da sua timidez e do comportamento simples, emergem com clareza tanto a sua profunda humanidade como o seu rigor moral: a sua imensa cultura, as suas opiniões actualizadas e o seu catolicismo empenhado tornam-no rapidamente uma personalidade relevante. Frederico dedica a sua formidável eloquência a moderar os debates sobre religião e política, num círculo literário estudantil chamado «Conferência de história», do qual é porta-voz. Certa tarde, depois de sair vencedor de um debate com um estudante socialista sobre o compromisso social dos católicos, anuncia a um amigo a intenção de realizar finalmente um projecto, que há tempo lhe era muito querido: uma «Conferência de caridade», uma associação de beneficência para a assistência dos pobres, «a fim de pôr em prática o nosso catolicismo».
Desta maneira, em Maio de 1833, com apenas 20 anos, Frederico funda, juntamente com seis companheiros, as Conferências de São Vicente de Paulo: «na época borrascosa em que nos encontramos, escreve ao seu amigo Ferdinand Velay, é bonito assistir à formação, acima de todos os sistemas políticos e filosóficos, de um grupo compacto de homens decididos a usar todos os seus direitos como cidadãos, toda a sua influência, todos os seus estudos profissionais, para honrar o catolicismo em tempos de paz e defendê-lo em tempos de guerra». Nenhum dos seus jovens fundadores podia imaginar o desenvolvimento que alcançaria esta pequena Sociedade benéfica, à qual Frederico se dedicaria, daí por diante, sem jamais poupar esforços.
Doutor em Direito (1836) e depois em Letras (1839), Ozanam inicia uma brilhante carreira universitária que o levará, em 1844, a tornar-se o titular da cátedra de Literatura Estrangeira na Universidade da Sorbona e a viver sem reservas a sua profunda vocação ao magistério.
Em 1841 casa-se com a jovem Amélie Soulacroix. Frederico Ozanam é, portanto, um homem profundamente inserido no seu tempo. Marido e pai, professor e literato, leigo comprometido, vive as diferentes dimensões da sua existência, com a mesma paixão e generosidade: vai pessoalmente aos bairros pobres de Paris e de outras cidades, promove a expansão das Conferências vicentinas no mundo, publica escritos históricos e literários, luta pela liberdade civil, política e religiosa, sofrendo pelos contrastes que dividem o mundo católico em facções políticas opostas, e tendo um coração cheio de ternura para com Amélie e Marie, sua filha. O seu caminho espiritual, sempre atormentado, conhece altos e baixos: Frederico julga não fazer o suficiente, e pede ao Senhor que o ajude a ser melhor, luta contra o orgulho até se esquecer do próprio valor.
Os primeiros sintomas do que seria uma grave infecção renal, confundida com uma enfermidade pulmonar, que o levaria lenta e dolorosamente a uma morte prematura, chegam-lhe de surpresa em 1846. Na tentativa de recuperar a saúde, Frederico passa algum tempo com a família na Itália, e é recebido em audiência por Pio IX. De retorno a Paris, Ozanam continua a dedicar-se, de corpo e alma, ao serviço dos seus alunos, ao jornal «Ere nouvelle», com o qual colaborou na sua fundação, aos pobres e aos trabalhadores.
A revolução de 1848 e o feroz debate no mundo político e católico só tornarão piores as suas condições de saúde. Em 1849, depois de ter sofrido um segundo ataque agudo do mal que o estava minando, Frederico começa a estar consciente do triste pressentimento. As suas actividades continuam de modo frenético. O seu anseio de conhecer e de participar leva-o a ignorar a dor física e, por vezes, até mesmo os conselhos dos médicos. Em Maio de 1853, de novo na Itália por motivo de saúde, a braços com a angústia de em breve ter que deixar os seus entes queridos, os sucessos profissionais e os debates políticos, mas pronto ao sacrifício, dirige-se a Deus: «Senhor, quero o que Tu queres, quero como o queres e por todo o tempo que o quiseres, quero-o porque Tu o queres».
Frederico Ozanam morreu na noite de 8 de Setembro de 1853, em Marselha, rodeado dos seus entes mais queridos, depois de uma agonia longa e dolorosa.
Este é o modelo de apóstolo leigo, erudito, empenhado e dedicado ao serviço dos mais pobres, que a Igreja apresenta a todos os fiéis, mas sobretudo aos jovens, durante a Missa presidida por João Paulo II, no dia 22 de Agosto, em Paris, na qual é beatificado Frederico Ozanam.
Digno de nota é o caso da cura milagrosa de uma criança brasileira, de apenas dezoito meses, afectada de uma grave forma de difteria, que nos primeiros dias de Fevereiro de 1926, em Nova Friburgo (RJ), obteve a graça por intercessão do Servo de Deus Frederico Ozanam. Esta cura foi reconhecida pela Junta médica da Congregação para as Causas dos Santos a 22 de Junho de 1995, e confirmada de modo unânime pelos Consultores teólogos, na reunião de 24 de Novembro do mesmo ano.

São Vicente de Paulo

27 de Setembro



São Vicente de Paulo "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

São Vicente de Paulo, rogai por nós!

8 de agosto de 2011

A gratuidade

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Há solução: melhor distribuição, maior solidariedade e partilha!
Muitas pessoas retornam de férias. Muita gente deixou de olhar para o relógio, tantos passearam ou passaram longas horas de descanso olhando para o mar ou nossos rios. As praias encheram de encanto nossos olhos. Água, sol, mar, esporte e lazer. As experiências mais agradáveis foram aquelas que não custaram dinheiro, como o gostinho de "jogar conversa fora", ou a alegria de conhecer gente nova, de graça! Não foram poucas as descobertas, feitas de olhares luminosos, por meio das quais homens e mulheres, de um modo sadio, entenderam que pode brotar um bonito sentimento de amor mútuo. Quantas famílias nasceram de passeios de férias!


Entretanto, pode acontecer que muitos não voltem às suas lides com tanta tranquilidade. Se as férias foram feitas de vícios – e quanto custam! – ou de abusos desenfreados, não virá à tona o sorriso generoso de algumas crianças que me cumprimentaram recentemente, voltando de uma viagem feita com os pais. Abraços e histórias se misturavam, a ponto de uma pessoa estrangeira, que nos visitava, ficar edificada com a liberdade da meninada com o Arcebispo de Belém. A bonita algazarra ficou gravada em minha memória. Eram sorrisos felizes e gratuitos!

Quando os apóstolos se viram em apuros diante da multidão faminta (Cf. Mt 14, 13-21; Mt 15, 32-39; Mc 6, 33-44; Mc 8, 1-8; Lc 9, 10-17; Jo 6, 1-13), foi muito pouco o que tinham a oferecer: poucos pães e poucos peixes. O Evangelho de São João ainda diz que foi um menino a colocar à disposição uma oferta aparentemente tão insignificante. E pensar que as mulheres e crianças nem foram contadas no cálculo dos comensais! E menino dá de graça pão, peixe, sorriso, perdão e brilho nos olhos. Foi de graça que Jesus encheu-se de compaixão da multidão, curou suas enfermidades, anunciou-lhes a Boa Nova. E quando a criança lhe deu de graça pães e peixes, estes se multiplicaram, quando os discípulos, atônitos, viam o milagre passar pelas próprias mãos.

É de graça que a terra oferece dadivosa e generosa o alimento aos seres humanos. O milagre continua a acontecer, uma geração após a outra. Há períodos no ano em que se multiplicam entre nós açaí, peixe, camarão, farinha! Se estamos muito acostumados a ver estas maravilhas, é bom notar que se pode explicar diretinho "como" tudo isso acontece na terra ou na água, mas quem ordena à natureza manter este ritmo com uma regularidade tão incrível? O porquê está lá no alto, generoso e gratuito.

A multiplicação extraordinária dos pães e dos peixes, realizada por Jesus, é contata nos Evangelhos para ajudar-nos a operar muitas multiplicações no cotidiano. Há pouco tempo, um programa de televisão retratava o doloroso tema do desperdício. De fato, como podemos acusar Deus e não fornecer alimento para as multidões famintas, quando nossa geração joga fora comida? Pode parecer simplista, mas existe a solução: melhor distribuição, maior solidariedade e partilha! É a multiplicação acontecendo na gratuidade que brota da conversão.

Os quatro evangelistas descrevem a multiplicação de pães, o que não acontece com todos os milagres! Deve haver um sentido para tal insistência. E tamanha é a riqueza da narrativa que foi profecia e antecipação de outra multiplicação. Até as expressões são semelhantes: tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção de ação de graças, partiu os pães e os deu aos discípulos; e os discípulos os distribuíram às multidões. A maior multiplicação acontece quando Jesus dá Seu Corpo e Seu Sangue na Eucaristia, de graça, para a vida do mundo. Por isso as mais antigas representações pictóricas da Eucaristia nos mostram um cesto de pães e dois peixes, como no mosaico descoberto em Tabga, na Terra Santa, ou na Catacumba de Priscila, em Roma.

Como "todos comeram e ficaram saciados, e dos pedaços que sobraram recolheram ainda doze cestos cheios" (Cf. Mt, 14, 20),  recebendo a Palavra, a partilha dos bens e a Eucaristia, reste-nos a responsabilidade de compartilhar com outras pessoas o que vivemos, a modo de missionários, de graça!

Foto Arcebispo Metropolitano de Belém do ParáDom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

5 de agosto de 2011

A Sociedade de São Vicente de Paulo

Fonte: http://www.ssvpbrasil.org.br/?pg=sobre_a_ssvp

Frederico Ozanam nasceu em 1813. Aos 20 anos, ao lado de companheiros fiéis, em Paris, na França, deu início a uma obra que ajuda milhões de famílias há mais de 170 anos: a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP.
A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo  é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
Ozanam foi beatificado em agosto de 1997 pelo Papa João Paulo Segundo.
No Brasil já existe uma igreja em honra a Frederico Ozanam.
São Vicente de Paulo é considerado o patrono de todas as obras de caridade. Trilhou um caminho de dedicação radical aos pobres e as missões populares; foi a inspiração para a denominação da SSVP.
Atualmente a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e tem mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo.
O Brasil é o maior país vicentino do planeta; aqui a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. E conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres - e também por Crianças e Adolescentes. Quem faz adesão a SSVP é chamado de Vicentino.
Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carêntes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica.
As Confêrencias são coordenadas por Conselhos, que direcionam os trabalhos e atividades seguindo os princípios e fundamentos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo.
A administração da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é de responsabilidade do Conselho Nacional do Brasil; e no mundo, do Conselho Geral Internacional, com sede em Paris, na França.
Os Vicentinos fazem do sonho Ozanam, que é  "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana.
A SSVP recebe colaboração de benfeitores, que contribuem financeiramente com a instituição.
A visita domiciliar é a principal atividade dos Vicentinos.
Semanalmente são feitas mais de 200 mil visitas, em diferentes bolsões de miséria. Assim, todos que são amparados pela instituição são incentivados a melhorar suas vidas em todos os sentidos. 
O trabalho da SSVP abrange ainda as Obras Unidas. São creches, educandários, asilos, entre outras instituições - todas mantidas e administradas pela organização.
Diversas unidades Vicentinas promovem cursos que visam a inclusão social das famílias assistidas; como os de alfabetização e de geração de renda - são as Obras Especiais.
Atualmente, meio milhão de brasileiros recebe o apoio da SSVP.
Semanalmente a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas junto aos Colaboradores, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos.
A Sociedade de São Vicente de Paulo conquistou Parceiros como a Nestlé.
Os projetos mais grandiosos desta valiosa Parceria sao a Campanha "Torcer faz bem" e os Shows "Roberto Carlos pra sempre".
Em 2004, a instituição recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na Categoria Idosos, oferecido pelo Governo Federal.
Em 2005, a SSVP assinou um termo de cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Social no sentido de beneficiar famílias carentes ainda nao atendidas pelos programas sociais do Governo Federal.
A Sociedade promove anualmente a Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Uma ação que renova a fé e a amizade entre os vicentinos.
No Brasil, cerca de 100 mil jovens Vicentinos semeiam o futuro da SSVP.
Conferências compostas por crianças e adolescentes formam novos membros para a instituição. Atualmente, no Brasil, atuam cerca de 600 Conferências de Crianças e Adolescentes.
A instituição mantém também a Ecafo - Escola de Capacitação Frederico Ozanam - que visa a formação dos Vicentinos por meio de cursos, palestras, encontros e retiros.
A Sociedade São Vicente de Paulo une homens, mulheres e crianças num mesmo ideal: praticar o amor ao próximo.
Procure uma Confêrencia Vicentina na paróquia mais perto da sua casa e venha fazer parte dessa grande rede de caridade: a Sociedade São Vicente de Paulo.

4 de agosto de 2011

"Na Caridade, face a face com os Pobres - Mudar para Transformar"

Analisando mais detalhadamente este tema,  passei a considerá-lo de extrema relevância para o futuro da SSVP . Pesquisei alguns livros, revistas, boletins, Periódicos e semanários, módulos da Ecafo, artigos e textos criados por vicentinos ilustres, privilegiando-nos com seus belos testemunhos de vivência vicentina e muito aprendi com isso.  Refleti relatos, prosas e histórias magníficas que relatavam as mudanças necessárias à adequação da realidade da caridade atual. A SSVP chega há 178 anos e continua jovem, porém necessita de mudanças assim como a igreja, e demais ramos da família vicentina.. Buscando  entender que mudanças seriam essas me lembrei do conteúdo do livro de autoria de nosso Confrade Cristóvão Gonçalves, intitulado "Futuro e Presente da SSVP" escrito a alguns anos, mas muito atual para o tema proposto em 2011. Ali, o Cfd. Cristovão fala de um tema muito específico: "Revicentinização" . Muito oportuno e atual, faço votos que todos nós vicentinos possamos refletir o livro do Cfd. Cristovão e realizar uma viagem interior em buscas de respostas para efetivamente realizarmos as mudanças necessárias a transformação de nossa realidade caritativa.  Particularmente, nestes estudos me fiz uma indagação: Qual seria o verdadeiro papel cristão de cada Confrade e de cada Consócia nesse processo? Este estudo me fez concluir que nós vicentinos, membros da conferência e que fazemos parte de um exército mundial dependemos muito das atitudes e comportamentos dos nossos líderes vicentinos cristão, especificamente dos dirigentes de qualquer unidade vicentina. O testemunho de vida e a vivência do Evangelho são elementos indispensáveis a vida de qualquer líder vicentino, onde o amor e a verdade estão sempre de braços dados. O empenho do Líder Vicentino em construir um mundo mais humano e solidário é sinônimo de autenticidade e todos nós, cada soldado desse exercito da caridade chamado "SSVP" somo simples ovelhas guiadas por cada um de nossos dirigentes, seja de Conferência ou de qualquer outra unidade vicentina. É obvio que o Presidente de qualquer Unidade Vicentina não pode esquecer, que seu apostolado é expressão máxima da fé em Jesus Ressuscitado e na Igreja. Façamos aqui uma reflexão das aulas da Ecafo, unidade de extrema importância nesta caminhada: Para o bom funcionamento de qualquer outra unidade Vicentina, nada é mais importante do que a escolha do seu presidente:  São Vicente de Paulo considerava que, se para o bom êxito de uma empresa fosse obrigado a optar entre cinqüenta carneiros comandados por um leão e cinqüenta leões comandados por um carneiro, estaria bem mais seguro do êxito com a primeira opção do que com a segunda. Realmente, a prática tem mostrado que o resultado de um empreendimento depende quase exclusivamente de quem marchar à frente do mesmo. É bem oportuno transcrever o pensamento de São Vicente de Paulo, a respeito do dirigente: "Os defeitos que se notam em uma associação provêm, geralmente, de negligência de quem a dirige; do mesmo modo, o bom procedimento dos seus membros depende do zelo do respectivo chefe e da sabedoria de sua administração".  Para exercer a presidência, o Confrade ou a Consócia se torna um "Pastor de Ovelhas", sendo assim, sem dúvida alguma, este precisa ser mais digno do que qualquer outro. O confrade que não se mostra empenhado em ocupá-la, que se preocupa apenas com o encargo sem se deixar envaidecer com o título do cargo e que aceita com humildade a indicação de seu nome, tão somente inspirado pelo desejo de servir sem, por isso, esperar auferir vantagens pessoais, precisa vivenciar mais a sua vocação antes de assumir tal encargo. É preciso unir todo o grupo em oração para que o candidato ao cargo  seja uma pessoa cordata e dócil, porém ativa e firme em suas ações. Que demonstre afeto sincero e ardente pela Conferencia e pelo Conselho a que pertence ou pela Obra de que participe. Que tenha uma grande afeição pelos confrades e pelos assistidos, que seja ponderado e que não se deixe empolgar por inovações ou modificações irrefletidas, principalmente por aquelas que contrariam, por pouco que seja, as diretrizes de nosso Regulamento, que seja dinâmico, que não se acomode ou desanime diante de situações de difícil solução, e que, além da instrução necessária para bem desempenhar suas funções, tenha ainda suficiente disponibilidade de tempo. O exemplo deve partir do presidente, ele deve ter vivência de membro de Conferência, primeiro pelo testemunho de um autêntico homem de fé e depois por conselhos dados, de modo prudente e de caráter geral, nos quais procurará salientar a dignidade do pobre e a sublimidade da missão junto a ele, sempre enfatizando que é na visita domiciliar, no ambiente desconfortável da casa do pobre, que encontraremos o próprio Cristo sofredor, ansiosamente nos esperando para ajudá-lo. O lider vicentino terá sempre o cuidado de lembrar, freqüentemente, os benefícios ligados ao exercício das obras de misericórdia, precisa velar pela exata celebração das Festas Regulamentares e da Missa das cinco intenções, comunicando, com a devida antecedência, a data marcada para essas comemorações, a fim de que os confrades possam participar delas. Precisa esforçar  também, por organizar retiros espirituais, dias de recolhimento, ou quaisquer outros atos de fé que possam contribuir para o aprimoramento espiritual dos confrades. O presidente não poderá esquecer-se de que a espiritualidade não se impõe; ao contrário, ela é o resultado espontâneo do exercício da caridade e da constância com que os confrades se dedicam às práticas religiosas e caritativas.
Um presidente deve ser comunicativo e tratar os seus confrades com muita atenção, cordialidade e, sobretudo com muita fraternidade; deve sempre lembrar-se de que é o coordenador de um Grupo de Confrades e Consócias com vocação vicentina como ele e não um administrador intransigente que tem hábito de forçar os companheiros a aceitar e acatar o seu ponto de vista pessoal. Cumpre   que   ele   cultive,   no   âmbito da unidade vicentina, um clima de harmonia e de amizade cristã de  modo  a  fazer  com  que  a  unidade, a qual preside, seja  como uma só e mesma família.  Nas suas palavras e nos seus atos, o presidente mostrará que ama seus confrades, procurando fazer tudo quanto puder para que eles também se amem uns aos outros. Aproveitará todas as ocasiões para aproximá-los uns dos outros. Incidentalmente, podem surgir atitudes ou situações que perturbem a união dos membros entre si; para restabelecê-la, o presidente não deixará de empregar todos os meios conciliatórios possíveis, mostrando que a fraternidade, a condescendência e a mansidão são características indispensáveis a todos os vicentinos, tendo, porém, o cuidado de ser o primeiro a dar o exemplo. Caso o presidente venha a sofrer tratamento pouco amistoso, ou incompreensão por parte de algum confrade ou consócia, não deve mostrar-se magoado nem irritado; ao contrário, deve dispensar-lhe redobrada atenção e acolhe-lo com maior cordialidade ainda, indo mesmo ao seu encontro, se isto for necessário, e, desta sorte, terá feito muito mais para o bem da Sociedade e para a sua própria santificação do que se tivesse optado pela censura ou repreensão ainda que merecida. O Líder Vicentino é um ator fundamental no elo de ligação, sendo o principal responsável pela COMUNICAÇÃO na SSVP. Visitar os confrades e as consocias enfermos, ou que passam aflições, é um dever espontâneo que o coração ensina; portanto, cabe ao presidente dar exemplo no cumprimento deste gesto de solidariedade humana e, sobretudo, de dever cristão. Bem sabemos que, ao lado dos melas do corpo, existem as aflições da alma e, com isso, talvez a fraqueza da fé. Logo que o presidente perceber que algum de seus confrades esteja passando por esta provação, esforçar-se-á, imediatamente, para levar socorro a essa alma que se acha desalentada. Os conselhos repassados de ternura cristã e dados com prudência e discrição, além de aliviar os sofrimentos, poderão reconduzir o Confrade ou a Consocia à certeza da fé e assim preservá-los de males maiores. Para conclusão deste estudo, vale ressaltar que comemoramos, em 23 de abril de 2011, 178 anos da fundação dessa que é a mais numerosa associação católica internacional de leigos. Nesta reflexão, quando admitimos a necessidade de "mudar para transformar" é preciso ter consciência da necessidade da aproximação contundente de nossas origens. É importante, o retorno ao momento histórico da fundação da primeira Conferência porque ali vamos encontrar o impulso original para a vivência entusiasmada do nosso ideal vicentino neste milênio que começa desafiador e assim realizarmos as mudanças coerentes com vistas a transformação. Este é o momento propício para cada Confrade e Consocia parar e pensar se está vivendo com devoção o seu dever sagrado de ajudar os irmãos empobrecidos. Hora de se comprometer ainda mais. Hora de conversão pessoal e de desapego de si pela causa da caridade. Diante do escândalo de pobrezas antigas e novas presentes também na sociedade opulenta atual, como continuar a viver o ensinamento de Frederico Ozanam e de seus valorosos companheiros? Realmente, a cada dia que passa fica mais difícil dar testemunho de Jesus num mundo que se descristianiza, se confunde e se divide. Com efeito, o desafio de se comprometer como vicentino já está a exigir coragem, perseverança e sacrifício de todos Vicentinos. Uma volta ao começo, portanto, nos fará bem. É importante saber que nos primórdios houve muitos empecilhos superados pelos nossos fundadores. Relembrando a nossa história, remetamos a nossa memória para a agitada Paris de 1833, quando um grupo de homens, através da ação do Espírito Santo, se reuniu para ajudar os pobres.  Ozanam e seus companheiros, contribuindo com o melhor dos talentos que Deus lhes haviam concedido, foi fiel instrumento para a criação de uma instituição de leigos católicos, que se estenderia por todo o mundo. Ninguém poderia prever que a sua pequena obra querida por Deus prosperaria a ponto de, quase dois séculos depois, dar acolhida a pessoas pobres em situações dramáticas, como hoje vemos em todo mundo. "pobres, sempre os tereis...". Sempre haverá pobres para que cumpramos nossa missão. Hoje, os desafios de pobreza são muitos! O trabalho vicentino precisa ter começo, meio e fim,  por causa da velocidade das mudanças, todos podem se achar em situação de miséria (material ou espiritual), por um motivo ou por outro e então, se tornarem dependentes da solidariedade de terceiros. O trabalho vicentino é o de enxergar o pobre como seu igual, com as mesmas necessidades, capacidades e sonhos. O vicentino deve ser facilitador da promoção, deve ser apoio e ponte entre os assistidos e transformá-los em cidadãos de fato. Mas isso só é possível quando nos dispomos verdadeiramente a conhecer as dificuldades daqueles que nos foram confiados para, por meio de ações planejadas, enfrentarem cada uma delas como obstáculos a vencer. Visita a visita. Reunião a reunião. Que o Espírito Santo ilumine a todos os vicentinos inspirando-os a ser ícones da caridade face a face com os pobres com o desejo perseverante de "Mudar para Transformar"

Cfd. Donizetti Luiz - Conferência São Sebastião / Goiânia-GO

3 de agosto de 2011

É esforço, esperteza ou dom?

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O melhor a fazer não é apenas 'dialogar', mas rezar
Com grande sabedoria o Concílio encorajou a Igreja a estabelecer diálogo com o mundo moderno e com as grandes religiões. Houve enormes tentativas. Mas até parece que, quanto maiores os esforços, menores os resultados. Vejamos só o gigantesco esforço desse homem aberto, que foi João Paulo II. Diante de erros históricos, cometidos por homens da Igreja, como o processo de Galileu, a inquisição espanhola, certas guerras de religião, o saudoso Papa pediu desculpas diante do mundo. Alguém perdoou? Parece que não. Doze anos depois os ataques continuam, quase do mesmo jeito. É tão vantajoso bater em alguém que não tem a mínima condição de retribuir... Se todos seguissem o maravilhoso exemplo do Pontífice polonês, como o mundo seria diferente! Não ficariam, travadas na garganta, as vozes de vingança, prestes a explodir. "Perdoai os vossos inimigos",  dizia Jesus. Isso daria condições de zerar os nossos conflitos e recomeçar.


No campo ecumênico as tristezas são maiores do que as alegrias. Cinquenta anos depois do Concílio, continuamos marcando passo. Houve uns pequenos consolos, algumas aproximações positivas. Mas além disso, somos parecidos com os corredores da Fórmula Um, cujo veículo, uma vez caído na caixa de brita, não sai mais do lugar. Os anglicanos, algum dia, vão acertar os passos com os católicos? Humanamente falando, jamais. Os ortodoxos e os católicos vão abandonar as suas agruras históricas e procurar se acertar? Esqueçam. É inútil lembrar os uniatas, que reconhecem o Papa. Parece que não passarão da situação atual. Desnecessário lembrar os albigenses. É da natureza humana adorar uma boa briga e dar o troco por desaforos sofridos. Se depender do esforço de pessoas boas, ou até das espertezas e diplomacias humanas, estaremos desunidos para sempre (e com chance de aumentar a desunião). Mas o Eterno guarda uma carta na manga. Um dia mais, ou um dia menos, o Pai das Misericórdias nos concederá a unidade como um dom gratuito. O melhor que podemos fazer não é "dialogar", mas rezar. Pela humilde oração podemos antecipar os tempos. O que Jesus previu vai se cumprir: "Haverá um só rebanho e um só Pastor" (Jo 10, 16).

Dom Aloísio Roque Oppermann scj
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