28 de março de 2025

Ore sempre, porque o Senhor é a sua esperança

A esperança tem um nome: Jesus Cristo!

(1Ts 5,16-18; Sl 71,5)

Família, nossa fé em Cristo Jesus nos impulsiona a ter esperança, a viver de esperança e a propagá-la com entusiasmo, pois a nossa esperança é Ele. Sem dúvida alguma, nosso mundo precisa de esperança, pois nós vivemos dela. Basta pensarmos em nosso dia a dia: vivemos na esperança de uma oportunidade melhor, um dia melhor, desejamos encontrar pessoas de bem.

Crédito: Anawat_s/GettyImages

Nesse sentido, em nossa Igreja, vivemos o ano jubilar da Esperança. O Papa Francisco deseja que toda a humanidade faça essa experiência. Sim, trata-se da Esperança, de algo muito maior; na verdade, a esperança em uma Pessoa, Jesus Cristo. Para nós cristãos ela não é apenas uma palavra, mas tem um nome, Esperança, e ela é sim uma pessoa, a Esperança é Cristo Jesus. 

Em Cristo Jesus recomendamos nos apoiar, n'Ele devemos nos ancorar, pois Jesus é a nossa salvação, libertação, cura e nosso modelo servir a amar o próximo.

Na oração a Deus, um chamado à busca contínua

Estamos no "ano da graça do Senhor", irmãos. Tenhamos confiança n'Ele. Busquemos com mais intensidade, mais fervor, mais fé, Aquele que é o Princípio e o Fim de nossa vida, de maneira especial através da oração.

Se "os tempos são maus", não desanimemos; se os tempos são difíceis, dirijamo-nos a Ele com total confiança. Jesus ensinou a Seus discípulos e à multidão sobre a necessidade de orar, orar sempre, orar sem cessar, orar sem perder a esperança.

Tudo parte da oração, tudo deve nos levar à oração, "sem oração não podemos nos salvar " (Santo Afonso de Ligório), sem oração não podemos alcançar as graças de Deus, sem oração não podemos agradar a Deus, sem uma oração insistente desfaleceremos no caminho. 

Orar sempre, é o que fizeram os grandes homens e mulheres de Deus? Sim, oravam sempre!

São Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses 5,16-18, indicou três passos para aquela comunidade: viver contentes, orar sempre e dar graças em todas as situações, pois essa era a vontade de Deus. A comunidade de Tessalônica foi exortada pelo apóstolo São Paulo a viver na esperança da vinda definitiva do Senhor: " Pois vocês mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite." (1Ts 5,2).

Corações contentes na Esperança

Como viver a expectativa da vinda do Senhor? Viver contente. O cristão, porque confia em Deus, porque vive n'Ele, é alegre, pois sabe em quem colocou sua confiança (2Tm 1,12). Viver contente em meio aos acontecimentos do nosso tempo – violência, fome, divisões… – não é uma falta de respeito ou de discernimento? Não! "Viver contente" significa ainda levar a esperança, não simplesmente um otimismo, mas levar a certeza de que Deus está conosco, e com Ele nós vamos, com Ele nós conseguimos. Com um sorriso nos lábios e com fé no coração, não há o que temer.


São Paulo, depois, fala de orar sempre, que a oração é o "motor" de nossa espiritualidade e que, com oração e na oração, movimentamos nossa fé em Deus. Na oração, falamos com Deus; na oração, pedimos, agradecemos ao Senhor e O louvamos. Orar sempre não significa somente balbuciar palavras a Deus o dia todo; orar sempre significa ter o coração sempre em sintonia com Deus, como acordar e pensar em Deus, falar com Ele, tomar um café e agradecer pelo "pão nosso de cada dia", realizar os trabalhos com honestidade e se santificar com aquele ofício, tendo consciência de que cada ação é para glória de Deus.

Fazer a vontade de Deus, um abandono confiante no Criador

Viver contente, orar sempre e estar na vontade de Deus, pois estamos no ano jubilar da esperança. E o que o Senhor deseja de nós mais uma vez? Que façamos a Sua vontade. Ora, se buscamos estar alegres, se buscamos a comunhão com o Senhor na oração, então o último passo é a busca pela vontade de Deus. Pensemos: o que Deus nos pede hoje? 

Proponho que façamos a vontade d'Ele num total abandono, numa confiança sem reservas a Ele. Vamos dizer "Tu és a minha esperança" (Sl 71,5), vamos dizer aos nossos desafios que Deus é a nossa esperança. Vamos dizer às pessoas que encontramos que "Deus é a nossa esperança ". Por causa d'Ele nós amamos, perdoamos, ganhamos. Por causa d'Ele amamos o próximo, e assim faremos um mundo melhor.

Enfim, aproveitemos essa Quaresma, aproveitemos a 12ª edição das 24h para o Senhor para rezarmos, para nos penitenciarmos e para nos comprometermos com a Esperança, Jesus Cristo, e levá-Lo em nosso rosto e em nossas atitudes.


Padre Márcio Prado
Missionário Núcleo da Comunidade Canção Nova  


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/ore-sempre-porque-o-senhor-e-a-sua-esperanca/

0 Comentários

Nenhum comentário: