Alegria, Paciência e Oração, um guia para enfrentar a vida
"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Rm 12,12)
Quantas vezes escutamos ou lemos isso, não é mesmo? Mas você entende o que está escrito? Você sabe quando deve usar? Vou lhe explicar melhor do meu jeito.

Crédito: pcess609 / GettyImages
Alegrai-vos na esperança
Mesmo que, hoje, você não tenha nenhum motivo para estar alegre, que tudo aquilo que o deixa feliz lhe tenha sido tirado, ainda que você tenha perdido tudo e, hoje, seja só desespero e desolação, por causa da esperança, firmada nela, você tem um motivo para sorrir e alegrar-se.
A esperança é a certeza dos bens futuros, é a certeza de que Deus tem sempre algo melhor para nós, que o sofrimento do tempo presente está me habilitando para o bem futuro. Mas isso não é um jeito iludido de ver a vida, Carla? Se você acredita em Nosso Senhor Jesus Cristo, não é! Ele é a rocha onde construímos a casa da nossa esperança. E "a esperança não decepciona" (Rm 5,5).
Sede pacientes na tribulação
Imagine você, no meio do Furacão Milton que passou pela Florida… Você amarrou a casa, fechou os janelas com aquelas proteções fortes, enfim, fez tudo o que estava ao seu alcance naquela situação. Então, resta-lhe, agora, pegar a sua cadeira mais confortável, sentar-se em algum lugar seguro e esperar passar o furacão. Veja, não estou falando sobre furacões reais, estou falando sobre situações que acontecem na sua vida e parecem furacões.
Nessa analogia, podemos compreender duas coisas. A primeira é: você pode agir antes e depois do furacão; durante, você só pode esperar e continuar rezando. Há furacões que nos dão tempo de nos prepararmos para evitar prejuízos maiores, e há furacões que chegam de surpresa. Se formos homens espirituais, nunca seremos pegos de surpresa, pois um bom soldado está sempre em alerta. A segunda coisa é: quando ele está acontecendo, não é hora de amarrar a casa, tampar as janelas etc. É hora de ser paciente.
E qual é o trabalho do paciente? Esperar até melhorar, esperar até o médico dar alta. Exercer a paciência.
Perseverai na oração
Por fim, antes, durante e depois rezar! Rezar sem cessar! Rezar quando tudo vai bem, rezar quando tudo vai mal, rezar para que as coisas voltem a ficar bem, e rezar, rezar, rezar…
"Aqueles que rezam fazem mais pelo mundo do que aqueles que combatem" (Dom J. B. Chautard).
Santo Afonso nos diz: "Quem reza, certamente, salva-se; quem não reza, certamente, será condenado".
Rezar não é coisa apenas de mulher, rezar é coisa para quem está vivo! Eu diria: você respira? Então é bom que reze! Quando? Sempre!
"Orai sem cessar" (1Tes 5,17) é uma ordem de Deus para nós!
Eu espero que o ajude a compreender que a Palavra de Deus nos foi dada como um presente para que a usemos, e não basta termos decorado alguns versículos, precisamos colocá-la em prática. Intimidade com a Palavra de Deus é intimidade com o próprio Deus.
Carla Picolotto
Missionária Núcleo da Comunidade Canção Nova