30 de novembro de 2024

O exemplo dos pastorinhos: simplicidade e santidade

A espiritualidade de Fátima: um caminho de santidade

O exemplo dos três pastorinhos permanece pertinente, pois a espiritualidade de Fátima nos faz refletir sobre os acontecimentos atuais. Quantas guerras ocorreram desde a primeira aparição! Quantas famílias foram destruídas por ideologias! Contudo, a mensagem de Fátima persiste.

O exemplo dos pastorinhos simplicidade e santidade

Crédito: pedro emanuel pereira / GettyImages

Os três pastorinhos eram crianças simples, de origem humilde, que viviam em Aljustrel, Portugal. Lúcia, a mais velha, prima de Francisco e Jacinta, nasceu em 28 de março de 1907 e tinha dez anos na época das aparições. Francisco, irmão de Jacinta, nasceu em 11 de junho de 1908 e tinha nove anos. Jacinta, a mais nova, nasceu em 11 de março de 1910 e tinha sete anos. Nossa Senhora concedeu-lhes dons para perceber as aparições: Lúcia podia ver, ouvir e falar; Francisco, apenas ver; e Jacinta ver e ouvir. Cada uma das crianças tinham um dom, que fora dado por Nossa Senhora para elas conseguirem perceber as aparições.

Francisco: a humildade e a oração

Francisco faleceu em 4 de abril de 1919, vítima da gripe espanhola. Antes, porém, sofreu intensamente com a doença, oferecendo a Deus seus padecimentos. Segundo relatos de Lúcia, Francisco era o mais religioso dos três. Certa vez, Lúcia perguntou a Nossa Senhora se Francisco iria para o céu, e Ela respondeu que sim, mas que ele precisava rezar muitos terços. A incapacidade de ouvir a voz de Nossa Senhora demonstra a humildade de Francisco, que não o impediu de trilhar o caminho da santidade. Alguns especialistas afirmam que sua fé se fortaleceu pela purificação do olhar, intensificada após a visão do inferno. Francisco passou a dedicar-se à oração, constantemente rezando o terço, sozinho ou com as primas. Purificado pela doença, afirmava que o sofrimento não importava, pois desejava o céu.

Em 3 de abril de 1919, após receber a Sagrada Comunhão, disse a Jacinta: "Hoje, sou mais feliz que tu, porque tenho dentro do meu peito Jesus escondido. Eu vou para o Céu; mas lá vou pedir muito a Nosso Senhor e a Nossa Senhora que vos levem também para lá depressa". No dia seguinte, Francisco faleceu.

Jacinta: o sofrimento oferecido por amor

Jacinta, a mais nova, teve uma vida breve e sofrida. Assim como Francisco, praticava penitências e, em seus últimos dias, experimentou um verdadeiro martírio. Submetida a uma cirurgia sem anestesia para a retirada de duas costelas, dizia, segundo o médico, que oferecia sua dor para consolar o coração de Jesus. Jacinta morreu longe da família, que não possuía recursos para permanecer na cidade grande. Sozinha no hospital, sentia muita saudade da sua família, principalmente da sua mãe, mas oferecia diariamente seus sofrimentos pela conversão dos pecadores e de seus familiares. Apesar da pouca idade, demonstrava a maturidade espiritual de grandes santos. Faleceu em 20 de fevereiro de 1920.


Lúcia: a voz  que ecoa a mensagem de Nossa Senhora

Lúcia, a única que podia ver, ouvir e falar com Nossa Senhora, seguiu a vida religiosa. A conselho do bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva foi para o Asilo de Vilar, no Porto, e depois para o postulantado das Irmãs Doroteias, na Espanha, aos 15 anos. Posteriormente, ingressou na clausura do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde permaneceu de 17 de maio de 1946 até seu falecimento em 13 de fevereiro de 2005. Já como Irmã Lúcia, relatou suas visões e conversas com Nossa Senhora, tornando-se a principal fonte de informações sobre Francisco e Jacinta. Revelou os três segredos de Fátima e escreveu livros sobre suas experiências, falecendo no Carmelo.

Ela foi escolhida para transmitir as mensagens de Nossa Senhora, que exortava à conversão, penitência, jejum, oração diária do terço e devoção ao Imaculado Coração de Maria.

O legado dos pastorinhos de Fátima

Francisco e Jacinta Marto foram canonizados em 13 de maio de 2017, na missa celebrada pelo Papa Francisco em homenagem ao Centenário das Aparições. O processo de canonização da Irmã Lúcia está em andamento. A fase diocesana foi aberta em 30 de abril de 2008 por D. Albino Cleto e concluída em 13 de janeiro de 2017. A sessão solene de encerramento ocorreu em 13 de fevereiro de 2017.

Que santidade de vida dessas crianças! Apesar da brevidade da vida de Francisco e Jacinta, experimentaram profunda intimidade com Deus e Nossa Senhora, vivenciando a espiritualidade de Fátima: conversão, penitência, jejum, oração e devoção ao Imaculado Coração de Maria. Somos chamados a vivenciar essa mesma experiência, transformando nossas dores e sofrimentos em degraus para o céu, a exemplo dos pastorinhos.

Wesley Paulo Santos Moreira


Referência:

https://www.papa2017.fatima.pt/pt/pages/pastorinhos


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/o-exemplo-dos-pastorinhos-simplicidade-e-santidade/

0 Comentários

Nenhum comentário: