6 de novembro de 2024

Como fazer um bom exame de consciência à noite

O exame de consciência é uma prática essencial para a vida espiritual

Antes de qualquer coisa, é necessário definirmos o que é o exame de consciência. Podemos defini-lo da seguinte forma: "É a reflexão que fazemos diante de Deus, em que pensamos sobre a nossa vida, se infringimos alguma lei divina e com qual gravidade o fizemos." A pessoa se pergunta: "O que fiz está de acordo com o ensinamento do Senhor?".

Como fazer um bom exame de consciência à noite

Crédito: Charday Penn / GettyImages

Se ela infringe um dos 10 mandamentos ou um dos 5 mandamentos da Igreja, com plena consciência e pleno consentimento, acaba por cometer um pecado mortal (grave). Se, ao cometer algum ato mau, mas não tem ligação direta com os 10 mandamentos e/ou os 5 mandamentos da Igreja, ou não se tem plena consciência, ou não tem pleno consentimento, comete um pecado venial (leve). Todo exame de consciência parte desse princípio. [1]

Preparando-se para o descanso

Uma vez que esclarecemos sobre o que é o exame de consciência, agora podemos tratar de sua prática no período da noite. Sem dúvida nenhuma, essa é uma prática que herdamos da Tradição da Igreja.

Na Liturgia das Horas, no momento da oração das Completas, é recomendado o exame de consciência. Não são poucos os santos que recomendam a oração antes do sono noturno. E há aqueles que ensinaram sobre como deveríamos fazer, com frequência, esse exame. Um santo que pode nos ajudar a fazer o exame de consciência noturno é São Francisco de Sales. [2]

Quais são os passos para o exame de consciência antes de dormir?

Passo 1

Quando São Francisco de Sales ensina sobre este assunto, ele o faz juntamente com o momento de oração que devemos fazer antes de dormir. Veja como ele começa o seu ensinamento:

"[…]será de grande proveito tomares também deste alimento espiritual antes do chá à noite. Escolhe alguns minutos antes desta refeição e prostra-te diante de teu Deus aos pés do crucifixo, lembrando-te contigo mesmo da dissipação do dia".

Durante a noite, próximo ao momento de dormir, é necessário se colocar diante de Deus, em um ato de fé, de quem reconhece o Senhor que está a sua frente (cf. Jo 20,15-16). Aplique com atenção e piedade. Por isso é bom fazer em um local calmo e que lhe motive a rezar, tenha elementos como o Crucificado, a imagem de Nossa Senhora etc. Encontre uma postura adequada, faça o sinal da cruz e inicie a sua oração.

Passo 2

Continuemos a escutar o segundo passo narrado por São Francisco:
"Reacende, em teu coração, o fogo da meditação da manhã por atos de profunda humilhação, por suspiros de ardente amor a Deus, e aprofunda-te, abrasada deste amor, nas chagas do amantíssimo Salvador, ou então vai repassando em teu espírito e, no fundo do teu coração, tudo quanto saboreaste na oração, a não ser que prefiras ocupar-te de um novo objeto."

Quando nos colocamos diante de Deus, além do exercício da fé, é necessário exercitarmos a humildade. Portanto, devemos nos aproximar d'Ele como o mendigo que suplica o pão a quem pode alimentá-lo. E ao recebermos esse pão, que é verdadeiro alimento divino, teremos como fruto um coração abrasado pela caridade. Esse é o momento de amar o Senhor e permanecer em Sua presença.


Passo 3

A partir dessa oração é que o santo narra pontualmente o exame de consciência antes de dormir:
"Quanto ao exame de consciência, que devemos fazer antes de nos deitarmos, não há ninguém que ignore.
1. Devemos agradecer a Deus por nos ter conservado durante o dia;
2. Examinam-se todas as ações, uma a uma, e as suas circunstâncias;
3. Achando-se alguma coisa de bom, feita neste dia, dá-se graças a Deus; se, ao contrário, tem-Lhe ofendido por palavras, por pensamentos e por obras, pede-se-lhe perdão por um ato de contrição, que deve abranger a dor dos pecados cometidos, o bom propósito de corrigi-los e boa vontade de confessá-los na primeira ocasião;
4. Depois disso, recomenda-se à Divina Providência seu corpo e sua alma, a Igreja, seus parentes e amigos; invoca-se a Santíssima Virgem, os santos e os anjos da guarda, pedindo-lhes de velar sobre nós. Feito isso, com a bênção de Deus, vamos tomar o repouso que Ele quer que tomemos."

Conclusão

A falta do exame de consciência leva a alma para um desprezo da graça de Deus, que, dia após dia, convida o homem à santificação. O homem que leva a sua vida sem considerar suas ações e consequências molda-se ao vício da imprudência.

O homem prudente, com sua razão iluminada pela graça de Deus, considera todas as coisas à luz do ensinamento do Senhor e toma suas decisões para alcançar a santificação, enquanto o homem imprudente tem sua inteligência como serviçal de suas inclinações passionais, não considera a consequência do que fala, faz ou omite. O imprudente é como um animal sofisticado e disfarçado de ser humano, tem aspecto físico de homem, mas é agressivo e sensual como os animais.

Se a prudência é a virtude que articula todas as outras, o vício da imprudência é a loucura que desgoverna toda a alma e a faz submeter-se aos vícios. O exame de consciência diário é o remédio para curar essa loucura. E uma boa forma de começarmos é pelo exame antes do sono noturno.

Referência:
1 – Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1854 – 1864.
2 – Filoteia – introdução à vida devota, VIII edição, parte II, páginas de 100 a 101

Jonatas Ferreira
Comunidade Canção Nova


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/como-fazer-um-bom-exame-de-consciencia-noite/

0 Comentários

Nenhum comentário: