Atualmente, a internet é considerada algo que, junto com tantas outras coisas, divide opiniões, principalmente quando relacionada ao tema espiritualidade, uma vez que o alto uso das redes pode levar ao vício, ser veículo de difamação ou até porta de entrada para realidades mais pesadas, como a pornografia e tantos outros pecados complicados de serem vencidos.
Contudo, são nesses momentos que precisamos também olhar as coisas por outros olhos e optarmos por nos lembrarmos de bons exemplos como o Beato Carlo Acutis, aquele adolescente de 15 anos que morreu de câncer, em 2006, e já está até sendo apontado como o padroeiro da internet, sabe?
Um pequeno apaixonado por Jesus
Caso você ainda não o conheça muito bem, até a sua morte ele era considerado o filho único de Antonia Salzano e Andrea Acutis, um casal abastado que voltou de Londres para Milão após Carlo ter nascido algumas semanas mais cedo do que deveria, durante uma viagem dos pais, que, inclusive, nem eram católicos praticantes na época.
Isso só mudou por conta de uma jovem polonesa chamada Beata, que era funcionária na casa da família Acutis. Foi ela a grande responsável por iniciar Carlo na fé, sempre lhe contando sobre o valor da Sagrada Eucaristia.
Ainda aos sete anos de idade, o pequeno teve a alegria de fazer a sua primeira comunhão, porque o seu desejo de viver este momento com Jesus era tão grande, que, apesar de muito novo, o padre de sua paróquia pôde constatar que Carlo não estava querendo comungar apenas por mero capricho, mas porque estava pronto e compreendia verdadeiramente o sentido da Sagrada Eucaristia.
A missão de Carlo Acutis
Da mesma forma que gostamos de compartilhar aquilo que amamos, o amor de Carlo por Jesus Eucarístico e por Maria não se limitou à rotina de oração e devoção ou apenas ao seu circulo familiar, mas transbordou para além dos limites da sua convivência ordinária. Por conseguinte, a sua grande missão de evangelização foi sendo definida antes mesmo de ele completar 11 anos.
Isso porque, assim que ganhou o seu primeiro computador, aprendeu sozinho a criar um blog, e começou a catalogar uma série de milagres eucarísticos, porque o jovem compreendia que a Eucaristia era uma via para o céu a ser compartilhada.
Pensando nisso, Carlo conseguiu convencer seus pais a viajarem para diversos lugares onde teriam ocorridos os milagres eucarísticos ou onde estavam suas relíquias, para serem registrados e catalogados em seu blog. Todo o projeto, porém, só foi descoberto tempos depois de seus falecimento, quando Antônia (sua mãe), vendo a quantidade de pessoas presentes no velório do seu filho e recebendo mensagens e relatos de pessoas que o haviam conhecido, após um sonho, decidiu mexer no computador de Carlo.
Neste momento, além de seu testamento, foi descoberto que o adolescente não mantinha diários ou qualquer escrito sobre si próprio, mas esse catálogo impressionante, que a família fez questão de preservar na internet até os dias de hoje. Na época, não havia nada assim dentro da própria Igreja, e, hoje, o site já foi traduzido em diversas línguas.
E que lição podemos tirar disso em pleno mês missionário?
Que a verdadeira missão só nasce a partir de um relacionamento íntimo com o Senhor, que é capaz de transbordar em nós o desejo de levar Seu amor a todos os lugares para transformá-los, inclusive àqueles considerados menos propícios, como o Carlo Acutis fez com a internet.
Por causa da sua contemporaneidade, a história de vida do jovem beato tem viralizado na internet de tal forma nesses últimos tempos, que até ultrapassou a barreira do catolicismo, encantando pessoas das mais diversas religiões através do seu testemunho poderoso de santidade e juventude.
Maria Teresa Gomes Teixeira
Tem 21 anos , é uma jovem autista, católica e, atualmente, faz licenciatura em Biologia
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/carlo-acutis-a-missao-que-nasce-do-amor-a-jesus/