30 de setembro de 2024

Quem é o meu Anjo da Guarda e como ele me protege?

Caros irmãos e irmãs em Cristo, hoje, queremos conhecer mais sobre o nosso irmão celeste: o Anjo da Guarda. Mas quem é ele? Qual a diferença entre ele, um ser celestial e nós?

Quem é o meu Anjo da Guarda e como ele me protege?

Crédito: scaliger / GettyImages

Anjo da Guarda: quem é esse protetor celeste?

A primeira diferença é que o anjo é um ser puramente espiritual. No início, Deus criou o céu e a terra, ou seja, o mundo angélico, invisível, e o mundo material, visível. Deus colocou o ser humano como guardião do mundo material, mas não criou o mundo angélico para ficar separado de nós.

O grande plano de Deus é unir o céu e a terra em Cristo, unindo o mundo angélico e o nosso mundo. Por isso Deus une sempre um anjo a um homem, formando uma unidade. Quando Deus pensou em você, também pensou no seu Anjo da Guarda.

Os pensamentos de Deus são eternos, portanto, Ele já nos escolheu em Cristo para sermos Seus filhos amados desde a eternidade. Deus designou um anjo específico para ser o seu guardião, o seu anjo pessoal.

A rebelião de Satanás e a os anjos fiéis

Para que esse anjo assumisse a missão de protegê-lo, Deus revelou a todos os anjos o Seu plano de amor: na plenitude dos tempos, Ele enviaria Seu Filho para se tornar homem. Os anjos seriam chamados para servir a Deus encarnado e, consequentemente, servir aos homens.

Deus colocou os anjos à prova: "Vocês estão dispostos a aceitar esse plano? Servir-me através dos seus irmãos menores, os seres humanos?".

Infelizmente, nem todos os anjos aceitaram o plano divino. Lúcifer, o anjo da luz, olhou para a própria beleza e, não estando disposto a servir, revoltou-se contra Deus. Ele se tornou Satanás, e arrastou consigo uma parte da hierarquia celeste.

Do outro lado, estava o anjo Miguel. Humilde, ele gritou: "Quem como Deus?". São Miguel, junto com os anjos fiéis, combateu Satanás e aceitou o plano divino. O seu Anjo da Guarda estava entre eles. Ele aceitou a missão de cuidar de você e, quando você nasceu, Deus o colocou ao seu lado.

 A missão do seu Anjo da Guarda

Para o seu Anjo da Guarda, cuidar de você não é um fardo, mas uma alegria! Ele se alegra em servir a Cristo através de você. Ele entende perfeitamente as palavras de Jesus: "O que fizestes a um destes meus irmãos menores, foi a mim que o fizestes".

Seu anjo está ao seu lado como um fiel companheiro, para conduzi-lo, acompanhá-lo, consolá-lo. Ele está sempre à sua disposição.


Como se conectar com o seu Anjo da Guarda?

A nossa dificuldade em nos conectar com o nosso anjo é que, por ser um ser espiritual, não podemos vê-lo. É claro que alguns santos tiveram o privilégio de ver o seu Anjo da Guarda e, na Bíblia, há várias passagens onde anjos aparecem, como São Gabriel, que apareceu a Nossa Senhora; e São Rafael, que acompanhou Tobias.

No entanto, por via de regra, não podemos ver o nosso Anjo da Guarda. É pela fé que temos acesso a ele. Sabemos da sua existência pela Palavra de Deus e pela Igreja.

Um ato de fé no seu protetor

Por isso é importante você fazer um ato de fé: "Anjo da Guarda, eu acredito na tua presença e na tua ação. Você está aqui comigo sempre!".

Ele está conosco! Por isso, saúde-o: "Anjo da Guarda, eu te saúdo, eu te amo! Você é o meu melhor amigo, o irmão que Deus me deu. Obrigado, Pai do céu, pelo meu Anjo da Guarda! Obrigado, Jesus, porque em Ti nos tornamos irmãos. Quando me tornei filho de Deus, também me tornei irmão do meu anjo da guarda, meu irmão celeste".

Só podemos louvar e agradecer a Deus por essa dádiva! No próximo vídeo, vamos entender como podemos ouvir a voz do nosso anjo, pois a comunicação com ele é fundamental.

Deixo a minha bênção para todos vocês.

Pela intercessão de Nossa Senhora e de todos os Anjos da Guarda, abençoe-vos Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Fidelis Stockl
Ordem dos Cônegos Regulares/Obra dos Santos Anjos


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/quem-e-o-meu-anjo-da-guarda-e-como-ele-me-protege/

0 Comentários

Nenhum comentário: