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30 de setembro de 2024

Quem é o meu Anjo da Guarda e como ele me protege?

Caros irmãos e irmãs em Cristo, hoje, queremos conhecer mais sobre o nosso irmão celeste: o Anjo da Guarda. Mas quem é ele? Qual a diferença entre ele, um ser celestial e nós?

Quem é o meu Anjo da Guarda e como ele me protege?

Crédito: scaliger / GettyImages

Anjo da Guarda: quem é esse protetor celeste?

A primeira diferença é que o anjo é um ser puramente espiritual. No início, Deus criou o céu e a terra, ou seja, o mundo angélico, invisível, e o mundo material, visível. Deus colocou o ser humano como guardião do mundo material, mas não criou o mundo angélico para ficar separado de nós.

O grande plano de Deus é unir o céu e a terra em Cristo, unindo o mundo angélico e o nosso mundo. Por isso Deus une sempre um anjo a um homem, formando uma unidade. Quando Deus pensou em você, também pensou no seu Anjo da Guarda.

Os pensamentos de Deus são eternos, portanto, Ele já nos escolheu em Cristo para sermos Seus filhos amados desde a eternidade. Deus designou um anjo específico para ser o seu guardião, o seu anjo pessoal.

A rebelião de Satanás e a os anjos fiéis

Para que esse anjo assumisse a missão de protegê-lo, Deus revelou a todos os anjos o Seu plano de amor: na plenitude dos tempos, Ele enviaria Seu Filho para se tornar homem. Os anjos seriam chamados para servir a Deus encarnado e, consequentemente, servir aos homens.

Deus colocou os anjos à prova: "Vocês estão dispostos a aceitar esse plano? Servir-me através dos seus irmãos menores, os seres humanos?".

Infelizmente, nem todos os anjos aceitaram o plano divino. Lúcifer, o anjo da luz, olhou para a própria beleza e, não estando disposto a servir, revoltou-se contra Deus. Ele se tornou Satanás, e arrastou consigo uma parte da hierarquia celeste.

Do outro lado, estava o anjo Miguel. Humilde, ele gritou: "Quem como Deus?". São Miguel, junto com os anjos fiéis, combateu Satanás e aceitou o plano divino. O seu Anjo da Guarda estava entre eles. Ele aceitou a missão de cuidar de você e, quando você nasceu, Deus o colocou ao seu lado.

 A missão do seu Anjo da Guarda

Para o seu Anjo da Guarda, cuidar de você não é um fardo, mas uma alegria! Ele se alegra em servir a Cristo através de você. Ele entende perfeitamente as palavras de Jesus: "O que fizestes a um destes meus irmãos menores, foi a mim que o fizestes".

Seu anjo está ao seu lado como um fiel companheiro, para conduzi-lo, acompanhá-lo, consolá-lo. Ele está sempre à sua disposição.


Como se conectar com o seu Anjo da Guarda?

A nossa dificuldade em nos conectar com o nosso anjo é que, por ser um ser espiritual, não podemos vê-lo. É claro que alguns santos tiveram o privilégio de ver o seu Anjo da Guarda e, na Bíblia, há várias passagens onde anjos aparecem, como São Gabriel, que apareceu a Nossa Senhora; e São Rafael, que acompanhou Tobias.

No entanto, por via de regra, não podemos ver o nosso Anjo da Guarda. É pela fé que temos acesso a ele. Sabemos da sua existência pela Palavra de Deus e pela Igreja.

Um ato de fé no seu protetor

Por isso é importante você fazer um ato de fé: "Anjo da Guarda, eu acredito na tua presença e na tua ação. Você está aqui comigo sempre!".

Ele está conosco! Por isso, saúde-o: "Anjo da Guarda, eu te saúdo, eu te amo! Você é o meu melhor amigo, o irmão que Deus me deu. Obrigado, Pai do céu, pelo meu Anjo da Guarda! Obrigado, Jesus, porque em Ti nos tornamos irmãos. Quando me tornei filho de Deus, também me tornei irmão do meu anjo da guarda, meu irmão celeste".

Só podemos louvar e agradecer a Deus por essa dádiva! No próximo vídeo, vamos entender como podemos ouvir a voz do nosso anjo, pois a comunicação com ele é fundamental.

Deixo a minha bênção para todos vocês.

Pela intercessão de Nossa Senhora e de todos os Anjos da Guarda, abençoe-vos Deus Todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Fidelis Stockl
Ordem dos Cônegos Regulares/Obra dos Santos Anjos


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/quem-e-o-meu-anjo-da-guarda-e-como-ele-me-protege/

29 de setembro de 2024

Por que São Miguel é tão poderoso?

Quem Como Deus? A missão e o poder de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, cuja força e autoridade vêm diretamente de Deus, é uma figura central na fé católica. Conhecido como o defensor do céu e da terra, ele é invocado como o protetor dos fiéis e o comandante das legiões celestiais contra as forças do mal. 

O nome "Miguel" vem do hebraico "Mi-ka-El", que significa "Quem é como Deus?", uma pergunta que desafia a arrogância de Satanás e seus seguidores. Através de sua obediência e fidelidade a Deus, São Miguel se destaca como um guerreiro espiritual e protetor do povo de Deus.

Dividiremos este estudo em três partes, destacando seu papel na Sagrada Escritura, sua presença nas tradições da Igreja e a razão pela qual ele é tão poderoso e importante para os católicos.

São Miguel na Sagrada Escritura

São Miguel aparece em várias passagens bíblicas como uma figura de proteção e justiça divina. No Livro de Daniel (12,1), ele é descrito como o "grande príncipe" que guarda o povo de Israel, representando o poder de Deus que se manifesta em momentos de perigo. Miguel é o defensor daqueles que estão sendo oprimidos, assumindo a liderança como o principal protetor contra os inimigos espirituais e físicos.

No Novo Testamento, São Miguel é mencionado no Apocalipse de São João (12,7-9), onde lidera os exércitos celestes na batalha contra o dragão, simbolizando Satanás. Essa batalha é um dos momentos mais icônicos da tradição cristã, onde Miguel e seus anjos vencem as forças malignas e as expulsam do céu, simbolizando a vitória final de Deus sobre o mal.

Crédito: Sebastiano Ricci/Domínio Público

Sua menção na Carta de Judas (Jd 1,9), onde ele disputa com o diabo o corpo de Moisés, reafirma seu papel de protetor da justiça divina. Além dessas passagens, a tradição católica identifica São Miguel como o "Anjo do Senhor" em outras ocasiões, como na defesa do povo de Deus no Antigo Testamento. Ele é visto não apenas como o anjo guerreiro, mas também como aquele que traz conforto e força aos fiéis em suas batalhas espirituais.

A Tradição da Igreja e o Poder de São Miguel

Desde os primeiros séculos do cristianismo, a Igreja Católica tem venerado São Miguel como o protetor dos cristãos. A sua festa, celebrada em 29 de setembro, é partilhada com São Gabriel e São Rafael, outros grandes arcanjos que desempenham papéis específicos no plano de salvação. No entanto, é São Miguel quem ocupa o lugar de destaque como o "Príncipe das Milícias Celestes" e o "Guardião da Igreja".

Nas orações tradicionais, como o Confiteor, São Miguel é invocado como intercessor logo após a Virgem Maria. Ele também aparece na Missa Tridentina, onde seu nome é mencionado várias vezes, especialmente na oração de bênção do incenso, onde ele é chamado de "aquele que está à direita do altar do incenso", remetendo à sua proximidade com Deus e sua pureza.


Uma das práticas devocionais mais significativas que fortaleceu sua presença na Igreja foi a oração a São Miguel, escrita pelo Papa Leão XIII, após uma visão assustadora que ele teve sobre o futuro da Igreja. O Papa ordenou que essa oração fosse recitada no final de cada Missa, pedindo a proteção de São Miguel contra as forças do mal. Essa oração, conhecida e recitada por muitos católicos até hoje, destaca o papel do arcanjo como defensor da Igreja e do povo de Deus contra os ataques do inimigo.

Além disso, São Miguel aparece em diversos escritos apócrifos e lendas, como a Apocalipse de Baruc, onde é dito que ele guarda as chaves do Paraíso, ou na Ascensão de Isaías, onde é descrito removendo a pedra do túmulo de Jesus. Esses relatos, embora não canônicos, revelam a profunda devoção e a importância de São Miguel em diferentes tradições cristãs e no imaginário religioso.

A Intercessão de São Miguel e o Seu Poder Espiritual

O poder de São Miguel vai além da sua força como guerreiro. Ele é um exemplo de humildade e obediência perfeitas a Deus, mostrando que o verdadeiro poder está em servir ao Altíssimo com fidelidade inabalável. Diferente de Lúcifer, que caiu por causa do orgulho, São Miguel é exaltado por sua lealdade, respondendo à rebeldia de Satanás com a pergunta que ressoa eternamente: "Quem é como Deus?".

Invocar São Miguel em momentos de tentação e perigo espiritual é uma prática tradicional da Igreja, e ele é conhecido por vir em auxílio dos fiéis em suas batalhas contra as forças das trevas. Como disse o Papa Leão XIII, ele é o "gloriosíssimo príncipe das milícias celestes" e o "patrono da Igreja", sempre pronto para intervir em nossa vida quando chamados com fé.

A sua intercessão pode ser especialmente poderosa em momentos de perigo, doenças e ataques espirituais. Ao pedir a São Miguel que venha em nosso socorro, reconhecemos que, assim como ele derrotou Satanás no céu, ele pode nos ajudar a vencer o mal em nossa vida cotidiana.

O Poderoso defensor da fé

São Miguel é tão poderoso porque sua força vem diretamente de Deus. Sua fidelidade e obediência fizeram dele o líder das forças celestes e o defensor dos fiéis. Na batalha contínua entre o bem e o mal, São Miguel nos dá esperança de que, com fé, também podemos vencer as forças que tentam nos afastar de Deus.

Ao invocarmos São Miguel, colocamo-nos sob a proteção daquele que triunfou sobre Satanás e que continua a ser um guardião incansável do povo de Deus. Que São Miguel nos inspire a lutar com coragem e fé, sempre confiantes no poder de Deus, que ele tão bem representa.

"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate; sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Que Deus o repreenda, pedimos humildemente, e vós, príncipe da milícia celeste, pela força divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém."

 

Rafael Brito
Professor católico, Brito é doutorando em Teologia Dogmática junto a Pontificia Università Gregoriana (2019-), Mestre em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (2019), com especialização em Ética, Antropologia Filosófica e Filosofia Política. Ele tem Mestrado em Teologia Dogmática e Fundamental pela Pontificia Facoltà Teologica della Sardegna (2017) e é Bacharel em Teologia também pela Pontificia Facoltà Teologica della Sardegna (2015).


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/por-que-sao-miguel-e-tao-poderoso/

28 de setembro de 2024

O primeiro lugar

Servir ao invés de ser servido: a importância de uma escolha consciente nas eleições municipais

Durante essas semanas, temos assistido a uma série de entrevistas e todo tipo de propaganda daqueles que se candidatam aos cargos políticos de administradores municipais e de vereadores, inclusive com espetáculos vergonhosos e deprimentes em algumas partes do país. De um lado, vivemos um tempo de exercício da democracia, na qual são assegurados direitos de se apresentarem como possíveis ocupantes das cadeiras existentes à disposição. Por outro lado, percebemos a enxurrada de propostas, tantas delas irrealizáveis, inclusive com grande confusão entre os papéis dos prefeitos ou prefeitas e aquele dos vereadores e vereadoras. 

O papel do legislador municipal

De fato, é bom fazermos um significativo desconto ao ouvirmos de candidatos às Câmaras Municipais propostas de um verdadeiro paraíso na terra, como se coubesse a esta instância realizar as obras ligadas à Educação, Habitação, Saúde, Saneamento e daí por diante. Ensina o Tribunal Superior Eleitoral: "O vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido". 

O perigo dos interesses particulares

Quando uma pessoa prioriza sua candidatura na defesa de interesses grupais ou classistas, ainda que justos, corre o risco de esquecer outros aspectos. Antes de tudo, o sentido do "bem comum", o primeiro princípio da Doutrina Social da Igreja. Outro é o papel prioritário de fiscalização do exercício administrativo do poder executivo. Não passando pelo bem comum, os interesses particulares ou de grupos em vista de cargos ou posições comprometem a segunda parte, fiscalizar com isenção o poder executivo. Por acaso, alguém sabe de cargos conseguidos à custa de barganhas e posições oferecidas a parentes e apaniguados? Vale a pergunta provocante!

Crédito: RafaPress / GettyImages

A lição de Jesus: humildade e serviço

Jesus chamou para seu grupo de discípulos homens bem concretos, com qualidades e limitações, inclusive porque o ambiente da época levava à expectativa de um Messias poderoso, capaz de enfrentar e aniquilar os inimigos do povo. Ele fez com os discípulos um caminho de formação, um lento processo que incluiu o que devemos ouvir na Liturgia do ultimo final de semana (cf. Mc 9,30-37). Vejamos: "Chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "Que discutíeis pelo caminho?" Eles, no entanto, ficaram calados, porque pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os Doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!" Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: "Quem acolhe em meu nome uma destas crianças, a mim acolhe. E quem me acolhe, acolhe, não a mim, mas àquele que me enviou" (Mc 9,33-37). Justamente aos Doze, que viriam a assumir responsabilidades tão grandes, Jesus deve ensinar a não buscar os lugares de predominância e prepotência. E chama uma criança para mostrar-lhes a preferência a ser assumida, justamente num ambiente cultural em que estes pequeninos nem eram contados!

Critérios para um voto consciente

Permitam-me as pessoas que acompanham esta reflexão algumas observações e propostas, justamente às vésperas das eleições municipais. Observo que, nos muitos anos de vida e ministério, já conheci e conheço pessoas que entraram na política e se mantiveram com as mãos limpas e o coração puro, inclusive saindo até mais pobres do que entraram ao final de uma carreira! Um critério a ser observado, quando nos cabe dar um voto consciente, é verificar se a pessoa tem efetivamente uma história de serviço ao próximo, retidão e coerência de vida, começando em sua própria família e no ambiente de trabalho. Nas atividades comunitárias, no bairro ou na Paróquia, vejamos se a pessoa se dispôs realmente a ir ao encontro dos mais fracos e dos mais pobres. E é bom saber se tem trabalhado seriamente em sua profissão, pois podem aparecer candidatos que procuram apenas um bom salário ou um dinheirinho extra!

Cuidado com a mistura de papéis

Notemos ainda que os campos social e religioso não sejam misturados. Os lobbys de qualquer ordem, como no exemplo do Congresso Nacional, têm atrasado a consecução de objetivos e projetos mais amplos e dignos do conjunto da sociedade. O espaço da política há de ser o lugar do debate correto e sincero sobre a sociedade e o bem comum. Não interessa à Igreja Católica que candidatos prometam terrenos ou benefícios materiais ou cargos. O que desejamos é ter homens e mulheres que vivam com coerência o Evangelho e deem testemunho dos valores cristãos. Seja em que instância venham à tona debates, pessoas que não valorizam a vida e a dignidade humana desde a sua geração até o ocaso natural não podem merecer nossa confiança. Ou candidatos que já se envolveram em falcatruas e redes de corrupção de qualquer tipo, também estes não serão merecedores dos votos dos cristãos católicos. Não estão à venda votos de pessoas conscientes de sua fé e de sua retidão humana por nenhum preço!


O caminho da escolha responsável

Então, muitas pessoas têm perguntado em quem votar! Vale a resposta dada pelo Papa numa entrevista, ao voltar da última Viagem Apostólica, quando afirmou que, em algumas circunstâncias, há que votar no "menos pior". Entretanto, será sempre melhor analisar com calma para sufragar os candidatos ou candidatas aos poderes Executivo e Legislativo de nossos Municípios pessoas dignas e honestas. A responsabilidade pessoal nas eleições é imensa! Tenhamos a certeza de que o processo de construção de uma sociedade mais justa e fraterna é longo, complicado e muitas vezes doloroso, mas pede nossa consciência e capacidade de decisão. Peçamos humildemente àquele que veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (cf. Mt 20,28)! D'Ele nos vem a graça e o exemplo!

 

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará


27 de setembro de 2024

São Vicente de Paulo: o santo que venceu o mal pelo bem

"Não podemos garantir melhor a nossa salvação do que vivendo e morrendo a serviço dos pobres."

comshalom

A liturgia faz memória hoje de São Vicente de Paulo, nascido na região de Aquitânia, França, em 1581, século em que havia muitos pobres e desvalidos naquele país, devido às guerras e revoluções que dizimavam a população, gerando uma verdadeira multidão de crianças órfãs, mulheres prostituídas e enfermos abandonados pelas ruas.

Foi neste cenário que Deus inspirou o padre Vicente de Paulo, vindo ele mesmo de uma família humilde, a iniciar uma grande obra de caridade, fazendo resplandecer aos mais necessitados a face da misericórdia divina. 

Uma vida voltada às obras de caridade

Na paróquia que administrava, deparava-se constantemente com a miséria de seu povo, pois muitos vinham ao seu encontro para pedir socorro e isto o estimulava a ajudar a todos, na medida do possível. Entretanto, em meio a uma viagem pastoral, padre Vicente foi preso e vendido como escravo, vivendo humildemente a serviço de seu patrão por dois anos, até que foi libertado após catequizá-lo. Quando retornou à sua paróquia, decidiu encabeçar uma grande reforma no clero, por meio da qual realizou muitas obras de assistência social e combateu o jansenismo, heresia que negava o livre-arbítrio e afirmava que o ser humano não era capaz de fazer o bem.

Desse modo, o padre Vicente acabou provando concretamente, com o seu testemunho de amor e solidariedade, que, embora todos tenhamos as marcas das concupiscências em nós, a graça é capaz de superar todas as nossas más inclinações e fazer prevalecer a bondade à qual fomos vocacionados por Deus, como um povo criado à Sua imagem e semelhança.

São Vicente fundou ainda duas ordens religiosas: a Congregação da Missão, conhecida como Lazaristas, e, em cofundação com Santa Luísa de Marillac, as Filhas da Caridade, também chamadas de Irmãs Vicentinas. Ele teve uma vida longa, vindo a falecer com quase oitenta anos, em 27 de setembro de 1660, tornando-se, após sua canonização, o padroeiro das obras de caridade. 

O testemunho deste santo que nasceu pobre, foi escravizado por dois anos e sofreu vários ataques à sua fé, é como um brado ao mundo, de que as nossas escolhas não devem ser guiadas por aquilo de ruim que nos acontece, mas que, por graça de Deus, podemos, como nos diz São Paulo, livremente optar por vencer o mal pelo bem (cf. Rm 12,21).

São Vicente de Paulo, rogai por nós!


23 de setembro de 2024

Profecia da Palavra

Uma fonte de sabedoria e transformação

A profecia da Palavra é um tesouro precioso, fonte inesgotável de sabedoria indispensável à qualificação existencial do ser humano. Essa preciosidade não vem das muitas informações circulantes neste tempo, nem mesmo dos consideráveis avanços científicos e tecnológicos. Diferentemente do conhecimento técnico e científico, restrito a círculos específicos, todos podem ter acesso à profecia da Palavra. A referência é à Palavra de Deus, primordial ao viver humano, essencial para aqueles que buscam o caminho sapiencial que leva ao saber divino. Esse caminho tem força para exercer a regência da vida humana, revestindo-a de sentido. Um desafio existencial enorme neste tempo de tantas pressões e, até mesmo, injuções de muitos outros saberes importantes. Acessar esta fonte-tesouro, a Palavra de Deus, cria oportunidades de iluminação para o viver humano, contribuindo para que sejam alcançadas soluções de entraves sociais, políticos, culturais e ambientais. 

Além das práticas piedosas

Pensa-se, ilusoriamente, por preconceitos religiosos, princípios ateísticos ou, até mesmo, por desconhecimentos, que a Palavra de Deus é referência limitada às práticas piedosas. Incontestavelmente, a Palavra fecunda e ilumina o caminho da experiência de fé, torna-se o alicerce de sua consistência e a lucidez operante de suas convicções. Mas a busca por essa fonte-tesouro deve ser ampliada para outros campos da vida. Bem lembra o salmista, no salmo 118: a Palavra é lâmpada para os pés e luz luzente para o caminho. Um "porto seguro" para a ancoragem do viajante e, ao mesmo tempo, um impulso para a sua partida, na tarefa de novamente "lançar as redes em águas mais profundas", para saborear o gosto gostoso de ouvir e de dialogar com Deus, a experiência mais relevante do ser humano. 

Crédito: Bohdan Bevz / GettyImages

Diálogo transformador

O diálogo com Deus oferece a cada pessoa a possibilidade de se capacitar enormemente, alcançando a lucidez que permite reconhecer a necessidade de se priorizar o bem comum, o zelo pela justiça, a partir de um fecundo sentido sociopolítico – fundamentado no respeito ao ser humano e à casa comum. Em síntese, trata-se de um diálogo que interessa primordialmente a quem crê, mas capaz de atender também aos anseios daqueles que não creem. A Palavra divina desencadeia um fenômeno cognitivo. Alarga horizontes de compreensão dos que se dispõem a dialogar com o Pai. Essa disponibilidade exige colocar-se em atitude de escuta, condição indispensável. E uma escuta qualificada é mais que a simples apreensão de sons ou assimilação de informações.  Ouvir a Palavra de Deus é uma experiência mística, em razão da especialidade do interlocutor – sua Palavra tem força de transformação, trazendo iluminações que incidem no viver e nas intervenções humanas: desempenhos profissionais e atitudes cidadãs capazes de ajudar a promover avanços civilizatórios. Não existe outra fonte mais eficaz para enriquecer diferentes áreas do saber humano. A Palavra tem contribuições para superar entreveros que comprometem a paz. 

Testemunho da atuação divina

A consignação em escritura das experiências dialogais de Deus com o ser humano, a Sagrada Escritura, no conjunto de livros preparados ao longo de séculos, mostra a atuação divina na qualificação das pessoas e comunidades. Comprova que a Palavra influencia determinantemente a cultura, sendo capaz de oferecer respostas existenciais, sempre atuais e completas, à humanidade. Contribui, assim, com o crente e com o ateu, com o profissional de qualquer área do saber e com aquele que busca alcançar o sentido de sua responsabilidade cidadã. Justifica-se, pois, a necessidade de se proclamar e de se escutar a Palavra de Deus.  O ser humano, em diálogo com Deus, em interface com outras pessoas, nas instituições e comunidades de fé, trilha um percurso sapiencial, capacitando-se para a profecia da Palavra. Todos têm a necessidade de se expressar, garantia de liberdade e autonomia. E quando o ser humano partilha suas palavras, a partir de atenta escuta de Deus, bem exerce a sua liberdade e a sua autonomia. 


Edificando e transformando

Conforme o ditado popular, há sempre o risco de "se falar pelos cotovelos", sobre todas as coisas e, assim, atrasar importantes processos, agindo de modo incoerente com a grandeza do viver humano. A palavra de cada pessoa deve ser sagrada, buscando edificar relacionamentos para promover o compromisso com o bem de todos. Uma tarefa cidadã e um compromisso de fé. Basta de se falar bobagem, não se deve multiplicar palavras sem força de transformação. Vale sempre ter presente, é o dever e o compromisso do cristão, priorizar a escuta da Palavra de Deus. Desse modo se consegue partilhar palavras capazes de devolver esperança aos corações. E esperança é um bem cada vez mais ausente do cotidiano de muitas pessoas, que podem chegar ao extremo de desistir de viver. 

A ação transformada pela escuta

A ação humana, quando alicerçada na escuta da Palavra de Deus, reveste-se de consolação, força de aconchego e acolhimento, remédio de alta incidência terapêutica. Escutar a Palavra influencia processos existenciais e institucionais, gerando inovações e transformações humanísticas revolucionárias. Escutar Deus regenera quem apenas sabe "beliscar" o semelhante, ou produzir críticas ácidas, repetitivas, estéreis, sem jamais alcançar o que a sociedade e suas instituições precisam – transformações e novas respostas. Todos assumam esta indispensável atitude: achegar-se à fonte da profecia da Palavra de Deus.   

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/biblia/profecia-da-palavra/

20 de setembro de 2024

São Rafael: Cura de Deus

Como podemos pedir sua intercessão?

" Eu sou Rafael, um dos sete que tem acesso junto a Deus" (Tb 12)

O Arcanjo Rafael, cujo nome significa "Cura de Deus", é uma figura bíblica central para a proteção e cura tanto física quanto espiritual. Venerado pela Igreja Católica como patrono dos viajantes, dos enfermos, dos jovens e dos que buscam encontrar o amor, São Rafael tem uma história profundamente inspiradora de intercessão que nos convida a buscar sua ajuda em momentos de necessidade. Dividiremos essa história em três partes e, ao final, contaremos sobre a devoção de São João Eudes a esse grande arcanjo.

A jornada de Tobias e a proteção divina de São Rafael

No Livro de Tobias, do Antigo Testamento, encontramos a poderosa intercessão do Arcanjo Rafael. A história começa com um homem judeu chamado Tobit, que vivia cegado por uma doença incurável. Com o desejo de resolver uma questão financeira e confiante nas bênçãos divinas, ele enviou seu filho, Tobias, em uma longa viagem para a Média, a fim de recuperar uma soma de dinheiro deixada com um parente distante.

Antes da jornada, Tobit orou fervorosamente a Deus para que protegesse seu filho dos perigos do caminho. Sua oração foi ouvida, e Deus enviou o Arcanjo Rafael, disfarçado de um homem comum, para guiar Tobias durante a travessia. A figura de São Rafael como guia não é apenas física, mas também espiritual, protegendo Tobias de armadilhas ocultas ao longo da viagem e ensinando-lhe a confiar na Divina Providência.

Sara e a libertação do demônio Asmodeu

Enquanto isso, em outra parte da região, uma mulher chamada Sara enfrentava uma possessão demoníaca causada por Asmodeu. Sara já havia perdido sete noivos, todos mortos na noite de núpcias devido à influência maligna do demônio. Angustiada e desesperada, Sara também dirigiu suas orações a Deus, suplicando por libertação.

Crédito: Pieter Pietersz Lastman/Domínio Público

O encontro de Tobias e Sara foi orquestrado pelo próprio Arcanjo Rafael. Quando Tobias conheceu a história de sofrimento de Sara, ele se apaixonou por ela. O arcanjo, então, aconselhou-o a usar o coração de um peixe que ele havia capturado anteriormente durante a viagem para afastar o demônio Asmodeu. O uso deste amuleto libertou Sara de sua maldição, e ela pôde se casar com Tobias sem medo. Essa libertação espiritual é um dos grandes símbolos da intercessão de São Rafael, que, além de proteger fisicamente, também cura as almas atormentadas.

A cura da cegueira de Tobias

Após o casamento, Tobias e Sara viajaram juntos para a casa de seu pai. Quando chegaram, São Rafael revelou a Tobias que o fel do peixe capturado poderia curar a cegueira de seu pai. Seguindo as instruções do arcanjo, Tobias aplicou o fel nos olhos de Tobit, e este foi instantaneamente curado, recuperando sua visão. Somente nesse momento, São Rafael revelou sua verdadeira identidade, mostrando-se como o mensageiro de Deus enviado para proteger, curar e guiar Tobias e sua família.

São João Eudes e sua devoção a São Rafael

São João Eudes, grande missionário e fundador dos Eudistas, tinha uma profunda devoção ao Arcanjo Rafael. Ele acreditava que, assim como Tobias foi guiado e protegido por São Rafael, todos nós também podemos invocar a intercessão do arcanjo para sermos protegidos em nossas próprias "viagens" da vida – sejam elas físicas ou espirituais. São João Eudes costumava recomendar aos fiéis que pedissem a São Rafael orientação, sabedoria e cura, especialmente em momentos de confusão e doença.

Assim como no caso de Tobias, São Rafael é um intercessor eficaz para quem enfrenta dificuldades, doenças e busca a cura espiritual. Para pedir sua intercessão, São João Eudes sugeria orações simples, mas fervorosas, pedindo ao arcanjo que nos guiasse em nosso caminho, nos defendesse das influências do mal e nos curasse de nossos males.


Pedindo a intercessão de São Rafael

A intercessão de São Rafael é uma dádiva de Deus para todos nós. Podemos invocar o arcanjo em nossas orações diárias, pedindo a cura e proteção, especialmente em momentos de viagem, doença ou quando enfrentamos desafios espirituais. Uma oração eficaz pode ser a seguinte:

"São Rafael Arcanjo, mensageiro de Deus e guia dos viajantes, que cura os doentes e liberta os cativos das forças malignas. Assim como ajudaste Tobias em sua jornada, guia-me no caminho da vida, proteja-me dos perigos visíveis e invisíveis e concede-me a cura de que necessito, tanto no corpo quanto na alma. Amém."

Que, assim como Tobias e São João Eudes, possamos sempre contar com a presença amorosa e curadora do Arcanjo Rafael em nossa vida.

 

Rafael Brito
Professor católico, Brito é doutorando em Teologia Dogmática junto a Pontificia Università Gregoriana (2019-), Mestre em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (2019), com especialização em Ética, Antropologia Filosófica e Filosofia Política. Ele tem Mestrado em Teologia Dogmática e Fundamental pela Pontificia Facoltà Teologica della Sardegna (2017) e é Bacharel em Teologia também pela Pontificia Facoltà Teologica della Sardegna (2015).


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/sao-rafael-cura-de-deus/

16 de setembro de 2024

Ouça o grito da Terra

O clamor da criação: um chamado à ação e à conversão para salvar o planeta

Esta é a convocação que ecoa forte na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação celebrado em 1º de setembro. A Terra mostra evidentes sinais de esgotamento – pelas catástrofes, pela escassez de água e tantos outros fenômenos terríveis mundo afora, sem contar as perspectivas que se delineiam para um futuro não tão distante, possíveis de se reconhecer a partir de sérios trabalhos científicos. Os estudos são convincentes quanto à urgência de ações e providências que já estão atrasadas, para reverter uma triste realidade: a disseminação de comportamentos irresponsáveis e do criminoso tratamento dedicado ao planeta, brincando com a Criação de maneira desrespeitosa. "Ouça o grito da Terra" deve ser um forte apelo também no horizonte importante do dia 7 de setembro, para inspirar novas posturas cidadãs na sociedade brasileira, que precisa tratar, de modo mais sensível e racional, o meio ambiente generoso e rico do país. 

A urgência de reconhecer o perigo e agir com base na fé

A atual relação do ser humano com o planeta coloca em perigo a vida. Uma situação que precisa ser mais reconhecida, com a partilha de informações consistentes e cientificamente embasadas, inspirando uma sensibilização impulsionada por parâmetros humanísticos e pela luz da fé. Afinal, quando se considera a Criação, deve-se respeitar o seu Criador, incentivando novas posturas com o selo do cuidado e preservação, a partir de mudanças no estilo de vida, que deve ser mais condizente com os parâmetros da sustentabilidade. A vivência da fé conta de modo determinante nesse necessário processo de se renovar o jeito de agir no mundo, tendo no horizonte a busca pela harmonia com toda a Criação. O autêntico testemunho daqueles que creem em Deus exige também um modo de estar adequadamente na ambiência da Criação. Isto significa tratar o planeta como dom que precisa ser cuidado. 

Crédito: Brasil2 / GettyImages

A fé como motor de mudança e compromisso com a caridade

O Papa Francisco, a partir da indicação "Espera e age com a Criação", interroga: "Quando é que se tem fé?" E responde: não é tanto por se acreditar em algo transcendente e incompreensível para a razão, situando Deus de modo distante e inominável. O Santo Padre ensina que o olhar iluminado pela fé é capaz de enxergar que o Espírito Santo habita no coração de cada filho e filha de Deus. O selo de autenticidade da identidade cristã é o Espírito Santo derramado, copiosamente, nos corações, inclinando-os aos bens eternos, à luz da humanidade bela e bondosa de Jesus. O Espírito Santo gera nos corações a criatividade, tornando-os proativos na caridade, por meio de um caminho de liberdade espiritual, no enfrentamento da lógica do mundo. Prioriza-se a lógica de Deus pelo princípio do amor. Compreende-se que o cristão, movido pela fé, assume o compromisso com a caridade e transborda esperança. Nessa perspectiva, brilha a exigência de se assumir um estilo de vida dedicado ao cuidado com a criação. 


O amor em ação: partilhar as dores do mundo e lutar pela justiça ambiental

O dom da fé é também uma tarefa, realizada na obediência ao mandamento do amor de Jesus, vinculando os cristãos com o princípio da fraternidade e a promoção da justiça para todos. O amor deve ser testemunhado sempre em todas as circunstâncias, particularmente no tratamento dedicado ao meio ambiente, o que exige reconhecer e partilhar das dores do mundo. A Criação é ambiente vital, concebida para ser marcada pela alegria, partilhada por todos – e tudo deve tender à glória de Deus, para que a humanidade alcance a paz prometida. Assim, as dores da Criação, partilhadas pela humanidade, constituem razão de luta esperançosa dos cristãos. Tudo conta, cada gesto de respeito e reverência aos bens da natureza, fecundando um novo processo de nascimento da humanidade, diante dos esgotamentos evidentes em um planeta que grita. A luta por um novo estilo de vida na Terra é o começo de um processo importante, inadiável, para solucionar graves problemas ambientais, com repercussões sociopolíticas. 

A esperança cristã: um chamado à fraternidade universal e à ecologia integral

A esperança cristã, sublinha o Papa Francisco, não desilude e também não ilude. "O gemido da Criação, dos cristãos e do Espírito é antecipação e expectativa da salvação", explica o Pontífice. Em meio às muitas lutas e desafios, inspirando-se no testemunho de figuras ilustres da história e na vida da Igreja, não se pode deixar de investir em um novo modo de conviver com o semelhante, marcado pela fraternidade universal e pela paz. O impulso vem do cultivo da amizade social, que contempla, de modo inegociável, a responsabilidade por uma ecologia social, humana e integral. A luta moral dos cristãos está vinculada ao gemido da Criação, ferida por iniciativas destruidoras.  Na busca pela libertação de todos os seres humanos, está incluída a tarefa de superar os abusos contra a natureza. É hora de todos se contraporem ao processo de degradação do meio ambiente. Um gesto de conversão que inclui passar da arrogância de quem quer dominar a natureza e os outros à humildade de quem cuida dos outros e da Criação, conforme diz o Papa Francisco. 

O cuidado como princípio: limites éticos para o progresso e a tecnologia

Cuidado é o princípio fundamental para alavancar grandes mudanças, deixando de lado a desmedida ambição que almeja simplesmente o lucro e o consumo sem limites. O princípio do cuidado sustenta-se em Deus, referência inigualável e insubstituível na qualificação das relações entre seres humanos e da humanidade com o restante da Criação. É preciso repensar o que significa e quais são os limites do poder humano. Uma reflexão necessária, para adequadamente mensurar as consequências dos progressos tecnológicos impressionantes que, ao mesmo tempo, são perigosos, capazes de colocar em risco o conjunto da vida e a sobrevivência humana. 

Repensando o poder humano: a necessidade de limites éticos para a inteligência artificial

Adverte o Papa Francisco: um poder descontrolado gera monstros. Por isso é urgente colocar limites éticos ao desenvolvimento da inteligência artificial, prezando sempre pela verdade, pelo bem, a serviço da paz e do desenvolvimento integral. Tenha-se presente que a defesa do meio ambiente não é apenas uma questão ética, mas também teológica, com reflexões sobre a existência humana à luz do mistério de Deus. Um horizonte de compreensão que pode, frutuosamente, situar a humanidade contemporânea em um outro patamar, sensibilizando-a para agir em resposta ao convite: ouça o grito da Terra.

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/ouca-o-grito-da-terra/

15 de setembro de 2024

Fazer bem todas as coisas!

Aprender com a Sagrada Família de Nazaré, o caminho para fazer bem todas as coisas

Os discípulos de Jesus de todos os tempos aprendem com o Mestre a forma adequada de agir nas diversas circunstâncias da vida. Sabendo que ele é Homem e Deus, pois é Deus com o Pai e o Espírito Santo, temos a certeza de nele encontrar o vade mecum de nossa caminhada nesta terra. Nossa fé cristã fará encontrar em Jesus Cristo os valores que estão em Deus. Deus é verdadeiro, Deus é bom, Deus é Justo, Deus é belo! Ao percorrer as páginas do Evangelho, nós o encontramos assim! No Evangelho proclamado no 23º Domingo do Tempo Comum, a Palavra nos diz com clareza e beleza: "Ele faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem" (cf. Mc 7,31-37). A ele podemos aplicar com precisão as palavras do salmista: "Tu és o mais belo dos homens, nos teus lábios se espalha a graça, por isso Deus te abençoou para sempre" (Sl 44,3).

Crédito: Julius Frank/Domínio Público

Valores na casa de Nazaré

Entremos na Casa de Nazaré, onde certamente encontramos alguns valores que nortearam a vida daquela família. Aproximemo-nos do Senhor para ver seu modo de agir e, como bons discípulos, aprender com o Mestre a fazer tudo de seu jeito. A primeira certeza é que Maria, a "agraciada", escolheu ser serva do Senhor (Lc 1,37). José, homem bom e justo (Mt 1,19), demonstrou ser da estirpe de Davi, vivendo permanentemente "dependurado" na vontade de Deus que lhe era revelada em sonhos. Maria e José nos legaram a responsabilidade diante dos planos de Deus. Sabemos que, antes de habitarem em Nazaré, os três foram peregrinos pelas estradas do Egito, fugindo da fúria de Herodes para salvar o que pertence a Deus a qualquer custo! Do Egito, retornaram a Nazaré.

Aprendendo e vivendo virtudes humanas

Ao colo de Maria e de José, Jesus, igual e nós em tudo, menos no pecado, mesmo sendo Filho de Deus, aprendeu a obedecer (cf. Hb 5,8-9) e também todas as virtudes humanas. Com os pais, aprendeu a conviver com os vizinhos, criou amizades com outras crianças, depois, adolescentes ou jovens; frequentou a Sinagoga de Nazaré; viveu com simplicidade e dedicação todos os passos humanos correspondentes à cultura da época e as práticas religiosas judaicas; aprendeu a profissão de José e a exerceu com perfeição.

Lições de Nazaré segundo São Paulo VI

Dá para imaginar, nas projeções oferecidas pelas pesquisas arqueológicas em Nazaré, os valores que resplandeciam na casa do Verbo de Deus feito homem, que foi conhecido como filho de um Carpinteiro. Parece-me ver uma pobre habitação com pedra ou terra batida no solo, mas limpinha e ordenada, pela mais expressiva mãe de família da história, a cheia de graça que é dona de casa! 

São Paulo VI (cf. Peregrinação à Terra Santa, em 1964), em visita a Nazaré, legou-nos uma percepção singular e profunda: "Nazaré é a escola para compreender a vida de Jesus: a escola do Evangelho. Aqui, aprende-se a olhar, a escutar, a meditar e penetrar o significado profundo e misterioso dessa manifestação tão simples, tão humilde e tão bela do Filho de Deus. Talvez se aprenda até a imitá-lo… Aqui se descobre a necessidade de observar o quadro de sua permanência entre nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo de que Jesus se serviu para revelar-se ao mundo. Aqui, tudo fala, tudo tem um sentido. Aqui, se compreende a necessidade de uma disciplina espiritual para quem quer seguir o ensinamento do Evangelho e ser discípulo do Cristo… Não partiremos sem antes de colher algumas lições de Nazaré.

Primeiro, uma lição de silêncio. Que renasça em nós a estima pelo silêncio, essa admirável e indispensável condição do espírito em nós, assediados por tantos clamores, ruídos e gritos em nossa vida. O silêncio de Nazaré ensina-nos o recolhimento, a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor das preparações, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê no segredo. Uma lição de vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré o quanto a formação que recebemos é doce e insubstituível: aprendamos qual é sua função primária no plano social. Uma lição de trabalho. Ó Nazaré, ó casa do "filho do carpinteiro"! É aqui que gostaríamos de compreender e celebrar a lei, severa e redentora, do trabalho humano; aqui, restabelecer a consciência da nobreza do trabalho; aqui, lembrar que o trabalho não pode ser um fim em si mesmo, mas que sua liberdade e nobreza resultam, mais que de seu valor econômico, dos valores que constituem o seu fim. E como gostaríamos de saudar aqui todos os trabalhadores do mundo inteiro e mostrar-lhes seu grande modelo, seu divino irmão, o profeta de todas as causas justas, o Cristo nosso Senhor". 

Sinais do Reino de Deus em nós

Este Senhor, que faz os surdos ouvirem e os mudos falarem (Mc 7,31-37) não deixa ninguém passar ao seu lado sem oferecer atenção, cura, libertação e misericórdia! Nele se encontram os sinais e a realização dos sonhos proféticos (cf. Is 35,4-7) apresentados na Liturgia do Domingo que celebramos!

Vivendo como filhos de Deus

Quiçá nós também aprendamos as virtudes humanas que nos diferenciam de tantas pessoas, não por orgulho e, menos ainda, por fanatismo, mas para sermos sinais visíveis do Reino de Deus, que não virá apenas na plenitude da história, mas já está presente, "reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino de justiça, do amor e da paz" (cf. Prefácio da Solenidade de Cristo Rei). Resplandeça em nossa casa a harmonia e o bom gosto da casa da Sagrada Família! Cuidemos dos pequenos detalhes nascidos da atenção de uns com os outros, desde um quarto arrumado, passando pela alimentação bem preparada e pela hospitalidade cultivada, com a qual acolhemos as outras pessoas. Da casa para o trabalho digno, seja qual for, deixemos que nossas mãos sejam a extensão de nosso bom coração, conscientes de sermos colaboradores de Deus no aperfeiçoamento de cada recanto de sua criação!

Enfim, não seja a nossa vida nivelada pelo rodapé da existência, mas projetada com grandes ideais, dignos dos filhos de Deus, que nos quer felizes desde esta terra e para a eternidade!

 

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/sociedade/fazer-bem-todas-as-coisas/

13 de setembro de 2024

São Gabriel Arcanjo, o poderoso mensageiro de Deus

Gabriel: o anjo da Boa-Nova e seu papel na história da salvação

A Sagrada Escritura menciona o Arcanjo Gabriel quatro vezes: duas no Antigo Testamento, no livro de Daniel, e duas no Novo Testamento, no Evangelho de Lucas. A primeira vez que Gabriel aparece, ele está respondendo ao chamado de uma voz superior, explicando uma visão misteriosa que o profeta Daniel teve às margens do rio Ulai, na Mesopotâmia. "Enquanto eu, Daniel, considerava a visão e tentava compreendê-la, eis que diante de mim apareceu um ser com aspecto de homem; ouvi a voz de um homem no meio do Ulai, que gritava e dizia: 'Gabriel, explica-lhe a visão'" (Dn 8,15-16). Diante da magnitude da mensagem, Daniel desmaia.

Gabriel informa a Daniel sobre uma série de potências que se oporiam ao povo de Deus, mas sua mensagem mais importante é o anúncio da vinda do Messias: "Enquanto eu ainda falava e orava, confessando meu pecado e o do povo de Israel, e apresentava minha súplica ao Senhor, meu Deus, pelo monte santo de Deus, Gabriel, que eu tinha visto antes em visão, voou rapidamente até mim; era a hora da oferta da tarde" (Dn 9,20-21).

Crédito: sedmak / GettyImages

No Novo Testamento, Gabriel revela sua missão de forma mais clara. Ele aparece ao sacerdote Zacarias, no templo de Jerusalém, enquanto este oferecia incenso, e se apresenta dizendo: "Eu sou Gabriel, que estou diante de Deus, e fui enviado para falar contigo e te anunciar esta boa nova" (Lc 1,19). Seis meses depois, Gabriel é enviado por Deus a uma virgem chamada Maria, em Nazaré, anunciando a concepção do Salvador: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo" (Lc 1,28).

Gabriel: O Portador da Boa-Nova

O nome Gabriel, com sua raiz hebraica "Gabr", significa "fortaleza de Deus". Tradicionalmente, o nome tem sido interpretado como "Deus é forte" ou "A força de Deus", embora alguns estudiosos prefiram traduzi-lo como "Deus foi forte", referindo-se à manifestação da força divina.

Gabriel é, por excelência, o arcanjo das boas novas. Foi ele quem trouxe a notícia mais importante de todas: a encarnação do Filho de Deus. Nas homilias de São Gregório Magno, ele explica que a Virgem Maria não foi visitada por qualquer anjo, mas por Gabriel, um dos maiores arcanjos, devido à grandeza do anúncio que ele trazia.

Gabriel também aparece como o anjo que anuncia o nascimento de crianças especiais que terão grandes missões, como São João Batista, o precursor de Cristo. Ao sacerdote Zacarias, Gabriel diz: "Não temas, Zacarias, porque tua oração foi ouvida, e Isabel, tua esposa, te dará um filho, e lhe porás o nome de João" (Lc 1,13). Gabriel é, portanto, o arcanjo da vida nascente, aquele que anuncia a vinda de novas vidas.


O Culto a São Gabriel e Seu Patronato

O culto ao arcanjo Gabriel é antigo na Igreja Católica, remontando à festa da Anunciação. Na tradição oriental, sua festa era celebrada no dia 26 de março, um dia após a Anunciação. No Ocidente, a devoção a Gabriel se consolidou, e, em 1925, o Papa Bento XV estabeleceu a festa no dia 24 de março. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, a festa dos três arcanjos – Miguel, Gabriel e Rafael – passou a ser celebrada em conjunto no dia 29 de setembro.

São Gabriel foi proclamado patrono das telecomunicações pelo Papa Pio XII, em 1951, reconhecendo-o como o mensageiro celestial que trouxe à terra o maior dos anúncios: a encarnação do Verbo de Deus. Em 1972, o Papa Paulo VI estendeu seu patronato aos serviços postais, destacando sua missão de levar a mensagem divina a todos os povos.

Na iconografia cristã, Gabriel é frequentemente retratado com uma lanterna acesa, simbolizando a luz da verdade, ou segurando um lírio, representando a pureza de Maria na Anunciação. Suas palavras no momento da Anunciação, "Ave, cheia de graça", são repetidas por milhões de católicos diariamente na recitação do Santo Rosário.

Como Pedir a Intercessão de São Gabriel

São Gabriel, como mensageiro de Deus, é um poderoso intercessor para aqueles que buscam transmitir mensagens importantes ou para aqueles que desejam ser fortalecidos na fé. Ele também é invocado pelas famílias que anseiam por filhos e pelos que esperam boas novas em momentos de dificuldade.

A oração do "Angelus", que rememora o anúncio do arcanjo Gabriel a Virgem Maria, é uma forma tradicional de pedir sua intercessão. Rezar essa oração três vezes ao dia (manhã, meio-dia e noite) é um convite para que Gabriel nos guie e nos proteja em nosso caminho de fé.

Em conclusão, São Gabriel é uma figura central na história da salvação, desde o Antigo Testamento até a Anunciação e o nascimento de Cristo. Seu papel como mensageiro de Deus o torna um intercessor especial para todos os que buscam boas novas, força espiritual e orientação divina. Seja nas orações do Rosário, no Angelus ou em preces pessoais, podemos confiar na intercessão de São Gabriel para que ele continue a nos trazer a luz e a força de Deus em nossa vida.

 

Rafael Brito
Professor católico, Brito é doutorando em Teologia Dogmática junto a Pontificia Università Gregoriana (2019-), Mestre em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (2019), com especialização em Ética, Antropologia Filosófica e Filosofia Política. Ele tem Mestrado em Teologia Dogmática e Fundamental pela Pontificia Facoltà Teologica della Sardegna (2017) e é Bacharel em Teologia também pela Pontificia Facoltà Teologica della Sardegna (2015).


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/sao-gabriel-arcanjo-o-poderoso-mensageiro-de-deus-como-podemos-pedir-sua-intercessao/

11 de setembro de 2024

O suicídio é uma questão que exige atenção imediata

O suicídio é uma ocorrência complexa e multicausal, influenciada por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais. Dados da Organização Mundial da Saúde, apontam que mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, representando assim uma a cada 100 mortes registradas. No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes.

Entendendo as causas do suicídio

As pesquisas revelam que os casos de suicídio têm aumentado no mundo todo, chegando a ocupar a quarta posição entre as principais causas de morte nas faixas etárias de 15 a 44 anos. Ficando atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Especialistas associam o consumo de álcool e substâncias psicoativas durante a infância e adolescência, com forte relação nos casos de suicídio entre jovens. Encontramos esse traço em cerca de 36% a 37% da população que cometeu suicídio. Outro fator que tem ganhado a atenção de estudiosos é a restrição do sono como fator relevante para a manutenção da saúde mental de modo geral, mas, principalmente, quando relacionada a crianças, adolescentes e o desenvolvimento infanto-juvenil.


Os transtornos mentais são caracterizados, de modo geral, por mudanças no padrão de comportamentoque trazem prejuízos nas atividades do dia a dia. Alertas são enviados através de mudanças na rotina do indivíduo, e isso traz impacto negativo para sua vida. Seja no trabalho, na vida social, na vida escolar ou em qualquer outro âmbito. Entre as crianças e adolescentes, os pais precisam ficar atentos aos seguintes sinais:

– Mudanças na rotina do sono (insônia ou alteração de horários para
dormir e acordar);
–  Isolamento da família e do contato social de forma repentina;
– Comentários como "eu prefiro morrer do que passar por isso";
– Uso de roupas de mangas longas, mesmo quando está calor,
comportamento que pode indicar marcas de automutilação nos braços ou
antebraços;
– Diminuição do rendimento escolar.

Suicídio não é falta de coragem de viver, é dor imensurável

Importante destacar que toda ameaça de suicídio deve ser tratada com seriedade. Se a pessoa fala que vai tentar se suicidar, que está querendo morrer, não podemos nos apegar àquela antiga frase: "cão que late, não morde". Cão que late, morde sim. Se uma pessoa falou sobre isso, ela precisa entrar em um projeto de cuidado, de atenção e de atendimento. Pode não ser hoje, pode não ser amanhã, mas pode acontecer.

O suicídio não é falta de coragem para viver. É busca estrema de findar um sofrimento. Precisamos sim pensar e falar sobre o assunto. Levar programas até as escolas, hospitais, igrejas e todos os ambientes coletivos, até chegarem aos que mais necessitam da escuta e ajuda.

Precisamos pensar também na posvenção, que é o conjunto de ações para promoção do cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio, para evitar que novas tentativas aconteçam no mesmo núcleo familiar ou escolar, pois a desorganização e a busca por motivo e culpados é constante e precisa de suporte profissional.

Psicóloga Karina Maria da Luz
CRP: 06/109600
@psi_karinaluz


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/o-suicidio-e-uma-questao-que-exige-atencao-imediata/

9 de setembro de 2024

Um olhar contemplativo, inspirado pela fé

Construindo de uma sociedade justa e fraterna

A humanidade precisa sempre manter o olhar contemplativo, é o que pede o Papa Francisco, inspirando necessária reflexão: a expressão "contemplativo" indica um modo específico de olhar. Há muitos olhares que se desdobram em interpretações sobre o mundo, definindo os rumos da vida. Cada olhar define universos de compreensão sobre pessoas, grupos e segmentos, opções políticas e posturas cidadãs. Determina prioridades e influencia a configuração de cenários na sociedade. Por isso mesmo é tão importante o olhar contemplativo que, conforme ensina o Papa Francisco, é alcançado pela sabedoria da fé. A fé configura e nutre o olhar contemplativo, emoldurando o horizonte de compreensão que permite reconhecer: todos os seres humanos fazem parte da mesma família, fundamento para se adotar o princípio da fraternidade solidária. Este olhar qualificado tem força para definir a inclusão social como prioridade, iluminado pela certeza de que os bens da terra são de destinação universal. 

Solidariedade e compreensão da cidade

E a solidariedade é a direção alcançada por meio do olhar contemplativo, que leva a compreender a cidade, habitada por todos, como ambiente que deve estar sempre com as portas abertas. Uma compreensão capaz de inspirar ações que objetivem consolidar a paz e a justiça, essenciais para que o ser humano conviva harmonicamente. Quando se enxerga a cidade com um olhar contemplativo, marcado pela luz da fé, identifica-se a presença de Deus nas casas, ruas e praças. A descoberta de Deus em tudo que integra a cidade, especialmente nos seus habitantes, é fonte de incondicional respeito à dignidade de cada pessoa, corrigindo descompassos assustadores: a injustiça promovida, inclusive a partir do silêncio conivente, é um dos impulsos da violência e, consequentemente, da insegurança. Um antídoto para esse cenário é o olhar contemplativo, que permite alcançar a competência humano-espiritual para adequadamente tratar o semelhante, sem preconceitos ou discriminações, um caminho para a fraternidade e o bem-viver. O olhar qualificado pela fé permite enxergar as riquezas que habitam o semelhante, possibilitando a valorização de sua cultura, motivando gestos de acolhida, dinâmicas que levam a um mútuo enriquecimento. 

Um olhar contemplativo, inspirado pela fé

Diálogo e superação de disputas

Com o olhar contemplativo, a mente humana encontra caminhos para construir entendimentos a partir do diálogo, superando recursos mordazes presentes em determinados tipos de críticas que acirram disputas, levando apenas à perda de energias, ao obscurecimento de soluções. Essas críticas buscam simplesmente impor opiniões, em uma dinâmica estabelecida por pessoas que apenas enxergam os lados dos vencidos e dos vencedores. Essa visão parcial compromete, inclusive, a paz, em diferentes instâncias e situações, com prejuízos maiores para os mais frágeis e desprotegidos da sociedade. Ao invés de almejar vitórias em disputas, o olhar contemplativo inspira a sensibilidade para a inegociável consideração de todos como membros da família humana. Pode garantir a governantes a virtude de alicerçar suas decisões na busca pelo bem comum e pela justiça, alcançando competência e agilidade para efetivar políticas públicas capazes de inspirar mais acolhimento, cuidado com os pobres, migrantes e vulneráveis. Assim, o olhar contemplativo evita corrupções ou manipulações de recursos para finalidades egoístas. 

Cidades como canteiros de paz

Do olhar contemplativo brota uma fonte sapiencial que permite reconhecer caminhos para a paz social e que levam também à justiça solidária, traduzida e espelhada em legislações capazes de gerar mais igualdade. Conforme afirma o Papa Francisco, essa sabedoria alcançada por um olhar qualificado pode transformar as cidades em canteiros de paz, superando cenários similares a arenas onde prevalece a violência, ou a ilhas onde ficam isolados aqueles que têm muitas riquezas, distantes de quem é privado dos bens essenciais. O olhar contemplativo amplia a inteligência humana a partir de princípios humanitários para dissipar a vergonha dos cenários de exclusão e de misérias. Permite reconhecer as dores dos sem trabalho, dos excluídos do mundo da educação, dos que passam fome, dos migrantes e refugiados. É um olhar essencial para constituir nova sociedade marcada pela justiça. Nesse sentido, inspira o desejo de progredir e avançar nos próprios negócios sempre no horizonte do desenvolvimento integral, sensível aos anseios dos pobres, das crianças, dos jovens e dos idosos desamparados. 


A fé como alimento do olhar contemplativo

A fonte que alimenta o olhar contemplativo é a fé, que permite reconhecer: Deus protege e cuida dos pobres, na contramão de corações que apenas multiplicam focos de guerra, com destruições irracionais de bens e de vidas. Importante dizer que o olhar contemplativo vai além de simplesmente cultivar um coração misericordioso diante dos sofrimentos dos semelhantes. É um olhar que se desdobra em atitudes concretas voltadas à promoção de uma vivência digna para todos, contribuindo para que a casa comum seja regida por princípios civilizatórios capazes de inspirar o respeito ao meio ambiente. Busque-se este gesto simples, mas com grande poder de transformação – capaz de promover a paz interior e, ao mesmo tempo, qualificar ações de impacto social: a partir da iluminação que vem da fé, cultivar o olhar contemplativo. 

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/um-olhar-contemplativo-inspirado-pela-fe/

8 de setembro de 2024

A Palavra de Deus, luz para os nossos passos

Ouvir, praticar e viver a Palavra de Deus

Todo israelita fiel aprendeu a repetir com expressiva frequência a palavra do Livro do Deuteronômio: "Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando a caminho, quando te deitares ou te levantares. Tu as prenderás como sinal à tua mão e as colocarás como faixa entre os olhos; tu as escreverás nas entradas da tua casa e nos portões da tua cidade" (Dt 6, 4-9). 

A importância da Palavra de Deus em nossa vida

Nessa fidelidade está também enraizada nossa atitude diante da Palavra de Deus, que desejamos assumir para o mês da Bíblia, uma iniciativa pedagógica da Igreja no Brasil para aproximar-nos da Escritura com um coração bom e puro, exercendo a importante inteligência da fé! Neste final de semana, é também do Deuteronômio que ouvimos preciosas recomendações: "Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. Nada acrescenteis, nada tireis, à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos" (cf. Dt 4,1-2.6-8).

A Palavra de vida eterna

A Palavra de Deus na liturgia e na leitura diária

O primeiro espaço em que Deus "toma a palavra" é a Assembleia Litúrgica, especialmente na Missa de Domingo, nossa Páscoa semanal. Como a fé vem pelo ouvido (cf. Rm 10,17), na proclamação da Palavra realizada em cada Liturgia, lembrando que se abre para nós a "Mesa da Palavra", ouvir com atenção e coração aberto. Temos percebido o esforço de nossas equipes de celebração para formar bem as pessoas que devem prestar este serviço nas Paróquias. E tenhamos atenção aos sinais que a Igreja usa para nos incentivar a este carinho com a Palavra, como o Evangeliário levado pelo Diácono com solenidade na procissão de entrada, as inclinações, a procissão antes do Evangelho, o beijo do Evangeliário, o incenso e outras expressões adequadas, a Homilia, uma "conversa familiar sobre a Palavra proclamada". É o Senhor que toma a palavra na proclamação da Palavra!

E, a partir daí, aproximemo-nos com renovada disposição da Palavra de Deus, que há de ser luz para os nossos passos nos variados e desafiadores caminhos de nossa vida e de nosso tempo. Valem algumas recomendações para o contato com a Bíblia. A primeira é justamente a leitura contínua e fiel da Escritura. Algumas pessoas querem saber o como começar a leitura! Pois bem! Uma das propostas viáveis, e transmito o que aprendi desde muito jovem, é começar a leitura pelos Evangelhos, depois os Atos dos Apóstolos e as Cartas de São Paulo e outros. Depois, toma-se o Antigo Testamento, começando pelo Livro do Gênesis. Ao final, chega-se ao Apocalipse, como coroamento e acendimento da Esperança que sustenta nosso caminho. Muitas pessoas têm experimentado dedicar quinze minutos diários à leitura contínua da Bíblia, e percebem que, no correr de um ano, leram o texto completo. 

O livro de Ezequiel e o Jubileu 2025

Para o mês de setembro, que se inicia, a Igreja no Brasil propõe o Livro de Ezequiel, leitura iluminada pelo lema "Porei em vós meu espírito e vivereis" (cf. Ez 37,14). Ao refletir sobre o testemunho do profeta Ezequiel, pode-se responder ao convite feito pelo Papa Francisco à preparação para o Jubileu 2025. "O convite para que sejamos peregrinos de esperança nos faz ser como Ezequiel: arautos da esperança em meio àqueles que, porventura, possam ter se esquecido de Deus ou perdido o seu caminho".

Rezando com a Bíblia

Quem quiser, e todos devemos querer, rezar com a Bíblia, pode começar a ler um capítulo até encontrar, conduzido pelo Espírito Santo, um versículo ou palavra que chama mais a atenção, ouvir mais de perto e conversar com o Senhor a partir daquele texto, inclusive com um propósito de vida. Podemos também ter um caderno no qual anotamos as inspirações e os passos dados com a força da Palavra de Deus.


A prática da leitura orante (Lectio Divina)

Vale a pena renovar ainda a proposta da chamada Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), semelhante ao que acabamos de apresentar, uma prática antiga, frutuosa e sempre atual: Leitura, com a qual procuramos entender a Palavra, inclusive fazendo-nos ajudar pelas notas existentes em nossas Bíblias, indo com liberdade aos textos paralelos e semelhantes, pois a Palavra explica a Palavra; depois, Meditação, com a qual perguntamos o que Deus quer nos dizer naquele dia e naquela hora com o texto à nossa disposição, e é bom anotar, num eventual diário espiritual, as inspirações recebidas; em seguida, Oração, para conversar com o Senhor a partir de sua própria Palavra. Se perguntamos antes o que Ele quer dizer, agora é para dizer-Lhe o que o próprio Espírito Santo inspira; consequência será a Contemplação, sagrado silêncio, olhando para o Senhor e deixando que Ele nos veja; ao final, um propósito de Ação, Vivência da Palavra a ser anotada para não nos esquecermos.

A Palavra que se faz Carne em nós

A Liturgia celebrada na Igreja, neste final de semana, abre ainda os nossos olhos e nosso coração para um aspecto importante na recomendação da Carta de São Tiago (cf. Tg 1,17-18.21b-22.27): "Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo". Cada Palavra saída da boca de Deus há de ser praticada. Em nós, ousamos afirmar que a Palavra há de fazer-se carne, transformar-se em vida, capaz de edificar e converter o nosso coração e das pessoas que conosco convivem.

A autenticidade da vida cristã

Tudo isso vem selado com a Palavra do Evangelho, que apela para autenticidade e coerência de nossa vida cristã: "Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'" (cf. Mc 7,1-8.14-15.21-23).

Oração do salmo 14

Assim dispostos, possamos rezar com sinceridade o Salmo 14, que a Igreja põe em nossos lábios na riquíssima Liturgia do vigésimo segundo Domingo do Tempo Comum: "Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!" (Sl 14, 2-3a.3cd-4ab,5).

 

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/biblia/palavra-de-deus-luz-para-os-nossos-passos/

7 de setembro de 2024

O que não nos contaram sobre a independência do Brasil?

O catolicismo, o Brasil e Portugal

O catolicismo e os reis portugueses – A história do Brasil, geralmente, é dividida em três etapas principais: o período da Colônia, o período do Império e a República. A maior parte de nossa história e nosso processo de formação ocorreu a partir da gradual ocupação lusitana do litoral brasileiro – e se desenvolveu com o avanço dos padres jesuítas e dos bandeirantes em direção ao interior.

O Brasil nasceu como extensão e prolongamento da civilização católica-lusitana. Existia em Portugal um fortíssimo senso cristão: o povo do antigo Condado Portucalense havia passado pela Guerra de Reconquista, uma longa luta contra os invasores islâmicos. Em 1415, ainda no espírito da Reconquista, Dom João I (Mestre de Avis) conquistou Ceuta no Marrocos, e aí tem início a expansão portuguesa e a formação de seu Império.

Além disso, todo rei de Portugal era líder da Ordem de Cristo: uma ordem militar, que tinha sua origem nos antigos cavaleiros templários. O símbolo da Ordem era a Cruz de Malta (que estava presente nas caravelas portuguesas).

A fé como motor da expansão portuguesa

Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral em 1500, tal descoberta estava intimamente vinculada à fé e religião dos lusitanos: "a Religião e o descobrimento das terras brasileiras se confundem num só fato histórico", conforme nos ensina o padre Júlio Maria de Morais. E ainda nos diz que a primeira missa foi o ato inicial de nossa nacionalidade. A descoberta se deu em 22 de abril e, em 26 do mesmo mês, frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa.

Durante o século XV e XVI, os navios do Império português sulcaram as águas do oceano Atlântico e do Índico, incorporaram ilhas e territórios africanos ao seu Império. Entretanto, em 1580, Portugal acabou caindo sob domínio da Espanha: com desaparecimento do rei lusitano D. Sebastião em Alcácer-Quibir, Filipe II de Espanha se tornou rei de Portugal. O domínio filipino (ou União Ibérica) se estendeu de 1580 até 1640, quando os portugueses se libertam aclamando como rei Dom João IV.

Crédito: Leonidas Santana / GettyImages

Dom João IV era o duque de Bragança, uma influente família que possuía grande poder e influência em Vila Viçosa (Alentejo). Aproveitando-se de uma crise na Espanha, em 15 de dezembro de 1640, Dom João IV foi aclamado como rei de Portugal, fundando a dinastia de Bragança. Uma das primeiras ações do novo rei foi "dedicar a coroa de Portugal a Nossa Senhora da Conceição e torná-la padroeira do país", conforme nos diz Rezzutii.

O Brasil ganhou grande importância durante o reinado da dinastia de Bragança: já na época de Dom João IV, durante a Época de Ouro de Dom João V e com a vinda da Família Real e da Corte Portuguesa, durante a regência de Dom João VI.

Dom João VI e o Brasil

A vinda da família real – No final do século XVIII, uma grande confusão se apoderou da Europa: na França, em 1789, a Revolução Francesa estimulada pelos maçons e iluministas estava gerando caos e confusão. O rei Luís XVI foi assassinado, assim como, depois, sua esposa Maria Antonieta. Uma parte do clero faz havia apostatado e jurado fidelidade à nova ordem revolucionária (clérigos juramentados).

No final da Revolução Francesa, subiu ao poder o general corso Napoleão Bonaparte. Napoleão tinha intenção de criar um grande império na Europa. Assim, passou a invadir as nações e monarquias europeias. Contudo, ele possuía uma grande rival que desejava fervorosamente destruir: a Inglaterra (Império Britânico).


E qual a relação disso tudo com Portugal? Portugal era o grande aliado dos britânicos. Dom João VI (príncipe-regente) desejava manter a autonomia de Portugal e não era conveniente para o país cortar relações a Inglaterra. Irritado e cansado da política dos lusitanos, Napoleão decidiu invadir Portugal. Contudo, Dom João VI, prevendo o movimento de Napoleão, decidiu partir de seu reino com a Corte Portuguesa. Foi assim que, no final de 1807, a Família Real e a Corte, com apoio dos ingleses, partiram em direção ao Brasil.

O príncipe-regente chegou a Salvador (Bahia) em 22 de janeiro de 1808. Poucos dias depois, em 28, o príncipe assinou uma lei determinado a abertura dos portos do Brasil (para as "nações amigas"). Esta mudança foi decisiva na mudança de relação entre Brasil e Portugal. Em março de 1808, a Família Real e o príncipe-regente Dom João chegaram ao Rio de Janeiro (capital das terras do Brasil).

O governo de Dom João VI

No Brasil, Dom João VI começou uma série de mudanças: a) criou a Imprensa Régia; b) criou o Banco do Brasil e a Casa da Moeda; c) mandou trazer da Europa medidas para imunizar a população de doenças e hospitais foram fundados; d) a capital do Rio de Janeiro foi gradualmente ampliada e embelezada; e) criou o Conselho de Estado, a Intendência Geral de Polícia, o Conselho Superior Militar, etc.; f) criou a Junta Geral de Comércio; g) também foram criadas a Academia de Marinha, a Academia Militar Real e a Guarda Real de Polícia.

Durante o governo de Dom João VI no Rio de Janeiro, o Brasil foi elevado ao nível de Reino Unido: Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Após a morte de sua mãe, Dona Maria, Dom João foi aclamado e coroado como rei no Rio de Janeiro. Como fizera seu ancestral (Dom João IV), Dom João VI ligou-se à Nossa Senhora da Conceição e criou a Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa: "o novo monarca honrava a padroeira de Portugal, estabelecida pelo primeiro rei de Bragança" (…) Dom João VI, ao criar a Ordem de Nossa Senhora, ligava seu governo e sua aclamação ao passado católico de Portugal e a sua família ao gesto do primeiro rei de Bragança.

O processo de Independência

Havia uma questão: um vírus se espalhava no Império português. A maçonaria alastrava-se pelo Brasil desde o final do século XVIII. Aparentemente, a primeira loja maçônica do país foi estabelecida em Pernambuco: o Areópago de Itambé. Dom João VI, por volta de 1817 e 1818, tomou consciência do problema, mas muito tarde: em 1818, publicou um alvará condenando as "sociedades secretas" (leia-se: Maçonaria). Entretanto, as lojas maçônicas no Brasil e em Portugal agiam como centros de difusão das ideias iluministas da Revolução Francesa. A filosofia iluminista e suas ideias de liberalismo, constitucionalismo, republicanismo tomaram força.

Entre 1820 e 1821, ocorreu em Portugal uma rebelião: a Revolução do Porto. Uma sociedade secreta (o Sinédrio) organizou grupos deputados, políticos, comerciantes etc. que passaram a exigir o retorno de Dom João VI para Portugal.

Jean Klisman Mateuzi – Católico, casado, pai de dois filhos. Atuante como professor de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio; Formado em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André, também estudei (e ainda estudo) no Seminário de Filosofia do Olavo de Carvalho.


Referências bibliográficas
Rezzutti, Paulo. Independência: a História não contada.
Góis, Marcus. Dom João VI – o Trópico Coroado;
Fausto, Boris. História do Brasil.
Andrade, Marcelo. 1822 : a Separação do Brasil.
Carneiro, Padre Júlio Maria. O Catolicismo no Brasil.

4 de setembro de 2024

Por que invocar a intercessão dos arcanjos?

Segundo Santo Tomás de Aquino, "os arcanjos são, por assim dizer, como os príncipes dos anjos". Eles anunciam as coisas mais importantes e completas, por isso o Arcanjo Gabriel foi enviado a Virgem Maria. Também cabe aos arcanjos a guarda da multidão. Ainda segundo São Tomás, "a guarda da multidão humana compete à ordem dos Principados, ou mesmo aos Arcanjos, chamados Príncipes dos anjos. Daí que Miguel, a quem consideramos arcanjo, é chamado de 'um dos príncipes' no livro de Daniel".

Ora, um Arcanjo é um Anjo, e um Anjo é um mensageiro, conforme afirma o Santo Doutor da Igreja: "anjo significa mensageiro". Partindo do que esclarecemos nos parágrafos acima, podemos afirmar que os anjos têm como competência nos guardar e serem mensageiros de Deus para nós. Porém, tudo o que vemos até agora não deixa claro para nós se podemos invocá-los.

Recorramos ao Catecismo da Igreja Católica para eliminar essa dúvida, quando este nos esclarece sobre os anjos na vida da Igreja. Toda a vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos.

Sagradas Escrituras

"Levantaram-se então o sumo sacerdote e seus partidários (isto é, a seita dos saduceus) cheios de inveja, e deitaram as mãos nos apóstolos e meteram-nos na cadeia pública. Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: "Ide, apresentai-vos no templo e pregai ao povo as palavras desta vida". Obedecendo a essa ordem, eles entraram no templo ao amanhecer e puseram-se a ensinar." (Atos dos Apóstolos 5,17-20)

Na própria liturgia, invocamos a assistência dos anjos:

Catecismo da Igreja Católica

"Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo; invoca a sua assistência, como na oração In paradisum deducant te angeli – conduzam-te os anjos ao paraíso" – da Liturgia dos Defuntos, ou ainda no «Hino querubínico» da Liturgia bizantina. (CIC 335)

E também nos deixa claro o Catecismo sobre a intercessão dos anjos: Desde o seu começo até a morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. (CIC 336)

E por último, para que não tenhamos nenhuma dúvida, vejamos o que dizem as Sagradas Escrituras transcrevendo a fala do próprio anjo Rafael: "Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor. Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse. Agora, o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho. Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor" (Tobias 12,12-15).

Ora, diante do que nos apresentam as Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja resta-nos não titubear e recorrer imediatamente aos Santos Anjos para que levem nossos pedidos a Nosso Senhor Jesus Cristo, certo de que se nossos pedidos, se atendidos e contribuírem para nossa salvação, serão levados, ouvidos e atendidos.

Deixo, para encerrar, a súplica ardente aos Santos Anjos, a fim de que você possa sempre usá-la como auxílio para suplicar a Deus aquilo de que tanto necessita.

Súplica aos santos anjos

Deus uno e trino, onipotente e eterno! Antes de suplicarmos aos vossos servos, os Santos Anjos, prostramo-nos diante de vós e vos adoramos, Pai, Filho e Espírito Santo! Bendito e louvado sejais por toda a eternidade! E que todos os anjos e homens, por vós criados, vos adorem, vos amem e vos sirvam, ó Deus santo, Deus forte, Deus imortal!

— E vós, Maria, Rainha de todos os anjos, aceitai benigna as súplicas dirigidas aos vossos servos e apresentai-as junto do trono do Altíssimo — vós que sois a onipotência suplicante e medianeira das graças —, a fim de obtermos graça, salvação e auxílio. Amém.

Poderosos Santos Anjos, que por Deus nos fostes concedidos para nossa proteção e auxílio, em nome da Santíssima Trindade, nós vos suplicamos:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pelo poderosíssimo nome de Jesus:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos por todas as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos por todos os martírios de Nosso Senhor Jesus Cristo:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela Palavra santa de Deus:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pelo Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome do amor que Deus tem por nós, pobres:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome da fidelidade de Deus por nós, pobres:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome da misericórdia de Deus por nós, pobres:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome de Maria, Rainha do Céu e da terra:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos em nome de Maria, vossa Rainha e Senhora:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela vossa própria bem-aventurança:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela vossa própria fidelidade:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos pela vossa luta na defesa do Reino de Deus:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Nós vos suplicamos:
— Protegei-nos com o vosso escudo!

Nós vos suplicamos:
— Defendei-nos com a vossa espada!

Nós vos suplicamos:
— Iluminai-nos com a vossa luz!

Nós vos suplicamos:
— Salvai-nos sob o manto protetor de Maria!

Nós vos suplicamos:
— Guardai-nos no Coração de Maria!

Nós vos suplicamos:
— Confiai-nos às mãos de Maria!

Nós vos suplicamos:
— Mostrai-nos o caminho que conduz à Porta da Vida: o Coração aberto de Nosso Senhor!

Nós vos suplicamos:
— Guiai-nos com segurança à Casa do Pai celestial!

Todos vós, nove coros dos espíritos bem-aventurados:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Vós, nossos companheiros especiais, a nós dados por Deus:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

Insistentemente vos suplicamos:
— Vinde depressa, socorrei-nos!

O Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor e Rei foi derramado por nós, pobres.
— Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!

O Coração de Nosso Senhor e Rei bate por amor de nós, pobres.
— Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!

O Coração Imaculado de Maria, Virgem puríssima e vossa Rainha, bate por amor de nós pobres.
— Insistentemente vos suplicamos: vinde depressa, socorrei-nos!

São Miguel Arcanjo, vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba dos poderes das trevas.
— Nós vos suplicamos que nos ajudeis a ter uma verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e a fortaleza no sofrimento e na penúria. Socorrei-nos para subsistirmos perante o tribunal de Deus!

São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da Encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos também às suaves exortações e chamadas do Coração amoroso de Nosso Senhor.
— Nós vos suplicamos que fiqueis sempre diante do nosso olhar para compreendermos bem a Palavra de Deus, a seguirmos e lhe obedecermos e, assim, realizarmos aquilo que Deus quer de nós. Ajudai-nos a estar sempre disponíveis e vigilantes, de modo a que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

São Rafael Arcanjo, vós, flecha de amor e remédio do amor de Deus,
— Nós vos suplicamos, feri o nosso coração com o amor ardente de Deus e nunca deixeis que esta ferida sare, para que, também no dia a dia, permaneçamos sempre no caminho do amor e tudo vençamos através do amor!

Socorrei-nos, vós, nossos irmãos grandes e santos, que conosco servis diante de Deus!
— Defendei-nos de nós próprios, da nossa covardia e tibieza, do nosso egoísmo e avareza, da nossa inveja e desconfiança, da nossa avidez de fartura, bem-estar e estima pública.

Desatai em nós as algemas do pecado e do apego às coisas terrenas. Tirai dos nossos olhos as vendas que nós mesmos nos pusemos para não precisarmos ver a miséria ao nosso redor e permanecermos, assim, sossegados numa contemplação e compaixão de nós mesmos.

— Cravai no nosso coração o aguilhão da santa inquietude por Deus, para que não cessemos de procurá-lo com ânsia, contrição e amor.

Contemplai o Sangue de Nosso Senhor, derramado por nossa causa!
— Contemplai as lágrimas da vossa Rainha, choradas por nossa causa!

Contemplai em nós a imagem de Deus, que Ele, por amor, imprimiu na nossa alma e agora está desfigurada por nossos pecados!
— Auxiliai-nos a conhecer Deus, adorá-lo, amá-lo e servir-lhe!

Auxiliai-nos na luta contra os poderes das trevas que, disfarçadamente, nos envolvem e afligem.
— Auxiliai-nos para que nenhum de nós se perca e, um dia, nos reunamos todos, jubilosos, na eterna bem-aventurança. Amém.


 

Almir Rivas
Missionário da Comunidade Canção Nova


Referências bibliográficas

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica:A Criação – O Anjo – O Homem. Volume 2, Parte I. Questões 44, 119. . São Paulo: Edições Loyola, 2001. ISBN: 85-15-02314-8 (ISBN vol. 2:
85-15-02433-0). Questão 108:A organização dos anjos em hierarquias ordens, artigo 5 – As ordens angélicas são convenientemente demoninadas?
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica:A Criação – O Anjo – O Homem. Volume 2, Parte I. Questões 44, 119. . São Paulo: Edições Loyola, 2001. ISBN: 85-15-02314-8 (ISBN vol. 2: 85-15-02433-0). Questão 112:A missão dos anjos, artigo 2 – Todos os anjos são enviados a serviço?
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica:A Criação – O Anjo – O Homem. Volume 2, Parte I. Questões 44, 119. . São Paulo: Edições Loyola, 2001. ISBN: 85-15-02314-8 (ISBN vol. 2: 85-15-02433-0). Questão 113:A guarda dos anjos bons, artigo 3 – A guarda dos homens cabe somente à ordem inferior dos anjos?
CATECISMO da Igreja Católica. Edição típica vaticana. São Paulo: Edições Loyola, 2000. §§ 334-336.
Súplica ardente aos Santos Anjos. Christo Nihil Praeponere, 2024. Disponível em: https://padrepauloricardo.org/blog/suplica-ardente-aos-santos-anjos.Acesso em: 30 ago. 2024.


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/por-que-invocar-a-intercessao-dos-arcanjos/