Tempo de qualidade: fortalecendo laços familiares nas férias
O mês de julho é considerado, em muitas famílias, um mês de férias, pois os filhos têm pausa nas aulas da escola e dos cursos que fazem, e alguns pais conseguem conciliar suas férias do trabalho (ou parte das férias) para viver uma pausa nesse tempo; já alguns seguem sua rotina.
Mas como aproveitar bem as férias e ter, nesse tempo, um descanso propício para o bem-estar físico e mental?
Descansar não significa necessariamente viajar ou gastar muito dinheiro, mas propor um tempo de atividades diferentes e, especialmente, conviver em família ou fazer coisas que, na realidade diária, não são possíveis.
Férias realistas: encontrando o equilíbrio entre diversão e orçamento
Acima de tudo, pense naquilo que é possível e viável para sua família e para sua realidade. Não adianta fazer viagens impossíveis para as finanças de sua vida e depois viver um estresse por ter adquirido dívidas. Portanto, vamos partir para algo possível, e, ao mesmo tempo, que seja diferente e possa ser um tempo de descanso para todos.
Vamos lá: o que pode ser feito nas férias? Quais sugestões você pode seguir aí na sua casa? Lembro que cada família observará sua realidade, e o que temos aqui são realmente sugestões que podem ser ou não viáveis para você:
-
organizar uma visita dos amigos do seu filho em casa: pode ser uma tarde para lanche compartilhado, onde cada um pode trazer alguma coisa para que seja feito depois de um filme ou de jogos, por exemplo;
-
andar de bicicleta no parque: seja emprestando uma bicicleta ou alugando algo que possa ser feito ao ar livre, traz lembranças muito positivas na vida dos filhos. As memórias afetivas são formadas das formas mais simples.
-
procurar atividades culturais gratuitas na sua cidade: observe a programação da cidade. Muitos lugares oferecem atividades para crianças e jovens, e pode ser uma ótima oportunidade para sua família.
-
cozinhar em família: uma ótima oportunidade para ensinar seu filho, mas também para conviverem juntos. Um simples macarrão com molho pode ser muito divertido.
-
fazer brincadeiras: brincar desperta a criatividade e as possibilidades nas crianças, além de ser um momento para estar afastados de telas. Jogos de tabuleiro, de adivinhação, de mímica. São muitas possibilidades que certamente alegrão o dia de vocês.
-
visitar um familiar ou amigo levando um bolo que vocês mesmo fizeram: mais uma vez, é reunir uma experiência prática com uma memória, além de ensinar a gentileza de um gesto ao seu filho.
-
promover jogos: essa forma de diversão sempre é muito bacana, até mesmo nos videogames, para que os filhos ensinem o que jogam e os pais possam aprender novas formas de acessar a vida dos filhos.
O tempo livre e a importância do descanso real
Do ponto de vista psicológico, sempre que pudermos lidar com o descanso e o momento de recreação já conseguiremos proporcionar impactos positivos para crianças e adolescentes.
Você não necessita ocupar seu filho o tempo todo. Certamente, um pouco de tempo ocioso é bom. É nele também que haverá o descanso. Muitas crianças parecem que precisam estar o tempo todo ocupadas, mudam de jogos a todo tempo ou, sequer, finalizam algo. São preenchidas por um comportamento ansioso e incapaz de concluir uma tarefa. Observe se isso acontece com seus filhos e busque acompanhá-los.
Tempo de qualidade
Aos pais, lembrem-se: não se culpem, caso não possam estar com a família todo o tempo de férias. É importante sempre trabalharmos com a realidade e os limites de nossa vivência. Quando assim for, será mais fácil para também trabalharmos isso com os filhos. Você já deve ter visto o termo "tempo de qualidade" e é disso que precisamos. Mesmo que seja um tempo mais restrito, mas que seja com qualidade e dedicação ao que está sendo feito nesse tempo de férias.
Elaine Ribeiro dos Santos
Elaine Ribeiro dos Santos é Psicóloga Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Colaboradora da Comunidade Canção Nova, reúne 20 anos de experiência profissional, atuando nas cidades de São Paulo, Lorena e Cachoeira Paulista, além do atendimento on-line para o Brasil e o Exterior. Dentre suas especializações estão Terapia Cognitivo-Comportamental, Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. Instagram: @elaineribeiro_psicologa
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/como-aproveitar-ferias-em-familia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem!!!