Páginas

11 de outubro de 2023

Conheça os quatro estágios do desenvolvimento infantil


As fases do desenvolvimento infantil são marcadas por etapas chamadas de marcos do desenvolvimento, esses são acompanhados pela família e também pelo pediatra, que faz perguntas como: "Ela (a criança) responde aos estímulos? Ri quando é provocada? Gosta de carinho, sorri, fala pequenas palavras?". Daí a importância de realizar um acompanhamento periódico com seus filhos, pois a existência ou não desses sinais é um fator importante no acompanhamento e identificação de qualquer tipo de dificuldade no desenvolvimento dos pequenos.

Essa linha do tempo do crescimento das crianças traz consigo coisas pequenas, mas essenciais para um desenvolvimento típico ou atípico, que está diretamente ligado a uma característica em relação às etapas de aprendizado e desenvolvimento esperados para determinada idade.

Uma forma de perceber o desenvolvimento infantil é por meio dos estágios de desenvolvimento, que é uma forma de categorizar as etapas da vida das crianças e perceber quais são as características esperadas em cada estágio, indicado por faixas etárias.

Embora cada marco tenha uma faixa etária, é importante lembrar que as crianças são únicas e a idade real pode variar, desde que seu filho atinja esses marcos dentro da faixa prescrita, não deve haver motivo para preocupação.

Conheça os quatro estágios do desenvolvimento infantil

Créditos: Sam Edwards by GettyImages/cancaonova.com

Entenda cada estágio do desenvolvimento infantil

Uma das teorias do desenvolvimento infantil mais conhecidas foi estudada pelo biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) indicando quatro estágios cognitivos do desenvolvimento infantil.

Estágio sensório-motor — do nascimento até por volta de 2 anos: neste estágio as crianças aprendem sobre o mundo, por meio dos sentidos e da manipulação de objetos. É comum nesta etapa que a criança leve os objetos na boca e explore o mundo pelo tato, jogue as coisas no chão.

Estágio pré-operacional — 2 a 7 anos de idade: neste estágio, as crianças desenvolvem a memória e a imaginação, sendo capazes de compreender as coisas simbolicamente e entender as ideias do passado e do futuro, farão brincadeiras de imaginação e brincadeiras simbólicas, mas ainda terá dificuldade em perceber verdade e mentira, real e imaginário. A criança ainda é egocêntrica (se vê no centro de tudo e entende o mundo a partir da sua própria vivência) e não tem a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Esse é um longo processo.

Estágio operacional concreto — de 7 a 11 anos: as crianças tornam-se mais conscientes do que acontece externamente, no mundo, bem como de outros sentimentos que não os seus. Elas se tornam menos egocêntricas e começam a compreender que nem todos compartilham seus pensamentos, crenças ou sentimentos, podem ser mais empáticos e perceber a necessidade do outro, focando no presente. Tem facilidade para aprender de forma prática.

Estágio operacional formal — a partir de 11 anos: nesse estágio as crianças são capazes de usar a lógica para resolver problemas, ver o mundo ao seu redor e planejar o futuro. Formula hipóteses, faz ideias, pensa sobre os problemas, questiona…

Colabore para o crescimento do seu filho

Para ajudar os filhos neste processo de desenvolvimento, podemos apresentar ambientes que estimulem perguntas para que eles possam construir o próprio conhecimento, que sejam encorajados a testar, a aprender, a descobrir o certo e o errado. Que o ambiente também disponha de afeto e acolhimento e que incentive atividades variadas.


Pense só: como você aprendeu a mexer no controle remoto? Observando e testando! Com a criança funciona da mesma forma. Ela observa e, a cada etapa da vida, aprende novas habilidades. Quanto mais estímulos adequados ao seu tempo e idade, melhor ela aprenderá e mais se desenvolverá. Daí a importância dos pais serem seletivos e observadores naquilo que a criança vive e com quem convive, pois ajudamos efetivamente neste processo.

Veja o infográfico de cada fase cognitiva do desenvolvimento infantil

 



Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro dos Santos é Psicóloga Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Colaboradora da Comunidade Canção Nova, reúne 20 anos de experiência profissional, atuando nas cidades de São Paulo, Lorena e Cachoeira Paulista, além do atendimento on-line para o Brasil e o Exterior. Dentre suas especializações estão Terapia Cognitivo-Comportamental, Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. Instagram:  @elaineribeiro_psicologa 


Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/educacao-de-filhos/conheca-os-quatro-estagios-do-desenvolvimento-infantil/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem!!!