27 de setembro de 2023

3 santos que mudaram a história através da Palavra de Deus


Os santos tiveram suas vidas transformadas pela Palavra de Deus, já que uma condição fundamental para a santidade é a vivência radical do Evangelho.

comshalom São Jerônimo que escreve. Óleo sobre tela. Caravaggio

São Jerônimo

O primeiro santo é o que dá razão para celebrarmos a bíblia neste dia. Hoje, 30 de setembro, a Igreja vive a Memória de São Jerônimo, doutor nas Sagradas Escrituras. Ele recebeu a missão de traduzir pela primeira vez a Bíblia do hebraico (antigo testamento) e grego (Novo Testamento) para o latim, cuja versão ficou conhecida como vulgata. Se hoje eu e você temos acesso às Sagradas Escrituras facilmente em nosso próprio idioma, devemos em grande parte ao seu árduo trabalho de tradução que levou mais de 40 anos! A maior parte da vida de São Jerônimo foi dedicada a esse objetivo.

São Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, no ano de 340. Foi batizado aos 25 anos e ao sentir o chamado para a vida monástica, foi morar na França, com monges que se dedicavam à oração, ao recolhimento e ao estudo. Depois optou por morar no deserto e lá encontrou-se com São Gregório, com quem aprendeu o caminho do amor pelo estudo das Sagradas Escrituras. São Jerônimo morreu com quase 80 anos no dia 30 de setembro do ano 420.

Um fato interessante é que o primeiro livro a ser impresso na história, foi a bíblia de Gutenberg. E para esta primeira edição foi escolhida justamente a vulgata de São Jerônimo. 

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares da história da Igreja. Nasceu em Alençon (França) em 1873, filha de Louis Martin e Zélie Guérin. Cultivou desde criança o desejo de consagrar-se a Deus, tanto que, por permissão da Igreja, entrou no Carmelo aos 15 anos. Aos 24 anos, antes de morrer, disse que "que passaria o seu céu fazendo o bem nesta terra".

Em seu manuscrito autobiográfico "História de uma alma", percebe-se o seu grande amor à palavra de Deus. A "pequena via", doutrina mais importante ensinada pela carmelita, foi embasada em experiências profundas com a Sagrada Escritura: 

"Por mim, gostaria de encontrar um elevador para me erguer até Jesus, porque sou pequenina demais para subir a dura escada da perfeição. Busquei então nas Sagradas Escrituras uma indicação do elevador, objeto de meus desejos e li essas palavras: 'Se alguém é PEQUENINO venha a mim' (Prov. 94). Fui então com o pressentimento de ter achado o que procurava e com a vontade de saber, ó meu Deus, o que faríeis ao pequenino que respondesse ao vosso chamado. Continuando minhas reflexões encontrei: 'Como uma mãe acaricia o filhinho, assim vos consolarei e vos acalentarei em meu regaço' ( Is 66,9)". (História de uma Alma)

Daí a célebre frase: "o elevador que me fará subir até o céu, são vossos braços, ó Jesus, por isso não preciso ficar grande".  

A pequena via de Teresinha seria trilhada não apenas por ela, mas por todo aquele que deseja buscar a santidade no cotidiano e encontrar Deus de forma mais acessível. É uma via segura para o céu, tanto que por seus ensinamentos, foi proclamada Doutora da Igreja. 

Não podemos deixar de citar outra experiência marcante da vida de Teresinha, que marca também a Igreja e a torna padroeira das missões. Ainda em História de uma alma a santa cita que sente o desejo de abraçar todas as missões, e gostaria de vivê-las de alguma forma, então ao ler os capítulos 12 e 13 da primeira carta aos Coríntios, em que Paulo fala "aspirai os dons mais elevados e mostrar-vos ei um caminho mais perfeito ainda" e que os maiores dons não são nada sem o amor, Teresinha exclama com toda alegria: "No coração da Igreja, minha mãe serei o Amor, serei tudo".

santa_teresinhafotografia de Santa Teresinha do Menino Jesus

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis também é um dos santos mais populares da Igreja Católica, cuja devoção é difundida pelo mundo inteiro. Nasceu entre 1181 e 1182 em Assis, na Itália, filho de Pedro e Pica Bernardone. Era um jovem de muitas posses e decidiu deixar tudo por amor a Deus.

Os momentos mais marcantes de sua vida que vieram ao nosso conhecimento foram um eco do que encontramos nos Evangelhos. Diante do seu chamado à Pobreza, o Pai de Francisco se indignava cada vez mais e resolveu exigir que seu filho lhe devolvesse tudo quanto recebera dele. Francisco, abraçando a palavra: "Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais que a Mim, não é digno de Mim" (Mt 19,29), sem vacilar um momento, se despojou de tudo até ficar nu, jogou os trajes e o dinheiro aos pés de seu pai, e exclamou: "Até agora chamei de pai a Pedro Bernardone. Doravante não terei outro pai, senão o Pai Celeste". O Bispo, então, o acolheu.

A sua experiência mais conhecida foi quando estava na Capela de São Damião e ouviu o crucifixo bizantino lhe dizendo "Vai e reconstrói a minha Igreja". Francisco então iniciou sua nova vida como pedreiro, ajudando a reconstruir diversas igrejas nos arredores de Assis – esta de São Damião, a de São Pedro e a da Porciúncula, que segundo São Boaventura era a que ele mais amava. Nela descobriu, em 1208 ou 1209, na leitura de uma passagem do evangelho de Mateus, as linhas gerais que orientaram sua vocação, que a reconstrução que Deus pedia era muito mais profunda:

"Ide, disse o Salvador, e proclamai em todas as partes que o Reino do Céu está aberto. Vós recebestes gratuitamente; dai sem receber pagamento. Não leveis nem ouro, nem prata nem cobre em vossos cintos, nem um alforje, nem uma segunda túnica, nem sandálias, nem o cajado de viajante, pois o trabalhador merece ser sustentado. Em qualquer vila em que entrardes procurai alguma pessoa digna, e hospedai-vos com ela até partirdes. E quando entrardes em uma casa, saudai-a; se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz." 

Quando fundou a ordem dos frades menores, a sua regra principal era: "Observar o Santo Evangelho, viver da obediência, da castidade e não possuir absolutamente nada, e só dividir a pobreza". Francisco morreu no dia três de outubro de 1226, com menos de 45 anos, depois de escutar a leitura da Paixão do Senhor.

São Francisco meditando a palavra. Óleo sobre tela. Caravaggio

Ainda podemos citar Santa Teresa D'Avila, que é doutora da Igreja e desenvolveu um de seus escritos "Caminho de Perfeição" baseados na oração do Pai-nosso, que está no Evangelho, e também Santa Faustina, cuja missão foi aproximar e proclamar ao mundo a verdade revelada na Sagrada Escritura sobre o amor misericordioso de Deus a cada pessoa, e tantos outros santos que também mudaram o curso da história através de seu testemunho e configuração a Cristo através das Sagradas Escrituras. E você, que experiência com a palavra de Deus mudou a sua vida?


Fonte: https://comshalom.org/3-santos-que-mudaram-a-historia-atraves-da-palavra-de-deus/


0 Comentários

Nenhum comentário: