O que seriam elas? O Catecismo da Igreja Católica explica que "as obras de misericórdia são as ações caridosas pelas quais vamos, em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais" (CIC 2447). Por isso são tão importantes para a vida cristã.
O pecado traz consigo as penas temporais, as consequências do que fazemos de errado no nosso corpo e na nossa alma. Dessa forma, o cristão deve esforçar-se por aceitar, como uma graça, suportando pacientemente os sofrimentos e as provações de toda a espécie, e chegada a hora, enfrentar serenamente a morte: Assim, deve aplicar-se através de obras de misericórdia e de caridade, bem como pela oração e pelas diferentes práticas da penitência, a despojar-se completamente do "homem velho" e a revestir-se do "homem novo" (CIC 1473).
As obras corporais
São sete as obras corporais que se relacionam ao resgate imediato daqueles que sofrem. São atos que nos levam a ajudar os mais necessitados. Ou seja, atos corporais, concretos, materiais. A seguir, estão citados:
- Dar de beber;
- Dar de comer;
- Vestir aqueles que precisam;
- Visitar os doentes;
- Enterrar os mortos;
- Dar hospedagem;
- Visitar os presidiários.
As obras Espirituais
As obras espirituais também são sete e relacionam-se com o nosso espírito. Elas são um socorro para as almas e tendem a direcioná-las no bom caminho ou até mesmo curá-las. Ou seja, são para o bem da nossa alma e a do próximo. A seguir, vejamos quais são elas:
- Dar bom conselho;
- Ensinar os ignorantes;
- Corrigir os errantes;
- Consolar os aflitos;
- Perdoar as injúrias;
- Sofrer as fraquezas do próximo com paciência;
- Rezar pelos vivos e mortos.
Oito obras de Misericórdia
No dia 1º de setembro de 2016, o Papa Francisco propôs um complemento aos dois elencos de sete obras de misericórdia, acrescentando o cuidado com a casa comum, ou seja, o zelo pela natureza como a oitava obra de misericórdia, já que cuidando do bem comum também damos saúde ao próximo e à comunidade. Interessante notar que todo o magistério do Papa está pautado nas bem-aventuranças ou obras de misericórdia, elas realmente são um caminho de espiritualidade.
Seus efeitos
A cada ato de misericórdia ocorre um efeito maravilhoso em nós e em nosso próximo de modo essencial. Assim, percebemos que é um bem para todos. Mas se olharmos de modo concreto e profundo, todo o catolicismo está pautado nessas realidades, e o caminho de santidade acontece dessa maneira. Com efeito, podemos notar as consequências a seguir:
- Recebe-se as graças de Deus;
- Apaga-se a pena do pecado na alma;
- Configura-nos a Jesus;
- Faz-nos crescer em santidade;
- Aplica-se o reinado de Deus;
- Socorre o próximo.
Devemos, portanto, a cada dia, introduzir esses atos em nossas vidas e modo de espiritualidade. Ser católico é viver desse modo, não há outro caminho para tal. Seria da nossa parte uma verdadeira ilusão não agir como nos aconselha a Igreja e os Santos Evangelhos. Hoje, eu convido você a se esforçar para caminhar nesse rumo, e a cada dia ir treinando e melhorando. Que Deus, nosso Pai, nos inspire a pôr em prática esses ensinamentos.
Rafael Vitto
Rafael Vitto, seminarista CN. Graduado em Filosofia e estudante de Teologia. Atuante na paróquia São Sebastião em Cachoeira Paulista.
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/voce-sabe-o-que-sao-as-obras-de-misericordia/