Como superar os pecados de estimação? Como vencê-los? Então, a primeira coisa importante é não os termos mais como pecados de estimação. Se temos animais de estimação e os domesticamos, cuidamos, damos comida, alimentamos, fazemos eles crescerem, damos remédio, é ótimo! Só que, com os pecados, não podemos fazer isso, pois os pecados nós temos de matar mesmo, ter "ódio" deles.
E, por outro lado, precisamos de paciência. Porque, normalmente, esses pecados — que chamamos de veniais, menores, pecados que estão costumeiramente na nossa vida, às vezes, de anos, a vida inteira —, são diferentes daqueles pecados grandes, dos pecados graves que cometemos conscientemente contra os mandamentos. Esses pecados (pecados graves) nós temos de abandoná-los de uma vez, realmente tirá-los da nossa vida. Os pecados assim (nos zangarmos muito e facilmente ou, às vezes, acostumados numa vaidade, numa "mentirinha", aquelas coisas que acontece no dia a dia, a impaciência) são profundamente enraizados.
Pecados de estimação são aqueles do dia a dia
Diferente da grama que você puxa e a raiz sai, porque ela é curta, uma árvore que tem uma raiz profunda, por exemplo, a raiz de um coqueiro ou de um bambuzal, você precisa ir cavando ao redor com muito cuidado, então, você tira.
Menos um pecado, mais uma virtude
E você vai ter duas surpresas quando começar a fazer isso: a primeira é que não vai conseguir logo de primeira, e pode ser que dure meses, mas pode ser que sejam anos lutando para vencer aquele "bendito pecado". Mas se você lutar, pedir a Deus, rezar, confessar, receber eucaristia… Você vai ver que, um dia, aquele pecado será vencido. Agora, a segunda surpresa é que quando perceber que venceu aquele pecado específico, você vai ver que outras atitudes virtuosas cresceram junto com essa luta.
E isso se compara aos dedos da mão, apesar de um ser maior do que o outro, eles crescem de forma uniforme. E quando vencemos um pecado depois de lutarmos contra ele, alguma virtude cresce em nós, e você irá perceber. Digamos que você lutou para vencer a impaciência, então, você vai percebe que ficará mais paciente. Fica a dica!
Deus nos abençoe; e vamos à luta.
Autor: Padre Alexsandro Freitas – Comunidade Canção Nova
Transcrição e Adaptação – Bianca Vargas
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/sera-que-voce-tem-alguns-pecados-de-estimacao/