Santo Agostinho pôde constatar que, no início da cristandade, existia uma dificuldade em níveis morais, intelectual e espiritual. Ao mesmo tempo, temos o Concílio Vaticano II que percebeu a crise do homem moderno e procurou meios para trazer as pessoas de volta, incluindo o chamado à busca da sabedoria. Princípio da sabedoria é a busca de Deus. Para isso, existe uma receita para a vivência de uma vida santa, mas como estamos em crise, foi-se decaindo a percepção da consciência do pecado. E o primeiro passo para iniciar-se um caminho espiritual é o de permanecer em estado de graça. É possível reaver esse relacionamento com Deus, rompido com o pecado original.
Como reaver o relacionamento com Deus?
Com a vinda de Jesus e por meio d'Ele, Deus cria os meios de restabelecer essa intimidade. E isso se dá por meio dos sacramentos:
– Batismo;
– Crisma;
– Eucaristia;
– Penitência;
– Matrimônio;
– Ordem;
– Unção dos Enfermos.
Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações) acessíveis à nossa humanidade atual. Realizam eficazmente a graça que significam, em virtude da ação de Cristo e pelo poder do Espírito Santo (Cf.CIC 1084).
Vejam, o diploma não faz de uma pessoa um médico; o que realmente a faz capaz são os vários anos de estudo e disciplina. O diploma funciona somente como um sinal da aprovação do aluno que estudou e foi aprovado em medicina. Os sacramentos em si são símbolos daquilo que representam. Por exemplo, o Batismo é o símbolo do banho, de uma lavagem espiritual que o cristão necessita da sujeira do pecado. E o batismo realmente faz isso! Ele nos purifica de todo o pecado e nos faz capazes de alcançar essa ligação íntima perdida no Édem.
A Eucaristia simboliza o sacrifício do Cordeiro, o altar é o lugar do sacrifício e, ao mesmo tempo, o altar é a mesa do banquete festivo do céu. De fato, a Eucaristia alimenta a nossa alma.
O Sacramento da Confirmação ou Crisma trás o batismo do Espírito Santo na vida do cristão. O mesmo que ocorreu em Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
O Sacramento do Matrimônio simboliza a aliança entre Deus e os homens. Esse sacramento deve ser vivido dentro de uma dimensão de doação entre os cônjuges, semelhante ao amor e doação do próprio Deus para com seus filhos e a própria Igreja. Ele entregou-se em sacrifício de amor por ela, sem nenhuma reserva.
O Sacramento da Penitência simboliza um julgamento. Ali o "réu" se acusa dos próprios pecados. No entanto, essa confissão dos "crimes cometidos", ao invés de conduzir à condenação, faz alcançar a Misericórdia Divina.
O que são os sacramentos?
Os sacramentos são os meios criados pelo Senhor Jesus para Ele infundir a graça santificante na alma da pessoa. Eles restauram a graça de Deus uma vez alcançada ou a cria, pela primeira vez, no coração da pessoa. Essa graça de Deus trabalha como um organismo, um organismo sobrenatural, e a finalidade desse organismo é a de nos aproximar, cada vez mais, da filiação divina, da união mais íntima possível, entre Deus e o homem.
Existem várias formas de se trabalhar e de aumentar a graça de Deus no nosso interior, e uma dessas formas é a vivência correta dos sacramentos. A Igreja é a "carpintaria" de Jesus; os sacramentos são as ferramentas das quais Jesus se utiliza para operar em nós o crescimento da graça santificante. Uma das graças específicas do Sacramento da Eucaristia é a de aumentar o amor em nós. É fazer o nosso amor crescer, sobrenaturalmente, e se transformar em atos perfeitos. Já a graça específica do Sacramento da Reconciliação é a de fortalecer o penitente da luta contra o pecado e restaurar a intimidade com Deus.
Conteúdo baseado nas aulas do autor do site www.cristianismo.org.br
Roger de Carvalho
Roger de Carvalho, natural de Brasília – DF, é membro da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Casado com Elisangela Brene e pai de dois filhos. É estudante de Teologia e Filosofia.
Autor do blog "Ad Veritaten".
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