Compaixão. Generosidade. Empatia. Honestidade. Paciência. Respeito.
São essas e outras tantas virtudes que queremos deixar como ensinamento quando o assunto é a criação de filhos. É um desafio muito grande transmitir valores éticos e morais em meio a tantas ofertas vindas de rede social, internet, sociedade e pessoas que pensam diferente, e que acabam influenciando os princípios ensinados pela família.
Afinal, o que é uma virtude? Segundo o dicionário, a definição de virtude é: boa conduta em conformidade com o correto, aceitável ou esperado, segundo a religião, a moral e a ética. O que segue os preceitos do bem, de normas morais.
O bom fruto é consequência de uma formação sólida
Passar aos filhos o que acreditamos ser bom, saudável e certo é muito mais do que passar ensinamentos; é transmitir o que vai gerar boa convivência e felicidade, comportamentos que não sejam ofensivos às pessoas e principalmente a Deus.
Então, para que as crianças tornem-se pessoas de bem, é essencial que tenham uma formação sólida diária, baseada e voltada para o desenvolvimento do caráter, da fé e das habilidades socioemocionais.
Uma coisa é certa: Não funciona a imposição nem a obrigação. O que funciona é o diálogo e a vivência.
Deixar algo como exemplo é mais que falar ou ensinar, é viver, experimentar e mostrar, com a vida, que a vivência das virtudes faz de nós pessoas de bem, íntegras, capazes de influenciar e educar o outro para que seja como nós.
O fruto não cai longe da árvore
Pois é.
O fruto não cai muito longe da árvore.
Se quisermos ensinar, temos, antes, que aprender.
Se quisermos que façam, temos, antes, que fazer.
A árvore, antes de crescer e tornar-se o que é, era apenas um fruto que cresceu ou uma muda que brotou.
E assim sua árvore há de dar bons frutos!
Paulo Victor e Letícia Dias
Cirurgião-dentista de formação, Paulo Victor foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentador, locutor e radialista. Atualmente, ele mora em Campo Grande (MS). É empresário e casado com Letícia Dias.
Letícia Dias é Gerente de Conteúdo e estudante de Letras/Libras com foco na Educação Especial. Foi membro da Comunidade Canção Nova como apresentadora de programas. Hoje, ela mantém uma agitada rotina familiar. Letícia tem um filho caçula que nasceu com Síndrome de Down, e isso a refaz todos os dias.
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/familia/educacao-de-filhos/o-fruto-nao-cai-longe-da-arvore/