Hoje, são muitos os anseios do coração do jovem, é muita a sede da alma jovem e inúmeras as suas ambições, mas e o jovem católico? Ele tem anseios? Tem sonhos? Tem uma identidade?
Sim, o jovem católico é um jovem normal, cheio de sonhos e com o coração elevado para o alto. Um jovem que tem seu coração ancorado em Deus, mas que não deixa de se questionar, de avançar e revolucionar. A identidade do jovem cristão está diretamente ligada aos anseios do seu coração, o que faz dele alguém capaz de impactar, de transformar, de contagiar e mudar as realidades. O jovem possui em si uma capacidade enorme de transformação, mas o jovem católico, com o auxílio da graça de Deus, possuiu nele a graça de formar um mundo novo, um mundo temente a Deus.
Algumas características do jovem católico
● JOVENS PROFUNDOS
"Os jovens buscam dar sentido a um mundo muito complicado e diversificado."
● JOVENS SONHADORES
"Os jovens sonham com segurança, estabilidade e plenitude. Muitos esperam uma vida melhor para suas famílias. Em muitas partes do mundo, isso significa buscar a segurança pessoal; para outros especificamente quer dizer encontrar um bom trabalho e um certo estilo de vida. Identificar um lugar de pertença é um sonho comum que ultrapassa continentes e oceanos." "Os jovens sonham com uma vida melhor."
● JOVENS COMPROMETIDOS
"Os jovens se comprometem com os problemas de injustiças sociais do nosso tempo. Buscam a oportunidade de trabalhar e construir um mundo melhor."
● JOVENS ABERTOS
"Os jovens procuram referências, buscam companheiros de caminho, "buscam estar em torno de homens e mulheres fiéis que comuniquem a verdade, ao mesmo tempo deixando-os exprimir a sua consciência de fé e de vocação."
● JOVENS AUTÊNTICOS
"Hoje, os jovens procuram uma Igreja autêntica. Querem dizer especialmente para a hierarquia da Igreja que ela deve ser transparente, acolhedora, honesta, convidativa, comunicativa, acessível, alegre e interativa com a comunidade."
● JOVENS LÍDERES
"Sentem fortemente que estão prontos para serem líderes, amadurecerem e aprenderem com os membros mais experientes da Igreja, religiosos ou leigos."
● JOVENS INOVADORES
"A Igreja deve adotar uma linguagem que a torne capaz de relacionar-se com os costumes e culturas dos jovens, de modo que todas as pessoas tenham a oportunidade de ouvir a mensagem do Evangelho."
● JOVENS ATENTOS
"Os jovens da Igreja querem ter também um olhar para fora. Eles têm paixão por atividades políticas, civis e humanitárias. Eles querem agir como católicos na esfera pública para o aperfeiçoamento da sociedade como um todo. Em todas essas dimensões da vida da Igreja, os jovens desejam ser acompanhados e levados a sério como membros responsáveis da comunidade eclesial."
Coragem!
Jovem, você é chamado a desbravar novos horizontes, você é corajoso, você é forte e ousado! Não pare no que já alcançou, anuncie Jesus, seja autêntico, testemunhe com sua vida o Evangelho! Quando as dificuldades vierem, tenha a ousadia de ultrapassá-las e testemunhar, com sua vida, que Jesus pode mudar todas as circunstâncias. Jovem, não se corrompa, não siga as modas, mas revolucione cada realidade, transforme-as com o Evangelho.
Jovem, seja jovem, não endureça seu coração nem sua mentalidade, firme seu coração em Deus e transforme o mundo. Comece por quem está do seu lado! Jovem, você é protagonista de um mundo melhor! Esse é o seu palco! Coragem!
Referências:
Citações retiradas do documento "Os jovens, a fé e o discernimento".
Brigite Cortez
Brigite Cortez, natural de Portugal, é missionária na Comunidade Canção Nova onde atua na Casa de Missão da França.
Fonte: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/qual-e-identidade-jovem-catolico-hoje/