O verdadeiro amor é proposta, não imposição. Não é uma exigência de retorno e resultados
Vivemos um tempo em que a sociedade é extremamente utilitarista; em virtude disso, somos constantemente tentados a acreditar que bom e digno de ser amado é somente aquele que corresponde, com resultados, àquilo que desejamos.
O amor é uma doação, é um gastar-se gratuitamente pelo bem do outro, e, a partir do momento que se ama esperando algum resultado ou retorno, o princípio do amor é traído e este se torna inautêntico.
Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com
Amar é acreditar em alguém mesmo quando este não corresponde. É enxergar o que há de bom naquele que está imerso no mal, é ir além. Enfim, amar é seguir o exemplo da cruz. Jesus, ao ser crucificado, amou, perdoou e entregou-se por amor aos homens. Porém, a doação da cruz não foi uma troca. Cristo não morreu por nós impondo como condição nosso seguimento à vontade d''Ele; ao contrário, Ele primeiro se doou, depois propôs: ""Vem e segue-me"".
É proposta e não imposição. É um convite impresso na liberdade humana, e não uma exigência de retorno e resultados. O verdadeiro amor é entrega que não impõe condições, e, muitas vezes, é sacrifício.
Tal ideal não é fácil de ser vivenciado, principalmente em um mundo que nos leva a crer que somente aquilo que nos dá prazer e satisfação precisa ser buscado e desejado, somente o que satisfaz as nossas vontades e nos traz algum conforto. O que é uma imensa inverdade.
Amar da maneira de Jesus é heroísmo e, acima de tudo, uma decisão. Porém, não existe outra maneira: para amar de verdade é preciso olhar para a cruz.
Muitos dizem que amam alguém, porque este lhe faz bem ou por lhe proporcionar algum prazer, mas se essa interação for sustentada somente por isso, tais pessoas correm o risco de "se amarem" no outro, em vez de amá-lo sinceramente.
Mesmo diante de todas as dificuldades que comporta o amar, não existe outra força maior e com mais capacidade para transformar o ser humano que o amor.
O que atraiu e continua atraindo milhares de pessoas a Jesus é sua livre e total doação, que se resume no mais puro e concreto amor. É este sentimento que dá força e sentido para que o homem enfrente as lutas e dores próprias de sua condição.
O amor é uma verdade constante que potencializa e realiza o homem. Por este, vale a pena lutar, esperar e suportar as consequências dele, pois, "é perdendo que se ganha", "é dando que se recebe", "é morrendo que se vive…", e quem ama sempre vence!
Padre Adriano Zandoná – Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem!!!