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30 de agosto de 2013

Vocação Vicentina

Escrito por JCS   

" ... O Senhor me desperta todas as manhãs; desperta meu ouvido para que eu o ouça como discípulo" 

(Is 50, 4-5)

A confiança, o compromisso, a coragem e a entrega dos profetas do Antigo Testamento, estavam fundamentadas em sua vocação. Por  isso anunciavam e denunciavam  sem cessar, dia e noite, com entusiasmo e com alegria na alma.  Assim, o compromisso, a responsabilidade e a confiança dos confrades e consócias deverão estar fundamentos na vocação vicentina, no carisma de São Vicente de Paulo

Mas somos de fato vocacionados? Ou somos voluntários?

O voluntário é aquele que faz, quando quer, se der e quando der pra fazer. Faz quando sentir vontade e não quando houver necessidade de fazer. O voluntariado tem seu valor , mas não é a característica essencial para a SSVP.

O vicentino vocacionado vai além disso. Ele segue Jesus Cristo, através do serviço aos Pobres.  Ele dá  testemunha do amor a Deus , através da entrega e da doação de si mesmo.  Ele é um missionário: evangeliza e resgata os Pobres e oprimidos, vê o outro como Jesus via, ama como Jesus amava, vive como Jesus vivia.

A SSVP, precisa de confrades e consócias vocacionados, pois nós não somos seguidores de uma idéia, de uma lenda, de um mito histórico... somos seguidores de "uma pessoa situada na história, viva e presente, somos seguidores de Jesus Cristo!"

E o vocacionado é aquele que consegue enxergar a verdade evangélica: amar e seguir Jesus no Pobre. E como diz  São Vicente de Paulo: " Deus ama os Pobres e por conseguinte, ama quem ama os Pobres"  E Santa Luiza de Marillac, nos diz: "... Servir os Pobres  doentes, em espírito de mansidão e grande compaixão à imitação de Nosso Senhor que assim tratava  os mais desagradáveis. E só o vicentino vocacionado é capaz de enxergar esta verdade." 

"…. Quando a caridade mora em uma alma toma posse de todas as suas potências; não lhe dá descanso; é um fogo que está constantemente ativo; mantém sempre em ação a pessoa que está por ela inflamada." (SVP).  É desta forma que o vocacionado vive sua missão.! A caridade toma posse do vocacionado e ele toma posse da caridade; o vocacionado  sente prazer, sente alegria quando serve, quando visita o Pobre em sua residência e muitas vezes chora com o Pobre, toma para si sua dor, sua tristeza, suas mazelas.

Nós confrades e consócias, temos em nossos sangue os genes de Luiza e de Vicente de Paulo; somos o coração e o espírito destes dois Profetas da Caridade; somos o legado de  seu amor. E ainda, somos o sonho de Ozanam: numa grande rede de caridade.

E cada dia temos que nos perguntar: O que fazer para alimentar nossa vocação? O que fazer para que nosso trabalho  não caia no voluntariado?

O povo de Israel releu sua Aliança com Deus, quando estava desolado, perdido e oprimido,  e descobriu sua identidade como Povo Escolhido ; São Vicente releu o Evangelho e descobriu sua Vocação; Ozanam releu sua fé e deu origem a um sonho que marcou seu tempo e fez História! 

E nós, o que precisamos reler para que a nossa vocação perdure? Para que o legado  de nossos fundadores continue vivo?  O  que precisamos reler para que a chama da caridade  não se apague?

Precisamos alimentar nossa vocação precisamos ser "profetas da caridade", como o foram, nossos fundadores! E para isso precisamos, como o profeta Isaías, estar com os ouvidos bem abertos para ouvir, a cada manhã  a voz de Deus que clama no Pobre sofredor.

Vera Lúcia dos Santos e Santos

Coordenadora da ECAFO do CMPA

Venha ser um Missionário Vicentino como nós!


A Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, no século XVII, tem como missão seguir Jesus, o Evangelizador dos Pobres, e, para cumprir este mandato do Senhor, dedica-se à evangelização e às missões junto dos Pobres e à formação do clero e dos leigos.



Se você deseja ser Missionário e consagrar sua vida à transformação do mundo, junte-se a nós! Procure nosso Secretariado Vocacional no seguinte endereço:




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Entre em contato conosco! E consagre sua vida a Deus e aos Pobres!

 


São Vicente de Paulo ainda hoje continua convocando companheiros para esta grande obra iniciada no século XVII. Não perca tempo! Não fuja de seus sonhos! Deixe São Vicente questionar sua vida e aceite seu convite para entrar nesta Missão!

29 de agosto de 2013

Como manter a atração na vida conjugal?

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Isso implica no cultivo de certos cuidados

Quem não se lembra dos inícios de namoro? Nesse começo do envolvimento, a pessoa apaixonada pega-se pensando no outro a todo instante, em tudo vê algo que remete seus pensamentos à pessoa por quem tem um amor ainda platônico. Assim, o galanteador, por meio dos olhares trocados ou nas conversas – que apesar de parecerem bobas, não são descartadas pela pretendente de imediato –, lança mão de todas as "manobras", a fim de prolongar os momentos na presença do outro.


Independente da época em que o casal tenha se conhecido ou da realidade social na qual cada um viva, quase sempre, em seus encontros, estão presentes as mesmas táticas de um jogo de sedução e de desejo silencioso entre eles.

Um jogo que, nas abordagens, visa a aproximação junto da pessoa com o propósito de estabelecer com ela um romance.

Das experiências vividas em outros relacionamentos, aprende-se que, ainda que seja muito agradável estar com alguém bonito, somente os lindos olhos azuis da menina ou o físico "malhado" do rapaz, não tem forças suficientes para sustentar um envolvimento a longo prazo.

Isso nos faz perceber que apenas o sentimento de atração física por alguém não é sinal de amor. 


Amar é muito mais do que desejar estar perto de alguém ou se sentir atraído (a) pelos atributos do (a) pretendente.


Apesar de a atração física não ser unicamente a base de um relacionamento, na vida a dois o desejo e o amor pelo outro se complementam como ingredientes para compor as bases dessa relação. Se a atração física desperta em nós o desejo por alguém, o amor amadurecido nos provoca a querer permanecer no propósito de construir a felicidade com a pessoa.

Assim como numa orquestra é preciso que haja harmonia e nenhum deslize pode acontecer na execução da música, na sinfonia da vida conjugal muitas coisas precisam estar também afinadas entre os cônjuges.

Isso implica na retomada daqueles cuidados que, ainda como namorados, o rapaz e a moça procuravam cultivar em cada encontro, isto é, o interesse do outro para si!

Se tal atenção deixou de fazer parte da agenda do casal, ainda é tempo de recomeçar. Não podemos considerar que somente por estarmos casados, não há mais a necessidade de continuar provocando boas sensações no nosso cônjuge. O desejo em continuar atraindo o outro, por meio dos encantamentos, dos cuidados e dos atributos naturais, deverão ser cultivados e alimentados ao longo da vida conjugal.

Além das obrigações comumente realizadas pelo casal, os momentos de romance e intimidade entre marido e mulher precisam ser observados com o mesmo grau de importância com que eles se dedicam às outras tarefas, pois não é porque já nos encontramos casados que devemos abolir da vida conjugal a arte de continuar seduzindo aquela pessoa que nos faz sentir realizados.

Um abraço!

 

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Dado Moura
contato@dadomoura.com

Dado Moura é membro aliança da Comunidade Canção Nova e trabalha atualmente na Fundação João Paulo II para o Portal Canção Nova como articulista. Autor do livro Relações sadias, laços duradouros e Lidando com as crises
Outros temas do autor: www.dadomoura.com
twitter: @dadomoura
facebook: www.facebook.com/reflexoes

28 de agosto de 2013

Aos catequistas, com gratidão!

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Um tesouro para Deus e sua amada Igreja

Catequista, você é uma pérola especial e um tesouro para Deus e sua amada Igreja. A sua singular vocação foi gerada no coração de Deus Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da vida – Jesus Cristo. Catequista, você não é apenas um transmissor de ideias, conhecimentos, doutrina ou, mais ainda, um professor de conteúdos e teorias, mas é um canal da experiência viva do encontro intrapessoal com a pessoa de Jesus Cristo. 


Essa experiência é comunicada pelo Ser, Saber e Saber Fazer em comunidade, no coração da missão catequética. O ser e o saber do catequista se fundamentam numa dinâmica divina pautada na espiritualidade da gratuidade, da confiança, da entrega, da certeza de que somos impulsionados pelo Espírito Santo, fortalecidos pelo Cristo e amparados pelo Pai.

Catequista, com certeza são muitos, grandes e difíceis os desafios hoje de nossa catequese. Vivemos numa realidade que muitas vezes é contrária àquilo que anunciamos em nossa missão de levar e testemunhar a mensagem de Jesus Cristo. Mas temos a certeza de que não caminhamos sozinhos, somos assistidos pela grande catequista, a Virgem Santíssima. 

Por isso, peço-lhe que a experiência do encontro com Jesus Cristo seja a força motivadora capaz de lhe trazer o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios, mas que o faz crescer e acabam gerando profundas alegrias.


"A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã" (CT). Ensina o Catecismo da Igreja Católica: "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai..."(cf CIC 1992). A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas Daquele que me enviou' (Jo 7,16) (CIC, 426-427).

Catequista, acolha o afetuoso abraço de gratidão de nossa amada mãe Igreja, nos seus bispos, padres e de milhares de pessoas, vidas agradecidas pela sua presença na educação da fé de nossos catequizandos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Em sua ação se traduz, de uma forma única e original, a vocação da Igreja-Mãe que cuida maternalmente dos filhos que gerou na fé, pela ação do Espírito.

Poderíamos dizer muitas coisas, palavras eloquentes e profundas, mas uma só é necessária: Deus lhe pague! E que a força da Palavra continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso missionário!

Que a comunidade continue sendo o referencial da experiência do encontro com Cristo naqueles que sofrem, naqueles que buscam acolhida e necessitam ser amados, amparados e cuidados.

A ternura amorosa do Pai, a paz afável do Filho e a coragem inspiradora do Espírito Santo que cuida com carinho dos seus filhos e filhas, que um dia nos chamou a viver com alegria a vocação de catequista discípulo missionário, estejam na sua vida, na vida da sua comunidade hoje e sempre!

 

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Dom Orani João Tempesta, O. Cist

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

27 de agosto de 2013

Os cinco rostos de Vicente de Paulo

Este texto foi escrito pelo Pe. Robert Maloney,CM. Ele foi durante doze anos o Superior Geral da Congregação da Missão - Padres Vicentinos. Ele foi desde então um grande incentivador e articulador da FAMÍLIA VICENTINA. O texto a seguir é uma belíssima reflexão sobre alguns "rostos" de Vicente de Paulo. Vale a pena conferir!

 

I. Pai dos Pobres

Quando eu era um menino de 13 anos, a primeira imagem que tive de Vicente de Paulo foi a do PAI DOS POBRES. Creio que esta sua imagem seja a mais popular e a mais conhecida pelas pessoas por todo o mundo. Se vê em vitrais, estátuas, quadros em muitíssimas igrejas.

Nos últimos anos temos visto muitas imagens belíssimas de São Vicente de Paulo como PAI DOS POBRES. Uma das que mais me chamou a atenção foi a que apareceu na página da internet da Assembleia Geral da Congregação da Missão em 1999, e em muitas publicações daquele ano. Trata-se de um obra pintada por Kurt Welther para a capela da paróquia São Vicente de Paulo em Graz, Áustria. Vicente de Paulo está sentado entre os Pobres como se fosse um deles. Não tem nenhuma auréola sobre ele. Não se destaca entre eles como se fosse um benfeitor. Dá a impressão de que os Pobres apareceram no justo momento em que Vicente de Paulo havia sentado para comer sua modesta refeição. Ele a reparte com eles. Os rostos dos Pobres sentados à mesa não dá prá ver claramente. Porém, Vicente os vê e nos diria: "verá à luz da fé que o Filho de Deus, que quis ser Pobre, está representado nestes Pobres" (XI, 725). O rosto que se vê no centro da mesa reflete a presença de Cristo. Os que rodeiam a Cristo neste refeição modesta nos lembram a última ceia, a refeição sacramental do amor de Deus por seu povo.

O que podemos falar de Vicente de Paulo, o PAI DOS POBRES?

1. Este rosto de Vicente de Paulo é fundamental para todos os ramos da Família Vicentina. De fato, é a face que a Igreja melhor reconhece de São Vicente de Paulo em todo o mundo. Em 16 de abril de 1885, Vicente de Paulo foi declarado pela Igreja o PATRONO DE TODAS AS INSTITUIÇÕES DE CARIDADE. Quando falo com membros dos mais variados ramos de nossa Família Vicentina, em diversos países, vejo que todos reconhecem Vicente de Paulo como PAI DOS POBRES, bem como seu fundador e fonte principal de inspiração.

2. O que fazemos, fala com mais força do que aquilo que dizemos. O testemunho é frequentemente mais importante que as palavras, sobretudo em nossos dias. Num mundo em que existem muitas pessoas indiferentes perante a religião organizada, a linguagem das obras é cada vez mais importante. As obras de justiça e de misericórdia são um sinal de que o Reino de Deus está realmente atuando no meio de nós: dar de comer ao faminto, de beber ao sedento, ajudar a encontrar as causas de sua fome e de sua sede e a maneira de aliviá-las.

 

II. Missionário

Quando ingressei na Congregação da Missão, aos 18 anos de idade, comecei a conhecer Vicente de Paulo como missionário. A imagem que escolhi para representar este rosto é sem dúvida a que mais se vê entre as imagens de Vicente de Paulo. Milhares de pessoas a veem a cada dia, ainda que se diga que os que a enxergam, são poucos os que realmente a veem!

Esta estátua é uma obra de Pietro Bracci (1700-1773) e foi colocada na Basílica de São Pedro depois da canonização de Vicente de Paulo em 1737. Confesso que sinto um certo orgulho quando levo alguns visitantes à São Pedro e lhes mostro nosso fundador na nave principal, ao lado de Tereza D´Ávila.

São vários os aspectos que nos chamam a atenção nesta estátua. Em primeiro lugar, representa claramente a Vicente de Paulo como missionário. Nesta estátua o Vicente de Paulo que se dirige à nós é o Vicente de Paulo pregador. Está vestido com sobrepeliz e estola, tem uma cruz na mão esquerda e mostra com sua mão direita um gesto dramático dirigido à sua plateia. A concha por detrás de sua cabeça amplia o volume de sua voz. Do lado do pé esquerdo encontra-se o livro do evangelho de Lucas onde está escrito: "O Senhor me enviou para anunciar o evangelho aos Pobres" (Lucas 4,18).

Este é o Vicente de Paulo, que comovido pela conversão de um camponês que agonizava nas terras de uma família rica, os Gondi, fez a pregação de um sermão no dia 25 de janeiro de 1617 chamando todos à conversão. Ele sempre viu neste dia o começo de sua atividade missionária e de muitos missionários que ele mesmo enviou mundo afora: Polônia, Itália, Argélia, Madagascar, Irlanda, Escócia, ...

O que podemos falar de Vicente de Paulo como missionário?

1. Para ele a palavra de Deus era algo totalmente central. Isto é o que quer expressar o evangelho ao lado de seu pé esquerdo: "A palavra de Deus não falha nunca". Ele dizia isto com certa frequência. Para Vicente de Paulo, a palavra de Deus é a regra fundamental da vida humana; é também a fonte de onde brota toda a pregação e todo ensinamento.

2. A cruz é central quando se prega ou se catequiza. Vicente de Paulo cita o impressionante texto de São Paulo: "Deus me livre de gloriar-me, senão na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo" (Gál 6,14; II,339; XI,20). Porém a cruz não ocupou um lugar fundamental somente na pregação, mas também na formação de seus discípulos e seguidores. 

 

III. Formador

Comecei a conhecer Vicente de Paulo como formador quando tinha 27 anos, porque meus superiores me pediram que eu fosse formador.

Vicente de Paulo fundou três grupos numerosos: As Damas da Caridade (Atualmente conhecidas como AIC – Associação Internacional de Caridades) – 1617; A Congregação da Missão – 1625; e as Filhas da Caridade – 1633. Além de tê-los fundado, ele teve a preocupação de formá-los. Redigiu as regras, fez inúmeras conferências e boa parte das cartas que escreveu tinham por tema a formação.

Vicente de Paulo foi um dos maiores reformadores do clero do século XVII. Sua influência sobre padres diocesanos e sobre futuros bispos da França foi enorme. Fundou 20 seminários nas últimas décadas de sua vida. Foi conselheiro do rei quando se tratava da escolha dos bispos. Os grandes personagens da espiritualidade de sua época participaram dos programas de formação que ele organizou. Durante sua vida fizeram retiro na Casa de Vicente de Paulo, mais de 12.000 padres.Algumas das imagens mais conhecidas de Vicente o representam instruindo as Damas da Caridade, os padres e as Filhas da Caridade. Estas imagens são importante porque refletem um aspecto central do caráter de Vicente de Paulo que as vezes esquecemos: Vicente de Paulo foi um extraordinário formador.

O que podemos falar de Vicente de Paulo como formador?

1. Talvez o mais importante seja o que ele mesmo disse falando sobre formação a um jovem, o padre Antônio Durand, a quem havia nomeado superior de um seminário: "Guiar almas é a arte das artes... Foi a profissão do Filho de Deus quando esteve na terra... Nem a filosofia, nem a teologia, nem os discursos tem influência sobre as almas. É essencial que Jesus Cristo esteja unido conosco intimamente e nós com ele. Que atuemos nele e ele em nós. Que falemos como ele e com seu Espírito, assim como ele esteve em seu Pai e pregou a doutrina que seu Pai lhe ensinou. Isto é o que ensina a escritura. Por isso é necessário para você que se esvazie de si mesmo para revestir-se de Jesus Cristo" (XI, 343). Não existem ideias melhores do que estas para formadores e para os que estão se formando.

2. Vicente de Paulo foi muito criativo para fazer novos programas de formação. A formação pede também hoje uma capacidade inventiva e criativa, uma nova pedagogia e o uso dos meios modernos de comunicação. É fundamental que o formador faça com que os formandos participem no processo de formação de modo que estes se convertam em agentes ativos de seu próprio processo de formação. Afinal de contas, são eles os que tem a responsabilidade primeira em serem bem formados. Espera-se que eles se convertam em "agentes multiplicadores", capazes de transmitir a outros os dons que eles próprio receberam. Os bons formadores devem saber como trabalhar não só com indivíduos senão também com grupos. Devem saber estimular os formandos para que se ajudem uns aos outros no processo de formação. 

 

IV. Contemplativo na Ação

Poucos santos tem sido tão ativos como São Vicente de Paulo. Foram tão impressionantes suas obras que em seu funeral o pregador disse: "Ele quase transformou o rosto da Igreja" (Sermão de Maupas du Tour). Porém, seus contemporâneos viam nele um homem de profunda oração. Um deles escreveu que "seu espírito estava continuamente atento à presença de Deus" (Louis Abelly). Um padre que o conhecia muito bem recorda que o viu uma vez contemplando durante horas um crucifixo que tinha em suas mãos.

A naturalidade com que Vicente de Paulo fala sobre a oração e a contemplação é um sinal de que ele transitava facilmente neste meio. Vicente de Paulo é muito eloquente quando fala de como ele vê Deus. Um ano e meio antes de sua morte, ele disse aos padres e irmãos: "A recordação da presença de Deus cresce na alma pouco a pouco e com a ajuda de sua graça se torna permanente em nós. Nos sentimos vivificados, por assim dizer, por esta presença divina. Meus irmãos, quantas pessoas no mundo que nunca perdem este sentido da presença de Deus" (XII 455).

O que podemos falar de Vicente de Paulo, o contemplativo na ação?

Pouco a pouco fui percebendo a união de oração e ação, tão evidente neste rosto de Vicente de Paulo, como uma das chaves mais importantes para compreender a espiritualidade vicentina. Vicente de Paulo estava totalmente convencido de que a oração e ação caminham juntas. Se deu conta de que separada da ação a oração pode tornar-se uma fuga, pode perder-se em fantasias e produzir falsas ilusões de santidade. Por outro lado, o serviço separado da oração pode ser algo muito superficial, pode ter um aspecto de agir mecânico, pode converter-se numa dependência, num atrativo que vicia. A espiritualidade apostólica é plenamente autêntica quando une oração e ação num equilíbrio saudável.

Vicente de Paulo enfatiza no amor prático e efetivo, porem insiste também com grande força na oração diária. De fato, na tradição espiritual vicentina a oração tem um papel de extrema importância. Em poucas coisas pôs tanta ênfase assim. Disse Vicente de Paulo falando sobre a oração: "Dá-me um homem de oração, e ele será capaz de tudo. Poderá dizer como o apóstolo: Tudo posso naquele que me conforta. A Congregação da Missão durará sempre que mantiver a prática da oração, que é como uma muralha inexpugnável que defenderá seus missionários contra todo tipo de ataques" (XI, 778).

Em outras palavras, considera a oração como essencial para os que estão comprometidos com o trabalho pelos Pobres. 

 

V. O homem mais amável de seu tempo

São Vicente de Paulo admirava enormemente Francisco de Sales, quem considerava a pessoa mais amável que havia conhecido. Aprendeu de tal modo com o exemplo de Francisco de Sales que ele mesmo adquiriu uma notável amabilidade e afabilidade, e teve uma admirável capacidade para tratar e para relacionar-se com todo tipo de pessoa (Louis Abelly, vol. III, cap. XII, p. 669).

Apesar de ser difícil retratar a amabilidade, muitos artistas tentaram. Escolhi este rosto de Vicente de Paulo porque cada vez estou mais convencido que devemos deixar-nos transformar pelo amor de Deus, como o fez Vicente de Paulo.

O que poderíamos dizer de Vicente de Paulo, o homem mais amável de seu tempo?

1. Uma espiritualidade genuína transformará nossa humanidade. Vicente de Paulo diz que quando era jovem era obstinado e se enfurecia facilmente. Tinha também uma tendência a permanecer muito tempo de mau humor. Porém, ao admitir estes aspectos em seu caráter, "voltei-me para Deus e pedi sem cessar que mudasse este meu modo rude e mal humorado de ser e que me concedesse um espírito calmo e amável. E pela graça de Deus e com um pequeno esforço de minha parte que fiz para controlar os movimentos de minha natureza, consegui mudar algo do meu mal humor". Vicente se expressa aqui com uma humildade sem tamanho. Seus contemporâneos deram testemunho de que Vicente de Paulo como adulto, havia se transformado num homem amável que tinha um modo afetuoso e atraente para relacionar-se com as pessoas.

2. Vicente soube unir a amabilidade com a compaixão, e disse que os discípulos de Jesus devem estar cheios de compaixão (XI, 771), sobretudo se levar em conta que somos chamados a servir os mais Pobres deste mundo, os mais abandonados e os que gemem agonizantes por males físicos e espirituais. Nos diz ainda que nossa santidade consiste em servir os Pobres com amor, doçura e compaixão, e que fomos chamados a servir os mais miseráveis (IX, 932).

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Estes são os cinco rostos de Vicente de Paulo. Existem outros, porque a personalidade de Vicente de Paulo era muito rica. Incentivo ao leitor que contemple estes rostos para conhecer e amar com mais profundidade este grande homem.Para concluir esta meditação sobre Vicente de Paulo, convido a você leitor a unir-se comigo nesta oração:

"Deus de bondade, faz-nos instrumentos de teu amor. Ajuda-nos a crescer no exercício da caridade, amável e compassivo como membros da Família Vicentina. Dá-nos força para que seguindo as pegadas de São Vicente de Paulo, possamos contemplar-te e servir-te na pessoa dos Pobres, para que um dia nos unamos contigo e com Eles em teu Reino. Isto te pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém!"

Fonte: Robert P. Maloney, CM. Publicado no site SOMOSVICENCIANOS em 27 de setembro de 2011. Traduzido do espanhol para o português por Joelson C. Sotem, CM em 22 de agosto de 2013. 

26 de agosto de 2013

Salve-se quem puder?

Deus vem ao encontro dos anseios humanos
Está inscrito na natureza humana o anseio pela felicidade, a busca da plena realização de todas as suas potencialidades. Ainda bem! É altamente consolador ter a clareza de que não fomos feitos para nivelar pelo rodapé da existência nossos sonhos, mas buscar o que é melhor, mirar as coisas do alto, acolher o chamado de Deus a sermos perfeitos. Entra aqui um dado importante, pois não se trata apenas de construção pessoal, mas resposta, a modo de um diálogo iniciado desde toda a eternidade. Fomos pensados e amados por alguém. Não somos obra do acaso nem estamos perdidos, sem rumo.


Entretanto, a luta renhida do cotidiano pode levar as pessoas a se engajarem numa competição, tantas vezes desigual, pelos melhores lugares na sociedade, oportunidades de trabalho e reconhecimento, num "salve-se quem puder" semelhante à correria que se segue a tragédias, como incêndios ou revoltas populares. Cada um quer receber o seu naco de proveito e, infelizmente, tantas vezes à custa do pescoço do outro a ser pisado. Todas as diversas manifestações que pululam hoje pelo mundo e pelo nosso país têm como pano de fundo o desejo profundo de realização e a busca do espaço de liberdade para a qual fomos feitos. Só que muitos entram de roldão nas ondas de protestos, criando-se um estado de insatisfação em que se perde o sentido do respeito às pessoas e os justos limites da liberdade de cada homem e cada mulher. Também as situações pessoais e os dramas familiares nos deixam estarrecidos, de modo a suscitar um "até quando?" que inquieta a todos pela multiplicação de fatos inusitados. E que dizer da absurda eliminação da vida das pessoas e a violência que se espalha? Podemos até destruir justamente o que mais nos atrai, o sonho de felicidade e dignidade!

Deus vem ao encontro dos anseios humanos; antes, criou a todos com uma sede de eternidade e de felicidade. Ele quer que todos se realizem, mas há uma interrogação, cuja atualidade se revela perene, diante das perspectivas que se abrem para a humanidade de cada tempo: "Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Ele respondeu: 'Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão'" (Lc 13,22-14). Ao invés de oferecer respostas prontas e aparentemente fáceis de serem absorvidas, Jesus envolve as pessoas numa verdadeira aventura de engajamento na estrada da salvação e da liberdade. De fato, Deus quer o bem de todos e a vida em abundância (Cf. Jo 10,10).

Ninguém se sinta excluído de Seu projeto! No entanto, faz-se necessário, justamente pela liberdade com que as pessoas foram criadas, arriscar-se pela porta estreita do amor ao próprio Deus e ao próximo. Não fomos feitos para ficar assentados, esperando a grande sorte na loteria da vida ou reduzindo a sonhos de consumo o sentido da existência. As soluções aparentemente mágicas não são plenamente humanas. Humano é sair de si para amar e servir! Humano é tecer relações novas entre pessoas e grupos, superar a desconfiança, exercitar a criatividade, inventar soluções novas, acreditar nos pequenos passos.


Daí nasce o convite e o compromisso cristão na construção de um mundo melhor. Começa no alto, no plano de Deus a nosso respeito. "É do amor de Deus por todos os homens que, desde sempre, a Igreja vai buscar a obrigação e o vigor do seu ardor missionário: 'Porque o amor de Cristo nos impele' (2 Cor 5, 14). Com efeito, 'Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade' (1Tm 2,4). Os que obedecem à moção do Espírito da verdade estão já no caminho da salvação. Mas a Igreja, à qual a mesma verdade foi confiada, deve ir ao encontro dos que a procuram. É por acreditar no desígnio universal da salvação que "a Igreja deve ser missionária" (Catecismo da Igreja Católica, 851). O anúncio da "salvação" proclama que a vida tem sentido e que é para a felicidade que Deus nos fez. "Chamado à felicidade, mas ferido pelo pecado, o homem tem necessidade da salvação de Deus. O auxílio divino lhe é dado em Cristo, pela lei que o dirige e na graça que o ampara: 'Trabalhai com temor e tremor na vossa salvação, porque é o Senhor quem opera em vós o querer e o agir, segundo os seus desígnios'" (Fl 2, 12-13 - Catecismo da Igreja Católica 1949).

Consequência é nosso olhar positivo, ao mesmo tempo realista, a respeito da realidade. Fomos feitos para o bem e temos a semente plantada por Deus em nossos corações, com todas as possibilidades de nos realizarmos. No entanto, existe em nós o mistério da iniquidade, pelo que, olhando no espelho da vida, reconhecemos as rugas deixadas pelo pecado. Olhamos também para os outros e os acolhemos, sabendo que neles existe esta desafiadora mistura de boa intenção e pecado. Acreditamos que o amor de Deus é maior do que toda a maldade existente, engajando-nos na luta pelo bem e pela verdade. Consequência é o primeiro passo a ser dado. Cabe a cada um de nós começar, sem aguardar que os outros venham ao nosso encontro. Consequência é a construção de novos relacionamentos, certos da Palavra de Jesus: "Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" (Jo 13,35).

Para tanto, só a graça de Deus nos sustenta, por isso pedimos: "Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeira alegrias. Amém."

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Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.

23 de agosto de 2013

Quando a amizade passa pela prova da paixão

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Não tome decisões prematuras

Na amizade, encantamo-nos com algo que descobrimos no outro. Afinal, se estamos juntos, é porque temos afinidades e escolhemos ser amigos. Por isso, é natural que, por vezes, o companheirismo com o sexo oposto gere mais do que uma simples amizade. O(a) amigo(a) começa a aparecer com mais frequência em nossos pensamentos e o bom sentimento em relação a ele (a) toma tons de atração ou paixão. Mas temos de ficar atentos! Não é porque estamos buscando viver uma vida de santidade, com amizades sadias e santas para, consequentemente, chegar a um namoro santo e cristão, que estamos isentos de sentir carência, sensação de solidão e impulsos, desejos e fantasias. Isso é inerente ao ser humano, portanto, sinal de que o seu físico e o seu psicológico continuam funcionando muito bem, graças a Deus!


Não tome decisões prematuras. Namoricos em grupos de oração, em grupos de jovens e universitários, quando decididos às pressas, prejudicam até o andamento da comunidade em que estão. 

Tudo pode ser muito mais positivo quando cultivamos um pouco de paciência ao tratar esses sinais do coração. Antes de se declarar e talvez estragar o que vocês já têm, deixe a amizade passar pelo filtro, pela prova dos sentimentos. Afinal, que amor é esse? Amigos ou namorados?


Quando perceber que está paquerando seu(sua) amigo(a), vá com calma. Se o sentimento não for resultado de solidão e carência, ele continuará e, provavelmente, crescerá, dando-lhe certeza do que realmente está ocorrendo em seu interior. O amor falará por si e tirará sua dúvida.

No geral, os namoros mais felizes nascem a partir de uma amizade antes cultivada, mas se o sentimento for motivado puramente pela carência, sensação de solidão, impulsos primitivos e naturais do ser humano, logo diminuirá e acabará passando. Você terá, então, a alegria e a certeza de ter uma grande amizade, nada mais que isso.

Note também os sinais que a outra pessoa transmite e seja verdadeiro com você mesmo para não viver numa ilusão; finalmente, pergunte a Deus, pois Ele sabe o motivo real pelo qual essa pessoa entrou na sua vida. O Senhor revela Sua vontade por meio da Palavra e de sinais, autenticando o que as faculdades humanas do coração e da razão nos apontam. Ninguém está ao seu lado à toa, e em cada um de nós existe a beleza do propósito de elevar os outros ao céu.

 

 

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Sandro Ap. Arquejada

Sandro Aparecido Arquejada é missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em administração de empresas pela Faculdade Salesiana de Lins (SP). Atualmente trabalha no setor de Novas Tecnologias da TV Canção Nova. É autor do livro "Maria, humana como nós" e "As cinco fases do namoro". Também é colunista do Portal Canção Nova, além de escrever para algumas mídias seculares.

21 de agosto de 2013

Como superar a depressão?

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A fé dá sentido a nossa existência

Hoje, há uma forte tendência ao aparecimento da depressão. Muitos são os fatores que causam esta patologia. Em qualquer caso, faz-se necessária uma ajuda terapêutica. Em muitos casos, é necessária a ajuda de medicamentos. Depressão é um sintoma do nosso tempo. Pode ser que ela sempre tenha existido em outros tempos, contudo, recebia outros nomes e outros diagnósticos.


Não cabe aqui apresentarmos um relato clínico da depressão. Esta tarefa cabe a um profissional da área médica. Contudo, gostaria de conversar com você sobre a depressão a partir de uma perspectiva espiritual. É preciso que fique claro que não pretendo dizer ou afirmar que a causa do processo depressivo seja a área espiritual, mas a espiritualidade pode colaborar no processo de tratamento do depressivo.

Somos um todo. Sabemos que o ser humano não é visto mais como um ser fragmentado. Tudo aquilo que vivenciamos produz em nosso ser uma resposta positiva ou negativa. Neste totalitário que somos, a espiritualidade está inserida. E a maneira como a vivenciamos afeta todo o nosso ser e, consequentemente, nossa vida.


A fé dá sentido à nossa existência. Hoje, o ser humano tem sede de uma vivência espiritual profunda em sua vida. Na maioria dos casos, quando alguém diz que está com depressão e é questionado sobre a sua vivência espiritual, esta pessoa diz: "Não tenho nenhuma vivência espiritual", "Não participo de nenhuma Igreja", "Faz muito tempo que não faço orações", "Não tenho nenhum relacionamento com Deus". Essas respostas são seguidas das seguintes afirmações: "Estou sentido um vazio em meu coração", "Minha vida não tem sentido", "Não consigo sentir Deus perto de mim", "Ninguém gosta de mim", "Queria morrer, porque não faria falta para ninguém". Outras afirmações ainda presentes: "Não consigo me amar", "Não deveria ter nascido".

Não quero afirmar que essas respostas e afirmações de quem passa por um momento depressivo seja a causa da depressão. A raiz pode estar em outros setores da vida, os quais podemos comentar em outra ocasião.

Esse vazio interior, alegado por um grande número de pessoas depressivas, pode ser desencadeado por inúmeros fatores. Do ponto de vista espiritual, o vazio interior pode ser ocasionado pela falta da presença de Deus. E quando me refiro a essa "falta", não estou afirmando que o Senhor não esteja junto da pessoa. Deus está sempre conosco, mas nós estamos sempre com Ele? Esta é uma grande questão espiritual que necessita de uma resposta clara e verdadeira de quem enfrenta um quadro depressivo.

A oração abre nossa alma para percebermos a presença de Deus em nossa vida. A participação na vida de comunidade nos coloca em contato com outras pessoas que se unem para juntos alimentar-se do Pão da Palavra e da Eucaristia. A Eucaristia, o próprio Cristo, devolve-nos o sentido da vida. O relacionamento com o Senhor só é despertado em nós quando tomamos consciência de que somente Ele pode preencher o vazio que carregamos em nosso coração. Santo Agostinho já afirmava: "Fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração enquanto não repousa em ti".

Superar o processo depressivo depende, em grande parte, da pessoa que sofre essa patologia. No entanto, a espiritualidade é uma forte aliada neste processo de superação. Afinal, no todo que somos Cristo está presente.

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Padre Flávio Sobreiro

Padre Flávio Sobreiro Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP. Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG. Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí-MG). Padre da Arquidiocese de Pouso Alegre - MG.
www.facebook.com/oficialpadreflavio
www.padreflaviosobreiro.com

19 de agosto de 2013

Um grande sinal

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Leve consigo Maria para caminhar seguro

Uma pessoa do porte do Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, bate à porta do coração de milhões de pessoas, beija crianças, toma chimarrão no meio da multidão, tem em sua história diálogos com homens e mulheres de convicções diferentes, manda uma mensagem aos muçulmanos pelo final do Ramadã, abrindo portas para uma convivência respeitosa e construtiva; conversa sem rodeios com jornalistas que lhe fazem perguntas aparentemente incômodas, sem ceder em seu compromisso com a verdade e em sua fidelidade à Igreja. É o mesmo Papa que chama por telefone um fiel que perdeu um irmão num assalto, na Itália, ou visita de surpresa os operários do Vaticano em seus postos de trabalho! 


Com santo orgulho, podemos dizer que o Espírito Santo tomou a palavra para os cristãos oferecerem ao nosso tempo o que existe de melhor! Trata-se de um sinal de valores dos quais a humanidade vinha sentindo saudades. Volta à moda a ternura e a bondade, caminhos inigualáveis para a mudança profunda. Não é difícil entender que Deus escolhe o que parece insignificante, gestos simples do cotidiano, para tocar no mais íntimo das pessoas.

Ao lado de muitos gestos que revelam as opções pastorais nas quais deseja envolver a Igreja inteira e têm edificado o mundo, o Papa Francisco tem testemunhado sua profundidade espiritual como bom jesuíta. Chama também atenção sua profunda devoção mariana, expressa em manifestações de religiosidade que tocam no coração de nosso povo. Apenas eleito Papa, seu primeiro ato público foi a visita à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para entregar seu pontificado a Nossa Senhora, onde voltou após a Jornada Mundial da Juventude. O Brasil inteiro se viu ali representado quando depositou sobre o Altar nada menos do que uma bola de futebol e uma camiseta da Jornada! No Brasil, quis visitar o Santuário Nacional de Aparecida, confiando à proteção de Nossa Senhora os dias que se seguiram na histórica viagem ao nosso país. No último dia da Jornada, quando lhe entreguei uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, era como uma criança que ganhava um presente, perguntando-me singelamente: "É para mim?". E beijou a imagem. As alturas do pontificado são pontes que se constroem com a simplicidade de gestos e palavras que não precisam de explicações!

Mais do que as múltiplas formas com que a arte tem retratado a Virgem Maria ou os tantos títulos com que a devoção popular a venera, sua missão há de ser reconhecida pelo lugar que lhe foi reservado na história da salvação. O papel de Maria na Igreja é inseparável de sua união com Cristo, que se manifesta desde a hora da concepção virginal de Cristo até Sua Morte, Ressurreição e Ascensão ao Céu. Maria percorreu sua peregrinação de fé, manteve fielmente sua união com o Filho até a cruz, onde esteve de pé, sofreu intensamente junto com Ele e associou-se ao Seu sacrifício. E foi dada pelo próprio Jesus, aos pés da cruz, como mãe ao discípulo com estas palavras: "Mulher, eis aí teu filho" (Jo 19,26-27). Após a Ascensão de seu Filho, Maria acompanhou com suas orações a Igreja nascente, pedindo e acolhendo o dom do Espírito, que, na Anunciação, a tinha coberto com sua sombra (Cf. Catecismo da Igreja Católica 964-965).


Maria é Mãe da Comunidade que constitui o Corpo místico de Cristo e acompanha os seus primeiros passos. Ao aceitar essa missão, anima a vida da Igreja com a sua presença, grande sinal oferecido a todas as gerações de cristãos. Essa solidariedade vem de sua pertença à comunidade dos remidos. Com efeito, ela teve necessidade de ser remida, pois está associada a todos os homens necessitados de salvação (Lumen Gentium 53). O privilégio da Imaculada Conceição preservou-a da mancha do pecado, em previsão dos méritos de Cristo. Como membro da Igreja, Maria põe ao serviço dos irmãos a sua santidade pessoal, fruto da graça de Deus e da sua fiel colaboração. A Imaculada Conceição é para todos os cristãos apoio na luta contra o pecado e perene encorajamento a viverem como remidos por Cristo, santificados pelo Espírito e filhos do Pai (Cf. João II, Audiência geral do dia 30 de julho).


Verdadeira joia do ensinamento da Igreja a respeito da Virgem Maria, um Sermão do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella, no Século XII, aproxima de forma admirável a Igreja, Nossa Senhora e cada fiel: "Nas Escrituras divinamente inspiradas, o que se atribui de modo geral à Igreja, virgem e mãe, aplica-se particularmente a Maria. E o que se atribui especialmente a Maria, virgem e mãe, pode-se com razão aplicar de modo geral à Igreja, virgem e mãe... Além disso, cada alma fiel é igualmente, a seu modo, esposa do Verbo de Deus, mãe de Cristo, filha e irmã, virgem e mãe fecunda. É a própria Sabedoria de Deus, o Verbo do Pai, que aponta ao mesmo tempo para a Igreja em sentido universal, Maria num sentido especial e cada alma fiel em particular... No tabernáculo do seio de Maria, o Cristo habitou durante nove meses; no tabernáculo da fé da Igreja, habitará até o fim do mundo; e no amor da alma fiel, habitará pelos séculos dos séculos". Não é possível separar Igreja, Maria e os homens e mulheres de fé!

Entende-se assim porque cada discípulo verdadeiro de Cristo levará consigo Maria entre aquilo que lhe pertence de mais precioso, para caminhar seguro, certo de que a mãe bendita entre todas as mulheres já chegou à realização de todas as esperanças. Profeticamente, a própria Virgem Maria anunciou que todas as gerações a chamariam bem-aventurada (Lc 1,48). E ela é honrada com um culto especial pela Igreja. Este culto de veneração é essencialmente diferente do culto de adoração que se presta ao Verbo encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo. Ele se expressa nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus, na Oração Mariana, no Santo Rosário, resumo de todo o Evangelho (Cf. Catecismo da Igreja Católica 971), e em tantas outras e importantes formas que o Espírito Santo suscita por toda parte.

A partir da segunda quinzena de agosto, o olhar de fé dos paraenses se volta para o Círio de Nazaré, nossa grande Festa Mariana. Sem a presença de Maria, falta-nos a água que nos sacia! (Cf. Nm 20,1) Com ela, já sairemos jubilosos pelas ruas, percorrendo as casas e peregrinando pelos corações, sabedores de que o melhor da festa é esperar por ela e prepará-la. As pessoas que coordenarão as peregrinações levem a Palavra de Deus a todos. Nenhum ambiente se feche para as visitas da Imagem Peregrina. Celebrem-se Círios nas mais variadas instituições da Sociedade. Ganhem espaço os cartazes do Círio, saiam a público berlindas, cordas, flores e procissões. Nossos sentimentos e gestos de devoção foram reforçados e estimulados pelo Papa Francisco, ninguém menos do que o Papa!

Ao celebrar com a Igreja, neste final de semana, a Assunção de Nossa Senhora, renove-se em nós a esperança, na certeza de que a última palavra da história da humanidade pertence e pertencerá a Deus. Nenhum problema ou crise, ou mesmo os pecados pessoais ou sociais de quem quer que seja, poderão vencer aquele que é primeiro e o último, princípio e fim, Nosso Senhor Jesus Cristo.

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Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém - PA.

16 de agosto de 2013

Dons na vida

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Os jovens são potencializados com dons extraordinários

Como é bonita a riqueza de possibilidades e dons na vida de cada uma das pessoas. Dons que se manifestam a partir das inclinações afloradas nos gestos e atitudes que acompanham a vida de todos os indivíduos. São fatos que identificam o perfil dos cidadãos, que podem ser canalizados para o bem, mas também para fins escusos e perversos.


Podemos entender como dom, a vocação para o estado de vida vivenciado no trajeto de realização das pessoas, no contexto de sua convivência. Isto tem sido refletido no transcorrer do mês de agosto, chamado de "Mês Vocacional". Os destaques são dados para a vida sacerdotal, a missão de ser pai, da vida religiosa, dos catequistas e dos cristãos leigos.

Na visão do Papa Francisco, revelado por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os jovens são potencializados com dons extraordinários. Com isto, estão habilitados para um processo de transformação radical da sociedade. Eles não são o futuro, mas um presente promissor e cheio de esperança para construir um mundo diferente e saudável. 

Sentimos o entusiasmo e a garra da juventude, na JMJ 2013, no Rio de Janeiro. Nos dizeres do Papa Francisco, os jovens mostraram o rosto jovem do ser cristão e de ser comprometidos com a fé. Viu neles o protagonismo da nova sociedade e de uma Igreja mais testemunha da fé no mundo, exigência para novas transformações.


Falar de dons e de vocação significa olhar para a pessoa humana, principalmente para os jovens, como porta de entrada para a cultura da "pós-modernidade". Tempo de muita diversidade, de criatividade e de possibilidades sempre novas. Mas é preciso ir contra um individualismo que aliena e subtrai a pessoa do contexto comunitário e a isola.

Celebramos a vocação dos religiosos, daqueles que fazem uma opção de vida numa Congregação Religiosa, colocando-se à disponibilidade para um trabalho específico na vida da Igreja e da sociedade. Isto faz parte da fertilidade do Espírito Santo no dinamismo da vida da comunidade Igreja, vitalizando áreas de ação para o bem do povo. 

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)

14 de agosto de 2013

São Maximiliano Kolbe, mártir da caridade

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Quero ser reduzi
do a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo



Maksymilian Maria Kolbe (8 de Janeiro de 1894 – 14 de Agosto de 1941), nascido em Zdunska Wola, como Rajmund Kolbe, foi um frade franciscano da Polónia que se voluntariou para morrer de fome em lugar de um pai de família no campo de concentração nazi de Auschwitz, como castigo pela fuga de um prisioneiro. É venerado pela Igreja.

Filho de uma família de operários profundamente religiosos, que lhe deram pouco conforto material, mas proporcionaram-lhe um ambiente de fé e acolhida da vontade de Deus.

Aos 13 anos, entrou no seminário dos Frades Menores Conventuais e, emitindo sua profissão religiosa, recebeu o nome de Maximiliano Maria. Concluindo os estudos preliminares, foi enviado a Roma para obter doutorado em filosofia e teologia.

Em 1917, movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano "Milícia da Imaculada". A milícia seria uma ferramenta nas mãos da Medianeira Imaculada para a conversão e santificação de muitos. No ano seguinte, 1918, foi ordenado sacerdote e voltou à sua pátria, onde foi designado para lecionar no Seminário Franciscano, em Cracóvia. Então, organizou o primeiro grupo da milícia fora da Itália.

Durante a Segunda Guerra Mundial deu abrigo a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus. Em 17 de Fevereiro de 1941 é preso pela Gestap e transferido para Auschwitz em 25 de Maio como prisioneiro #16670.

Em Julho de 1941, um homem do bunker de Kolbe foge e como represália, os nazis enviam para uma cela isolada 10 outros prisioneiros para morrer de fome e sede (o prisioneiro fugitivo é mais tarde encontrado morto, afogado numa latrina).

Um dos dez lamenta-se pela família que deixa, dizendo que tinha mulher e filhos, e Kolbe pede para tomar o seu lugar. O pedido é aceite.

Na realidade, o Padre Kolbe aceitava o martírio para praticar heroicamente seu múnus sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados. Duas semanas depois, só quatro dos dez homens sobrevivem, incluindo Kolbe. Os nazis decidem então executá-los com uma injeção de ácido carbólico.

O corpo de Maximiliano Kolbe foi cremado e suas cinzas atiradas ao vento. Numa carta, quase prevendo seu fim, escrevera: "Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo".

Ao final da Guerra, começou um movimento pela beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe, que ocorreu em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI.

Em 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz, São Maximiliano foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como mártir da caridade.

Em Julho de 1998 a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe em frente à Abadia de Westminster em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.

13 de agosto de 2013

Assunção de Maria

Este dogma foi proclamado pelo papa Pio XII, que assim o definiu na Constituição Munificentissimus Deus: "a imaculada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, encerrado o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste". Com esta afirmação de fé, o Santo Padre tinha em vista tão somente enfatizar a dignidade do corpo humano e de sua vocação transcendental numa época de desprezo do corpo: as guerras sucessivas, com seus flagelos físicos e morais, a libertinagem e a depravação exigiam que se realçasse a nobreza do corpo humano, cuja sorte final é apresentada na figura de Maria glorificada.
A Liturgia da Palavra revela o mistério celebrado nesta solenidade. A primeira leitura, retirada do livro do Apocalipse, apresenta a cena da batalha entre a mulher e o dragão. Especificamente sobre os versículos 1-2, a misteriosa figura da mulher tem sido interpretada desde o tempo dos Padres da Igreja como referida ao antigo povo de Israel, à Igreja de Jesus Cristo, ou à Santíssima Virgem. Qualquer destas interpretações tem apoio no texto, mas nenhuma delas é coincidente em todos os pormenores.

A Mulher representa o povo de Israel, visto que dele procede o Messias, e Isaías comparava-o à "mulher grávida, quando chega o parto e se retorce e grita nas suas dores" (Is 26,17). Também pode representar a Igreja, cujos filhos se debatem em luta contra o mal, por dar testemunho de Jesus (v. 17). Neste sentido escrevia São Gregório: "O sol representa a luz da verdade, e a lua a mutabilidade do temporal; a Igreja santa está como revestida de sol porque é protegida pelo esplendor da verdade sobrenatural, e tem a lua debaixo dos seus pés, porque está em cima dos bens temporais" (Moralia 34,12). E pode referir-se também à Virgem Maria, enquanto ela deu real e historicamente à luz o Messias, nosso Senhor Jesus Cristo (v. 5). Assim escreve São Bernardo: "No sol há cor e esplendor estáveis; na lua só resplendor completamente incerto e mutável, pois nunca permanece no mesmo estado. Com razão, pois, Maria é apresentada vestida de sol, já que ela penetrou o profundo abismo da sabedoria divina para além de quanto pudesse crer-se" (De B. Virgine, 2). 

A figura da mulher reflete, portanto, traços próprios da Santíssima Virgem, da Igreja e do antigo Israel, pelo que podemos ver nela incluídas as três realidades. Fato é que, as três são 'Arcas': Israel trouxe ao mundo as Leis do Senhor Deus, sintetizadas nas tábuas entregues a Moisés; Maria carregou em seu ventre, na qualidade de Arca da Nova Aliança, Seu filho, Jesus Cristo, o qual se identifica como a nova e eterna Aliança. E a Igreja, que é portadora da Verdade e da fé, é detentora e difusora dos frutos do mistério Pascal de Cristo.

Portanto, como figura feminina, as três possíveis realidades da mulher do Apocalipse, identificam-se com a maternidade. Ao celebrar esta solenidade de Maria, afirmamos também sua maternidade divina, pois as razões do privilégio de sua Assunção encontram-se no fato que ela não esteve sujeita ao império do pecado para poder ser a santa Mãe de Deus (Jesus é Deus), não podia ficar sob o domínio da morte (que entrou no mundo através do pecado - Rm 5,12). Por isto não conheceu a deterioração da sepultura, mas foi glorificada não somente em sua alma, mas também em seu corpo; bem como que a carne da mãe e a carne do filho são uma só carne. Por isto a carne de Maria devia ter a mesma sorte que a carne de Cristo: ambas foram glorificadas no fim desta caminhada terrestre.

O Salmo responsorial faz eco à figura de Maria, colocando-a num trono, à semelhança de uma rainha com vestes esplendentes em ouro (note-se o paralelo com as vestes radiosas da mulher do Apocalipse), conotando glória e poder vindos não dela mesma, porém tributados pelo grande Rei, que no salmo é o próprio Deus. Aliás, Maria, como figura importante da história salvífica, é prenunciada nas Santas mulheres do Antigo Israel. Este salmo apresenta fortes ligações com a dignidade a qual Deus elevou a rainha Ester, como se lê "Três dias depois Ester se revestiu de seus trajes reais e se apresentou na câmara interior do palácio, diante do aposento real, onde estava o rei sentado sobre seu trono, diante da porta de entrada do edifício. Logo que o rei viu a rainha Ester no átrio, esta conquistou suas boas graças, de sorte que ele estendeu o cetro de ouro que tinha na mão. E Ester se aproximou para tocá-lo" (Est 5,1ss). Assim como acontecera com Ester, Maria achou graça diante de Deus (Lc 1,30), o Rei do universo, e foi colocada em lugar privilegiado em seu Reino, com a missão de mãe do Redentor. Daí depreende-se o lugar de destaque assumido pela Virgem Maria no Céu e na terra, como Ela mesma louva no Cântico do 'Magnificat': "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos" (Lc 1,56s.52s).

Esse lugar privilegiado não foi reservado somente para Maria. A honra e glória estão também destinadas, como herança, a todos os crentes, ou seja, a nós, filhos de Deus, como está escrito: "E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. (Rm 8,17). A Teologia paulina, como evidencia a segunda leitura, quer incutir no coração do ser humano, a riqueza da graça do Senhor, que se expressa já nesta vida e na vida do mundo que há de vir. Situamo-nos no coração da realidade escatológica: como herdeiros de Cristo, tudo o que lhe aconteceu, será assumido por nós, seus irmão, membros da Igreja. Ora, se Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram (1 Cor 15,20ss), nós também ressuscitaremos nos últimos tempos (parusia) e seremos glorificados em corpo e alma. Isto foi o que aconteceu com Maria, em sua Assunção, de forma antecipada. Devemos lembrar que a Virgem Maria é membro ativo e ícone da Igreja.  Ela é apresentada desde as origens como discípula do seu filho, unida aos outros discípulos no testemunho da glória que se manifestou em Cristo e pela fé nele (Jo 2,11s). Nos primórdios da Igreja nascente, Maria aparece como membro significativo da comunidade assídua e concorde na oração (At 1,14): a experiência de Pentecostes não lhe é certamente estranha, levando-se em conta especialmente as analogias dessa cena com a da anunciação (At 2,1-4; Lc 1, 35).

As razões pelas quais Maria é considerada membro eminente do corpo eclesial está na direção do mistério de Deus, que de sua parte elege a Maria e faz culminar a obra reconciliadora do Filho; e na direção da criatura, pois Maria é solidária, em Adão, com todos ser humano, e esta solidariedade é a "porta" através da qual o próprio Filho de Deus quis fazer-se solidário conosco, tomando dela a carne de nossa condição humana. Em virtude dessa solidariedade, ela é ordenada providencialmente, como todo ser humano, para o encontro com a vinda divina, que se realiza na encarnação do Verbo, do qual nasce em raiz a Igreja. Por isso Maria não pode, de forma alguma, ser separada do povo de Deus ou situada fora dele.

Em resumo, é o sim radical a Deus que torna a Virgem Maria, envolta no mistério preveniente da Graça, tipo, isto é, ícone e arquétipo da Igreja, realização antecipada daquilo que a Igreja (todos os batizados) é chamada a ser no mais profundo de sua verdade, diante do Senhor. E é esse mesmo sim radical que torna a Virgem modelo a imitar, para que a Igreja (irmã de Maria, em Cristo), atinja a meta que lhe é proposta antecipadamente na Assunção de Maria.

O Concílio Vaticano II ensinou solenemente que Maria é tipo ou figura da Igreja, pois "no mistério da Igreja, que com razão é chamada também mãe e virgem, precedeu a Santíssima Virgem, apresentando-se de forma eminente e singular como modelo tanto da virgem como da mãe. Crendo e obedecendo, gerou na terra o próprio Filho do Pai, sem conhecer varão, sob a sombra do Espírito Santo, como uma nova Eva, que presta a sua fé isenta de toda a dúvida, não à antiga serpente, mas ao mensageiro de Deus. Deu à luz o Filho, a quem Deus constituiu primogênito entre muitos irmãos (Rm 8,29), isto é, os fiéis, para cuja geração e educação, coopera com amor materno" (Lumen Gentium, n. 63). 

Os traços com que aparece a Mulher do Apocalipse, representam a glória celeste com que foi revestida, assim como o seu triunfo ao ser coroada com doze estrelas, símbolo do povo de Deus – dos doze Patriarcas (Gn 37,9) e dos doze Apóstolos; daí que, prescindindo de aspectos cronológicos só aparentes no texto, a Igreja tenha visto nesta mulher gloriosa a Santíssima Virgem, "assunta em corpo e alma à glória celestial, exaltada pelo Senhor como rainha universal com o fim de que se assemelhasse de forma mais plena a seu Filho, Senhor dos senhores (Ap 19,16) e vencedor do pecado e da morte" (Lumen Gentium, n. 59).

A Santíssima Virgem é certamente o grande sinal, pois, como escreve São Boaventura, "Deus não teria podido fazê-la maior. Deus teria podido fazer um mundo mais vasto e um céu maior; mas não uma mãe maior que a própria Mãe" (Speculum, capo 8).

BIBLIOGRAFIA

BETTENCOURT, Estevão Tavares. Curso de Iniciação Teológica. Rio de Janeiro:    Escola 'Mater Ecclesiae'.

FORTE, Bruno. Maria, a mulher ícone do mistério. São Paulo: Ed. Paulinas, 1991.

SAGRADA ESCRITURA. Ed. Ave-Maria eletrônica. (www.bibliacatolica.com.br).

SITE: http://afeexplicada.wordpress.com/2011/05/18/a-mulher-de-apocalipse-12/


Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/victor/014.htm

12 de agosto de 2013

A alegria de ser pai

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Para poder educar o filho é preciso, antes, conquistar seu coração

A honrosa e alegre missão que Deus reservou para os pais é a de gerar e educar os seus filhos. Isso não compete ao Estado. Os pais são cooperadores de Deus na maior de todas as obras, gerar os filhos de Deus "à Sua imagem e semelhança". Por isso, o grande santo da Igreja, Santo Irineu de Lião, dizia, no século II, que o "homem é a glória de Deus". E essa glória vem ao mundo por meio dos pais e das mães.


Pode haver algo mais digno e belo do que dar a vida a um filho de Deus? Nada pode se igualar à sublimidade desta obra. Se é importante e digno produzir os bens que utilizamos: casas, roupas, móveis, alimentos etc., quanto mais digno e nobre é dar a vida a novos seres humanos! Uma só vida humana vale mais do que todo o universo material, pois nada disso tem uma alma imortal, imagem e semelhança do próprio Deus. Alguém disse que "o Cosmos chorou quando o Senhor fez o primeiro homem", pois era criado o seu rei. Veja como um pai é rico, qualquer pai, independente de seu dinheiro, de sua cultura, de sua pátria, da cor de sua pele!

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que "a paternidade divina é a fonte da paternidade humana" (§ 2214) e que aí está o "fundamento da honra devida aos pais". Os filhos devem aos pais o dom da vida. O CIC também nos lembra que "os filhos são o dom mais excelente do matrimônio".

Deus quis que nós pais participássemos do seu infinito poder criador. Oh, glória! Qualquer pai é um homem rico, muito rico, basta saber reconhecer o dom de Deus, como Jesus disse à samaritana: "Se conhecêsseis o dom de Deus!" (Jo 4). 


Por ser muito grande a missão do pai, Deus o cobre de glória e obriga os filhos a honrá-lo. É impressionante notar como o Senhor exalta a figura paterna em face da sua missão importantíssima de gerar e educar os filhos.


O destaque aos pais começa pelo fato de um dos mandamentos, o quarto, ser dedicado a eles: "Honrar pai e mãe". São Paulo nota que "este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra" (Dt 5,16; Ex 20,12; Ef 6,2).

A autoridade dos pais vem de Deus, e essa autoridade não é usurpada nem falsa, mas autêntica. Jesus disse a Pilatos que "toda autoridade vem de Deus" (Jo 19,11). Por isso, diz o Eclesiástico: "Quem honra seu pai achará alegria em seus filhos, será ouvido no dia da oração" (Eclo 3,5-6). Quem de nós não deseja encontrar alegria em seus filhos? Quem não deseja ser atendido por Deus em sua oração?

Nessa missão sagrada de dar a vida e a educação a um ser humano, a alegria se faz nossa companhia, mesmo que seja na forma de uma adoção. O pai de coração não é inferior ao pai natural. Deus é Pai. Ele não quis ser chamado de juiz, de mercador, advogado, professor, médico, engenheiro do universo ou outro nome qualquer. Jesus O chamou de Pai, Pai Nosso... Como os filhos nos chamam: papai! Por isso, a primeira imagem que o seu filho tem de Deus é a sua imagem de pai. Então, saiba mostrar a seus filhos a bondade de Deus, o Seu amor e a Sua mansidão por meio de suas atitudes e exemplos.

Os filhos, hoje, diante deste mundo globalizado, precisam, mais do que nunca, de pais amigos, pais fiéis, pais dóceis e verdadeiros educadores que lhes deem amor e segurança para que possam se desenvolver com equilíbrio. Pais que gastem seu tempo com seus filhos, que esqueçam em casa da internet, do jornal, da TV, e se liguem aos filhos; leve-os para brincar, correr, soltar pipas, andar de bicicleta, nadar, ir ao parque, jogar futebol etc.

Para poder educar o filho é preciso, antes, conquistar seu coração como se conquista o coração da mulher amada. Quando o seu filho tiver orgulho de você, porque você o respeita e o conquistou, então será fácil educá-lo para a sociedade e para Deus. Sua alegria será imensa, pois ele o amará com um amor eterno.

Quanto a você, filho, quanto mais difícil for para você amar e honrar o seu pai, por causa dos defeitos dele, tanto mais você terá méritos diante de Deus e tanto mais será recompensado e abençoado. Se o seu pai não lhe der amor, "vingue-se" dele amando-o, fazendo por ele o que talvez os seus avós não puderam fazer por seu pai. A "vingança do cristão é o perdão".

"Meu filho, guarda os preceitos de teu pai. Quando caminhares, te guiarão; quando descansares, te falarão" (Pr 6,20-22).

Hoje, sou viúvo, pai de cinco filhos que só me dão alegria e mais dez netos que enchem minha casa e minha vida de paz, alegria e felicidade. É claro que tudo isso me custou algumas lágrimas e suor derramado nesses quarenta anos de casado, mas eu lhe garanto que as horas de alegria e júbilo foram e são muito maiores. Se eu tivesse de começar tudo de novo, só pediria uma coisa a Deus, que Ele me desse mais filhos.

 

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Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

8 de agosto de 2013

Não sejamos desertores da vontade de Deus

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A fé em Cristo tudo confirma

Tomai cuidado, diletos, para que os benefícios de Deus, tão numerosos, não se tornem condenação para todos nós, se não vivermos para ele de modo digno e não realizarmos em concórdia o que é bom e aceito diante de sua face, pois foi dito em algum lugar: "O Espírito do Senhor é lâmpada que perscruta as cavernas das entranhas" (Pr 20,27 Vulg.).


Consideremos quão próximo está e que nada lhe é oculto de nossos pensamentos e palavras. É, portanto, justo que não sejamos desertores de Sua vontade. É preferível ofendermos os homens estultos e insensatos, soberbos e presunçosos na jactância de seu modo de falar, a ofender a Deus.


Veneremos o Senhor Jesus, cujo Sangue foi derramado por nós, respeitemos nossos superiores, honremos os anciãos, eduquemos os jovens na disciplina do temor de Deus, encaminhemos nossas esposas para todo o bem. Manifestem o amável procedimento de castidade, mostrem seu puro e sincero propósito de mansidão, pelo silêncio deem a conhecer a moderação da língua, tenham igual caridade sem acepção de pessoas para com aqueles que santamente temem a Deus.

Participem vossos filhos da ciência de Cristo. Aprendam que grande valor tem para Deus a humildade, o poder da casta caridade junto d'Ele, como é bom e imenso Seu temor, protegendo a todos que n'Ele se demoram na santidade de um coração puro. Ele é o perscrutador dos pensamentos e resoluções da mente. Seu Espírito está em nós, e, quando quer, retira-o.

A fé em Cristo tudo confirma. Ele, pelo Espírito Santo, nos incita: "Vinde, filhos, ouvi-me; ensinar-vos-ei o temor do Senhor. Qual é o homem que quer a vida e deseja ver dias bons? Afasta tua língua do mal e não profiram teus lábios a mentira. Desvia-te do mal e faze o bem. Busca a paz e persegue-a" (Sl 33,12-15).

Misericordioso em tudo, o Pai benigno tem amor pelos que O temem, concede com bondade e doçura Suas graças àqueles que se aproximam d'Ele com simplicidade. Por isso não sejamos fingidos nem insensíveis a Seus dons gloriosos.

São Clemente I, Papa e Mártir - Século I

5 de agosto de 2013

Padre Pio de Pietrelcina

Herdeiro espiritual de São Francisco de Assis, o Padre Pio de Pietrelcina foi o primeiro sacerdote a ter impresso sobre o seu corpo os estigmas da crucifixão. Ele é conhecido em todo mundo como o "Frei"estigmatizado.

O Padre Pio, a quem Deus deu dons particulares e carismas, se empenhou com todas as suas forças pela salvação das almas. Os muito testemunhos sobre a grande santidade do Frei, chegam até os nossos dias, acompanhados de sentimentos de gratidão. Suas intercessões providencias junto a Deus foram para muitos homens causa de cura do corpo e motivo de renovação do espírito.

O Padre Pio de Pietrelcina que se chamava Francesco Forgione, nasceu na Pietrelcina, num pequeno povo da Província de Benevento, em 25 de maio de 1887. Pertencia a  uma família humilde tendo padrepio2.jpg (5839 byte)como  pai Grazio Forgione e a mãe Maria Giuseppa  Di Nunzio tinham outros filhos. Desde muito menino Francesco experimentou em si o desejo de consagrar-se totalmente a Deus e este desejo o distinguia de seus coetâneos. Tal "diferença" foi observada por seus parentes e amigos.  Narra a mamãe Peppa: "Não cometeu nunca nenhuma falta,  não tinha caprichos, sempre obedeceu a mim e a seu pai, a cada manhã e a cada tarde ia à igreja visitar a Jesus e a Virgem. Durante o dia não saia nunca com os seus companheiros. Às vezes eu dizia: - "Francì vá um pouco a brincar". Ele se negava dizendo: - "Não quero ir porque eles blasfemam". Do diário do Padre Agostinho de San Marco em Lamis, o qual foi um dos diretores espirituais do Padre Pio, soube que o Padre Pio, desde 1892 quando tinha apenas cinco anos, viveu já suas primeiras experiências místicas espirituais. Os Extasies e as aparições foram freqüentes, mas  para o menino pareciam serem absolutamente normais.

Com o passar do tempo, realizou-se para Francesco o que foi o seu maior sonho: consagrar totalmente a sua vida a Deus.

Em 6 de janeiro de 1903, aos dezesseis anos, entrou como clérigo na ordem dos Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote na Catedral de Benevento, a 10 de agosto de 1910. Teve assim início sua vida sacerdotal que por causa de suas condições precárias de saúde, se passou primeiro em muitos conventos da província de Benevento. Esteve em vários conventos por motivo de saúde, assim, a partir de 4 setembro de 1916 chegou ao convento de San Giovanni Rotondo, sobre o Gargano, onde ficou até 23 de setembro de 1968, dia de seu pranteado falecimento.

Nesse longo tempo o Padre Pio iniciava seus dias despertando-se a noite, muito antes da aurora, se dedicava a oração e com grande fervor aproveitando a solidão e silêncio da noite. Visitava diariamente por longas horas a Jesus Sacramentado, preparando-se à Santa Missa, e daí sempre tirou as forças necessárias, para seu grande trabalho com as almas, levando-as até Deus no Sacramento da Confissão. Atendia confissão por longas horas, até 14 horas diárias, e assim salvou muitas almas.

Um dos acontecimentos que marcou intensamente a vida do Padre Pio foi que se verificou na manhã do 20 de setembro de 1918, quando, rezando diante do Crucifixo do coro da velha e pequena igreja, o Padre Pio recebeu o maravilhoso presente dos estigmas. Os estigmas ou as feridas foram visíveis e ficaram abertas, frescas e sangrentas, por meio século. Este fenômeno extraordinário tornou a chamar, sobre o Padre Pio a atenção dos médicos, dos estudiosos, dos jornalistas, enfim sobre toda a gente comum que, no período de muitas décadas foram a San Giovanni Rotondo para encontrar o santo frade.

Numa carta ao Padre Benedetto, datada de 22 de outubro de 1918, o Padre Pio narra a sua "crucifixão": O que posso dizer aos que me perguntam como é que aconteceu a minha crucifixão? Meu Deus! Que confusão e que humilhação eu tenho o dever de manifestar o que Tu tendes feito nessa mesquinha criatura!"

Foi na manhã do 20 do mês passado ( setembro ) no coro, depois da celebração da Santa Missa, quando fui surpreendido pelo descanso do espírito, pareceu um doce sonho. Toso os sentidos interiores e exteriores, além das mesmas faculdades da alma, se encontraram numa quietude indescritível. Em tudo isso houve um silêncio em torno de mim e dentro de mim; senti em seguida uma grande paz e um abandono na completa privação de tudo e uma disposição na mesma rotina.

Tudo aconteceu num instante. E em quanto isso se passava, eu vi na minha frente um misterioso personagem parecido com aquele que tinha visto na tarde de 5 de agosto. Este era diferente do primeiro, porque tinha as mãos, o pés e o peito emanando sangue. A visão me aterrorizava, o que senti naquele instante em mim não sabia dizê-lo. Senti-me desfalecer e morreria, se Deus não tivesse intervindo sustentar o meu coração, o qual sentia saltar-me do peito. A visão do personagem desapareceu e dei-me conta de que minhas mãos, pés e peito foram feridos e jorravam sangue. Imaginais o suplício que experimentei então e que estou experimentando continuamente todos os dias. A ferida do coração, continuamente, sangra. Começa na quinta feira pela tarde até sábado. Meu pai, eu morro de dor pelo suplício e confusão que experimento no mais íntimo da alma. Temo morre en sangue, se Deus não ouvir os gemidos do meu pobre coração, e ter piedade de retirar de mim está situação..."

Durante anos, de todas as partes do mundo, os fiéis foram a este sacerdote estigmatizado, para conseguir a sua potente intercessão junto a Deus. Cinqüenta anos passados na oração, na humildade, no sofrimento e no sacrifício, de onde para atuar seu amor, o Padre Pio realizou duas iniciativas em duas direções: uma vertical até Deus com a fundação dos "Grupos de ruego", hoje chamados "grupos de oração"e outra horizontal até os irmãos, com a construção de um moderno hospital: "Casa Alívio do Sofrimento".

Em setembro os 1.968 milhares de devotos e filhos espirituais do Padre Pio se reuniram em um congresso em San Giovanni Rotondo para comemorar o 50 aniversário dos estigmas e celebrar o quarto congresso internacional dos Grupos de Oração. Ninguém imaginou que às 2h30 da madrugada do dia 23 de setembro de 1968, seria o doloroso final da vida do Padre Pio de Pietrelcina. Deste maravilhoso frei, escolhido pro Deus para derramar a sua Divina Misericórdia de uma maneira especial.

Fonte: http://www.padrepio.catholicwebservices.com/PORTUGUES/Biografia_port.htm